Tipos de papel e impressora

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasTipos de papel e impressora
Jamerson Aguiar perguntou há 2 anos

Olá, a cerca de um mês montei uma gráfica rápida em minha cidade, não é muito movimentada, mas consigo ganhar dinheiro assim e queria fazer melhores serviços.
Comprei a EPSON L4150 Jato de Tinta e tenho gostado muito dela, mas me surpreendi ao tentar imprimir em papel couchê, tudo manchado! Usei papel foto adesivo a alguns dias e teve uma folha de impressão que ao passar a mão estava manchando.
Queria saber qual tipo de papel usar para impressão de convites, cartões de visita etc… por enquanto que não posso comprar outra impressora. E qual impressora comprar no futuro para esse tipo de serviço.

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 2 anos

Olá Jamerson, parabéns pela sua iniciativa! São os pequenos negócios que movimentam a economia do Brasil.
“mas me surpreendi ao tentar imprimir em papel couchê”
Onde foi que você viu que dá pra imprimir couchê em jato de tinta? 😀
Não dá, amigo. Em nenhuma jato de tinta. Esse papel não absorve a tinta e por isso fica manchado. Você deve usar um papel apropriado para impressoras jato de tinta, como o papel glossy (fotográfico). Que é até melhor que o couché pois é bem mais branco e com uma superfície mais brilhante e lisa. Não é viável produzir panfletos em maior quantidade dessa forma mas eu já fiz tiragens de 20, 30, 50, 100 panfletos, folders e coisas menores. Acima disso eu terceirizo em uma gráfica offset.
Para cartões de visita urgentes eu uso glossy 240g. É o mais espesso disponível, e está disponível com brilho em um lado e brilho em ambos os lados. Compre uma pequena quantidade antes e teste na sua impressora, algumas podem ter mais dificuldade de puxar.
Considere também comprar uma termolaminadora de BOPP. Os cartões e materiais que eu faço geralmente eu lamino com brilho ou fosco, e ninguém fala que foi feito numa simples impressora jato de tinta 😉