Tem uns anuncios no mercado livre…

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasTem uns anuncios no mercado livre…
Anônimo perguntou há 8 anos

…vendendo informacoes sobre como tornar lona e adesivo vinil para ser impresso em impressoras comuns, dizem que tem que aplicar um produto que custa 15,00 o litro e é encontrado em todas as cidades, alguem sabe alguma coisa a respeito?

Faça um comentário

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá amigo.
As impressoras jato de tinta comuns usam tintas a base de água (corante ou pigmentada).
Esse tipo de tinta necessita de uma base (também chamada de ‘coating’) que seja capaz de absorvê-la e mantê-la ali para que a impressão seja feita corretamente. Portanto, qualquer material que tenha isto, ou cuja composição seja capaz de absorver tinta (como por exemplo o papel opaline, que é fibroso) poderá funcionar nessas impressoras.
Um material liso e não absorvente como o vinil, portanto, não funcionaria – a impressão simplesmente vazaria. E o produto a que você se refere seria justamente uma espécie de ‘coating’ que seria aplicado e então faria com que o material pudesse absorver essa tinta. Esse tipo de ‘coating’ é usado em materiais para jato de tinta como papel fotográfico (glossy) e transparências para inkjet.
Pode ser que o produto que você viu funcione. Mas você deve lembrar que ele simplesmente fará com que a tinta permaneça sobre o material. E aí, duas coisas irão acontecer:

  • A aparência do material poderá ser alterada devido ao ‘coating’. Pode ser, por exemplo, que o vinil adesivo fique com aparência mais fosca.
  • O coating não vai alterar as características da tinta. Adesivos vinílicos geralmente são usados externamente, e a tinta a base de água não foi feita pra isso – a impressão vai desbotar em poucos dias.

Isso, claro, sem contar a mão de obra necessária para preparar previamente o material.
Sei que essa pode ser uma solução ‘milagrosa’ para todas as inúmeras pessoas que sonham em ganhar dinheiro fazendo adesivos de vinil com impressoras de R$ 400. Mas existe um motivo pra esses materiais serem feitos em equipamentos que custam mais de R$ 30 mil reais – todo o processo e os insumos usados nestes equipamentos mais caros é voltado para a produção de adesivos sem a necessidade de preparação prévia, e com tintas e processos adequados para uso externo com ótima durabilidade.

Faça um comentário