Por onde começar?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasPor onde começar?
Angelica perguntou há 6 meses

Bom dia! Achei interessante abrir um negócio de etiquetas. Queria saber por onde começar.  Preciso fazer algum curso? Quais softwares e estrutura básica? Pode me orientar? 🙂

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 6 meses

Olá Angelica.
O mercado de etiquetas é bastante interessante, mas creio que antes você deve primeiro analisar o seu público alvo e, claro, procurar informar-se sobre outros aspectos importantes para qualquer negócio como gestão, finanças, fluxo de caixa, estrutura de custos, etc.
Dito isso, a questão do público é importante porque existem vários processos para produção de etiquetas, cada qual com suas características e valores de investimento. Pode ser algo simples feito em casa, como produção de pequenas etiquetas para produtos personalizados, pequenos vendedores de alimentos (bolo no pote, etc) ou pode ser uma indústria maior com investimento acima de 100 mil em maquinários para produção em grande escala, ou qualquer coisa entre esses dois extremos.
Infelizmente não existe um único processo que atenda a tudo, nem os equipamentos e processos são compatíveis com todos os tipos de públicos. Por exemplo: atualmente eu produzo etiquetas em pequena escala para pequenos clientes, e uma das restrições que tenho é que essas etiquetas não podem ser usadas para alimentos congelados. Nem eu sou capaz de produzir em grande quantidade com prazo e preço competitivos.
Para quem quer iniciar em pequena escala com o mínimo possível, uma impressora jato de tinta da Epson e uma plotter de recorte como as da Silhouette, da Brother ou da Foison já permitem fazer muitas coisas e ter uma renda extra.
Se você tiver mais dúvidas específicas, estamos a disposição.
Mas como disse no início, procure pesquisar também sobre outros aspectos do seu negócio relacionados a gestão do mesmo. Fazer bem feito ou ter bons preços não garante o sucesso do seu negócio, o que reduz as chances dele não dar certo é ter um bom planejamento e visão empreendedora. E para isso você pode buscar cursos nas áreas de administração, marketing e vendas, ou ainda orientações no Sebrae e outros órgãos e em sites.
Boa sorte!