Tranformar Epson T1110 Sublimática Nova em Pigmentada

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasTranformar Epson T1110 Sublimática Nova em Pigmentada
denilson perguntou há 10 anos

Boa tarde a todos.

Estou adentrando no mundo da estamparia e gostaria da ajuda dos mais experientes com algumas dúvidas.

1) Comprei uma Epson T1110 com bulk-in com tinta sublimática, para ver se sublimação realmente era melhor que o processo comum de tranfer com tinta pigmentada. Realmente o resultado é bom, não fica aquela camada e as cores ficam muito boas. Porém vi que não posso executar este processo em camisas com cores escuras. Pesquisando um pouco sobre o assunto, vi que é possível sim através do papel OBM, o qual é na verdade uma película branca onde ficará a estampa. Minha pergunta é: Esse processo, usando o OBM, é bom?

2) Se eu quiser mudar minha Epson T1110 Sublimática (que comprei a alguns dias) para pigmentada é possível, claro imprimindo várias folhas para realizar limpeza da tinta sublimática antiga?

3) Hoje, entre processo usando pigmentação e sublimação, qual é o melhor? Qual tem mais qualidade de imagem?

Fico grato a todos que puderem ajudar.

Obrigado.

Faça um comentário

3 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Olá Denilson.

Não tenho informações sobre o OBM, só sei que ele é mesmo uma película colada ao tecido, portanto de certa forma igual ao processo de transfer comum com tinta pigmentada.

Você pode trocar as tintas sempre que precisar, desde que não seja o tempo todo. Remova toda a tinta do bulk ink, insira a nova e rode alguns ciclos de limpeza para tirar toda a tinta velha.

Não entendi o seu terceiro questionamento.

Uma consideração acerca de camisetas escuras: existe também a possibilidade de você adquirir uma impressora específica para camisetas. É um investimento um tanto mais caro, mas a impressão é feita diretamente na camiseta (muito mais prático que transfer) e essas impressoras geralmente incluem tinta branca. A Brother é uma das que tem esse tipo de equipamento a venda.

Faça um comentário

denilson respondeu há 10 anos

Obrigado pela resposta.

Não estou gostando muito de sublimação para camisetas. A qualidade da imagem estampada na camisa não fica tão bom quanto no processo do transfer comum (com tinta pigmentada), pois como a imagem é transferida para o tecido de fato, ela depende muito da qualidade do tecido e todos sabemos que poliéster não é um tecido muito bonito.

Por isso, creio que vou deixar de usar tinta sublimática em minha impressora, e passarei a usar tinta pigmentada, o que me permitirá inclusive usar tecidos de algodão que são muito melhores que poliéster.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Denilson,

Cada processo tem seus prós e contras. No processo de transfer com tinta pigmentada e papel sublimático com fundo branco a imagem pode acabar tendo melhor qualidade, mas este transfer é basicamente um adesivo colado sobre o tecido – o que significa que ele não irá durar muito tempo. O transfer irá ‘esfolar’ se a camiseta for lavada repetidas vezes, e pode descolar. Seus clientes poderão reclamar disso.

Esse tipo de transfer, portanto, só é apropriado para camisetas que serão pouco usadas, como camisetas de presente com foto. Ele definitivamente não é apropriado para camisetas que serão lavadas ou que precisam de durabilidade, como camisetas promocionais, uniformes, camisetas de bandas ou com logotipos, etc.

Se nenhum desses dois processos lhe agradar, então só lhe resta optar pela serigrafia (que não tem nada a ver com transfer) ou adquirir uma impressora que imprima diretamente sobre camisetas.

Faça um comentário