Não consigo sublimar a caneca e long drink

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasNão consigo sublimar a caneca e long drink
vinicius scanes perguntou há 1 mês

Li suas respostas em dúvidas parecidas, mas tenho algumas a mais..se puder me ajudar, por gentileza. Agradeço. Sou novo na área de sublimação. Na verdade não consegui fazer nenhuma ainda.
Comprei uma prensa térmica de caneca, usada, modelo sublimachine.
Ela não tem opção de temperatura inicial e temperatura final. Possui apenas a opção de temperatura e tempo ( tenho usado as configurações que encontro em vídeos ( long drink 180ºc – 80 segundos / Canexa 200º – 20s)). Enfim, imprimo a imagem na folha fundo azul, tudo certo. Regulo a prensa porém a imagem não transfere para o copo, seja ele long drink ou caneca.
Na caneca de porcelana, ficou apenas um leve fundo da imagem que eu estava sublimando, mas não transferiu a imagem. Não sei se o problema seria na prensa, ou na folha, ou na tinta, ou em mim que não estou sabendo fazer, mas pelo que assisti dos vídeos, o passo a passo está certo. A tinta vendida está escrito sublimática. O papel é de fundo azul ( não sei identificar se é resinado pois não há descrição no envelope)….  Vi que publicou que a caneca tem q ser resinada (não sei se a minha é – como identifico?) para testar peguei umas que tenho em casa…..  A caneca, quando tentei por 400 segundos, ela passou bem pouco o fundo da imagem, mas não passou a imagem completa ( tenho medo de aumentar temperatura e deixar mais tempo e o produto quebrar) – Os long drink, comprei como proprios para sublimação, mão estes definitivamente não transferem nada (nem um pouco como o que fiz da caneca) .
se a caneca ou long drink não forem resinados é impossível fazer?
Qual sugestão vc me da pra comecar a excluir os erros um por um para acertar a sublimação.
 Vi sobre um papel Matte, mas qual seria esse? o papel sulfite normal?
Pensei que qualquer produto eu conseguiria sublimar, por exemplo, copo de vidro normal, caneca de alumínio….etc.
se puder me dar dica também que qual temperatura e tempo máximo máximo para caneca, para long drink e vidro, també agradeço.
Desculpe o incômodo.
 
att
 
vinicius scanes 
 
 
 
 
podem me ajudar?
Att.
Vinicius
v.scanes@uol.com.br
zap: 16997912915
 

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 1 semana

Olá Vinicius,
Parece que você foi muito mal orientado sobre como funciona o processo de sublimação.
Primeira coisa: são dois processos diferentes (e creio que com equipamentos diferentes): um para se fazer copos long drink e outro para se fazer canecas de cerâmica.
Para as canecas de cerâmica: O seu teste da caneca de cerâmica não deu certo porque a sua caneca não é resinada (presumindo que a tinta é de fato sublimática; parece que alguns vendedores às vezes se confundem já que a tinta sublimática tem exatamente a mesma aparência da tinta pigmentada, que não serve para isso). Não creio que há como identificar se uma caneca é ou não resinada, porém é muito fácil achar canecas resinadas para vender e prontas para uso. A caixa com 36 atualmente está na faixa de R$ 350 mais frete.
Para os copos long drink: não se pode personalizar esses copos com o mesmo processo das canecas sublimáticas. É necessário usar uma impressora laser específica, às vezes com um tipo de toner específico, e um papel específico. Não sei quanto a prensa, porém a ideia de personalizar produtos de plástico é que a prensa irá “derreter” o toner (que é um polímero plástico) e então fazê-lo “grudar” no copo (ou na caneta, ou em outros objetos de plástico, mas nem todos servem). Nesse caso não se usa copos resinados nem nada do tipo, são copos de plástico comum.
O papel matte serve muito bem para sublimar canecas de cerâmica e etc. Na minha opinião é melhor e muito mais barato que esse tal papel de fundo azul. Sempre usei desde que comecei a fazer canecas, nunca tive qualquer problema e continuo não tendo, mesmo com artes complicadas como artes com fundo chapado. Dizem que o papel de fundo azul é melhor mas duvido 100% disso.
Então, resumindo:
Processo de sublimação convencional: somente com objetos próprios, rígidos, pré resinados
Processo de sublimação no plástico: somente com impressora a laser (mas não pode ser qualquer uma)