Limpeza ou troca de bulk? qual vale a pena?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasLimpeza ou troca de bulk? qual vale a pena?
mborjaille perguntou há 10 anos

Olá,

gostaria de fazer minha R290 que hoje está com tinta sublimática e bulk instalado voltar a usar pigmentada.

 

O que aconteceu foi o seguinte: alguém me disse que teria um resultado melhor usando as tintas ciano e magenta comuns no lugar das ligths, e acreditei. Daí que as fotos não estão ficando boas quando prenso canecas, e quero esvaziar essas duas tintas e voltar o sistema para as tintas ligth ou mesmo converter para pigmentada.

A pergunta é: vale a pena limpar o bulk (sistema completo com mangueiras, cartuchos e reservatórios) e as cabeças de impressão? Ou é melhor comprar outro bulk completo e só fazer a limpeza das cabeças?

Tenho uma T25 que é ótima mas muito lenta, e essa R290 que é mais veloz mas está me dando esse problema. Para ficar com as duas trabalhando, recomenda qual tinta em qual modelo? Sublimática na R290 ou T25? Pigmentada na R290 ou T25?

 

Abraços a todos colegas!

Marcelo

Faça um comentário

3 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Olá mborjaille. Essas impressoras usam as cores light justamente para complementar as gradações na hora de imprimir fotos, portanto elas não devem em hipótese nenhuma ser substituídas por outras cores – a menos que você queira ter problemas de cor na impressão. O imbecil que te recomendou isso não sabe do que está falando 😉

Eu geralmente não recomendo usar impressoras de seis cores pra fazer sublimação devido a dificuldade de achar titna sublimática light, mas se por acaso você conseguir achar em algum lugar, então pode funcionar pra você.

Se você quiser trocar o tipo de tinta não precisa trocar o bulk ink, basta esvaziá-lo por completo e então inserir a nova tinta. Quanto a cabeça não é necessário fazer nada, apenas rode algumas limpezas após inserir a nova tinta e então imprima algumas folhas pra retirar a tinta velha por completo. Só não recomendo usar nem sublimática nem pigmentada na R290, devido justamente a dificuldade de achar tinta light e também porque a R290 usa tinta corante de fábrica, e a tinta pigmentada pode não ser tão boa, além de outros problemas.

Quanto a lentidão da impressora, se a T25 não te atende então eu recomendo que ou você compre mais uma pra ajudar no volume de impressões (é sempre bom ter mais de uma impressora porque, você sabe né, sempre dá m… quando mais precisamos) ou então trocá-la por outro modelo da Epson que seja mais rápida e que use apenas 4 cores.

Faça um comentário

mborjaille respondeu há 10 anos

Olá Denis, obrigado pelas dicas!

Meu fornecedor de tintas consegue com facilidade a inktec ligth sublimática, então acho que vale a pena dar uma chance pra R290.

Pode me explicar como faço pra esvaziar o bulk? É só injetar ar no cartucho com uma seringa pra tinta voltar ao reservatório e depois sugar tudo?

E só mais uma dúvida: Quando devo usar a pigmentada? Tenho corante na T25 e estava pronto pra trocar por pigmentada, mas gostaria de saber qual a vantagem e onde devo usar uma ou outra.

Obrigado pelas dicas!

Marcelo

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Para esvaziar, puxe toda a tinta do reservatório e então remova os cartuchos e puxe o restante de tinta pelos bicos do cartucho. Depois refaça a instalação, colocando tinta e puxando novamente pelos bicos.

Honestamente eu não sei em que situação a pigmentada seria boa. Ela tem mais proteção contra desbotamento e contra água, porém geralmente é incompatível com papel fotográfico e não dá um contraste tão bom quanto a corante. Porém uma corante de altíssima qualidade não desbota tão facilmente (desbota, mas não tão facilmente) e fica protegida contra água quando se usa papel glossy.

Faça um comentário