A transferência ficou ruim, borrada ou falhada. E agora?

O processo de sublimação depende da utilização correta de pressão, temperatura e tempo, que podem variar de um produto para outro ou até mesmo de um dia para o outro.

Veja algumas dicas:

  • Espere a prensa aquecer até a temperatura correta antes de começar a prensagem e depois de fazer uma prensagem.
  • Regule a pressão para que fique firme, mas não muito apertado.
  • Se a personalização ficar embaçada, significa que você prensou o produto tempo demais ou com uma temperatura muito alta.
  • Se a personalização ficar com falhas ou manchas, significa que você prensou o produto por pouco tempo ou com temperatura muito baixa. Nesses casos você geralmente pode recolocar a arte na mesma posição e colocar novamente na prensa por mais alguns segundos.

A pressão, temperatura e tempo ideais normalmente são fornecidos no manual de instruções de sua prensa. Você deve usá-los como ponto de partida e fazer vários experimentos variando-os até encontrar a configuração ideal para você. Por exemplo: tente usar 205 graus Celsius e 160 segundos para prensar uma caneca. Essas variações na temperatura e no tempo podem ser necessárias de acordo com o produto, a região, a temperatura no local e outros fatores.

35 comentários em “A transferência ficou ruim, borrada ou falhada. E agora?

  1. Parabéns pela explicação. Muito útil e direta. Eu estava com problemas com uma T50 e segui suas orientações e ainda apliquei perfis personalizados. Os resultados ficaram superiores aos oferecidos no mercado.

  2. Olá, Tenho tido o seguinte problema na sublimação de canecas: após retirar a caneca da prensa a imagem está ok, mas após o esfriamento da caneca a tinta parece que se desloca para as áreas brancas da caneca, de modo que dá aspecto de borrada(esfumaçada) deixando os contornos menos nítidos. Isso não ocorre em todas as estampas que faço, tende a ocorrer em imagens que contêm espaços em branco, pra onde a tinta colorida se desloca.

    Uso uma Epson t33, tinta sublimática, papel sublimático, canecas próprias para sublimação. Todos os materiais comprados com fornecedores com certa tradição em materiais de sublimação.

    Agradeceria muito se pudesse dar uma dica de como resolver esse problema. Obrigado.

  3. Depois de retirar a caneca da prensa você deve imediatamente remover o papel do transfer. Lembre-se que o calor é que faz a transferência da imagem, e se o papel ficar lá grudado enquanto a caneca esfria a imagem será alterada, assim como também ocorrerá se você prensar a caneca por tempo demais.

    Você deve também ter em mente que a personalização de canecas através de sublimação é algo bem diferente de, por exemplo, imprimir em papel fotográfico com alta resolução. Portanto, evite usar detalhes muito finos ou letras muito pequenas para não prejudicar a visibilidade. Se for o caso, aumente as letras ou engrosse os contornos.

    Com relação aos materiais, não sei em que fornecedores você compra mas tenho certeza de uma coisa: todas essas canecas são chinesas, portanto a escolha do fornecedor não altera muita coisa 😀

  4. Oi amigo, conseguiu resolver seu problema com as canecas de sublimação? Estou tendo um problema parecido:) Se puder me ajudar:)

  5. comprei a epson t 33 adaptada com bulk e nunca tive problema, porem agora estou com um probleminha que nao sei identificar o que é. Gostaria que me ajudassem a identificar, ver se consigo resolver e identificar.
    nas minhas ultimas impressoes, o desenho tem saido com uma mancha levemente avermelhada em volta e sobre o desenho. Ja testei em desenho colorido e em preto e branco. estou enviando a foto.
    Nao entendo como sai esse vermelho ate no desenho preto e branco. Ele é sutil quando imprimo, porem quando eu prenso , ele fica muito mais forte e é possivel ver bem. estou perdendo varias camisetas. agora parei de fazer . por favor me ajudemmmmmm. gabriela

  6. boa tarde
    quem trabalha com sublimação em chinelos a arte final como voces montam ? Tem algum programa especifico que eu mesma consiga montar ? e como faço pra montar do tamanho do chinelo?

  7. A criação de artes para qualquer produto (não apenas de sublimação) geralmente é feita com a ajuda do Photoshop ou do CorelDRAW, ou qualquer outro programa de desenho equivalente. Com esses programas você pode montar o modelo do chinelo no tamanho correto (especificado em centímetros) que será respeitado na impressão. A impressão da arte não precisa necessariamente ser recortada no formato do chinelo (ela pode ser retangular) mas você pode desenhar uma guia para não colocar elementos fora do chinelo.

  8. Oi Fernando se vc não resolveu esse problema tente essa dica que para mim deu certo.Depois de prensar e retirar o papel, mergulhe a caneca em um recipiente com agua fria (não gelada).Isso impede a imagem de expandir, pq enquanto quente o processo de sublimação continua.Gilnara

  9. Gilnara, essa dica pode ter funcionado com você mas isso é ALTAMENTE DESACONSELHÁVEL. O choque térmico definitivamente pode fazer com que a caneca rache ou quebre por inteiro (e eu já tive até problemas com canecas que racharam ainda na prensa). Se ela não rachar com isso, corre-se o risco dela ficar fragilizada e você ter de trocá-las para o cliente posteriormente.

    As canecas devem sempre esfriar naturalmente, e uma caneca de alta qualidade não deve apresentar nenhum problema na qualidade da imagem.

  10. Boa tarde!
    Concordo com a Gilnara, se colocar a caneca na água corta o efeito da sublimação, só parei de perder caneca apos utilizar essa técnica, aconselho a todos!! Mas a água não pode estar fria, eu faço com água morna.
    Fica perfeita a cor, pois não irá esfumaçar a imagem e nem letras.
    Se a caneca fosse temperada concordaria em não utilizar essa técnica, porém a cerâmica para ser feita ela passa por um processo mto alto de temperatura, por consequência ela aguenta o choque térmico, porem não utilizar com água fria.

  11. as minhas canecas sempre ficam bem falhadas ja tentei mudar temperatura tempo tudo n sei mais o que fazer fica ainda mais falhado nas bordas, parece que a tinta não sai toda do papel o que devo fazer?

  12. Eu faço as minhas com 170 segundos e 205 graus e não tenho problemas. Tente trocar a marca das canecas ou compre uma nova resistência para a sua prensa, ou ainda uma prensa nova.

  13. Olá, gostaria se saber se tem uma forma de apagar uma escrita da caneca que mandei personalizar! Fiz de presente para meus padrinhos de casamento, mas a data mudou.

  14. Não tem jeito, Barbara. E mesmo se tivesse, provavelmente a mão de obra para fazer isso seria maior do que simplesmente mandar fazer canecas novas (sem contar que isso poderia danificar a caneca).

  15. Eu fiz a primeira caneca com 170 segundos e 205 de temperatura lembrando que tem uma pre temperatura que deixo de 190… entao a primeira caneca o texto fico um pouco borrado… diminui pra 160/150 o tempo ai a segunda caneca fico otima a imagem… chegou na terceira caneca a sublimaçao fico borrada… o texto fico ruim.. e quase falhada… o que pode ser? tenho que mudar o tempo conforme eu for fazendo mais canecas? aguardo um retorno.

  16. Boa Noite,

    Tenho alguns problemas. Tenho uma máquina de sublimação Mug Press Machine, comprada em 2010. Sublimo 5 canecas por vez nela. Desde comprada, nunca soube regular a temperatura da máquina, apenas o tempo, uma vez que só tenho um marcador para todas as 5 canecas. Tenho feito canecas com muitos defeitos, nas pontas e na parte de baixo parece q a impressão fica mais clara, como se criasse um degradee. Outras vezes, a caneca fica inteira falhada na mesma prensa que antes, havia ficado boa. Não sei o que fazer. Isso tudo acontece usando um tempo de 400 segundos. Tentei com menos, mas saíram todas falhadas.

    Alguém pode me ajudar com urgência?

  17. Olá João. Ocasionalmente eu enfrento isso com a minha também (que é individual). Não tenho uma resposta exata pra te dar, pois realmente também acontece de uma sair perfeita e outra sair falhada. O que eu faço pra garantir os melhores resultados é aumentar a temperatura (geralmente 210-220 graus celsius) e o tempo (160 segundos pelo menos). Com relação às que ficam falhadas, às vezes eu tento ver puxando pela borda sem retirar o papel de transfer, e se eu vir que ficou falhado eu tento deixar só aquela ponta mais uns 30 segundos na prensa. Mas basicamente eu considero essas canecas como defeito de produção, ou seja, você já deve calcular o seu prejuízo com isso e embutir este custo nas demais.

    Agora, 400 segundos é exagerado, que que isso. Com tanto tempo assim a imagem vai ficar inteiramente embaçada.

