Minha Epson L1800 está suja internamente. O que pode ser?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasMinha Epson L1800 está suja internamente. O que pode ser?
Adnajara Novaes perguntado 2 semanas

Olá, Denis! Tudo bem?
Tenho uma Epson L1800 e na última manutenção decidi colocar um dispenser. Porém, depois do procedimento, a impressora está ficando muito suja por dentro, como se algo estivesse borrifando a tinta, principalmente o ciano. Isso acaba sujando as pinças e, consequentemente, as impressões. O que pode estar acontecendo?
Desde já, muito obrigada!

4 respostas
Dimitrius Bueno respondido 2 semanas

O dispenser externo não é o causador da sujeira causada pelos resíduos de tinta na parte interna da impressora, geralmente isso é provocado pela vapor da tinta, torna-se mais perceptível com o uso de determinadas marcas, algumas tintas “sujam” mais que outras. Em cabeças que usam a tecnologia de jato de tinta térmico como a HP e Canon isso é mais comum mas pode ocorrer também com Epson, especialmente com algumas tintas de baixa qualidade.

Adnajara Novaes respondido 2 semanas

Eu nunca usei tintas de outras marcas… Só uso originais Epson.

Denis Gomes Franco Staff respondido 2 semanas

Olá Adnajara,
Originais “originais” mesmo? As tintas originais da Epson vêm numa embalagem de papelão com selo holográfico.
Pergunto porque tem uns filhos da … por aí que vendem tinta embalada num tubinho *exatamente igual* ao da Epson, e até com a mesma etiqueta, só que sem essa caixa de papelão, e essas tintas obviamente não são originais da Epson. Alguns chegam ao cúmulo de dizer que é “original Epson” quando na verdade querem dizer “compatível com Epson”, mas obviamente não o fazem para não desvalorizar seu produto.
Quanto às “pinças”, não entendi exatamente o que você quis dizer mas vejo aqui uma situação que acontece comigo, que é ao imprimir fotos sem borda. Para fazer isso a impressora é obrigada a imprimir ‘para fora do papel’ e para evitar sujeira ela possui uma área com espuma logo abaixo de onde o carro se movimenta. Ali além da espuma existem também uns pequenos suportes para que o papel não bata neste “buraco” onde está a espuma.
Com o tempo, depois de tantas impressões sem borda, obviamente esta área fica suja e precisaria ser limpa. O problema é desmontar isso, é bastante complexo. Mas é possível limpar se você tiver uma mão pequena e conseguir fazer isso usando um papel higiênico ou talvez até mesmo cotonetes.
No meu caso, por um ou outro motivo, além de acumular tinta na espuma acumula tinta também nesses pequenos suportes, o que acaba causando manchas verticais no verso das folhas (mas nem todas). Vez ou outra também acontece de alguma folha ser mal alimentada e a impressora não imprimir no papel e jogar tinta ali, aí ferra tudo de vez e suja mesmo.
Às vezes eu evito usar a impressão sem bordas devido a essa questão da sujeira, ou então às vezes todas as folhas sujam mas só numa pequena parte em cima, então eu opto por imprimir com bordas e aí a sujeira fica só na área branca da borda da folha, que eu acabo cortando.

Adnajara Novaes respondido 2 dias

Então… Uso originais originais mesmo. Compro sempre na caixa de papelão fechada e com selo holográfico. Sou bem cuidadosa a esse respeito porque ofereço impressões de alta qualidade e tenho medo de tintas genéricas não terem o mesmo resultado das originais.
A questão é que minha impressora não tem mais essa espuma. O técnico que instalou o dispenser a tirou. Mas a sujeira por dentro dela parece ser proveniente de um vapor de tinta, porque ela está suja internamente, em todas as áreas mesmo… com uma leve camada de tinta (como uma poeira) sobre tudo.
O que chamei de pinças são as “rodinhas” que direcionam o papel durante a impressão. A maior dessas rodinhas é de borracha e fica logo na entrada do papel, sabe? Daí, com todo esse vapor de tinta, as impressões ficam com o rastro dessas rodas… As duas assistências autorizadas da Epson aqui em Salvador são muito incompetentes e não conseguem me dizer o que pode ser. Acusam sempre que o cabeçote deve ser trocado independente do defeito. Mas meu cabeçote está novo. Troquei no ano passado. Já não sei mais o que fazer. =/