Laser x Jato de Tinta

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasLaser x Jato de Tinta
Luís Antunes perguntou há 8 anos

Boa noite, Denis.

Essa é a minha segunda pergunta na página, então, vou repetir a introdução pois acabei de fazer a outra em um artigo.

Vou começar a fazer convites de casamento, cartões de visitas, calendários de parede/mesa e ímãs. Tenho a intenção de terceirizar o mínimo possível o meu trabalho.

Li muita coisa aqui mas ainda não estou seguro na decisão. Noto que você sugere bastante o papel Glossy mas, especificamente em convites, gosto do Opalina Dapple, Antílope, Opalina Microcotelê e Color Plus Telado em gramaturas medianas (de 145 à 180g/m²). Nesses casos o que você me sugere: uma A3 Jato de Tinta + A4 Laser ou uma A3 Laser + A4 Jato de Tinta? Lembrando que também vou fazer calendários (onde simpatizo com o Glossy e também Couché), cartões de visita e ímãs e que, em média, são feitas 1000 peças para um trabalho e entre 100 e 200 unidades de convites. Sei que tem muita coisa relacionada a essa dúvida aqui na página, mas agradeceria se você pudesse ser específico nessa minha dúvida na questão custo x benefício pois me deixaria mais seguro para investir em máquinas que possam dar – bem – a conta do recado.

Abraço.

Faça um comentário

5 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá Luís, como vai?

Com relação ao tamanho da impressora, isso vai do tipo de convite e de cliente que você quer atender. Eu já fiz muitos convites de casamento e a maioria prefere modelos pequenos que podem ser rodados em uma impressora A4. Ocasionalmente aparecem alguns que exigem A3, e às vezes eu acabo não pegando por não ter tal equipamento, mas são casos raros pra mim.

Por outro lado o A3 pode ser útil para rodar calendários e outras coisas, ou até mesmo terceirizar serviços de outros vendedores/designers/gráficas. Apenas tenha em mente que impressoras laser A3 hoje em dia são mais difíceis de achar, você vai encontrar de fabricantes profissionais como Oki, Xerox e Konica Minolta e isso deve custar a partir de uns 10 mil reais.

Geralmente tenho recomendado o pessoal a ter os dois tipos de impressoras, pois cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Investir em equipamentos nunca é jogar dinheiro fora, então tudo que você puder ter vai agregar ao seu negócio.

Agora, eu acho inviável rodar milheiros de cartões de visita, embora seja bem possível. Com o custo muito baixo desses milheiros em gráficas online, dá pra terceirizar e ainda ganhar uma boa grana – é o que eu faço. Eu rodo cartões em impressoras somente abaixo de 200 unidades. Acima disso eu jogo o cliente pra 500 ou 1.000 feitos em offset.

Lembre-se de que fazer tudo por conta própria nem sempre é vantagem. Você terá os equipamentos e não precisará pagar a terceiros, mas por outro lado os custos de manutenção passam pra você: insumos (cartuchos, cilindros, peças de reposição), mão de obra (imprimir, laminar, cortar), despesas (energia, água, funcionários)…

Com uma gráfica me cobrando 30 reais o milheiro de cartões para revenda, porque eu ia ter todo o trabalho de rodar o milheiro numa laser e depois cortar e entregar? 😀 A menos, é claro, que o seu plano seja juntar 12 ou 24 clientes e ganhar dinheiro revendendo cartões pra outras gráficas… aí é outra história 😉

Faça um comentário

Luís Antunes respondeu há 8 anos

Obrigado pelas dicas, Denis!
Descartando a Laser inicialmente, você acha interessante investir numa Epson EcoTank L1800? Eu minimizo o investimento inicial e permaneço com o A3.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Sim, acho que seria bem interessante. Dá pra fazer muita coisa já com isso.

E uma coisa que não mencionei anteriormente com relação aos convites é que jato de tinta não é capaz de imprimir em certos papéis como vegetal, metalizado (Color Plus) e kraft, daí a necessidade de se ter laser. Mas com jato de tinta já dá pra fazer muita coisa, mesmo.

Boa sorte, e se tiver mais dúvidas fique a vontade.

Faça um comentário

Luís Antunes respondeu há 8 anos

Obrigado, Denis!

Faça um comentário

Luís Antunes respondeu há 8 anos

Boa noite, Denis.

Tenho muitas dúvidas e ainda vou perguntar bastante coisa mas, por hora, vim agradecer as dicas e desejar boas festas. Seguindo seus conselhos, ao invés de uma Curio, adquiri uma Silhouette Cameo que já está aqui em casa, mas nem mexi ainda porque eu sei que vou ficar fuçando ela pra aprender a manuseá-la e já estamos praticamente no Natal. Minha L1800 também está a caminho, mas deve chegar só na segunda semana de janeiro. Que Deus abençoe você e sua família e que Ele mantenha sua paciência e generosidade em responder tanta coisa sem esperar nada por isso. Grande abraço e até ano que vem!

Faça um comentário