Tintas kromata

Apologicer perguntou há 4 anos

Boa noite! Tenho uma L365 à 4 anos, sempre utilizei tintas originais, porem estou montando um novo negócio, o de carimbos. Como muitos sabem, é preciso de uma tinta específica para imprimir os negativos, a tinta Kromata. Minha dúvida é: Essa tinta é confiável ? A qualidade da impressão eu já testei, e é excelente, fico em dúvida sobre problemas de entupimento da cabeça de impressão. Alguém já usou ? O que me indicam ?

4 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 4 anos

Olá,
Não conheço esta tinta, e o site deles não traz muitas informações. Basicamente, apenas:
“Com a Tinta Krotama e o Film Resinado você faz os melhores negativos com qualidade bem próxima de um fotolito.”
Na minha opinião sincera, se o objetivo é produzir fotolitos para qualquer coisa (incluindo carimbos) acho que vale muito mais a pena investir numa impressora laser preto e branco. Eu já trabalhei muito com criação de artes e impressão de fotolitos para serigrafia sempre com bons resultados. Verifique se o processo produtivo destes carimbos permite a utilização com impressora laser, mas eu tenho praticamente certeza de que sim.
A ideia desta tinta parece ser permitir que as pessoas possam produzir fotolitos sem precisar investir num novo equipamento, mas eu particularmente acho uma tremenda de uma besteira. Na minha opinião, quanto mais impressoras, melhor. E você ainda pode aproveitá-la para fazer outros serviços, como por exemplo imprimir blocos de recibos em preto e branco (qualquer impressora laser é muito mais rápida que jato de tinta).
Só há um pequeno grande detalhe: você deve usar toner originais ou de altíssima qualidade. Diversas lojas que fazem recargas de toner usam pós inadequados, resultando em impressões que são boas para textos diversos mas que não são apropriadas para uso com fotolitos, que exigem máxima qualidade em linhas finas e chapados bem fortes.

Dimitrius Bueno respondeu há 4 anos

  “Minha dúvida é: Essa tinta é confiável ? A qualidade da impressão eu já testei, e é excelente”.
 
Olá Apologicer, eu acredito que já conversei com você em outra ocasião no site Clube do Hardware a respeito de uma falha na cabeça de impressão de uma L355, o nick name é o mesmo!
 
Eu estou para fazer um teste nessas tintas desde o ano passado, eu recebi alguns relatos muito positivos a respeito da capacidade de cobertura e do perfil high definition da Kromata em fotografias e até mesmo em papel sulfite, além de fotolitos ela foi desenvolvida para reproduzir impressões fotográficas em alta definição. Eu tenho 2 amigos que falaram bem da tinta preta em documentos e fotos, no canal do Alan da Inkmania foram realizados alguns testes com ela.
 

 

1 Apologicer respondeu há 4 anos

Ola amigo Dimitrius, realmente já conversamos, você me ajudou muito.
Justamente por estes problemas anteriores na cabeça de impressão, fico receoso em usar estas tintas, mas ao que me parece será necessário, pois a empresa que fornece material recomenda esta tinta, e não pretendo adquirir uma à Laser para o trabalho.
Irei aguardar você fazer o teste, com sua experiência, certamente teremos uma opinião muito concreta sobre a qualidade do produto.
Obrigado!

Dimitrius Bueno respondeu há 4 anos

Eu não tenho como executar testes no curto e médio prazo porque o meu tanque está cheio com a tinta de outra fabricante, a tinta Kromata tem uma densidade diferente da tinta original e isso explica o poder de cobertura que ela apresenta, a minha dúvida é no sentido de esclarecer se ela tem durabilidade para impressão de documentos, uma coisa é a cobertura e o tom chapado, outra é a qualidade das impressões com o passar do tempo no papel glossy e sulfite.
 
A recomendação que eu posso lhe dar é que a compra da tinta seja feita na Carimflex que é a revenda autorizada da fabricante, o Mercado Livre é um território fértil para falsificações e no ramo das tintas ink jet não é diferente.