Porque a impressora acusa falta de tinta mesmo com o cartucho cheio?

Ocasionalmente a sua impressora pode apresentar um aviso de falta de tinta mesmo se o cartucho estiver cheio. Porque isto acontece?

A maioria dos cartuchos para impressoras jato de tinta traz um pequeno chip usado para regular o nível de tinta. Ao contrário do que possa parecer, este chip não é capaz de calcular a quantidade de tinta dentro de um cartucho – ele apenas armazena um contador que indica para a impressora a quantidade de tinta restante estimada.

À medida que você imprime, a impressora conta a quantidade de gotas jogadas pela cabeça de impressão. Esta contagem é armazenada no chip e quando ela atinge um determinado valor a impressora apresenta o aviso de “cartucho vazio”, mesmo que ainda haja tinta dentro do cartucho. A partir daí você é obrigado a colocar um novo cartucho ou resetar (zerar) este chip.

O chip, portanto, não é capaz de medir o nível de tinta dentro do cartucho. Ele apenas faz uma contagem “mais ou menos” e apresenta a estimativa para o usuário.

Para evitar este problema você pode:

  • Resetar os seus cartuchos usando um aparelho de reset específico
  • Comprar um conjunto de cartuchos recarregáveis ou um kit bulk equipados com chip auto-resetável (assim que a impressora acusar falta de tinta, basta apertar um botão no chip para que ele volte a ficar cheio)
  • Usar uma impressora que permita ignorar o nível de tinta (como é o caso das impressoras Officejet da HP)

31 comentários em “Porque a impressora acusa falta de tinta mesmo com o cartucho cheio?”

  1. guilherme disse:

    eu comecei a usar cartuchos compativeis para a epson tx235w
    e antes mesmo de o medidor da tinta chegar perto do fim, ele simplesmente mostra o aviso de que não esta reconhecendo o cartucho…
    ai tem que trocar o cartucho que esta aparentemente ainda com 1/4 da capacidade para ela voltar a imprimir, isso e normal???

  2. Guilherme, se você trocar o cartucho e ele passar a ser reconhecido, então significa que o chip do cartucho compatível estava ou ficou com defeito. Isso não é comum mas pode acontecer, e o único jeito de resolver é trocando mesmo o chip.

  3. Maria Ferreira disse:

    Minha impressora é Epson Stylus TX 115. Comprei cartuchos novos e originais. Só que toda vez que vou imprimir, mostra um aviso que todos os cartuchos estão vazios. Daí desligo, retiro todos os cabos e ligo novamente. Só que continua a mesma coisa.

  4. Ana Ribeiro disse:

    Minha impressora é Epson Stylus TX 115. Comprei cartuchos novos e originais. Só que toda vez que vou imprimir, mostra um aviso que todos os cartuchos estão vazios. Daí desligo, retiro todos os cabos e ligo novamente. Só que continua a mesma coisa.

  5. Olá Maria. Os chips do cartucho estão com defeito. Você deve procurar a loja onde os adquiriu e solicitar a troca, ou contatar a Epson para fazer a troca. Se o problema persistir com mais 2 ou 3 cartuchos diferentes, então pode ser que o leitor na cabeça esteja com defeito e aí a impressora precisará ir para a assistência.

  6. Olá Ana. Os chips dos cartuchos podem estar com defeito. Procure a loja onde você os adquiriu ou entre em contato com a assistência da Epson.

  7. elma disse:

    ola comprei cartuchis sumultilares so que a umpresora nao reconhece o que fazer?

  8. denisgomes disse:

    Entre em contato com o vendedor dos cartuchos e peça para trocar. O chip pode estar com defeito.

  9. Edson disse:

    Minha impressora e uma hp psc 1410 meus cartuchos de tinta estão cheios e mesmo assim ela acusa esta sem tinta e não esta aceitando comando nenhum aparece nela erro. Se tiver como me da uma força desde já agradeço!!!!

  10. denisgomes disse:

    Desculpe, não tenho nenhuma dica.

  11. Aline Sampaio disse:

    Tenho uma impressora L200. e não está reconhecendo nenhum nivel de tintas (de todas as cores). Sendo que os mesmos estão cheios, são tintas originais, e anteriormente estava imprimindo normalmente.
    O que eu faço
    ???

  12. denisgomes disse:

    O nível de tinta indicado é estimado pelo driver de acordo com a quantidade de folhas impressas e não corresponderá ao nível dos reservatórios.

    Se a impressora acusa algum erro e não imprime, pode ser algum problema no chip da impressora (se é que ela usa isso, eu não vi a L200 de perto). Entre em contato com a assistência técnica.

  13. tiiago disse:

    comprei uma impressora t1110 da epson e estalei os cartuchos rekregaveis ,so q da como vazio.Obs: ja resetei todos, Devo jogar essa porkrias no lixo ou tem soloção p/ eles?

  14. tiiago disse:

    Esse tal de bulk e garantido p/ sublimaçao?a impressora epson t1110 reconhece beleza esse tipo de material?

  15. denisgomes disse:

    Troque os chips dos cartuchos.

  16. denisgomes disse:

    O que seria ‘garantido’? A diferença na sublimação é apenas a tinta, os cartuchos (recarregáveis ou de bulk ink) continuam os mesmos.

  17. tiago disse:

    Olá amigo vc tem me ajudado bastante. A gora tenho outro problema estou estampando kmisetas mas as cores estão sem vida apagadas ex: o preto sai meio esverdado o vermelho sangue sai bem farco nas kmisetas brancas, o q fazer sera q e a tinta ???

  18. denisgomes disse:

    Que tipo de tinta e camiseta está usando?

  19. TIAGO disse:

    camisetas de poliester e tinta sublimatica. Me fala ai como é esse papael resinado? o papael q uso e o MATTE

  20. denisgomes disse:

    O matte deveria funcionar adequadamente. Tem certeza que a camiseta é 100% poliéster?

  21. TIAGO disse:

    CERTEZA ABSOLUTA 100% POLIESTER. SERA Q O PAPAEL RESINADO VAI RESOLVER?

  22. denisgomes disse:

    Não vai, aliás não recomendo esse papel pra nada. Honestamente não sei o que pode ter acontecido. Se você usou a tinta e o papel certos, a camiseta é de poliéster e você usou o tempo e a temperatura certas, não há porque sair ruim. Se quiser me mandar uma camiseta pra analisar, estou à disposição.

  23. TIAGO disse:

    ME RESPONDE SO MAS ESSA COMO Q SEI SE A TINTA É SUBLIMATICA MESMO?

  24. tiago disse:

    ME RESPONDE A ULTIMA PERGUNTA COMO FICO SABENDO SE A TINTA É SUBLIMATICA OU NÃO E PORQ NAO RECOMENTA O PAPEL RESINADO ???

  25. denisgomes disse:

    Difícil, ela é idêntica à tinta pigmentada (que não é a certa pra isso). Se na embalagem não está escrito, então recomendo que compre de outro fornecedor, esvazie a impressora e use a nova tinta.

  26. denisgomes disse:

    Nos meus testes o papel resinado demorou mais pra secar, causou problemas de borra em algumas áreas da imagem e não melhorou em nada a qualidade do transfer em relação ao papel sulfite.

  27. Rosemary Maciel de Queiroz disse:

    Amigo estou querendo uma ajuda, tenho uma multifucional TX235W e comprei os 4 cartuchos mais as tintas no mercado livre fiz tudo certinho so que sempre diz que os cartuchos de tintas não podem ser reconhecido, o que devo fazer?agradece Rose.

  28. tiago disse:

    VC E ABENÇOADO PARABÉNS!
    COMO FAÇO P/ ESTAMPAR NO POLIESTER PRETO???

  29. denisgomes disse:

    Obrigado, Tiago! :D Não tenho ideia de como fazer no poliéster escuro. O que sei é que uniformes esportivos, por exemplo, são feitos com tecido branco e a camiseta inteira é pintada (ou seja, imprime-se todo o fundo da cor que se deseja).

  30. Natália de Oliveira disse:

    Minha Impressora é Epson Stylus XT115 eu uso cartuchos similares e sempre funcionou, porém desta vez só o cartucho magenta não é reconhecido! O que eu faço?

  31. denisgomes disse:

    Troque de cartucho.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo