Impressão em papel fotográfico borrando somente na parte preta.

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasImpressão em papel fotográfico borrando somente na parte preta.
Thalison monteiro perguntou há 2 meses

Boa tarde gente, estou tendo problemas na parte preta da impressão, utilizo papel glossy da multilase 180 gramas, minha impressora e uma Canon pixma E481, toda vez que imprimo percebo que depois de algumas horas ou dias, mesmo com ou sem verniz ou contact a parte preta da impressão começa a ficar com um tom rosado, quando passo verniz e pior, porém se eu passar um pano úmido na parte preta começa a desbotar para esse tom rosa na hora. Não sei se pode ser o papel fotográfico que deixei ao ar livre ou a tinta, mas sobre a tinta não houve modificação. Peço a ajuda de vocês.

2 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 2 meses

Olá Thalison,
A maioria das impressoras domésticas de uso geral utiliza tinta corante nas cores ciano, magenta e amarelo, e tinta pigmentada na cor preta. Isso geralmente é para quem imprime textos conseguir usar uma caneta marca-texto sem borrar a impressão.
Ocorre que a tinta pigmentada não é compatível com papel fotográfico, e provavelmente você está imprimindo na configuração de papel comum ao invés de papel fotográfico.
No modo de papel fotográfico a impressora imprime as fotos sem utilizar a tinta preta, evitando o problema que você descreveu. Em contrapartida, a cor preta (especialmente em áreas chapadas) acaba tendo uma cor diferente, geralmente meio azulada ou meio esverdeada).
Sendo assim, verifique a configuração antes de imprimir as fotos. Se ela já está correta, então na verdade pode significar que você está usando *todas* as cores de tinta pigmentada. Nesse caso você deveria mudar para tinta corante, ou então utilizar papel fotográfico texturizado (em que a tinta adere melhor do que em um papel liso).
Lembrando que a tinta corante tende a desbotar se a impressão ficar exposta e por isso você deve protegê-la aplicando algum verniz ou um adesivo transparente ou algum tipo de laminação, ou ainda montando a foto em um quadro com vidro.

Thalison monteiro respondeu há 2 meses

Eu uso na configuração de papel fotográfico, a tinta que eu uso e corante, mas uma coisa que eu percebi que o papel que eu usei, os primeiros manteram a cor sem desbotar, sentir tmb que o papel meio que perdeu a resina que cobre ele prq deixei ele mal armazenado, talvez possa ser isso.