Impressão desalinhada

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasImpressão desalinhada
Junara perguntou há 1 mês

Bom dia. Estou tentando fazer uma  impressão frente e verso em impressora HP mas as margens não coincidem. Já tentei diferentes alinhamentos da imagem (tag  para lembrancinhas) e não deu certo. Pode me ajudar por favor?  Muito obrigada! 

2 Respostas
Fabio Alves respondeu há 1 mês

Olá,
 
Perfeito você não conseguirá nunca. Nem nas impressoras que imprimem frente e verso automático existe essa precisão, somente em impressoras industriais com registro (alinhamento) ajustavel e mesmo assim ainda fica alguns milímetros fora.
 
O que você pode fazer é trabalhar com sangria, ou seja, se a tag tem 5x5cm você mantem o texto e os elementos no mesmo tamanho e só aumenta o fundo para 5,5×5,5cm, coloca uma indicação de corte e corta em 5x5cm originais, ou seja, vai cortar sobre a impressão. Assim, você não cortará os elementos importantes como textos, imagens, etc e não vai ficar com borda branca em nenhum dos lados.
 
Eu achei esse vídeo na internet, veja para entender como funciona. Mesmo que não use o programa do vídeo, você já pode ter uma ideia do que é a sangria: https://www.youtube.com/watch?v=_ZkNGmCWyxU

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 1 mês

Bom dia Junara.
O Fábio está correto, raramente haverá alinhamento perfeito. Nem mesmo gráficas profissionais com grandes investimentos conseguem obter isso com 100% de perfeição.
E isso se aplica também a todas as etapas da produção e não só a impressão. Por exemplo: quando vou cortar tags na Silhouette Cameo, também uso a sangria tanto na frente quanto no verso, pois além de não haver alinhamento perfeito na impressão, não há também alinhamento perfeito no corte.
Por esse motivo também eu evito fazer artes com bordas ou contornos muito próximos ao corte, pois qualquer desalinhamento faz parecer que a borda ficou torta ou diferente.
E mais: ainda pode ocorrer desalinhamento de uma folha para outra. Então uso a sangria também quando vou imprimir algo que vou cortar reto em uma guilhotina, como por exemplo cartões. Sem a sangria, ficariam filetes brancos nas bordas
Sei que isso pode parecer complicado, mas tudo isso faz parte das técnicas da área gráfica que usamos para garantir a qualidade do acabamento do material impresso.