Qual maquina de transfer laser comprar ?

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Pedro Diniz perguntou há 5 anos

Bom dia!
Estou montando uma mini gráfica no meu ático.
Comprei impressora a laser colorida, vincadeira, guilhotina e agora falta uma máquina para produtos personalizados.
Quanto mais eu pesquiso sobre essa máquina para produtos personalizados, mais dúvidas eu tenho.
São muitos modelos e marcas. Não tenho ideia de qual seria a melhor marca ou a melhor maquina. Não precisa ser a melhor, uma intermediária para começar já está bom.
 
Poderiam me ajudar a escolher uma, por favor.
A ideia é ter uma máquina que me ofereça o maior mix de produtos a ser trabalhos possível.
E se possível alguma que seja automática ou Sem automática
Meu diferencial será a produção da arte, impressão, tudo em um único lugar oferecendo prazo bem curto, mas em compensação um valor maior. Vou “prometer” entregar de um dia para o outro, por exemplo.
Só preciso de uma ideia, umas 3 máquinas para pesquisar e achar uma.
A quantidade é imensa.
Obrigado!

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1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 5 anos

Olá Pedro. Que bom que você decidiu empreender!
Mas você não especificou que tipos de produtos personalizados você pretende oferecer. Vou então presumir que você irá trabalhar com sublimação, que permite fazer canecas de cerâmica, canecas mágicas, chinelos de tecido, squeezes de alumínio e outros produtos que sirvam neste processo (além, é claro, de camisetas de poliéster).
Para realizar esta personalização é necessário ter uma impressora jato de tinta da Epson equipada com tinta sublimática, e usar prensas térmicas para cada tipo de produto. Existem as tais ‘prensas 8 em 1’ que vem com suporte para todos os tipos de produtos mas eu particularmente não gosto dessa solução pois se a máquina decidir parar de funcionar um dia, então 100% da sua produção para. Se você tem máquinas diferentes para cada produto e uma delas para, então você não para por completo.
O processo de personalização por sublimação é bem simples: basta imprimir a arte em papel fotográfico matte, espelhada, prender a impressão no objeto e colocar na prensa, usando a temperatura e o tempo corretos para cada produto. Não que você não vá ter dificuldades no dia-a-dia, mas é uma área bem legal de se trabalhar e que oferece bons resultados.
Agora, note que não dá pra personalizar *todo* tipo de produto. Canecas de acrilico por exemplo, bem como canetas, são feitas com outros processos. A sublimação só pode ser usada com objetos que tenham sido previamente resinados e preparados para isso. Felizmente existe uma gama gigantesca de produtos que você pode personalizar dessa forma.
Não indico nenhuma marca de prensa em particular pois pra mim são todas muito parecidas e fazem apenas uma coisa: esquentar a matriz para que seja transferida para o objeto 😀

E se possível alguma que seja automática ou Sem automática

Todas que eu conheço são manuais, ou seja, você coloca o objeto, espera o tempo (ela possui um timer), retira o objeto e o deixa esfriando. Coloca o próximo, repete o processo, e assim segue. (Ah, é necessário imprimir uma matriz para cada objeto, então se você for personalizar 100 canecas, você precisa imprimir 100 artes).
Agora, algumas observações sobre o negócio em si levando em conta os mais de 15 anos de experiência que eu tenho:

Meu diferencial será a produção da arte

Eu também procuro oferecer esse diferencial mas a maioria dos clientes parece não ligar nem um pouco pra isso. Se você deixar uns modelos prontos no catálogo, renovando de tempos em tempos facilita muito pra você.

oferecendo prazo bem curto

Tome *extremo* cuidado com isso. Sei bem como as pessoas conseguem atrasar demais a produção (atrasando aprovação de arte ou pedindo muitas alterações) e depois querem que o prazo de entrega não se altere. Sem contar os clientes sem noção que pedem muito em cima da hora. E pior ainda se forem clientes da internet, pois deve-se acrescentar o prazo do frete e ainda tentar prever possíveis atrasos ou problemas na entrega.
Entrega rápida é um excelente diferencial, trabalhe para oferecer isso. Apenas tome precauções.

mas em compensação um valor maior

Ah, o eterno debate. Eu também procuro aplicar essa filosofia de prestar um serviço de melhor qualidade cobrando mais caro mas infelizmente a realidade do livre mercado é outra e nos força a repensar nossas estratégias. As pessoas buscam os produtos mais baratos sempre (você comprou seu celular pesquisando o preço mais barato, não foi?) e isso não vai mudar. Não há nada de errado em cobrar mais caro, mas se optar por fazer isso você precisará buscar diferenciais em relação aos seus concorrentes, preferencialmente diferenciais que as pessoas busquem e que sejam mais difíceis de serem copiados.
Por exemplo: gradualmente estou deixando de fazer convites de casamento pois os modelos que costumo fazer hoje já não são tão diferenciados assim, e surgiram muitos fornecedores na internet oferecendo produtos similares com qualidade razoável por preços inacreditavelmente baixos. Já vi convites simples de casamento por R$ 1,00 cada! Certamente o atendimento deixa a desejar e qualidade deve ser apenas boa (vi a foto do modelo, me pareceu interessante), mas existe mercado pra esse tipo de cliente, e infelizmente não é o mercado que eu pretendo operar pois na minha visão para ser rentável a esse preço eu deveria produzir uma quantidade absurda de convites por mês.
Disse tudo isso para provocar em você uma reflexão: todo negócio tem (ou deveria ter) um público alvo em particular – e não adianta dizer “todo mundo” ou algo do tipo 😉 Antes de investir em maquinário e em montar um negócio, é interessante fazer um estudo sobre o tipo de cliente que você deseja atender, o que esse cliente espera de você, que faixa de preço você pode operar, como serão os produtos, enfim. A concorrência é muito grande, pensar estrategicamente é importante para evitar que você seja apenas mais um na multidão e talvez acabe nem vendendo o suficiente para pagar as contas, ou ficando desgostoso com a situação.
E tudo isso sem contar com o fato de que você, sendo dono do negócio, terá ainda de *administrá-lo*, e não só ficar na parte da produção. Administrar é, por exemplo, lidar com fornecedores, saber trabalhar o fluxo de caixa, saber precificar produtos com precisão (por exemplo: gastei metade de um dia pra fazer uma análise de custo para saber por quanto devo vender minhas agendas de capa dura em 2019 – não dá pra você fazer um preço no chute, ou copiar o preço do seu concorrente).
Se você precisar de mais orientações nessa área, recomendo que procure o Sebrae, eles oferecem atendimento presencial e também vários cursos via EAD. Ter um negócio próprio realmente vai muito além de simplesmente saber produzir as coisas.
Boa sorte, se tiver mais dúvidas tô por aqui.

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