  18. Ola minha impressora e a cx3700 da epson ela e sublimatica quero tirar uma duvida eu imprimo uma imagens colorida mas o preto sempre fica borrado na caneca oque faço por favor sou nova no ramo e preciso de ajuda

  19. Olá. Gostaria da sua ajuda. Eu fiz a sublimação na caneca e deu tudo certo, pelo menos até lavar a caneca. A imagem está saindo como se fosse uma folha. O que deu errado??

  20. Olá Maiza. Pela sua descrição parece que você usou o transfer laser numa caneca de plástico. Eu já vi um produto personalizado por esse processo e vi que ele pode mesmo descascar. Não sei dizer se isso tem a ver com o processo ou com o tipo de plástico do produto, só sei lhe dizer que esse tipo de transfer é realmente bem chato de se fazer, e é necessário usar uma impressora específica com toner específico e papel específico.

    Particularmente acho que não vale muito a pena.

  21. Olá.
    Quando faço transferência em canecas de cerâmica a tinta não seca completamente nelas, se eu passo o dedo ou papel ou pano após a prensagem a tinta fica ainda um pouco líquida e borra a estampa.

    1. Uso todos os materiais próprios para o processo (caneca, tinta, papel) adquiridos de uma empresa especializada em foto/produto.
    2. Uso a configuração de tempo, pressão e temperatura indicada pelo fornecedor da prensa (mesmo dos produtos).
    3. Para imprimir uso qualidade texto e imagem.

    Obs.: Para tecidos não observei esta liberação de tinta após prensagem.

    Acredito que o papel possa ser responsável por isso, pois tinha outro de fornecedor diferente que não dava este problema, porém troquei porque em fotos observava micro pontos de falha na imagem estampada, como se fossem gotículas de água. Imaginei que fosse baixa qualidade do papel.

    Será que é isso?

  22. Olá!
    não sei onde estou errado… a cor preta, fica laranjada. Reduzi a temperatura e o tempo , mas aí fica com falhas na borda de baixo. Voltei a temperatura inicial, mas deixei um tempo menor, mas continuou a ficar laranja!

  23. Olá Marlon. Se a cor preta fica laranja então o problema é outro. Muito provavelmente uma das cores na sua impressora não é sublimática – e isso ocorre com frequência porque as tintas pigmentada e sublimática são exatamente iguais, mas somente a sublimática funciona corretamente. Existe a possibilidade do seu fornecedor das tintas ter se confundido, ou o forneceder dele. Para eliminar esta possibilidade você deve remover as cores afetadas do bulk ink e substituir por tinta sublimática de outro fornecedor.

  24. Olá Geize.
    Em primeiro lugar você não deve passar nada sobre o objeto logo após a prensagem. A resina que cobre a superfície do objeto ainda estará bem quente e fibras ou outras coisas podem sujar a superfície. Eu percebi isso porque uma vez deixei uma caneca que havia acabado de ser sublimada deitada em cima de um pano e quando a peguei ela ficou toda marcada.

    Mas pela sua descrição parece ser ainda outra coisa. A imagem sublimada não deveria borrar de jeito nenhum, ela se firma muito bem no objeto.

    Eu já vi aqui no site pessoas comentarem sobre um tal de ‘papel resinado’ e eu mesmo já experimentei um assim. Eu achei esse papel simplesmente uma merd@, mas ele não chegou a causar o problema descrito por você. Mas como você citou essa questão do papel então para tirarmos a dúvida eu vou te recomendar usar o papel matte (fosco de alta resolução), que é o único tipo de papel necessário para fazer esse tipo de transfer. Ele é um papel simples e barato, e não precisamos de muito mais do que isso já que nesse processo o trabalho todo é feito pela tinta e não pelo papel.

    Então, se puder comprar um pacote de papel matte e fazer outro teste, nos conte o resultado.

    E você citou tecidos, então fique atenta ao fato de que essa configuração só funcionaria com tecidos 100% de poliéster ou tecidos compatíveis – o que não é o caso do algodão. Camisetas são um caso a parte no mundo da sublimação, ok?

    Faça o teste e nos conte o resultado.

  25. Boa noite
    Minhas canecas estão saindo com problema na impressão. estão ficando mais escuras que a arte programada no computador e sem nitidez dos detalhes da imagem. O que devo fazer ?

  26. Olá,

    As minhas canecas estão ficando com o fundo borrado , não sei mais o que fazer, a qualidade fica boa,mas o fundo sempre borrado, +/- uns 1/2 cm.

  27. Olá,

    minhas canecas estão ficando todas com o fundo praticamente sem tinta e borrada (parecendo que molhou) não consegui fazer nenhuma ainda que ficasse 100%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *