Transfer laser em material de acrílico: Pode ser qualquer impressora laser colorida?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasTransfer laser em material de acrílico: Pode ser qualquer impressora laser colorida?
Anônimo perguntado 3 anos

Olá, Denis! Meus parabéns pelo seu trabalho no site, tem me ajudado bastante a aprender mais sobre impressão.
Tenho duas dúvidas que tem me atrasado a começar os trabalhos.
1º- Em relação a impressão de transfer laser em canecas e copos Long Drink: Qualquer impressora laser colorida serve?
2º- Tem duas impressoras laser coloridas  que estão no meu orçamento que eu me interessei; a Brother HL-3140CW9 (BOX) e a da HP CP1025 (cf346A). Gostaria de saber se ambas servem pra esse serviço, qual delas é melhor para o serviço caso ambas sirvam  e se não, qual você me indica a compra e que não sejam tão cara.
Obrigada.

2 respostas
Denis Gomes Franco Staff respondido 3 anos

Olá, como vai?
Que bom que gostou do site 😀
Antes de falar sobre o processo, preciso lhe esclarecer (caso alguém já não tenha feito) que o processo de transfer em plásticos É UM TANTO PROBLEMÁTICO. Não é qualquer tipo de plástico que dá certo, e não é qualquer tipo de impressora que pode ser usada.
É diferente, por exemplo, da serigrafia, onde pode-se imprimir em praticamente todas as superfícies sem muita dificuldade. Citei a serigrafia aqui porque este é o método mais usado para personalizar objetos de plástico como copos, canecas e canetas, além de vários outros materiais.
Creio que antes de investir em equipamentos você deve primeiro pesquisar o assunto mais a fundo. Que tipos de objetos você pretende personalizar? Qual o seu preço final desejado? Que quantidades pretende fazer? Que estrutura você terá à disposição (maquinário, espaço, pessoas)?
Por algum motivo as pessoas acham que o transfer é uma “solução salvadora” ou que “resolve tudo”, e não é o caso. Com isso, acabam ficando frustradas quando tentam fazer algo e vêem que não deu certo. E é melhor descobrir isso antes de gastar, não é?
Eu não tenho como lhe dizer qual impressora será adequada pois eu não tenho experiência com isso. Tudo o que sei é que o transfer de plásticos exige uma impressora específica e um toner específico.
Eu recomendo fortemente que você procure uma loja ou revendedor que já trabalhe com o transfer deste tipo de copo de plástico para minimizar os riscos e os problemas. E que estude também a possibilidade de trabalhar com serigrafia, pois ela permite coisas que o transfer não permite – como por exemplo, usar a cor branca, que seria essencial em canecas escuras. Já por outro lado o transfer permite fazer reproduções fotográficas, coisa que a serigrafia não faz.
Se tiver mais dúvidas fique a vontade para perguntar.

Fernanda Franc respondido 3 anos

Obrigada pelo retorno e pela rapidez. 😀
Bem, assisti bastante vídeos no Youtube e li em alguns site que a única coisa que precisa são a prensa térmica pra caneca, manta térmica, impressora laser colorida e um culote pra não deformar o material de acrílico e que o material não precisa de nenhum tratamento prévio.
Nos vídeos ao menos parecia ser bem tranquilo de fazer e cheguei a imprimir em papel transfer laser em uma hp 1102w mas não é colorida e a impressão ficou boa só não pude fazer a transferência porque ainda não comprei a prensa, apenas adesivei o copo. Ficou legal mas acho que o trabalho ficará com uma qualidade melhor se eu usar a prensa pra transferir.
obs: Um dos motivos da preferência pelo transfer, é o espaço pois aqui é pouquíssimo.Alé de parecer ser mais prático.