Motor do Carro Epson L656

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasMotor do Carro Epson L656
Fernando Henrique do Rego respondeu há 3 semanas

Olá pessoal,
Minha Epson L656 passou das 150 mil folhas impressas e agora começou a dar alguns pequenos problemas de desgastes.
Depois de umas 20 páginas impressas, ela começa a esquentar e diminuir a velocidade impressão, em alguns casos ela chega até parar de imprimir e só volta a trabalhar depois de que ela esfria. 
Estou suspeitando que seja o motor do carro que está esquentando e fazendo isso. Tentei procurar um motor do carro para a L656 para comprar, mas não achei em nenhum lugar da internet.
Minha dúvida é, tenho 2 Epson L120 quebradas aqui com pouco menos de 10 mil impressões, posso retirar o motor do carro delas e colocar na Epson L656? Será que irá funcionar?

5 respostas
Dimitrius Bueno respondeu há 3 semanas

É importante fazer a lubrificação periódica do trilho onde o carro de impressão desliza, na maioria dos casos onde ocorre desgaste do motor o trilho não foi lubrificado corretamente provocando sobrecarga no motor do carro. O trilho utiliza graxa branca, tem as graxas da Epson como a G-45 utilizada na L606 e L656 e as graxas brancas paralelas, utilize de preferência uma graxa branca para rolamentos pois essas não ressecam e suportam alta temperatura. Eu não indico a utilização de desengripantes como WD-40 no trilho, são produtos com baixa densidade e que não conseguem manter o perfil de lubrificação adequada para essas impressoras.
 
Eu não sei se o motor da L120 funcionará na L656, todavia vale o teste, 

Denis Gomes Franco Equipe respondeu há 2 semanas

Fernando,
A lentidão depois de algumas cópias que você percebeu geralmente tem a ver com a cabeça de impressão. Não é um defeito, é apenas um mecanismo de proteção da própria impressora para evitar danos.
Quanto ao motor, a principal evidência de que há um problema com ele é quando você tenta mover o carro com a mão com a impressora desligada e ele parece mais “duro” (e isso também não tem a ver com a lubrificação do trilho), ou quando você a liga e ela tenta inicializar mas dá algum erro. Com o desgaste o motor fica mais fraco e começa a perder a precisão necessária.
A minha L656 apresentou isso com 92 mil cópias, voltou anteontem da oficina e já está a todo vapor de novo. Você pode pegar o motor de qualquer outra impressora, são todos muito parecidos. Acredito que só em modelos bem diferentes como por exemplo as A3 é que usariam motores diferentes, mas das pequenas, geralmente usam o mesmo modelo.
Com 150 mil cópias a sua aguentou muito bem, mas agora é hora de troca essa peça para deixá-la nova de novo 😉

Dimitrius Bueno respondeu há 2 semanas

Você pode pegar o motor de qualquer outra impressora, são todos muito parecidos.

O motor da linha XP é bem menor que os motores equipados na série L. Os motores mais robustos são os da linha WorkForce Pro, são bem maiores.
Eu tenho muitos manuais de serviço, inclusive o Service Manual da L656, nele existe um capítulo dedicado apenas a lubrificação. O service manual é elaborado pela fabricante do equipamento, eu tenho colegas que utilizam a linha L para imprimir materiais de pirataria como capas de filmes e outros materiais. Tem 395 com mais de 200K sem nunca ter substituído um motor, é uma máquina que recebe manutenção preventiva corretamente (lubrificação), Tenho conhecidos que fazem 1000 impressões por dia na L395, 30K/mês.
 

Fernando Henrique do Rego respondeu há 2 semanas

Bom dia Pessoal, primeiramente muito obrigado pelas respostas.
Sobre a lubrificação, faço ela a cada 40 mil cópias mais ou menos. Fiz uma lubrificação nela agora e ela melhorou um pouco (passei vaselina sólida), acredito que se passar uma graxa vai melhorar mais ainda. 
Estou achando que é o normal da impressora mesmo, apesar de achar ela bem quente na parte da placa.
Faz 6 meses mais ou menos que estou com ela, Não lembro muito bem se ela era assim quando mais jovem.
Sobre a quantidade de cópias, hoje ela bateu suas 180 mil cópias e está imprimindo.

Dimitrius Bueno respondeu há 2 semanas

Olá Fernando, a lentidão quando o equipamento faz muitas cópias seguidas é a proteção contra superaquecimento do mecanismo, o motor quando apresenta desgaste também pode acarretar alguns problemas. A cabeça de impressão trabalha fria, não é o cabeçote que superaquece!
 
Se precisarem do Manual Service do L656 eu posso disponibilizar aos senhores, evidentemente está em inglês como todos manuais de serviço.