Plotter Saturno Superjet 2014

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasPlotter Saturno Superjet 2014
kairosnascimento perguntou há 7 anos

Boa noite amigo. Estou iniciando nesse mercado e gostei muito dos seus artigos.

Estou ingressando nesse ramo por uma oportunidade que caiu no meu colo. Meu sogro e eu trabalhamos com Aluminio, também temos alguns projetos sociais como um escolinha de futebol, etc.

Meu sogro precisou fazer alguns coletes e blusas promocionais e encontrou dificuldade em executar a encomenda com agilidade e qualidade. Dai teve a ideia de montar uma empresa de sublimação. Como ele não sabe começar pequeno comprou uma plotter de 1,60 e duas prensas gigantes. Colocou alguns conhecidos que sabem executar o serviço porém não tem visão nem preparo para explorar a capacidade produtiva dos equipamentos.

Dessa forma meu sogro logo deixou a sublimação de lado e já está investindo em confecção masculina.

Porem eu vi uma oportunidade de aproveitar os equipamentos que temos para gerar receitas, mas não sei qual seria o foco ideal que eu pudesse explorar totalmente a capacidade produtiva e assim ter retorno.

Caso você possa me indicar algum segmento que eu possa pesquisar e me especializar eu ficaria muito grato.

Um detalhe: se não me engano as cabeças de impressão que estão instaladas na plotter são para tinta à base de água para sublimação.

 

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 7 anos

Olá Kairos,

Eu não tenho muitas informações sobre sublimação mas vou lhe passar o que tenho.

Cabeças para tintas a base de água em geral são compatíveis com tinta sublimática, então acho que não haverá problema. Mas o ideal é você procurar usar a impressora constantemente para reduzir as chances de entupimentos.

Com isso você poderia, além de fazer as impressões para uso próprio, terceirizar apenas a impressão de material para sublimação em sua região. Tenho certeza de que aí por perto tem gente que tem prensa mas não tem impressora, então vá atrás.

Quanto ao seu sogro, a confecção e a sublimação poderiam andar juntas, ele poderia costurar as camisetas e você poderia personalizar para os clientes que quiserem pronto. Mas devo lembrá-lo de que essa sublimação que você quer fazer serve apenas para tecidos 100% poliéster ou outros que funcionem com esse processo. Não dá pra fazer isso com tecidos de algodão ou tecidos mesclados (a sublimação fica fraca ou não pega) mas creio que existam tecidos que imitam algodão e que funcionam bem para sublimação. Você deve pesquisar mais sobre esses materiais.

Com isso você poderá produzir uniformes esportivos, uniformes para empresas (desde que elas não queiram em 100% algodão), almofadas e vários outros produtos. A prensa plana também serve para objetos planos como azulejos e vidros, desde que eles sejam próprios para sublimação (pre-resinados).

Caso seu sogro queira fazer camisetas de algodão personalizadas vocês podem investir em uma estrutura para fazer serigrafia. O investimento é bem baixo pois o processo é artesanal, mas ele é muito usado para essas atividades, pesquise vídeos na internet e você verá como funciona.

Recomendo também que procure visitar alguma loja ou alguma feira relacionada a serigrafia. Apesar do nome, você provavelmente encontrará lá informações também sobre sublimação, ou pelo menos ideias de produtos que vocês podem comercializar.

O resto é contigo 😉 E boa sorte!