Universidade – Laser ou Bulk Ink?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasUniversidade – Laser ou Bulk Ink?
re646 perguntou há 10 anos

Ola,

Na minha faculdade estamos precisando de uma impressora para imprimir trabalhos, exercícios, artigos, documentos, xerox do caderno do amigo, entre outros. O local mais perto é caro e longe. Por isso comecei a pesquisar qual impressora seria melhor para o nosso caso.

E eu não cheguei a nenhuma conclusão.

Ao pesquisar sobre laser, os toners, etc, li em algum lugar que as folhas se úmidas podem ficar enrugadas após a impressão, a faculdade é em Santos. E também li que laser tem letras mais definidas.

Eu sei colocar mais tinta em bulk ink, ja fazer a recarga de um toner é complicado, então teria que ir em algum lugar.

Uma impressora com bulk ink tem que ser utilizada todos os dias, mas temos fins de semana, feriados, e férias. Mas vi algumas impressoras que da pra mandar imprimir até por celular….

Eu fui em uma loja ver algumas opções e vi a da epson que já vem com bulk ink de fabrica, mas li no site que necessita de um código que só vem na tinta original.

O meu objetivo é consegui impressões bem baratas para universitários quebrados. O papel sai por cerca de 0.025 a folha só diminuindo se comprar de atacado, tendo que gastar pelo menos uns 800 reais, o que não temos. Ai eu gostaria de saber quanto mais ou menos sairia o preço da tinta/toner por página impressa.

Eu acabei até pesquisando copiadoras usadas no mercado livre. E sinceramente não sei o que é melhor.

E tem alguns pontos interessantes que vi que acho bom ter na escolhida, frente e verso automático para diminuir o gasto de papel, tem que ter scanner pra tirar cópias, uma taxa mensal alta por que somos em 600 e ano que vem ira aumentar e se cada um imprimisse 2 paginas por semana ja seriam qse 5000 pags por mês, e convenhamos que gastamos mais do que isso.

Com a doação de todos os alunos de 1~2 reais teriamos cerca de 600~1200 reais para gastar com a impressora, tinta/toner extras e papel.

Por favor me ajudem a decidir oque seria melhor.

Obrigada

 

obs.: Existe algum programa que só libera impressão com um login e senha?

Faça um comentário

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Olá re646.

Com relação ao papel enrugado, isso pode acontecer mas normalmente está relacionado a folhas que não tenham sido industrializadas especificamente para uso em impressoras laser. A maioria das resmas de sulfite disponíveis hoje são compatíveis com impressoras laser, portanto isso não será tanto um problema. Por outro lado eu não saberia falar sobre isso com relação a uma região mais úmida como Santos, mas eu acredito que não causará problemas.

Com relação a recarga de toner, você está certo: o procedimento é bem complicado e ainda existe a possibilidade do pó não ser tão compatível, e vazar na impressora… é um pesadelo. Mas existem duas opções: você pode mandar recarregar os cartuchos, ou pode comprar cartuchos compatíveis. E às vezes até mesmo comprar um cartucho compatível de boa qualidade sai mais barato que mandar recarregar.

As impressoras jato de tinta são as que oferecem o menor custo por cópia, principalmente quando se usa bulk ink (original de fábrica, ou não), mas há mesmo a questão de ficar parada. Se você acha que vai ficar certos períodos sem usá-la, então você tem duas opções: arriscar e tentar mantê-la funcionando para evitar problemas, e desentupir quando necessário, ou usar uma impressora laser, com um custo por cópia um pouco mais alto mas que pode ficar meses ou anos parada.

Para as coisas que você quer imprimir, os dois tipos de impressoras podem ser usadas. O que vai variar entre uma é outra é a velocidade de impressão (laser é mais rápida que jato de tinta), o custo por cópia (jato de tinta é mais barata), a qualidade da impressão (laser é bem melhor em sulfite e outras coisas, mas jato de tinta é a única que imprime em papel fotográfico com a mesma qualidade de um minilab), e a durabilidade do equipamento (laser tende a durar muitos anos ou décadas, jato de tinta tem a possibilidade de entupir e embora seja possível desentupir, nem sempre isso é possível).

Então, você precisa se reunir com o grupo e decidir o que é mais importante pra vocês. Se for o custo por cópia, opte por jato de tinta, mas saiba que vocês terão mais trabalho com a manutenção da impressora. Se for a praticidade de ter um equipamento que sempre roda bem, opte por laser. Dependendo do que vocês julgarem mais importante, pode ser até interessante gastar mais num equipamento melhor – tente evitar impressoras muito baratas, elas provavelmente não vão atender às demandas de vocês da maneira como você descreveu.

Com relação as despesas de tinta ou toner, é difícil fornecer números pois o consumo varia muito de acordo com o tipo de material impresso. Textos simples com figuras pequenas como páginas de livros ou apostilas gastam pouco, já flyers e panfletos de festas consomem uma quantidade de tinta absurda. Todos os fabricantes de impressoras oferecem estimativas para os seus cartuchos, e elas são baseadas em páginas com pouco consumo, como aquelas usadas em apostilas e livros, mas a verdade é que há mesmo muita variação. Só mesmo no seu dia-a-dia é que vocês poderão ter uma noção disso.

Para fins de estimativa inicial posso lhe dizer que os cartuchos de impressoras laser duram entre 1000 e 1500 páginas no caso dos modelos pequenos como os usados nas impressoras da HP. Já os cartuchos de impressoras jato de tinta duram entre 300 e 800 cópias dependendo do modelo, mas lembrando que a maioria das impressoras jato de tinta usa mesmo cartuchos bem pequenos e por isso muita gente prefere instalar o bulk ink. Já as impressoras jato de tinta maiores podem ter um rendimento de até 1.500 cópias, e as impressoras com bulk ink de fábrica da Epson podem render até 6 mil cópias com uma garrafa de 70 ml de tinta.

Por fim, com relação ao frente e verso automático, tome cuidado e pegue uma impressora que tenha DUPLEX AUTOMÁTICO, pois todos os fabricantes dizem que suas impressoras fazem frente e verso – só não dizem que é manual 😉

Uma última dica: evite a todo custo aquelas impressoras pequenas da HP, que usam dois cartuchos (um preto e um colorido). Essas só são viáveis para quem usa pouco mesmo, pois o custo de manutenção dela é muito alto.

Faça um comentário