Porque a impressora acusa falta de tinta mesmo com o cartucho cheio?

Ocasionalmente a sua impressora pode apresentar um aviso de falta de tinta mesmo se o cartucho estiver cheio. Porque isto acontece?

A maioria dos cartuchos para impressoras jato de tinta traz um pequeno chip usado para regular o nível de tinta. Ao contrário do que possa parecer, este chip não é capaz de calcular a quantidade de tinta dentro de um cartucho – ele apenas armazena um contador que indica para a impressora a quantidade de tinta restante estimada.

À medida que você imprime, a impressora conta a quantidade de gotas jogadas pela cabeça de impressão. Esta contagem é armazenada no chip e quando ela atinge um determinado valor a impressora apresenta o aviso de “cartucho vazio”, mesmo que ainda haja tinta dentro do cartucho. A partir daí você é obrigado a colocar um novo cartucho ou resetar (zerar) este chip.

O chip, portanto, não é capaz de medir o nível de tinta dentro do cartucho. Ele apenas faz uma contagem “mais ou menos” e apresenta a estimativa para o usuário.

Para evitar este problema você pode:

  • Resetar os seus cartuchos usando um aparelho de reset específico
  • Comprar um conjunto de cartuchos recarregáveis ou um kit bulk equipados com chip auto-resetável (assim que a impressora acusar falta de tinta, basta apertar um botão no chip para que ele volte a ficar cheio)
  • Usar uma impressora que permita ignorar o nível de tinta (como é o caso das impressoras Officejet da HP)

53 comentários em “Porque a impressora acusa falta de tinta mesmo com o cartucho cheio?

  1. eu comecei a usar cartuchos compativeis para a epson tx235w
    e antes mesmo de o medidor da tinta chegar perto do fim, ele simplesmente mostra o aviso de que não esta reconhecendo o cartucho…
    ai tem que trocar o cartucho que esta aparentemente ainda com 1/4 da capacidade para ela voltar a imprimir, isso e normal???

  2. Guilherme, se você trocar o cartucho e ele passar a ser reconhecido, então significa que o chip do cartucho compatível estava ou ficou com defeito. Isso não é comum mas pode acontecer, e o único jeito de resolver é trocando mesmo o chip.

  3. Minha impressora é Epson Stylus TX 115. Comprei cartuchos novos e originais. Só que toda vez que vou imprimir, mostra um aviso que todos os cartuchos estão vazios. Daí desligo, retiro todos os cabos e ligo novamente. Só que continua a mesma coisa.

  4. Minha impressora é Epson Stylus TX 115. Comprei cartuchos novos e originais. Só que toda vez que vou imprimir, mostra um aviso que todos os cartuchos estão vazios. Daí desligo, retiro todos os cabos e ligo novamente. Só que continua a mesma coisa.

  5. Olá Maria. Os chips do cartucho estão com defeito. Você deve procurar a loja onde os adquiriu e solicitar a troca, ou contatar a Epson para fazer a troca. Se o problema persistir com mais 2 ou 3 cartuchos diferentes, então pode ser que o leitor na cabeça esteja com defeito e aí a impressora precisará ir para a assistência.

  6. ola comprei cartuchis sumultilares so que a umpresora nao reconhece o que fazer?

  7. Minha impressora e uma hp psc 1410 meus cartuchos de tinta estão cheios e mesmo assim ela acusa esta sem tinta e não esta aceitando comando nenhum aparece nela erro. Se tiver como me da uma força desde já agradeço!!!!

  8. Tenho uma impressora L200. e não está reconhecendo nenhum nivel de tintas (de todas as cores). Sendo que os mesmos estão cheios, são tintas originais, e anteriormente estava imprimindo normalmente.
    O que eu faço
    ???

  9. O nível de tinta indicado é estimado pelo driver de acordo com a quantidade de folhas impressas e não corresponderá ao nível dos reservatórios.

    Se a impressora acusa algum erro e não imprime, pode ser algum problema no chip da impressora (se é que ela usa isso, eu não vi a L200 de perto). Entre em contato com a assistência técnica.

  10. comprei uma impressora t1110 da epson e estalei os cartuchos rekregaveis ,so q da como vazio.Obs: ja resetei todos, Devo jogar essa porkrias no lixo ou tem soloção p/ eles?

  11. Esse tal de bulk e garantido p/ sublimaçao?a impressora epson t1110 reconhece beleza esse tipo de material?

  12. O que seria ‘garantido’? A diferença na sublimação é apenas a tinta, os cartuchos (recarregáveis ou de bulk ink) continuam os mesmos.

  13. Olá amigo vc tem me ajudado bastante. A gora tenho outro problema estou estampando kmisetas mas as cores estão sem vida apagadas ex: o preto sai meio esverdado o vermelho sangue sai bem farco nas kmisetas brancas, o q fazer sera q e a tinta ???

  14. camisetas de poliester e tinta sublimatica. Me fala ai como é esse papael resinado? o papael q uso e o MATTE

  15. CERTEZA ABSOLUTA 100% POLIESTER. SERA Q O PAPAEL RESINADO VAI RESOLVER?

  16. Não vai, aliás não recomendo esse papel pra nada. Honestamente não sei o que pode ter acontecido. Se você usou a tinta e o papel certos, a camiseta é de poliéster e você usou o tempo e a temperatura certas, não há porque sair ruim. Se quiser me mandar uma camiseta pra analisar, estou à disposição.

  17. ME RESPONDE SO MAS ESSA COMO Q SEI SE A TINTA É SUBLIMATICA MESMO?

  18. ME RESPONDE A ULTIMA PERGUNTA COMO FICO SABENDO SE A TINTA É SUBLIMATICA OU NÃO E PORQ NAO RECOMENTA O PAPEL RESINADO ???

  19. Difícil, ela é idêntica à tinta pigmentada (que não é a certa pra isso). Se na embalagem não está escrito, então recomendo que compre de outro fornecedor, esvazie a impressora e use a nova tinta.

  20. Nos meus testes o papel resinado demorou mais pra secar, causou problemas de borra em algumas áreas da imagem e não melhorou em nada a qualidade do transfer em relação ao papel sulfite.

  21. Amigo estou querendo uma ajuda, tenho uma multifucional TX235W e comprei os 4 cartuchos mais as tintas no mercado livre fiz tudo certinho so que sempre diz que os cartuchos de tintas não podem ser reconhecido, o que devo fazer?agradece Rose.

  22. VC E ABENÇOADO PARABÉNS!
    COMO FAÇO P/ ESTAMPAR NO POLIESTER PRETO???

  23. Obrigado, Tiago! 😀 Não tenho ideia de como fazer no poliéster escuro. O que sei é que uniformes esportivos, por exemplo, são feitos com tecido branco e a camiseta inteira é pintada (ou seja, imprime-se todo o fundo da cor que se deseja).

  24. Minha Impressora é Epson Stylus XT115 eu uso cartuchos similares e sempre funcionou, porém desta vez só o cartucho magenta não é reconhecido! O que eu faço?

  25. Tenho uma impressora epson xp214 com bulk que está dizendo que os cartuchos não existem, ela está com o X na configuração, o que faço?

  26. Tente retirar os cartuchos, esperar uns minutos e inserir de novo, e tente isso umas 3 ou 4 vezes. Se persistir, os chips dos cartuchos podem estar com algum defeito, e aí pode ser interessante trocar o bulk ink (porque comprar só os chips acho que não vale muito a pena).

  27. Bom dia, comprei uma impressora Brother MFC-J6520DW, e depois de algumas impressões, a mesma não reconhece o cartucho na impressora, se eu comprar um cartucho original ele vem com o chip.

  28. Bom dia pode me ajudar tenho uma Epson XP214 nova e ela não reconhece cartucho compativel, ela imprimi mas não mostra nivel de tinta o que posso fazer para corrigir esse problema

  29. Minha impressora XP214, está acusando que tem que trocar 1 (um) cartucho, só o preto, já retirei o bulk, limpei o chip e nada, qual seria o defeito?, quanto aos outros cartuchos acusa estar em ordem. Não imprime.
    É possível fazer correção neste problema sem ter que trocar o bulk?

  30. Tenho uma impressora TX 105 que precisa resetar o contador. Me oriente por favor.

  31. Olá Milton. Creio que não, isso pode ser um defeito no chip e neste caso você precisaria trocá-lo. E se o chip custar quase o mesmo que o bulk ink inteiro, então não compensa trocar apenas ele.

    Aproveite a oportunidade e assim você terá um sistema novo de mangueiras e reservatórios. Essas peças se desgastam, então trocar de vez em quando pode ser bom.

  32. Ola minha Impressora é a Epson TX133, comprei cartuchos novos e originais mais nem a cor preta nem a magenta funciona diz que nao tem tinta mas esta novo o que pode ser, comprei as 4 cores toas juntas ainda nao tem uso e sao todas originais.

  33. Se os cartuchos são realmente originais da Epson, então pode ser que o leitor dos chips na impressora (aqueles contatos dourados) esteja com algum defeito. Recomendo que leve a uma oficina.

  34. Olá, tenho uma impressora Brother DCP – J140W que estava imprimindo tudo normal, porém de uma hora para outra, ela não está mais reconhecendo 3 dos 4 cartuchos. Ja fiz limpeza dos cartuchos, retirei e instalei novamente e nada. Até o driver eu instalei novamente.
    Não sei mais o que fazer pois a uso para trabalho.
    Há mais alguma coisa que eu ainda não tenha feito?
    Aguardo,
    Obrigada

  35. Tenho uma Canon Pixma MG2910. Quando eu digitalizo um documento, ela TEM TINTA!!! E quando vou imprimir do pc ela diz que a impressora está com niveis de tinta estimados.
    Qual o problema disso será?

  36. A impressora não tem como saber o nível exato de tinta, então ela trabalha meio que no chute e isso acaba acontecendo. Não há muito o que fazer quanto a isso. Só o que posso dizer pra você é que você nunca deve forçar a impressora a imprimir sem tinta, pois essa cabeça é pouco durável.

  37. Olá Denis, boa tarde!!
    Possuo uma L800 e ao imprimir um documento hoje, ela apresentou problemas…
    Ela acusa falta de tinta mesmo com os tanques quase que pela metade, além disso, ao imprimir ela faz o som de como se estivesse imprimindo, mas a folha sai totalmente em branco.
    Já fiz a limpeza de cabeçote e verificação dos jatos várias vezes, mas nada resolve.
    Gostaria de um help por gentileza.
    Desde já agradeço pela atenção!

  38. Olá. Nenhuma impressora mede a tinta pelo volume atual no reservatório, então discrepâncias são normais. Por outro lado nunca deixe sua impressora sem tinta, então se aparecer o aviso de falta de tinta, siga o procedimento de recarga e encha mais um pouco. Não há problema em deixar a impressora sempre cheia.

    Quanto a sair totalmente em branco, não consigo imaginar o que pode estar acontecendo com base no que você descreveu. Acredito que a impressora tenha de ser inspecionada pessoalmente.

  39. Ei Cara…Você tem muita disposição!!!
    Parabéns pelo seu empenho em ajudar as pessoas e sem cobrar nada.
    Hoje em dia isto é raro!
    Deus te abençoe.

  40. Oi comprei uns cartuchos recarregáveis da impressora Epson XP 702, só que eu não sei verificar se as tintas já acabaram, na tela mostra que não.Mas quando eu removo os cartuchos parece que as esponjas não tem muita tinta.Trabalhos como impressão de cd na mídia em alta qualidade, tem ideia de quantas impressões são? Uma dúvida só sai o preto e dar erro de impressão.O que eu faço me ajude, por favor!!

  41. Olá Montielo. É impossível pra qualquer impressora conseguir verificar o nível real de tinta, então a única coisa que resta é ela tentar estimar com base no que foi impresso, e assim o nível apresentado pelo driver raramente vai corresponder ao nível real. A melhor forma de saber no seu caso é tirando os cartuchos e olhando.

    Procure manter os cartuchos sempre cheios, ou então adquira um bulk ink com reservatórios externos para você poder ver de fora.

    Dito isso, a impressão de CDs é feita com uma única qualidade, e o consumo de tinta é baixo – mais baixo do que impressão em papel comum. Então um cartucho cheio deve render muito bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *