Qual Impressora Laser?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasQual Impressora Laser?
leandro_lago perguntou há 9 anos

Olá de novo, Denis! Tudo bem?

Finalmente vou comprar aquela impressora a laser para imprimir no couchê. Preciso de um meio termo de qualidade e preço. Encontrei este modelo da Brother: HL 3140 CW LED Colorida.

As especificações técnicas dela parecem interessantes. Você me recomenda algum outro modelo, mesmo que seja um pouco mais caro?

Mais uma pergunta: pra recarregar os toners da Brother é tranquilo? Dá pra eu recarregar normalmente e ela vai aceitar? Porque fiquei sabendo que os da Samsung tem um chip.

Agradeço mais uma vez e parabenizo seu trabalho. Ótimo site!

Att,

Leandro Lago.

Faça um comentário

2 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 anos

Olá leandro.

Eu tenho a Brother HL4150 e posso dizer que ela imprime muito bem no couché. A qualidade é muito boa, você só não pode esperar a mesma qualidade de uma gráfica offset – até porque o processo de impressão é bem diferente. Mas dito isso, estou satisfeito com a qualidade de impressão, e já testei em diversos papéis até 250 gramas.

Quanto ao toner, não é tranquilo não. Eu achei que seria devido ao fato do cartucho conter apenas o pó, mas isso acabou se tornando um pesadelo. Dois vendedores que me forneceram pó para a HL4150 juraram de pé junto que era específico pra essa impressora, mas não era. Como resultado a impressão ficou uma b*(!*@, falhando muito. Mesmo trocando o produto, não resolveu e eu acabei tendo de pegar o dinheiro de volta.

Depois pesquisei mais sobre o assunto e descobri um manual sobre o funcionamento detalhado do cartucho, e descobri que é preciso muito mais pra recarregar este (ou qualquer) cartucho de toner. É necessário limpá-lo completamente com um aspirador especial, e possivelmente trocar a lâmina dosadora. Devido a dificuldade acabei abandonando a ideia de recarga.

Quanto ao chip, não sei na sua mas na HL4150 não tem chip nos cartuchos, apenas uma engrenagem. Mas dá pra resetar o contador interno usando o menu da impressora. Nem todas as impressoras cujos cartuchos têm chip você consegue fazer isso, e aí você acaba tendo de trocar o chip toda vez. Infelizmente para impressoras laser ainda não há um meio de, digamos, implementar um “bulk ink” assim como já existe em jato de tinta.

Então parti para cartuchos genéricos. Mas aí surgiu o problema dos cartuchos de baixa qualidade. Cheguei a adquirir uns que até funcionaram bem no começo mas depois deixaram sombras. O vendedor se propôs a trocar, mas aí até eu mandar de volta e esperar receber de novo eu fico com ela parada.

Então se por acaso você achar uma marca boa de cartuchos genéricos, fique com ela. Para a HP existe a Katun, que produz impressões 100% iguais ao cartucho original – e inclusive os cartuchos deles custam mais barato que uma recarga. Mas pra Brother infelizmente eu não achei uma marca tão boa assim, e mesmo quem faz recarga cobra caro. Quem sabe mais pra frente, eu ainda continuo com a impressora e pretendo continuar usando-a.

Resumindo: A marca Brother em si é excelente, produz impressões de boa qualidade e o fato de aceitar papéis com até 250 gramas (pelo menos na que eu testei) a torna uma boa opção, melhor que HP. Mas infelizmente tem essa questão dos suprimentos compatíveis, e aí a HP poderia ser melhor devido a facilidade de se achar cartuchos bons e baratos.

Ah, e uma última coisa: lembre-se que existem cartuchos comuns e de alta capacidade.

Faça um comentário

leandro_lago respondeu há 9 anos

Boa tarde, Denis!

Mais uma agradeço imensamente sua resposta. A propósito fiquei muito impressionado com a riqueza dos detalhes. Ótimo trabalho!

Assim que adquirir a impressora, postarei aqui para outros que passarem pelo mesmo processo que eu.

E no que eu puder ajudar, estou a disposição. Ainda está em construção, mas quando puder, dá uma checada no meu site: http://www.graficaiguanas.com.br.

Forte abraço!

Leandro Lago

 

Faça um comentário