Porque a impressora acusa falta de tinta mesmo com o cartucho cheio?

Ocasionalmente a sua impressora pode apresentar um aviso de falta de tinta mesmo se o cartucho estiver cheio. Porque isto acontece?

A maioria dos cartuchos para impressoras jato de tinta traz um pequeno chip usado para regular o nível de tinta. Ao contrário do que possa parecer, este chip não é capaz de calcular a quantidade de tinta dentro de um cartucho – ele apenas armazena um contador que indica para a impressora a quantidade de tinta restante estimada.

À medida que você imprime, a impressora conta a quantidade de gotas jogadas pela cabeça de impressão. Esta contagem é armazenada no chip e quando ela atinge um determinado valor a impressora apresenta o aviso de “cartucho vazio”, mesmo que ainda haja tinta dentro do cartucho. A partir daí você é obrigado a colocar um novo cartucho ou resetar (zerar) este chip.

O chip, portanto, não é capaz de medir o nível de tinta dentro do cartucho. Ele apenas faz uma contagem “mais ou menos” e apresenta a estimativa para o usuário.

Para evitar este problema você pode:

  • Resetar os seus cartuchos usando um aparelho de reset específico
  • Comprar um conjunto de cartuchos recarregáveis ou um kit bulk equipados com chip auto-resetável (assim que a impressora acusar falta de tinta, basta apertar um botão no chip para que ele volte a ficar cheio)
  • Usar uma impressora que permita ignorar o nível de tinta (como é o caso das impressoras Officejet da HP)
Compartilhe por aí