tintas

FRANCISCO perguntou há 10 meses

infelizmente eles sabem menos que eu,já comprei dois kits de tintas pigmentadas pra fazer testes e nenhum funcionou,já que a qualidade eu sei que não tem problema? Tipo,já reclamei com a epson,mas,mentem que suas fotografias duram 100 anos,mesmo em porta retrato,minhas fotos desbotam rapidamente se ficar exposta a luz,os dois borraram as fotos. Minha pergunta é simples,porém,só enrolam,tenho uma Epson L805 e L1300 para fotografia. Uso papel microporoso glossy e matte e tinta original epson,tudo mentira.Pois bem,usar tinta preta pigmentada e as demais coloridas ou vice versa?,vocês tem conhecimento se posso fazer uma combinação de tintas corantes e pigmentadas nas minhas impressoras visando aumentar a durabilidade

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 meses

Olá Francisco,
Qualquer afirmação de qualquer fabricante ou fornecedor deve ser levada com um certo grau de ceticismo pois quase sempre envolvem condições bem específicas.
Usar exclusivamente tintas pigmentadas em sua impressora não vai fazer com que elas *não* desbotem, apenas que elas *demorem mais* pra isso. Além disso a tinta pigmentada não é compatível com papel glossy fotográfico (liso) e a impressão realmente sai borrada ou mancha com facilidade ao passar o dedo.
Usar o papel microporoso melhora a compatibilidade com tinta pigmentada, mas como a tinta pigmentada também não vai durar pra sempre…. não há muita solução pra isso.
O que você pode fazer, independente da tinta utilizada, é tentar proteger a impressão, seja com laminação BOPP, verniz em spray ou montando a foto em um quadro com vidro (pois o vidro ajuda a reduzir a ação dos raios UV).
Mas evitar totalmente que ela desbote, é quase impossível.