Peço sua opnião

amanda perguntou há 10 anos

Boa noite!
Comprei uma laser CLP-415NW da Samsung, pensando em imprimir em papel couché até 210g. Como nas especificações da impressora há a informação de que é possível imprimir até 220g, achei que seria uma boa opção por ter uma boa resolução de impressão, além do baixo valor do tonner.
Fiz o teste imprimindo em um couché 115g, porém ela apresentou problema para aderir o pó do tonner ao papel, que ficou com aparência craquelada. Fiz várias tentativas selecionando vários tipos de papéis diferentes nas configurações de impressão e nada de resolver o problema. O estranho é que ela apresenta o problema praticamente só onde está a cor vermelha da imagem. Tentei posteriormente, imprimir em couché 170g fosco e o resultado foi pior ainda. A impressão não aderiu e neste caso, foi na folha toda.
Resolvi imprimir novamente o 115g, colocando para imprimir uma sequencia de 5 folhas do mesmo trabalho. Percebi que dessa forma, ela iniciou apresentando o problema que citei acima, mas já na terceira impressão ela imprimiu sem falha alguma. Imagino que ela não esteja aquecendo o suficiente há tempo de fixar o pó na primeira folha que imprime. Você acha que isso é um problema da impressora e devo trocá-la, ou qualquer laser pode apresentar esse problema? O que mais me chateou foi o fato dela não aceitar imprimir nem mesmo o couché 170g, que era o mínimo que eu estava esperando dela e precisando.
Comprei ela neste sábado, acredito que ainda posso trocá-la na loja.

Desde já, agradeço!

Faça um comentário

3 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Olá Amanda.

O problema de aderência do toner pode ser causado por papel incompatível com a impressora (ou vice-versa) ou por um pó incorreto (caso você estivesse usando cartuchos compatíveis ou recarregados).

Você disse que experimentou diferentes configurações de papel na impressora e isso não ajudou. Então isso significa que você não poderá imprimir nestes papéis. Imagino que a impressão em sulfite 75 gramas ou em papel vergê 180 gramas seja feita com perfeição, portanto o problema é o papel couché não ser compatível com sua impressora, ou sua impressora não ser compatível com o papel couché. E a impressão deve ficar perfeita desde a primeira folha, sem gambiarras.

As impressoras laser em geral são compatíveis com papel couché, mas lembre-se de que todas são feitas para uso em escritórios e na produção de documentos do dia-a-dia. Qualquer coisa que ela consiga fazer além disso será lucro.

Infelizmente a sua única opção será mesmo trocar de impressora. A loja não é obrigada a receber o produto de volta por causa de insatisfação, mas não custa tentar, especialmente se você disser que quer trocar por outra. Só não tente dizer que a impressora está com defeito, pois não está.

Recentemente eu adquiri uma impressora laser colorida da Brother, e consegui com muito sucesso imprimir em papel couché até 300 gramas (mas o 250 funciona melhor que o 300) com uma qualidade excepcional. Então, recomendo que procure uma Brother.

Faça um comentário

amanda respondeu há 10 anos

Olá Denis, agradeço seu retorno e sua dica.

Você poderia me informar qual é o modelo da Brother que você comprou e está conseguindo imprimir no 250g?

Fiz minha compra na Kalunga, em loja física. Através do site eu vi o modelo Brother HL-4150CDN, mas nas especificações diz que o máximo de gramatura aceitável é 163g. É bem menos do que informava na máquina da Samsung, por isso tenho receio de tentar fazer a troca por ela.

Outra coisa que me deixou com o pé atrás no modelo da Brother é a questão de manutenção e também, o vendedor da Kalunga informou que somente eles vendem tonner dessa marca de impressora. Não sei se isso é verdade ou não, você sabe me informar?

Tenho com uma Konica 4650dn parada aqui, quase como peso de papel. Tentei utilizar recarga e acabei estragando a impressora, além do valor dos tonners e unidades de imagens serem muito caros. Após algumas tentativas de limpeza interna sem sucesso, e problemas até mesmo com o tonner original, desisti de usá-la. Mas sinto muita falta dela, ainda mais porque também faz impressão de margem a margem, o que não encontrei em nenhuma outra. O que pegou mesmo foi o fato de comprar sempre outra impressora, toda vez que tinha que comprar o kit de tonner e trocar a unidade de imagem.

Mais uma vez, obrigada!

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Amanda, comprei a HL4150. O manual de fato diz que a gramatura máxima é 163 gramas, e essa é a especificação para a maioria das impressoras laser dessa categoria, mas surpreendentemente esta impressora conseguiu imprimir em couché com até 300 gramas, mas como informei anteriormente o 250 gramas parece funcionar melhor. A impressão na laser costuma curvar o papel, e papéis muito grossos podem ficar curvados demais.

Futuramente farei um review desta impressora pois a qualidade dela me impressionou – é muito próxima, senão igual, à impressão obtida em offset ou outros equipamentos profissionais. Realmente fiquei surpreso e todos os meus clientes aprovaram.

Quanto a manutenção a Brother parece ser tranquila – é possível encontrar os consumíveis facilmente (cilindro/unidade de imagem, cinta de transferência e caixa de resíduos). Essas peças podem parecer caras, mas é só dividir o custo delas pelo rendimento em páginas e incluir no seu preço final. De qualquer forma, todas as impressoras laser utilizam esse tipo de consumível – seja na própria impressora, seja no cartucho, e eles precisam ser substituídos sempre que necessário. Não há como escapar disso.

Também é fácil encontrar toner original ou compatível, ou ainda você mesmo pode fazer a recarga, que é bem simples – o problema é apenas achar um pó de boa qualidade.

Quanto a impressão margem a margem, esqueça. Só impressoras jato de tinta conseguem fazer isso adequadamente. Imprima com as margens e depois corte com uma guilhotina, é mais prático e barato do que pagar um absurdo por uma impressora que tenha este recurso. Aliás, se você pretende imprimir fotos, o melhor mesmo, sem sombra de dúvida, é a jato de tinta.

Se puder ajudar em algo mais, estou a disposição.

Faça um comentário