Posso trocar o tipo de tinta de corantre para pigmentada na EPSON L3150 simplesmente abastecendo o tanque? Se não, qual procedimento?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasPosso trocar o tipo de tinta de corantre para pigmentada na EPSON L3150 simplesmente abastecendo o tanque? Se não, qual procedimento?
1 respostas
Dimitrius Bueno respondido 1 semana

Sim, você pode usar tanto corante como pigmentada mas atente-se para alguns detalhes. A tinta pigmentada tem maior tendência a provocar entupimento se não haver uso constante. O outro ponto é que você não deve misturar a tinta corante com pigmentada, em alguns casos a reação química ocorre instantaneamente fazendo a tinta coagular e obstruir o cabeçote na hora.
 
O procedimento mais seguro é esgotar toda a tinta do tanque, se for necessário e a tinta já estiver no fim faça impressões chapadas até que a tinta se esgote, se tiver muita tinta no tanque remova a maior parte com uma seringa e finaliza fazendo impressões chapadas para esgotar o restante de tinta dos tanques, nas mangueiras e na cabeça de impressão. Quando a tinta é esgotada completamente a máquina não será capaz de puxar a nova carga de tinta automaticamente, o ideal é fazer uma pressurização manual com uma seringa sem a ponta, semelhante ao demonstrado no vídeo abaixo para eliminar a presença de ar nos cartuchos damper e carregar novamente a tinta até a cabeça de impressão: