Qual a diferença entre folha sulfite e sublimática?

Essa pergunta surgiu através do sistema de rastreamento de buscas do site. Se você tem uma pergunta, envie para nós – tentaremos responder e publicaremos aqui.

Antes de falar sobre o papel usado na sublimação, é necessário explicar o funcionamento do sistema de termotransferência (transfer).

O transfer, como é popularmente conhecido, é um sistema que permite personalizar objetos, tais como canecas, chinelos, camisetas, bolsas, pratos, vidros e diversos outros tipos de objetos. O sistema é simples:

  1. Imprima a arte-final (que pode conter fotos, desenhos e textos) usando uma impressora equipada com tinta sublimática, própria para transfer. A arte deve ser impressa invertida (espelhada).
  2. Coloque a folha impressa sobre o objeto a ser personalizado, com a impressão voltada para o objeto, e prenda com fita adesiva.
  3. Posicione o objeto na prensa, ajuste a temperatura adequada e faça a prensagem no tempo indicado para o objeto.
A tinta sublimática possui uma característica muito especial: ela reage ao calor. Quando aquecida, a tinta sai do papel e é transferida para a superfície do objeto, fixando-se permanentemente.
MAS ATENÇÃO: O OBJETO A SER PERSONALIZADO DEVE TER UMA SUPERFÍCIE PREVIAMENTE PREPARADA OU DEVE SER FABRICADO ESPECIFICAMENTE PARA ESTA FINALIDADE.
Não é possível, por exemplo, transferir impressões para canecas de cerâmica convencionais. Estas canecas não possuem a camada de resina que segura a tinta sublimática. As canecas próprias para sublimação já possuem uma camada de resina e podem ser usadas imediatamente.
Mas e aí, qual é a diferença entre a folha sulfite e a sublimática?
O processo de transferência, quando feito com tinta para sublimação, não exige nenhum tipo de papel especial. Ele pode ser feito com papel sulfite sem maiores dificuldades, pois todo o processo depende apenas da tinta e de sua reação com o calor.
Os papéis especiais para sublimação disponíveis no mercado atendem a necessidades específicas. Não é necessário usar estes papéis no processo de sublimação tradicional. As situações que estes papéis atendem podem incluir:
  • Fazer transferências usando tinta corante ou pigmentada convencional (no entanto a durabilidade da estampa será menor)
  • Fazer transferências em camisetas de algodão (a sublimação tradicional só pode ser feita em camisetas de malha esportiva ou camisetas próprias)
  • Fazer transferências em camisetas de cores escuras (estes papéis trazem uma camada branca que dá visibilidade ao desenho numa camiseta escura, no entanto a camiseta fica com aspecto “grosso”)

Atualização em 15/09/2012 – Importante

Ao deixar um comentário a respeito de problemas em sublimação em camisetas (cores incorretas, tonalidade errada, folha não solta, cores sem vida, etc) certifique-se de incluir todas as seguintes informações:

  • Tipo de tinta utilizada (corante, pigmentada ou sublimática)
  • Marca do papel de transfer utilizado
  • Tipo de papel (para tecidos sintéticos, para tecidos de algodão, para camisetas escuras, etc) – essa informação consta na embalagem
  • Nome da loja onde o papel foi adquirido
  • Tecido usado e a sua composição (100% poliéster, por exemplo)
  • Marca e modelo da impressora
  • Tempo de prensagem e temperatura

Sem todas estas informações não será possível tentar ajudá-lo pois o processo de sublimação em camisetas pode ser feito de várias formas e com diversos materiais, cada qual com resultados que podem variar muito.

328 comentários em “Qual a diferença entre folha sulfite e sublimática?”

  1. Valderes disse:

    Parabéns pelo artigo, foi didático e objetivo e muito útil, principalmente para quem está entrando no ramo da sublimação.
    Mas permita-me algumas observação. Disseste “Não é necessário usar estes papéis no processo de sublimação tradicional.” Realmente, você tem razão, mas se você quiser uma estampa com qualidade, com cores vivas, o papel sulfite não proporciona estes resultados. Pois o Papel transfer possui uma “pelícola” que diminui a absorção da tinta pelo papel, assim sobra mais tinta para transferir, fazendo com que as cores fiquem com uma qualidade incomparávelmente melhor.
    “As situações que estes papéis atendem podem incluir:

    Fazer transferências em camisetas de algodão (a sublimação tradicional só pode ser feita em camisetas de malha esportiva ou camisetas próprias)”. Também está correto, porém vale destacar que neste caso deve ser usado outro tipo de papel transfer, específico para algodão, pois o papel usualmente chamado no mercado de “INK PRO” ou “INNEO” dependendo da impressora. O mesmo vale para camisetas de cor escura.

  2. O papel sublimático possui sim uma cobertura adicional, ou “coating”, que aumenta de 20 a 30% a eficiência da transferência da tinta para o substrato, ou seja, copos preparados ou tecidos sintéticos. Faça uma comparação do papel comum e do papel tratado para sublimação, após a prensagem na calandra ou prensa, e veja que no papel tratado (sublimático), quase não fica a imagem original, enquanto que no comum você poderá visualizar ainda uma grande quantidade de tinta não transferida. Outra vantagem do papel tratado é que não ocorre transferência para o outro lado do papel, gerando sujeiras ou imagens fantasmas na prensa ou na calandra.
    Por estas razões é que existe o papel tratado, ou sublimático, em substituição do papel comum sulfite. Resumindo, o papel sublimático, ou tratado, aumenta o rendimento da tinta, melhora a coloração e diminui paradas para manutenção dos equipamentos.

  3. ja que estou falando com profissionais tenho duas duvidas… quero comprar a impressora Epson stylus t33 ,ela boa para fins profissionais? outra coisa existe diferença entra papel transfer e papel sublimatico? obrigado!

  4. Olá jeferson, obrigado pela sua pergunta. A T33 é uma impressora simples de quatro cores que funciona bem para impressões de escritório ou para impressão de transfers com tinta sublimática. Ela não é muito rápida, portanto só é apropriada para pequena escala. Por outro lado é barata – se você precisar de mais velocidade, pode comprar 2, 3 ou mais e ligar todas ao mesmo computador. Como disse o Cássio anteriormente, o papel transfer tem uma característica que aumenta a eficiência de transferência e a qualidade da imagem transferida. Além disso existem diversos tipos de papéis transfer, como o convencional, para camisetas de fundo escuro, para camisetas de algodão, etc.

  5. Lamy disse:

    Muito boa explicação.
    Gostaria de saber qual o melhor meio de sublimação em camisetas, já que para outros, como canecas, azulejos, etc… usamos resina.

  6. Olá Lamy. Para fazer a sublimação em camisetas não é necessário nenhum tipo de preparação prévia. As camisetas sintéticas (malha esporte) brancas ou com cores claras são as mais indicadas para esse processo. Basta imprimir a arte como você já faz para os outros objetos e fazer a sublimação diretamente sobre a camiseta. Para camisetas de algodão ou camisetas de qualquer tipo com fundo escuro é necessário usar outro tipo de papel (papel transfer para algodão ou papel transfer com fundo branco) para que a imagem seja transferida corretamente.

  7. Jeferson, a impressora ideal depende de suas necessidades específicas. Tenho uma T33 e ela me atende nos transfers que faço, que são basicamente canecas e em pouco volume no momento. Basicamente qualquer impressora jato de tinta que já venha com tintas pigmentadas de fábrica pode ser usada para fazer transfers (impressoras da HP, por exemplo, não usam tinta pigmentada). Quanto ao papel, é a mesma coisa (transfer/sublimação).

  8. Olá Lamy, desculpe a demora em responder. A sublimação em camisetas não exige preparação prévia como no caso das canecas. O melhor tipo de camiseta para sublimação é a camiseta com malha sintética (tipo esportiva). Basta imprimir sua arte em papel sulfite (ou no papel especial que você já usa para fazer suas canecas) e prensar. As camisetas de algodão não são apropriadas para isso, mas TALVEZ seja possível conseguir uma boa transferência usando papel especial para camisetas comuns – esse tipo de papel deixa uma base um pouco espessa que pode ajudar a segurar melhor a tinta. Como sempre, faça todos os testes (inclusive de lavagem e secagem) antes de personalizar uma grande quantidade de camisetas para saber o que funciona e o que não funciona pra você.

  9. Sim, a T33 é apropriada para esta finalidade, apesar de não ser uma impressora muito rápida (o que é relevante somente se você produz em grande quantidade). Como o Cássio indicou, os papéis próprios para transfer podem ajudar a melhorar a qualidade da transferência, mas o que realmente define a qualidade e a durabilidade são os materiais em si – tecidos próprios para sublimação, canecas, azulejos e outros fotoprodutos prontos para sublimar, etc.

  10. carlos alberto disse:

    boa tarde
    é possivel depois de feita sublimação em tecido fazer outra inclusão de sublimação,devido a temperatura da ia impressa ela alteraria alguma coisa.

    estou iniciando neste segmento e ainda nao fiz nenhum teste,

    obrigado e parabéns pelas informações,são de grande utilidade.
    abraços

  11. Olá Carlos. A tinta para sublimação reage ao calor, portanto se você reaquecer a parte que já foi transferida no tecido (ou em outro objeto) poderá ocorrer uma alteração na imagem. Imprima e transfira tudo que você precisa de uma vez só.

    Se por outro lado você for transferir em alguma outra parte da camiseta (por exemplo, você fez a frente e agora precisa fazer a manga) aí não haverá problemas, pois você não estará reaquecendo a imagem que já foi transferida.

  12. elton disse:

    Olá eu imprimi e transferi o desenho para a camiseta mais o mesmo não está saindo da mesma cor do transfer, ele sai apagado. como devo proceder nessa situação? muito obrigado pela atenção .

  13. Você não deve transferir para camisetas de algodão.

  14. elton disse:

    nas camisetas de PV TBEM ESTÁ SAINDO APAGADO, SERÁ QUE É O TIPO DE TINTA?

  15. É o tecido. O transfer em camisetas funciona melhor em camisetas sintéticas.

  16. Oris disse:

    olá, acabei de comprar 2 prensas, e o meu objetivo é trabalhar com 100% algodão e cotton q é o algodão com elástico, pra imprimir nesse tipo de tecido preciso usas sempre papeis para tecido escuro ou claro, ou eu posso imprimir nas brancas de algodão com o papel normal?

    obrigado!! Seu site tem me esclarecido bastante! sucesso pra vc!

  17. Oris, as camisetas de algodão NÃO SÃO IDEAIS PARA FAZER O TRANSFER. Você deve portanto SEMPRE usar os papéis para tecido escuro ou claro, e a transferência sempre vai ficar com uma base branca e ligeiramente grossa por trás.

  18. FABIANO disse:

    POSSO IMPRIMIR A ARTE EM TINTA SUBLIMATICA NO PAPEL COLCHE E DEPOIS FAZER A SUBLIMAÇÃO NO CARTAO DUPLEX 330 GR (LEMBRANDO QUE O CARTAO DUPLEX TEM UMA CAMADA DE COATING) SERA QUE ISSO E POSSIVEL? ME DE UMA SUGESTAO.OBRIGADO

  19. Como já discutido à exaustão neste site não é possível imprimir em papel couché com nenhuma tinta. E a sublimação só deve ser usada em materiais próprios para essa finalidade – o fato do seu cartão duplex ter “coating” não quer dizer que ele possa ser usado para sublimação.

    Não sei o que você está pretendendo fabricar, mas existem papéis glossy (com brilho) específicos para impressoras jato de tinta com 250 gramas ou talvez até 300 gramas. Você poderia fabricar seu produto usando este papel, e se quiser adicionar mais uma camada protetora pode plastificá-lo usando BOPP ou um verniz em spray.

  20. Sou iniciante na arte de impressão e personalização em canecas e camisas etc. Estou tendo problemas com a personalização de canecas com fotos pois a arte sai perfeita mas a foto sai embaçada e ainda não descobrir o motivo. Posso ter maiores detalhes sobre o assunto? O tempo e a temperatura idela qual será? Por favor ajudem-me.

  21. O tempo e a temperatura ideais estão indicados no manual da prensa, mas em média é 200 graus e 150 segundos, variando para mais ou para menos dependendo dos resultados.

    Também é necessário usar fotos de alta qualidade – fotos pequenas postadas no Facebook e no Orkut por exemplo não costumam ser boas para qualquer tipo de impressão

  22. Lourdes disse:

    caro, boa tarde!
    Procurei e não encontrei resposta ao meu problema e solicito a gentileza, se puder me ajudar.
    Tenho uma prensa nova (RIMAC), uma impressora sublimática (TB NOVA) – Epson T25 e já testei a sublimação em lençol e fronhas…deu td certo.
    Já fiz anteriormente um trabalho de imprimir em Impressora JATO DE TINTA, no papel transfer normal (esses que compramos em papelarias que fica uma película como durex) e o resultado na época foi excelente (nao existiam outros processos).
    Fui fazer o mesmo (impressora jato de tinta normal e transfer normal), em camiseta branca (malha) e foi terrível. Na primeira lavagem, manchou tudo. O que pode ter saído errado??? A única diferença foi que desta vez usei a prensa e antes, usava o ferro de passar. Pode me responder por e-mail por favor? Agradeço

  23. Lourdes, até onde sei somente as camisetas sintéticas podem ser transferidas com tinta sublimática e papel de transfer comum. Camisetas de algodão não podem ser estampadas por esse processo – é necessário usar um papel diferente (a tal película dura que você citou) e tinta corante ou pigmentada (acho que tinta sublimática nesse caso não funciona).

    Na sublimação o ideal é sempre usar produtos já prontos para sublimação, inclusive camisetas.

  24. Valderleide disse:

    Olá, gostaria de saber se consigo estampar camiseta de algodão com tinta sublimática e papel sulfite? Meu concorrente ao lado da minha loja está estampando camisas de algdão com tinta sublimática, mas não sei se ele está usando papel sulfite ou sublimático, jah fiz um teste cm sulfite e não deu certo, também não sei se foi tempo e a temperatura que não foram adequadas, pode me dizer o tempo e temperatura também? Creio que estampar camisetas brancas de algodão com tinta sublimática tenho um custo bem mais barato! obrigada desde já.

  25. Até onde sei não é possível fazer isso. Tinta sublimática com sulfite serve apenas para camisetas sintéticas (pelo menos 70%) ou camisetas próprias para sublimação em tecidos diferenciados. Para estampar camisetas em algodão aparentemente o único jeito é usar tinta comum (corante ou pigmentada) e um papel de transfer especial, que serve de base e faz com que a camiseta fique mais grossa na área onde foi estampada. Seu concorrente ou está usando esse outro processo, ou está mentindo sobre as camisetas serem de algodão.

  26. Mateus disse:

    Olá.
    Gostei muito das suas dicas.Eu ví um vídeo em que o rapaz prepara uma camisa de algodão com a rezina específica para sublimação em ceramica e outros materiais que não aderem muito bem a tinta sublimática. Eu gostaria de saber se isso daria certo, ou se você ja viu algo desse tipo e a qualidade não foi afetada.

    Obrigado!

  27. RICARDO disse:

    estou fazendo sublimação em camisetas 100% poliester e esta ficando apagada uso papel sublimatico em temperatura 200 graus deixo 15 segundos conforme manual da maquina

  28. Obrigado, Mateus. Eu ouvi falar dessa resina, mas não sabia que existia ou que podia ser usada em camisetas.

    É possível que funcione, sim, mas você deve levar em consideração algumas coisas: 1. Os produtos prontos para sublimação geralmente não são tão mais caros que os produtos comuns; 2. Resinar os produtos cria mais uma etapa no seu processo de produção, ou seja, é mais uma coisa pra você se preocupar; 3. A resina pode causar problemas à sua saúde se você não se proteger; 4. Talvez a aplicação ou o resultado não fique tão bom quanto a dos produtos prontos. Nunca vi nenhum produto que tenha sido resinado manualmente.

    Eu tenho uma loja de fotoprodutos na internet e vendo muitas canecas e outros produtos. Do ponto de vista do negócio, não vejo nenhuma vantagem em assumir essa etapa do processo: uma pela economia minúscula (ou nula) e outra pela responsabilidade sobre a qualidade do produto. Prefiro oferecer produtos de qualidade comprovada a ter mais mão de obra e dor de cabeça com outro processo mais arriscado. É possível que fique tão bom quanto, mas eu pessoalmente não vejo vantagem.

    Lembre-se de que nem sempre os clientes querem o mais barato, e você como prestador de serviços deve também evitar reduzir demais os custos sob o risco de manchar sua reputação.

  29. Não faço camisetas mas 15 segundos parece pouco. Todas as recomendações que vi para tecidos consideram 30 segundos.

    Você não precisa seguir o manual à risca, essas indicações são apenas uma base. Você deve variar para mais ou para menos de acordo com suas necessidades específicas e os resultados obtidos.

  30. Igor Lessa disse:

    Estou entrando nesse ramo agora e tenho algumas dúvidas. Existe algum tipo de papel específico para fazer a sublimação onde eu consiga transferir apenas a imagem impressa? Com isso eliminando a necessidade de cortar a imagem e também não deixando na camisa uma “marca” retangular branca da área onde não tinha imagem?

  31. Igor, a tal “marca” a que você se refere é uma base branca presente no papel e que permite que o transfer seja feito em camisetas de algodão ou em tecidos não apropriados para sublimação. Infelizmente não há como transferir em camisetas de algodão sem essa característica. Se você quiser fazer camisetas de algodão e não quiser que o fundo fique retangular você deverá recortar o papel antes de transferir, usando tesoura ou até mesmo uma plotter de recorte pequena.

    Você pode fazer o transfer do tipo comum, que usa a tinta sublimática e papel sulfite, mas isso só funciona em tecidos sintéticos (malha esportiva) ou em camisetas específicas para sublimação (que não são de algodão), todas em cores claras. Nesse processo o tecido será tingido com a sua impressão e não haverá nenhuma marca nem o tecido ficará grosso.

  32. Igor Lessa disse:

    Obrigado Denis pelo seu esclarecimento. Mas então se eu usar uma camisa de poliéster por exemplo, e usar um papel de transfer comum, será transferida apenas a imagem para a camisa, certo? Pq aqui mesmo vi que usar papel sulfite não é muito bom devido a qualidade da imagem que fica com as cores “mortas”.

  33. É isso mesmo, vai ficar apenas a imagem na camisa. Quanto ao papel, uns dizem que sulfite é suficiente e outros dizem que papel de transfer especial (sem base branca) é melhor. Use aquele que você achar melhor, mas lembre-se de usar sempre camisetas próprias para sublimação.

  34. Igor Lessa disse:

    Existe papel transfer especial para malha de algodão? E para camisas pretas ou de cores escuras, de poliéster, se eu usar um papel específico para cores escuras (como já vi alguns a venda) tb será transferido apenas a imagem? E vc teria uma indicação para que eu possa comprar os materiais para sublimação de boa qualidade? Desculpa pela quantidade de perguntas, mas como falei antes, estou iniciando nesse ramo e quero fornecer produtos de qualidade. Mais uma vez obrigado!!!!

  35. Sim, o papel é esse com a “base branca” e na embalagem virá escrito “para algodão”. E para camisetas escuras de poliéster você terá de usar algum papel próprio que também terá a base branca, ou seja, a camiseta vai ficar grossa. No momento não tenho indicações para oferecer.

  36. Igor Lessa disse:

    O cotton e o moletom, são indicados para fazer sublimação com uma boa qualidade? Sem que a malha fique “grossa” (sem a base branca)

  37. Não, somente tecidos sintéticos (malha esportiva). Para outros tipos de tecidos é necessário ter a base branca.

  38. Marcel disse:

    Estou com o mesmo problema, sou iniciante nesse ramo; tenho prensa(Rimac) minha impressora (Epson T50 com bulk)fui estampar uma camiseta branca com tinta sublimatica e na primeira lavagem meu trabalho foi literalmente foi por agua a baixo manchou tudo, e todo lugar para onde recorro dizem que eu estou fazendo tudo certo…mas parece que nao, o que devo usar para que minhas estampas não manchem?

  39. A Epson T50 não é apropriada para esse tipo de trabalho, embora isso não cause o problema que você descreveu. Você tem certeza absoluta de que a tinta é sublimática? Que tipo de camiseta e papel de transfer está usando?

  40. Marcel disse:

    camisetas 100% algodão branca, sim a tinta foi comprada como sublimatica…e o transfer é o da (PIMACO expressions) para camisetas de cores claras…

  41. Marcel disse:

    entrei em contato com o revendedor e ele me informou que estou fazendo tudo certo, e que poderia ser problemas na tinta, isso é possivel? ele ate se propós a trocar as tintas…qual seria a tinta adequada para camisetas brancas sem o risco de ocorrer esse problema? desde ja agradeço a atenção.

  42. Para transferir em camisetas de algodão é necessário usar tinta corante ou pigmentada e este tipo de papel que você indicou, que deixa uma base ligeiramente grossa. Não se deve usar tinta sublimática.

    Para transferir com tinta sublimática você pode usar papel sulfite (ou outro papel de transfer desde que não seja este) mas isso só funciona em camisetas sintéticas (poliéster ou próprias para sublimação).

  43. Marcel disse:

    Então devo usar tinta corante ou pigmentada para camisetas brancas…isso resolve os problemas de manchar na hora da lavagem??

  44. Ainda não fiz transfer em camisetas, mas acredito que sim, esse papel não foi feito para ser usado com tinta sublimática e a camiseta de algodão também não pode ser estampada com tinta sublimática.

  45. Igor disse:

    Bom dia Denis, estou aqui de volta para tirar mais uma dúvida.
    Para fazer a sublimação em canecas, eu só posso usar a fita térmica própria para aguentar a alta temperatura da prensa sem que a cola da fita manche a caneca. Pq já pesquisei e vi relatos de pessoas que usaram durex e acabou não dando certo. E se usar a fita crepe??? A cola vai manchar a caneca do mesmo jeito? Sou do Rio de Janeiro e a dificuldade de comprar insumos para a sublimação é gigantesca. Estou sendo obrigado a comprar praticamente tudo fora do Rio. No caso específico da fita, o valor do frete é maior do que o valor da própria fita.

  46. Igor, fitas durex podem não funcionar devido ao alto calor da prensa, mas as fitas com base de papel, como a fita crepe ou até mesmo alguma etiqueta de papel, servem perfeitamente. A cola não vai manchar a caneca mas talvez o fato da fita afastar milimetricamente o papel de transfer da prensa pode fazer com que fique algum tipo de área mais fraca, portanto o ideal é você cortar o papel maior que a arte, deixando uma sobra em branco onde a fita será colocada.

    Atualmente eu uso a fita térmica nas minhas canecas apenas por uma questão de praticidade. O frete para a sua cidade pode ser elevado mas você consegue encontrá-la em lojas online que vendam materiais para sublimação, e assim você pode comprar da próxima vez em que adquirir canecas.

  47. Igor disse:

    Olá Denis, tudo bem? Estou voltando com mais uma dúvida (me desculpe, mas é pq estou começando agora e quero oferecer produtos com qualidade).
    Vc conhece essa técnica do link de vídeo que vou te enviar aqui? Gostaria de saber se é uma técnica diferente ou algum tipo especial de papel, pq no vídeo a camisa é preta e a estampa parece não ficar grossa, e não passa também para a camisa a película branca do papel. Se vc puder me ajudar em mais essa… Desde já, te agradeço mais uma vez pela ajuda e atenção.

    Segue o link do vídeo:

  48. Igor, o que o vídeo mostra é uma sublimação de camiseta feita com tinta plastisol para transfer. A tinta plastisol é uma tinta especial para camisetas que só pode ser usada com o processo de impressão por serigrafia (aquele em que é necessário gravar uma tela de nylon e depois pintar puxando um rodo). O processo de serigrafia é usado para produção de camisetas em grande volume, mas a impressão é restrita a desenhos mais simples, ou seja, nada de fotos. Além disso as tintas específicas para camisetas no processo de serigrafia são próprias para essa finalidade e geralmente não precisam de base branca ou de qualquer tipo de preparação prévia.

  49. Marilene disse:

    olá boa noite, tenho uma epson t 33 com tinta corante, gostaria de saber se posso parar de usar tinta corante e colocar tinta sublimática ou pigmentada, para uso de impressão em camisetas?
    o que vc me sugere?

  50. Na T33 pode, sim. A tinta a ser usada é a sublimática, mas observe que só funciona com transfer em camisetas sintéticas de cor clara, e não em camisetas de algodão.

    Para trocar a tinta é necessário esvaziar os cartuchos, colocar a nova tinta e depois imprimir dezenas de folhas coloridas (ou fazer vários procedimentos de limpeza) com o objetivo de fazer com que a tinta velha saia completamente da impressora.

  51. Gianne Magalhães disse:

    Bom dia!!

    Estou começando no ramo de estamparia sublimática e preciso de sua ajuda e informação.
    Não consigo encontrar quem vende papéis transfer em malha poliéster nas cores escuras e estou perdendo encomendas devido a esta dificuldade.
    Minha impressora é a Epson T33.
    Me ajuda?? Sabe onde posso comprar pela internet o papel, visto que, aqui onde moro em Londrina, ninguém vende, só encontro para malha branca.

    Grata

    Gianne

  52. Gianne, algum desses deve te atender: http://lista.mercadolivre.com.br/transfer-tecidos-escuros

    Alguns desses papéis são voltados para impressão com tinta corante ou pigmentada em camiseta de algodão, e os outros são voltados para impressão com tinta sublimática em camiseta de poliéster. Em todos os casos o transfer na camiseta escura ficará mais grosso devido à base branca, necessária para visualizar a imagem.

  53. Gianne Magalhães disse:

    bOA TARDE RICARDO.
    TAMBÉM ESTOU ENTRANDO NO RAMO DE SUBLIMAÇÃO E O TEMPO QUE USO COM A PRANCHA É DE 30 SEGUNDOS À 200 GRAUS…
    ME DÊ UMA INFORMAÇÃO, VOCÊ SABE ONDE POSSO COMPRAR O PAPEL TRANSFER PARA CAMISETAS 100% POLIÉSTER EM CORES ESCURAS?
    NÃO ESTOU CONSEGUINDO.
    GRATA
    GIANNE

  54. Gianne, procure por ‘transfer camiseta escura’ no MercadoLivre.

  55. Igor disse:

    Bom dia Denis! Volto aqui para mais um socorro!!!!
    Meu material chegou, então ontem comecei os testes. Nas canecas, tudo perfeito, sem problemas, mas nas camisas eu não consegui acertar ainda. A temperatura, o tempo a pressão… está tudo de acordo com o manual da prensa, mas em umas a estampa saiu muito falhada, em outras (como eram testes fui mudando a temperatura e o tempo) a camisa queimou. Bom, eu acredito que possam ser alguns fatores: Configuração da prensa ou então a qualidade do papel (estou certo????) A qualidade da tinta eu descarto de ser ruim pq na caneca ficou muito bom o resultado.(lembrando que estou usando camisas 100% poliester, por isso que tb nem mencionei que pudesse ser o tecido) Ontem, pesquisando pela internet, li umas pessoas citando “papel fotográfico para sublimação”. Existe isso? A qualidade realmente é superior? Que tipo de papel vc me aconselha a usar na sublimação para camisas??? Mais uma vez, te agradeço pela atenção e pela dedicação que vc nos atende.

    Muito obrigado!!!!

  56. Igor, o mesmo papel que você usou na caneca pode ser usado na camiseta. E tem gente que faz camisetas usando sulfite mesmo, porque o que realmente importa é a tinta.

    Você tem certeza que a camiseta é de poliéster, aquela de malha esportiva usada em uniformes de jogadores? Não acho que tenha outra explicação…

  57. Igor disse:

    A camisa não é a malha esportiva, me foi vendida como “100% poliéster com toque de algodão”. Então acho que estou começando a entender. No caso de sublimação, só terei um resultado 100% satisfatório nesse tipo de camisa “esportiva”, correto? E mais uma coisa, eu estava aqui pensando: No vídeo que te enviei em um outro post, vc me explicou que a técnica usada era impressão de plastisol por serigrafia. Então eu gostaria de saber o seguinte: No caso do vídeo, ele usou a técnica de serigrafia mas ao invés de aplicar sobre o tecido, ele aplicou em uma transparência? (ou é algum tipo de “papel” especial?) Eu poderia enviar as minha estampas para alguém que trabalhe com serigrafia para ele “imprimir” minhas artes nessas “transparência” e aí eu aplicar nas camisas usando minha prensa??? Pq aí eu abriria minhas possibilidades e poderia trabalhar com camisas de algodão e camisas pretas tendo um bom acabamento nas imagens. Claro que nesse caso eu trabalharia com monocromia nas minhas estampas. Tb sei que com isso o custo ficaria um pouco mais elevado, mas as estampas teriam uma qualidade muito melhor. Ou estou enganado?

  58. Se a camiseta tem um toque de algodão então acho que não há como ela ser 100% poliéster. Me disseram que uma camiseta com pelo menos 70% poliéster também serviria, mas não posso confirmar. De qualquer forma o problema parece ser mesmo na camiseta.

    Sim, o resultado deste tipo de transfer específico só será ideal em camisetas esportivas. Em qualquer outro tipo de camiseta você deverá usar outra combinação: tinta pigmentada + papel transfer específico para camisetas de algodão (mesmo que a camiseta não seja de fato de algodão). Nesse caso o transfer ficará mais grosso mas não há outro jeito.

    Quanto ao vídeo eu imagino que o rapaz tenha primeiro gravado uma tela de serigrafia (e para isso é necessário fazer um fotolito) e depois ele pintou algum papel (sulfite ou papel de transfer, talvez) usando a tal tinta plastisol para transfer. Ou seja: ele fez o que você fez com a sua impressora sublimática, exceto que ele usou a serigrafia para imprimir, e usou a tinta plastisol.

    O custo para fazer tudo isso provavelmente não ficará elevado, mas fazer toda essa preparação para apenas uma camiseta é inviável, a menos que o cliente aceite pagar um preço que cubra o processo. A ideia de se usar serigrafia, em qualquer projeto, é diluir os custos entre uma certa quantidade de camisetas (50, 100, 500, 1.000…), ou seja, você produz um conjunto de fotolitos e grava uma tela, e depois reproduz centenas de camisetas idênticas.

  59. estou começando agora no ramo das impressões, logo tenho varias duvidas tipo: qual a melhor marca de papel para tranfer sublimatico? existe uma gramatura ideal que provem um melhor resultado e qualidade final? posso usar o mesmo papel para tinta sublimatica e pigmentada, ou, cada um tem um papel diferente com gramaturas diferentes? para camisetas escuras (pretas) qual o melhor papel, e gramatura? fico feliz se alguem puder me ajudar, e claro lembrando que o site está de parabéns nas informações, ae eu dou valor!!!!

  60. Olá Denis gostaria de aproveitar a pergunta da Marilene
    30 de maio de 2012 às 23:28

    eu vou adquirir a epson T50 porem gostaria de trabalhar tanto com tinta sublimatica quanto pigmentada, logo pensei que seria muito trabalhoso esvaziar o cartucho recarregavel para colocar outro tipo de tinta, fazer varias copias para daí poder usar na confecção, então pensei em comprar logo dois cartuchos recarregaveis um para cada tipo de tinta sublimatica e pigmentada, o que vc me diz? é possivel fazer isso sem danificar as cabeças de impressão?

  61. Júlio, eu não saberia dizer qual é o melhor papel ou se existem diferenças entre eles. Para mim o que importa é a qualidade da tinta, pois ela é quem vai ser transferida. Quanto a gramatura, isso não altera a transferência. O papel para tinta pigmentada é diferente do da sublimática. Para camisetas escuras só é possível usar o transfer para tecidos escuros, e o papel tem de ser do tipo apropriado para a camiseta que você vai usar (algodão, poliéster, etc).

  62. A T50 não deve ser usada com tinta pigmentada ou sublimática – a cabeça dela não foi feita para esse tipo de tinta. Isso vai funcionar por um tempo mas irá entupir. E a sua ideia de trocar os cartuchos pode funcionar em teoria, mas não na prática: a cabeça de impressão sempre guarda um pouco de tinta e ao trocar de uma para outra seria necessário fazer uma “lavagem” na impressora realizando alguns ciclos de limpeza (e jogando tinta fora, obviamente). Isso sem contar o tempo para realizar esse procedimento.

    Você pode pegar uma impressora que usa um tipo de tinta (p.ex. sublimática) e mudá-la para outra tinta (p.ex. pigmentada), mas fazer isso constantemente não dá certo.

    Pelo jeito você terá de usar duas impressoras (eu uso quatro aqui).

  63. PATRICIA disse:

    BOA NOITE DENIS
    MEU NOME E PATRICIA COMPRAMOS UMA PRENSA PARA CANECAS E NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO FAZER AS IMPRESSOES,NÃO SEI SE E O PAPEL OU A CANECA NOS MANDARAM UM MANUAL ,MAS NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO POR FAVOR NOS DE UMA AJUDA .
    FICO AGRADECIDA

    ATT
    PATRICIA

  64. Patrícia, você precisa fornecer mais informações. Mas a primeira coisa a saber é que somente as canecas de sublimação podem ser usadas – você não pode usar canecas comuns de cerâmica. Fale mais sobre o que aconteceu.

  65. Adriano disse:

    Olá Denis, tb estou começando neste ramo e ja faço impressões com tinta sublimaticas e estou tendo bons resultados. Agora quero comprar uma impressora para fazer impressão em camiseta de algodão mas não sei qual impressora comprar, tem pessoas que me fala que tem que ser jato de tinta(t33 ou t42w) e tem pessoas que falam que tem que ser impressora LASER ….. Me ajuda?????

  66. Não faço transfer em camisetas mas pelo que tenho lido para fazer transfer em algodão você pode usar uma impressora com tinta corante ou pigmentada (não é necessário usar sublimática) ou laser colorida. No entanto o papel deve ser apropriado para esse tipo de camiseta – ele terá uma base branca que ficará mais grossa. E o papel também deve ser para o tipo de impressora que você usar: jato de tinta ou laser. Procure por ‘transfer de algodão’.

  67. Adriano disse:

    OBRIGADO!!!!!!!

  68. Igor disse:

    Boa noite Denis!
    Mais uma vez venho tirar uma dúvida com vc. Estou imprimindo e prensando canecas com uma ótima qualidade, mas assim como nas camisas, nos chinelos não estou conseguindo um bom resultado. As cores estão opacas, não ficam vivas. Gostaria de saber se pode ser o tipo de papel utilizado. Lendo outras respostas suas, vi que vc fala da importancia da qualidade da tinta, mas como nas canecas a qualidade está ótima, não sei se o problema seria a tinta. Desde já, muito obrigado por sua atenção e esclarecimentos.

    Abraço!!!!

  69. Imagino que você esteja usando papel de transfer. Então creio que o problema seja apenas a temperatura, o tempo ou a pressão da prensagem. Eu demorei um tempo até achar uma regulagem que desse bons resultados, e creio que você deverá fazer o mesmo.

    Apenas tenha em mente que o processo de sublimação de canecas nunca fornecerá o mesmo resultado de, por exemplo, canecas industrializadas, que são feitas com outro processo e tintas diferentes.

  70. Lúcia Barros disse:

    Boa Tarde,

    Tenho a máquina de estampar blusas.Para economizar,vou comprar uma impressora para não ter que comprar transfers.
    Quero imprimir fotos,desenhos feito pelo computador.
    Só que tenho dúvidas, qual a diferença da impressora a laser e da sublimática?
    E a diferença no preço do papel para impressão.

    Att,
    Lúcia Barros.

  71. Lúcia Barros disse:

    Boa Noite,

    Li as perguntas e respostas anteriores.
    Entendi:

    1)as blusas de algodão só podem ser feitas com a impressora laser e papel especial para esse tipo de impressora.

    2)as blusas de poliester, canecas preparadas, chinelos,agendas,baralho só podem ser feitas na impressora sublimática e com papel sublimático.

    É isso?

    Se fôr pode colocar o nome da impressora a laser e o nome da impressora sublimática?
    A máquina para estampar as duas acima é a mesma.

    Muito Obrigada, tenha MUITO SUCESSO!!!

  72. Olá Lúcia, obrigado pelos elogios. Respondendo:

    1) Não, elas podem ser feitas com qualquer impressora (mas não é necessário usar tinta sublimática) desde que se use o papel específico para transferir para camisetas de algodão.

    2) Exato. Mas não é necessário usar nenhum papel especial, muitos dizem que sulfite é suficiente.

    O ideal para esse trabalho de estamparia é uma impressora jato de tinta com tinta sublimática. A impressora laser colorida é útil somente para alguns tipos de produtos. Quanto a impressora, ela pode ser qualquer uma da Epson que utilize tinta Durabrite. Os modelos mais comuns são a T33 e a T25. Procure no MercadoLivre por “epson sublimação” e você achará inúmeras ofertas.

  73. Paloma disse:

    Tem eu fazer estampas com tinta corante? Aí seria nesse caso que eu precisaria do papel transfer adequado?

  74. Aparentemente sim, desde que você use o transfer para algodão.

  75. marcelo disse:

    gostaria de dicas para iniciar o negocio de camisetas de algodao com sublimação posso usar quais impressoras epson todas que aceitam o kit de bulk posso comprar ? tipo essa ?
    http://www.boadica.com.br/pesquisa/impres_jato/precos?ClasseProdutoX=7&CodCategoriaX=36&XF=15&XT=0&modelo=Epson|Stylus+Photo+T50&regiao=&em_box=&preco_min=&preco_max=

    ou essa ?

    http://www.boadica.com.br/pesquisa/impres_jato/precos?ClasseProdutoX=7&CodCategoriaX=36&XF=15&XT=0&modelo=Epson|Stylus+T25&regiao=&em_box=&preco_min=&preco_max=

    grato.

  76. A T25 é recomendada porque aceita tinta sublimática, mas para camisetas de algodão é necessário um processo diferente, fique ligado.

  77. Elias disse:

    ola eu também estou começando agora no ramo e minha duvida é a seguinte. minha malharia só trabalha com tecidos sintéticos e malha pv. o tecido sintetico pelo que li não vou ter problemas para estampar, e malha pv que so tem 67% de poliester sera que vou ter problemas?

  78. Ouvi dizer que se o tecido é 70% sintético também funciona, mas não tenho como confirmar. Infelizmente o único jeito é testando.

    Se não der certo você pode usar a folha de transfer para algodão, que serve em qualquer tecido mas deixa uma base mais grossa.

  79. ANA CRISTINA disse:

    BOA NOITE DENIS, COMPREI UMA PRENSA COMPACTAPRINT 25X35. uMA IMPRESSORA EPSON T42, BULKINK COM TINTA SUBLIMATICA. ESTOU CONSEGUINDO IMPRIMIR O QUE QUERO. TUDO OK. mais estou com alguns problemas que talvez possa me ajudar. quando vou transferir o desenho do transfer para a camiseta ou ecobag de polyester, sai o desenho, mais mancha sempre de preto ou vermelho em volta como se fosse uma moldura. estou estragando muitas peças. e o segundo problema é que no chinelo fica tudo ok, mais a prensa não fecha. tenho que segurar. sei que tenho que tirar a almofada e deixar na chapa, só que não sei se vai queimar a parte do chinelo que fica virada pra baixo. mais está dando certo sem fechar será que vai depois dar algum problema? espero que possa me responder essas duas dúvidas que tenho. te agradeço. ana toledo

  80. “mais mancha sempre de preto ou vermelho em volta como se fosse uma moldura”
    Você colocou alguma linha fina na arte (pra poder cortar a folha, por exemplo)?

    Quanto ao chinelo, se tirar a parte de baixo é possível que cause problema, sim, devido ao calor. A sua prensa não possui regulagem de altura, para permitir a prensagem de materiais mais grossos? As prensas de canecas possuem um parafuso que você pode ajustar a pressão, acredito que a sua deva ter também. Se você consegue fazer segurando a prensa, então tudo bem, não haverá problema, mas verifique se ela possui esse ajuste.

  81. Wilson disse:

    Olá Denis eu sou iniciante no ramo de sublimação de camisetas, até o presente momento tem ocorrido tudo certo coma minha produção em camiseta branca 100% de poliester. Semana passada recebi um pedido de 35 camiseta 100% poliester na cor, fiz a arte no transfer comum e prensei, só que as cores da arte se misturou com a cor preta e ficou horrivel. Parei o serviço e resolvi socorrer aos seus conhecimento, no sentido de me orientar qual o processo que devo fazer para melhorar a qualidade que ficou péssima.

  82. Olá Wilson, obrigado pela visita. A sua pergunta não ficou muito clara, mas presumo que você tenha tentado fazer o transfer em uma camiseta colorida (preta, talvez?). Não se deve fazer transfer em camisetas coloridas, muito menos em camisetas de cores fortes como preto, azul royal, verde escuro, etc, pois a cor do transfer se mistura com a cor do tecido. O transfer deve ser feito somente em camisetas brancas ou de cores claras, que não afetam ou afetam pouco a arte.

    Para camisetas escuras ou com cores fortes é necessário preparar a camiseta com uma base branca recortada no formato da arte, já que a impressora não imprime a cor branca. Você deve usar um papel de transfer especial que já venha com a base branca, conhecido como “dark transfer” ou transfer para tecidos escuros. Você deve notar que esse papel de transfer, devido à presença dessa base branca, faz com que a transferência fique um tanto mais grossa na área da arte, ao contrário do transfer em camisetas brancas.

    Espero que tenha entendido a sua pergunta e respondido adequadamente. Se não, estou à disposição.

  83. julio cesar Camargo de oliveira disse:

    Obrigado pelo alerta!!! qual impressora usar? marca modelo etc… pretendo trabalhar tanto com 100% algodão quanto 100% poliester, mas pelo que sei algodão aceita apenas tinta pigmentada e poliester sublimatica, devo ter então uma impressora para cada tipo de tinta? qual outro tipo de tecido que aceita esse tipo de trabalho?

  84. Parece que é isso mesmo, algodão = pigmentada, poliéster = sublimática. Sim, você deveria ter uma impressora para cada tipo de tinta, mas como a tinta pigmentada e sublimática são parecidas acho que vale a pena testá-la também no papel de transfer para algodão, vai que funciona.

    Quanto ao resto dos tecidos, não tenho certeza mas presumo que outros tecidos poderiam funcionar com o mesmo transfer para camisetas de algodão.

  85. paulo eduardo disse:

    olá queria tirar algumas duvidas por favor, eu comprei uma prensa, uma impressora, tinta pigmentada, e papel transfer da marca bright para estampar em malha 100% algodão comprei papel para tecido claro, e escuro, e quando fui estampar percebi q a cola sai tambem com o desenho e fica em torno do desenho, minha pergunta e se existe algum tipo de papel que so sai o desenho sem a cola em volta? e se existe alguma empresa q oferece o transfer pronto para estampar? e se o papel sulfite serve para e esse tipo de transfer com tinta pigmentada?agradeço de já. obrigado……..

  86. Olá Paulo. Para camisetas de algodão o único processo disponível é este que você já está usando. A tal “cola” que você se refere provavelmente é a base branca, necessária para que a imagem apareça corretamente no tecido de algodão e/ou na camiseta escura. Não há como evitar isso com camisetas de algodão.

    Existem empresas que fornecem transfers prontos, mas ou são imagens de catálogo ou eles fazem imagens personalizadas mas com uma quantidade mínima grande.

    O transfer em papel sulfite só pode ser feito com tinta sublimática e somente em malha sintética/esportiva.

  87. Priscila disse:

    Ola, Tudo bem?
    Vou comprar uma prensa Térmica, pretendo fazer canecas eu já trabalho com personalizados
    então estou pesquisando o que eu preciso para iniciar o projeto de produção de canecas.
    Vou falar o q eu entendi ai vc me corrigi.
    Resolução da imagem 100% sempre…. no caso de fotos usar o sulfite ou papel fotográfico? Ou isso realmente n vai “valer”
    Porem uso mais fotográfico aqui n teria problema usar ele ou usar o sulfite
    Mais o q vai valer para ficar uma ótima gravação é a tinta Sublimatica
    Terei q ter uma impressora só para a impressão destinada as canecas
    Caneca de cerâmica ou de acrílico tem q ser Sublimatica
    Ou não posso usar qualquer caneca de cerâmica?
    Com a questão do tempo a própria maquina ajustada faz isso então tranquilo.
    Sobre a fita para segurar a imagem fazer o recorte do papel um pouco maior só para segurar o papel na caneca…..

    POr favor estou esquecendo de alguma coisa?

  88. Olá Priscila.

    1. É sempre necessário usar fotos de alta resolução para obter os melhores resultados. Fotos tiradas de Orkut ou Facebook e que estejam pequenas na tela ficam embaçadas na impressão devido à falta de tamanho.
    2. Não se pode usar papel fotográfico para produzir canecas por sublimação. Deve-se usar papel sulfite, papel de transfer comum ou papel matte.
    3. A tinta sublimática é a única que funciona no processo de sublimação. O resultado é excelente mas depende também da regulagem da prensa.
    4. Sim, você terá de ter uma impressora só para as canecas devido a necessidade de tinta sublimática. E como ela será usada somente para esta finalidade, você deve se lembrar de imprimir alguma coisa toda semana, mesmo que seja para jogar fora, para ajudar a evitar que a impressora entupa.
    5. Somente a caneca de cerâmica pode ser personalizada, mas também existem canecas com outros materiais como vidro, alumínio, etc. As canecas de acrílico mais comumente usadas são aquelas que se usa papel fotográfico dentro, com fechamento rosqueado.
    6. Não se pode usar qualquer caneca de cerâmica. Para que o processo de sublimação funcione é necessário que o produto tenha uma superfície previamente preparada. Além disso as canecas próprias para sublimação não custam tão mais caro do que as canecas comuns.
    7. Sim, eu geralmente recorto a arte maior, deixando um espaço em branco para a fita, para não atrapalhar a imagem.

  89. Elias disse:

    “você deve se lembrar de imprimir alguma coisa toda semana, mesmo que seja para jogar fora, para ajudar a evitar que a impressora entupa.” Bom dia Denis depois de ler essa observação q vc fez pra Pricila eu te pergunto existe um tempo certo para ocorrer o entupimento dos cartuchos da impressora (epson t42wd ) tipo se eu passar um dia inteiro sem imprimir nada isso pode acontecer ?

  90. Não, mas se forem algumas semanas pode acontecer.

  91. Elias disse:

    Valeu, mas sem querer abusar da sua atençao em nos manter informados, gostaria de saber também o seguinte: qual a melhor forma de impressão para sublimação ( a4 epson t42wd) para se obter um bom resultado: (Rascunho, normal, foto )

  92. selma disse:

    Gostaria de saber se o papel de transfer pode ser usado na camisa de poliester

  93. Sim, pode, tanto o papel de transfer comum (usado em canecas) quanto o papel de transfer para camisetas de algodão (embora ele não seja necessário).

  94. Vanessa disse:

    olá Comprei uma prensa termica 8×1 e estou fazendo uns testes nas canecas e não da nada certo
    coloco a temperatura 200c e 150segundos e não da nada certo ja fiz varias tentativas e fica plastificado fosco só q sai quando passa mao e fica tudo borrado parecendo q queimou
    ja fiz varios testes com varios papeis transfer e o papel transfer pra material ceramico quando coloco na prensa fica branca a caneca não passa pro papel me ajude por favor

  95. Olá Vanessa. Você está usando tinta sublimática e canecas próprias para sublimação?

  96. Olá tudo bem?

    Estou com uma impressora T25 com tinta sublimática imprimo em papela normal a sulimação ela sai perfeita na camisa mais quando imprimo no papel sublimação para colocar em canecas a imagem não sai boa clientes reclamam da qualidade, a minha pergunta é:
    Posso imprimir em papel sulfit mais com tinta sulimação e fazer a transferência para as canecas?
    Um abraço!

  97. Em papel sulfite também dá certo, faça um teste pra ver se melhora. O ideal é usar o papel de transfer, mas isso depende de qual papel você está usando. Eu estava usando um certo tipo de papel que diziam ser apropriado para canecas e estava indo razoavelmente bem até que descobri alguns problemas de qualidade, com manchas em áreas onde há mistura de cor como por exemplo vermelho sobre fundo preto.

  98. Maria Luiza Barbosa disse:

    boa tarde.
    estou começando no ramo da estamparia e tenho muitas dúvidas e preciso da sua ajuda,por
    exemplo;tenho uma impressora HP FOTOSMART,queria saber se posso usar tinta pigmentada ou
    corante no transfer para imprimir em algodão?precisa do bulk?também tenho papel sublimático e tinta sublimática,preciso comprar outra impressora p/trabalhar com poliester e malha pv?

  99. Luã disse:

    Denis…tenho algumas duvidas ?!
    1° Quando faço uma impressão em folha transfer e coloco em camisas PV escura ou colorida a parte branca da imagem fica fraca e meio escura.

    2° Quando coloco o papel manteiga para não queimar a camisa, ele fica grudada na imagem (na impressão transfer).

    Como posso resolver esses 2 problemas???

  100. 1. A Photosmart não é apropriada para isso.
    2. Ter o bulk é ideal pois permite que você economize nas impressões e utilize a tinta sublimática, que não é vendida em cartuchos.
    3. Transfer para algodão só com papel especial para isso, e você pode sim usar tinta corante ou pigmentada.
    4. Transfer para poliéster pode ser feito com o papel sulfite e tinta sublimática.
    5. Creio que malha PV não aceita o mesmo transfer do poliéster.

  101. 1. Camisetas de cores escuras só podem ser prensadas com papel transfer que já venha com uma base branca, caso contrário as cores da imagem se misturarão às cores da camiseta, ou seja, a imagem ficará com as cores distorcidas. A base branca impede que isso aconteça, mas deixa a camiseta mais grossa e ela terá o formato que você recortar, ou seja, se quiser que o fundo branco fique redondo você terá de recortar neste formato.

    2. Pra quê papel manteiga? Não precisa disso. Se o transfer não está dando certo então você está fazendo alguma coisa de errado, ou os materiais usados não são adequados.

  102. Vanessa disse:

    Olá Denis estou imprimindo em uma epson t50 os materiais são proprios da metalnox mais não esta dando certo não sei mais oq fazer.

  103. Olá Vanessa. Você não disse se está usando tinta sublimática. É necessário usar tinta sublimática para personalizar esses produtos. Além disso a T50 não é apropriada para esse tipo de trabalho.

  104. Vanessa disse:

    Olá Denis uso tinta corante e gostaria de saber se não é possivel usar essa tinta para estampar?

  105. Não, tem que ser sublimática. E não dá pra usar na T50. E sim, você terá de ter duas impressoras. O que na verdade é o ideal, já que só a tinta corante imprime em papel fotográfico (para convites, lembrancinhas, etc).

  106. Elias disse:

    Denis existe uma malha 100% poliester mas tem o toque de malha pv a sublimação fica boa em camisetas claras, no caso das camisetas em cores vc vai precisar do papel obm base branca.

  107. Olá Elias, obrigado pela dica, ela vai ser muito útil para mim e para os visitantes deste site. Se tiver algum fornecedor de camisetas prontas, indique para nós.

  108. Luã disse:

    O papel manteiga e para não grudar a imagem na chapa.

    E só estou utilizando o papel tranfers para roupas escuras e coloridas.

    Quando uso uma camisa 100% algodão, a parte branca fica boa, mais quando uso uma camisa PV a imagem branca fica um transparente bem fraco, deixando o amostra um pouco da cor da camisa .

  109. Isso não faz muito sentido. No transfer a imagem fica voltada para baixo (ou para dentro, se for canecas), não há como a imagem grudar na chapa.

    Quanto ao seu problema, é difícil falar algo sobre ele sem ver pessoalmente, mas presumo que o problema esteja no tecido PV, que possivelmente não é apropriado para isso. Mencionei isso inúmeras vezes neste site: o processo de transfer, em qualquer produto que seja, **só vai funcionar** se forem usados produtos adequados para esta finalidade.

  110. luã disse:

    Pois então, a imagem fica grudado na chapa, quando não se usa o papel manteiga(mqais gruda no papel).
    Já cheguei a ver vídeos no youtube pessoas usando o papel manteiga…porque alem de não grudar não deixa queimar a camisa envolta da imagem.
    Se possível me add no Messenger porque assim posso mostrar a camisa pela cam.
    Ai talvez possamos pensar em algo para resolver esses 2 problemas.

  111. Maria Luiza barbosa disse:

    Olá,Denis bom dia pra vc,quero agradecer pelo carinho e por tirar minhas dúvidas
    espero poder continuar contando sempre com vc.Obrigada o seu site é de muita ajuda
    para pessoas cheias de dúvidas como eu.

  112. Olá Maria, obrigado pelos elogios. Meu objetivo com este site é justamente esse, tentar tirar as dúvidas das pessoas com o pouco conhecimento de que disponho. Visite sempre!

  113. ola !

    tenho uma impressora t33, com as tintas sublimaticas e papel sublimatico a minha duvida é a seguinte quando imprime no papel a imagem fica mais apagada do que no monitor, o preto fica marron as cores não ficam vivas como deveriam ficar, o uqe esta de errado são as tintas de baixa qualidade ?
    abraços

  114. Olá Felipe. A tinta sublimática fica mesmo meio esquisita quando impressa no papel, mas depois de transferir a imagem ficará correta. Se houverem pequenas diferenças depois do transfer, como p.ex. uma certa cor meio azulada ou esverdeada, isso pode ser corrigido na hora da impressão. Portanto, não use a folha impressa como referência de cor.

  115. silmara disse:

    Olá Denis.
    Minha amiga e eu vamos começar a trabalhar com as máquinas de estampar camisetas e canecas; pelo que eu lí em todos os comentários não é tão simples como mostram na tv, só colocar as camisetas e canecas na máquina e pronto.
    Minha impressora é uma epson txt séries 105.
    *Possso usar tinta sublimática nela?
    *Tenho que ter uma impressora para cada máquina?
    *Com o mesmo papel transfer que uso para camisetas de algodão posso usar nas canecas e nas camisetas de algodão?
    ..Desculpe as perguntas, estamos perdidas ainda.
    Obrigada.

  116. Silmara, o processo em si é simples. O que ocorre é que algumas pessoas “se viram sozinhas” e acabam utilizando materiais e processos incorretos, não seguindo as orientações dos fabricantes dos equipamentos e obtendo resultados indesejáveis. Eu ainda não tenho uma prensa de camisetas, mas quando comprei uma prensa de canecas consegui obter resultados excelentes logo nas primeiras canecas. Para fazer camisetas, portanto, você deve usar tinta sublimática nesta impressora e papel sulfite, mas somente em camisetas de malha sintética. Para camisetas de algodão é necessário usar tinta pigmentada e papel especial para camisetas de algodão (o transfer ficará grosso). Para canecas você deve usar tinta sublimática e pode usar papel sulfite ou algum papel matte (fosco), mas não o mesmo papel da camiseta de algodão. Só é necessário ter impressoras diferentes caso você decida usar mais de um tipo de tinta – sublimática e pigmentada por exemplo. Se tiver mais dúvidas, não hesite em postar.

  117. kenia disse:

    Oi boa tarde acabei de comprar minha epsonl200
    ela não está imprimindo na cor preto ,vc pode me ajudar com alguma explicação?

    ah e parabéns adoro suas dicas
    grata

  118. Olá Kenia, obrigado por visitar o site. Talvez a cabeça de impressão esteja entupida. Acione o driver e realize umas duas limpezas. Se não der certo, leve à assistência.

  119. Rodrigo disse:

    Gostaria de saber se você conhece algum lugar que dê cursos de sublimação.

  120. Olá Rodrigo. Não tenho conhecimento de nenhum curso, no entanto o fornecedor de prensas térmicas pode lhe orientar sobre as melhores práticas na sublimação e indicar todo o processo. Além disso existem inúmeros sites, apostilas gratuitas e vídeos com informações, tudo de graça. Portanto, guarde seu dinheiro.

  121. Marluce disse:

    Olá Denis. Estou entrando agora no ramo de sublimação e gostaria de sua opinião sobre qual impressora devo utilizar para impressão em canecas, pratos etc…
    Agradeço sua valiosa dica.

  122. Olá Marluce. Qualquer impressora que utilize tinta pigmentada de fábrica pode ser usada para sublimação. A Epson possui vários modelos de impressoras com o selo ‘Durabrite’ que indica que elas usam tinta pigmentada. Não sei quanto a outros fabricantes, mas pergunte ao vendedor se a impressora usa tinta pigmentada. Observe que as impressoras tendem a entupir se não forem usadas com frequência, portanto certifique-se de imprimir qualquer coisa (mesmo que seja para jogar fora) pelo menos 2 vezes por semana.

    Quanto ao seu negócio de sublimação, você também encontrará vendedores oferecendo kits completos com prensas, impressoras, tinta, produtos para testes iniciais, etc. Se você tiver disponibilidade financeira para tal, pode ser uma boa investir num kit destes. Caso contrário, compre as peças separadamente – o resultado será o mesmo.

  123. Edite disse:

    Olá Denis! Estou pensando em entrar no ramo, ainda estou no processo de levantamento de informação, custo x benefício, se consigo encontrar facilmente os materiais necessários para a produção, se faço canecas ou camisetas (para começar, qual seria o de maior ‘saída’ e ‘versatilidade’), se consigo um bom retorno, qual máquina de prensar compro, (marca)se consigo permanecer no mercado… Mil e uma dúvidas. Será que poderia me dar uma orientação, conselho, algo para encaminhar tamanhas dúvidas?

    Obrigada!

  124. Olá Edite. O mercado de fotoprodutos é bem grande e creio que você terá bastante sucesso, mas o sucesso depende de muitos fatores e não apenas dos equipamentos e processos. Não posso lhe dizer se você vai permanecer no mercado, o que posso lhe dizer apenas é que há um mercado bem grande para esses produtos. Eu diria que o melhor para começar seriam as canecas, que se tornaram um item bem popular em festas e casamentos. Mas observe que as canecas devem ser próprias para sublimação, e não as canecas comuns de supermercado. Com relação a marcas, não vejo necessidade em indicar nenhuma em particular já que todas são praticamente idênticas, funcionarão da mesma forma e fornecerão os mesmos resultados. Existem inclusive empresas que vendem kits completos com prensa, impressora, papéis, produtos para começar o mostruário, etc.

    Leia o restante dos artigos aqui no site. Você vai encontrar muita informação a respeito desse assunto. E boa sorte no seu negócio.

  125. Edite disse:

    Obrigada Denis!!! Eu li todos os artigos, mas umas dúvidas ainda me restaram: são fáceis de encontrar os papéis próprios para impressão e as canecas? São ‘baratas’, a quanto se pode vender e ter lucro de quanto por cento? A impressora eu já possuo a Epson T25, só faltaria colocar alimentação contínua (que são os ‘tubos para fora’, certo?)

    Mais uma vez obrigada!

  126. galego disse:

    tenho uma epson 320 f tinta sublimatica. posso usar papal normal a4? ou papel sublimatico para trasferir a imagem? e chinelos tenho que usar que tipo de papel? grato!

  127. galego disse:

    obs: sao camisas de poliester.

  128. Galego, a sublimação funciona também com papel sulfite, sem problema algum. Para todos os produtos de sublimação, exceto camisetas, você pode usar o mesmo papel, sulfite ou similar (eu prefiro o papel matte). Não é necessário usar nenhum papel especial.

  129. Camisetas de poliéster podem ser feitas com sulfite, sem problema.

  130. WAGNER GUEDES disse:

    Olá amigo, como todos tambem tenho interreço em abrir uma empresa em breve.
    Gostaria de saber de você qual a sua principal duvida quando começo o seu negórcio.
    Voçê tem ajudado muito, Obrigado.

  131. Sandra melo disse:

    Olá

    O meu nome é Sandra Melo, gostaria de uma grande ajuda de vocês profissionais da área de sublimação, pos estou passando por muita dificuldade com as minhas sandálias com fotos e estou na maior frustração pos são vários clientes estão reclamados. .Estou perdendo toda minha clientela faço tudo certinho tanto na limpeza como no tempo de cura.

    Os chinelos sublimaticos com foto podem ser usados no dia a dia ou só servem para decoração e lembranças.

    Peço por favor, que me digam como deixar as minhas sandálias com foto com maior durabilidade por favor. Tenho 1500 pares de sandálias para estampar e estou com medo de perde todas elas.

    No site de classificado grátis tinha um anuncio que dizia o seguinte.

    Nova técnica no mercado. Não usamos o método antigo de resina, nossos chinelos são fabricados com o novo sistema de sublimação em tecido poliest, que está inovando na área de sublimação. A maior vantagem e durabilidade não desbotam a tinta.

    Quem conhece estar técnica, me ajude pos as minha tentativas já estão se tornando infrutíferas.

    Meu e-mail: sandraweb2015@bol.com.br
    Sandra melo, Que Deus abençoe a todos

  132. Olá Wagner. Eu não pensei muito quando decidi ter o meu próprio negócio. Quando se pensa demais acaba não se fazendo muita coisa. Por outro lado hoje sei que é extremamente importante reunir informações para abrir um negócio, e por isso você deve pesquisar muito antes de se dedicar a tal. Recomendo que busque informações na internet, com outros profissionais, com fornecedores, com distribuidores, com o Sebrae, com os órgãos de apoio ao empreendedor de sua cidade e onde mais você puder. O Sebrae diz que de cada 10 empresas, 8 fecham as portas em menos de 2 anos. Uma empresa deve então ser bem pensada para que você possa ter sucesso com ela.

    Desejo sucesso a você no seu negócio.

  133. Tita disse:

    Oi, Denis!
    Parabéns pela boa vontade com os iniciates! :)
    Li todos os comentários mas não encontrei nenhuma dúvida similar.

    Utilizei um transfer impresso numa gráfica expressa para transferir uma imagem para MADEIRA com ferro de passar e funcionou muito bem. Daí comprei papel transfer e imprimi na minha impressora jato de tinta e não deu certo, as cores ficaram muito avermelhadas e ficaram partes soltas e que esbranquiçaram. Fiquei na dúvida se seria problema da qualidade do papel, da impressora ou de ambos.
    Comecei a pesquisar e estou pensando em comprar uma impressora Epson com tinta sublimática. Minhas dúvidas são:
    1 – realmente preciso dessa impressora sublimática ou existe algum papel transfer que funcione na jato de tinta para madeira?
    2 – para a madeira, com a impressora sublimática eu preciso usar papel transfer ou pode ser sulfite?
    3 – inicialmente, vou imprimir no máximo umas 500 folhas por mês. Posso comprar a Epson T25 q é mais barata?
    Muito obrigada pela atenção!

  134. ivete disse:

    Ola eu quero sublima foto em peças acrilicas a peça tem que ser preparada antes, e consigo fazer pela prensa termica tambem.

    Obrigada

  135. Obrigado pelos elogios, Tita! Gosto de ajudar quem está começando, pois eu também tive muitos problemas quando comecei.

    Nunca vi transfer sendo feito em madeira, mas a dica é bem interessante. Posso testá-la qualquer dia quando eu tiver uma prensa plana. Com relação às impressões, o que sei é que são dois tipos de transfer: feito com impressora jato de tinta e tinta sublimática, e feito com impressora laser colorida. Portanto você deverá adquirir uma das duas. Jato de tinta comum (pigmentada ou corante) não vai funcionar, pelo menos não até onde eu sei já que nunca vi transfer em madeira :D

    A T25 é apropriada para tinta sublimática, portanto pode comprar. Mas eu recomendaria que você localizasse antes alguém que tenha uma impressora dessas e que faça impressões com tinta sublimática, apenas para ter certeza de que vai dar mesmo certo na madeira. Não é necessário usar papel especial, o sulfite é suficiente. Só é necessário usar papel especial em certos casos como a camiseta de algodão.

    Com relação às cores, se elas ficarem azuladas, esverdeadas ou avermelhadas demais você pode ajustar isso usando o driver da impressora, que possui os controles de cor. Mas isso pode ser uma coisa meio chata de fazer, ou seja, conseguir uma cor legal.

  136. Olá Ivete. Tenho certeza de que não dá pra fazer sublimação em acrílico pois o processo de sublimação exige que a peça seja aquecida a cerca de 200 graus por quase 3 minutos e isso certamente derreteria a placa de acrílico. O processo de sublimação só é apropriado para produtos que suportam esta temperatura, como vidro, azulejos, sandálias, camisetas, cerâmica, etc.

    Para personalizar peças de acrílico você deve usar adesivos. Existem adesivos para impressoras jato de tinta com fundo branco e com fundo transparente. Acredito que o adesivo com fundo transparente impresso com a arte e cortado no mesmo tamanho da peça de acrílico dará um bom resultado e bom acabamento. Mas observe que a impressora não possui tinta na cor branca, portanto certas artes podem não ficar como você gostaria.

  137. ailson disse:

    olá, quero saber o porquê nestas impressoras sublimaticas pequenas acontece de ves enquando intopi o bico de impressão?
    qual a melhor tinta (marca) sublimatica para essas impressoras pequenas?

  138. Olá Ailson. O entupimento é algo comum em qualquer impressora jato de tinta, com ou sem bulk ink. As causas mais comuns são falta de uso (as impressoras não devem ficar sem imprimir por mais de uma semana) e tinta de baixa qualidade (apesar do entupimento ocorrer mesmo com tinta original, uma tinta de baixa qualidade contribui ainda mais para esse entupimento). Quanto a marca de tinta, não tenho nenhuma para indicar no momento, mas fuja das tintas baratas demais.

  139. ana carla disse:

    por favor min ajude alguém sabe min informar qual e a melhor resina sublimatica para sandálias e qual pistola de pintura posso usar para resinar?

  140. Deyse Xavier disse:

    Boa Tarde Denis!
    Estou desesperada e achei o seu site para me acalmar.rs
    Comprei impressora T33 para fazer sublimação, uso papel transfer, as tintas sublimáticas e pedi para instalarem o Bulk ink. Está tudo certo, exceto por uma coisa: as cores não estão legais. Levei no homem que instalou e ele disse que pode ser a qualidade da tinta, então num ato de desespero comecei a mexer na configuração das cores e consegui mudar um pouco a cor, mas o verde continua saindo azul.O que eu posso fazer? Coloco quantos porcentos de ciano, magenta e amarelo? Por favor me ajude!!!!bjos

  141. Olá Deyse. No papel é normal a cor sair meio esquisita mas depois de transferir a imagem usando a prensa a cor deve ficar normal. Portanto faça uma sublimação de teste e veja se a cor está legal, e daí ajuste pelo driver se ela ficar muito puxada pro azul ou pro verde. Se a cor estiver *realmente* esquisita e muito diferente, verifique se você não inverteu as cores na hora de colocar as tintas, ou tente usar outra marca de tinta.

  142. julio cesar disse:

    Olá Denis, td bem, é o seguinte acabei de comprar uma impressora t42wd pigmentada, pois vou trabalhar mais com algodão….a minha duvida agora é o papel, tenho visto por ai que o papel próprio pra algodão é meio caro, pra quem tá começando agora no negocio e com pouca grana fica difícil, não existe uma outra opção mais barata pra imprimir minhas estampas pra algodão?

  143. flander disse:

    amigo,parabéns pelo site.
    não consigo qualidade em mminhas sublimações,estou perdendo muito material e tendo prejuiso,as camisetas estão ficando com as letras sem vidas (cores foscas e opaca)e se almento a temperatura ,ficam amarelas e se deixo menos tempo não solta a cor ,parece que a tinta não solta do papel,o que faço estou ficando maluco com isso ,não sei se foi um bom investimento.conto com sua ajuda.
    boa noite

  144. Eu creio que não, Júlio. Sei que é difícil começar um negócio com pouca grana, mas você deve pensar que tudo que você gastar será um investimento e não uma despesa. Portanto, faça uma forcinha, ou comece devagar (com menos volume de produção), ou faça outras coisas mais simples e baratas como canecas (que possivelmente venderiam mais do que camisetas).

  145. É difícil saber o que está acontecendo sem muitas informações a respeito do seu processo. Pode ser que o tecido que você usa não é apropriado para isso.

  146. ze 1 berto disse:

    nossa gostei muito denis
    são muitas duvidas esclarecidas
    legal mesmo quando temos problemas e
    alguem nos ajuda é muito bom
    gosto tambem de informar aos outros
    pois há muitas coisas que com tempo aprendemos
    uma dica sempre é bom
    parabéns

  147. ze 1 berto disse:

    AMIGO
    PEÇO LICENÇA PARA FAZER UM COMENTARIO
    PELO QUE LI
    ACREDITO QUE VOCE
    ESTEJA USANDO TECIDO INCORRETO PARA SUBLIMAÇÃO
    EU FIZ UNS TESTES CO MALHA PV BRANCA
    ENTÃO ALGUMAS ARTES DA PRA FAZER OUTRAS NÃO
    ENTÃO A MALHA PV CONFORME O TEMPO DE PRENSAGEM ELA PODE AMARELAR
    O IDEAL É USAR A MALHA 100 % POLIESTER (HELANQUINHA ,TACTEL,MALHA PP E ATE MESMO OXFORD QUE SÃO PRODUTOS 100 % POLIESTER
    VOCE NAO PODE FAZER SUBLIMAÇÃO EM QUALQUER CAMISETA QUE O CLIENTE TRAZ
    POIS NÃO FUNCIONA EM ALGODÃO O IDEAL É VOCE TER SUAS PROPRIAS CAMISETAS EM MALHA 100% POLIESTER (MALHA PP QUE TEM O MESMO TOQUE DA PV OU DRIF OU HELANQUINHA )O TEMPO CORRETO PARA TEMPERATURA EM CAMISETAS É 200 GRAUS E TEMPO 30 SEGUNDOS (veredauniformes@hotmail.com) ze 1 berto MG

  148. Ana Paula disse:

    Primeiramente parabéns pelo site, é realmente de grande ajuda.

    Estou desesperada. Estou pesquisando sobre como fazer impressão para transfer e cada site fala uma coisa. Eu tenho uma impressora HP D110, ela tem uma boa resolução por ser fotográfica. Não estou podendo investir mais e preciso saber se posso imprimir nela mesmo e se ela aceita bulk ink.
    Se possível também me indicar qual a melhor marca de prensa fico muito grata.
    Desde já agradeço
    Boa noite

  149. Obrigado, Ana Paula. Qualquer impressora hoje em dia é considerada ‘fotográfica’. Os fabricantes adoram enaltecer os seus produtos. Infelizmente a D110 NÃO É apropriada para usar bulk ink e NÃO É apropriada para uso com tinta sublimática. Existe bulk ink para ela e encontrar a tinta é fácil, mas se você instalar neste modelo você terá problemas pois nesta a cabeça de impressão é descartável (vem junto com o cartucho) e ela não dura muito tempo, ainda mais com um tipo de tinta para o qual ela não foi preparada para trabalhar. Ou seja: toda vez que você tiver que trocar os cartuchos terá que refazer a instalação do bulk ink, e isso vai demandar tempo e dinheiro.

    Você deve saber que fazer a coisa certa e a coisa errada custam o mesmo. Então se você não está podendo investir, invista nos equipamentos certos e procure utilizar uma impressora mais apropriada para esse tipo de trabalho. As impressoras da Epson costumam ser boas para isso.

  150. Cristina disse:

    Boa noite, comprei uma Epson Stylus Office T33 com bulk ink instalei tudo ontem a noite e ao término o cartucho ao ser instalado não vai até o final então não faz o click e quando ligo a impressora a luz laranja fica acessa indicando que não tem cartucho ou não tem tinta, já tirei e coloquei diversas vezes, já empurrei bem pra baixo e nada ela não dá o click que deveria, não sei mais o que fazer. Me ajuda dennis.

  151. Olá Cristina. Talvez os cartuchos do bulk estejam com defeito. Se você comprou o bulk ink pela internet recentemente, entre em contato com o vendedor e peça ajuda ou peça para trocar o kit.

  152. kacyana disse:

    oi tenho uma epsont50 poderia me disser como fasso para imprimir sublimática com ela ?
    ela e nova como eu fasso isso desde já agradeço

  153. Kacyana, a T50 não é recomendada para sublimação. Você deve usar uma impressora da Epson compatível com tinta pigmentada (selo Durabrite). Se você usar tinta sublimática na T50, isso pode funcionar por um tempo mas a impressora pode apresentar problemas mais facilmente ou pode durar menos do que deveria. Além disso pode ser difícil achar tinta sublimática em seis cores.

  154. Flávia disse:

    olá!trabalho ja a algum tempo com estampas na lycra e uso o modo de serigrafia na tela.gostaria de saber se é possivel fazer as estampas na lycra pelo modo do trasfer
    qual impresora devo usar?qual papel e tinta?posso usar ferro,ou a prensa é mais adequada?

  155. Marluce disse:

    Olá Denis, estou com uma Epson L200, minhas primeiras canecas ficaram perfeitas, mas agora não sei o que esta acontecendo pois sai um risco pontilhado no meio das fotos, e na parte branca do papel quando prenso a caneca fica um pontilhado preto. o que pode estar acontecendo??

  156. Ana Oliveira disse:

    Olá!

    Depois de ler todos os comentários, verifiquei que tem muitas pessoas com os mesmos problemas com camisetas.

    Uso camisetas 100% poliéster branca, impressa com tinta sublimáticas e papel sublimático tempo de 20s e 200 de temperatura. O que acontece e que sai o desenho todo amarelo.

    Já mudei a pressão e nada. Você acha que mudando o tempo vai funcionar? Pois é o tempo que a Metalnox indica e não funciona. É desanimador.

  157. Olá Flávia. O transfer tem suas particularidades e é um processo bem diferente da serigrafia. Normalmente o transfer é usado quando se quer personalizar cada peça individualmente, ou se deseja uma tiragem pequena. Para tiragens maiores a serigrafia ainda pode ser uma melhor opção, mas é você quem deve analisar isso. Por favor leia todos os artigos e os comentários neste site para obter mais informações sobre esse assunto, que já foi bem discutido. Se preferir, você pode adquirir com diversos vendedores um kit completo para sublimação contendo impressora, tinta, sistema de cartuchos (bulk ink) e prensa plana. Se tiver mais dúvidas não hesite em escrever.

  158. Olá Marluce. A L200 não é uma impressora recomendada para uso com tinta sublimática mas o seu problema não tem relação com isso. Não tenho certeza sobre o que está acontecendo. Faça uma limpeza de cabeça (nozzle cleaning) para ver se resolve. Se não resolver, comente novamente.

  159. Olá Ana. A impressão fica correta? Se as cores saírem mais ou menos corretas não deve haver problema no transfer. Tente também fazer o transfer usando uma folha de papel sulfite – isso mesmo, sulfite. Também dá certo.

  160. Flávia disse:

    oi!Denis,obrigado pelas orientações,vou adiquirir meu (bulk ink) só mas uma dúvida,como eu faço para fazer transfer em uma peça inteira tipo abadá,tem como eu imprimir por partes a estampa?

  161. sonia disse:

    OLÁ DENIS,MEU NOME É SONIA,EU AMEI TODAS AS SUAS RESPOSTA,GOSTARIA MUITO DE SUA AJUDA,COMPREI UMA PRENSA 38POR38,MAS N SEI DE NADA PROCUREI CURSO SOBRE ESTAMPAR MAS EU ACHO Q N EXISTE,MINHA DUVIDA É P EU COMPRAR TINTA SUBLIMÁTICA,EU SO POSSO FAZER CAMISA DE ALGODÃO?E CAPA DE ALMOFADA,POIS AGORA EU ESTOU COM POUCA GRANA P COMPRAR 2 IMPRENSSORA EU QUERIA COMPRAR ESTA Multifuncional Epson Tx235w + Bulk Ink + Tinta Sublimática,mais já vi q n posso fazer 100% poliester,estou correta?,o papel tranfer é o famoso papel de prova o branco a4,por favor me ajuda estou mais cega do que o cego no tiroteio,desde já muito obrigado,qual dipo de pano posso usar?qual papel devo usar?

  162. sonia disse:

    Denis descupa por te emcomodar,mais uma pergunta se esta emprenssora n servir qual q eu compro?,sobre as tintas qual eu compro?

  163. Olá Sônia. Procure por ‘estampar camiseta prensa’ no YouTube caso queira ver alguns vídeos sobre como funciona o processo. Fazer camisetas de algodão e fazer camisetas de poliéster são processos bem diferentes que usam tintas e papéis diferentes. O transfer em poliéster deve ser feito com tinta sublimática e pode ser feito até mesmo com papel sulfite. Já o transfer em algodão deve ser feito com tinta corante ou pigmentada e deve ser feito com papel especial, e além disso o transfer fica mais grosso na área onde ele foi transferido. Se você quiser fazer os dois tipos de tecido, terá de ter duas impressoras e duas tintas. Não há como usar apenas uma nem ficar trocando as tintas a toda hora.

    Espero ter esclarecido. Se tiver mais dúvidas escreva.

  164. A impressora serve. Quanto as tintas, leia o meu comentário anterior.

  165. sonia disse:

    Denis assim que puder me responda,sou a sonia desesperadora,vc esta de parabéns pelas resposta,OLÁ DENIS,MEU NOME É SONIA,EU AMEI TODAS AS SUAS RESPOSTA,GOSTARIA MUITO DE SUA AJUDA,COMPREI UMA PRENSA 38POR38,MAS N SEI DE NADA PROCUREI CURSO SOBRE ESTAMPAR MAS EU ACHO Q N EXISTE,MINHA DUVIDA É P EU COMPRAR TINTA SUBLIMÁTICA,EU SO POSSO FAZER CAMISA DE ALGODÃO?E CAPA DE ALMOFADA,POIS AGORA EU ESTOU COM POUCA GRANA P COMPRAR 2 IMPRENSSORA EU QUERIA COMPRAR ESTA Multifuncional Epson Tx235w + Bulk Ink + Tinta Sublimática,mais já vi q n posso fazer 100% poliester,estou correta?,o papel tranfer é o famoso papel de prova o branco a4,por favor me ajuda estou mais cega do que o cego no tiroteio,desde já muito obrigado,qual dipo de pano posso usar?qual papel devo usar? muito obrigado,a t33 já vem montada?

  166. Olá Sonia. Suas perguntas foram respondidas, por favor leia as respostas. Se tiver mais dúvidas não hesite em contatar-me.

  167. Provavelmente serigrafia, que é apropriada inclusive para produção em grande escala pois uma vez que se cria a matriz serigráfica (tela) pode-se reproduzir dezenas de camisetas no tempo que se leva para imprimir uma única folha com tinta sublimática. A única observação é que serigrafia não é apropriada para pequenas tiragens ou para uma única camiseta (devido ao custo da produção da matriz).

  168. Flávia disse:

    olá!Denis,minha duvida é a seguinte preciso fazer uma estampa em um vestido todo q seria o tamanho 80 de comprimento e 60 de largura.existe a possibilidade de fazer esta estampa por sublimação?

  169. Deile disse:

    Quero uma multifuncional,pra imprimir apostilas e muitas fotos ,qual a melhor pra eu poder adaptar com bulk ink? Quero fotos com a qualidade o mais possível da impressão profissional.Poderia me indicar uma?

  170. sonia disse:

    Impressora epson stylos T25 + Bulk Sys + tinta sublimática serve para prensa?Desde já obrigado.;

  171. Eu gosto de usar a HP Officejet pra isso. Você pode adquirir o bulk ink ou o cartuchão (dependendo do modelo), e ela ainda tem o módulo frente e verso automático, que é uma mão na roda. Para fotos o ideal é usar uma impressora diferente, de preferência com seis cores (o que não é o caso da Officejet).

  172. sonia disse:

    Olá meu querido bom dia?estou de volta muito obrigado pelo seus esclarecimento,vc esta de parabéns.Vou te fazer outra pergunta,para eu fazer camisas de poliester preta,rosa,azul claro qual papel devo usar,e como é o processo,eu comprei as camisas poliester,pois agora no começo vai ficar mais em conta para mim.Desde já´muito obrigado.

  173. Ana disse:

    Tem um fornecedor em Campinas. http://www.gramonn.com.br
    Eu compro camisetas deles nesta composição.

  174. Olá Sônia. Nas camisetas de cor clara você pode estampar diretamente usando o mesmo processo da branca, mas lembre-se que a cor da camiseta afeta ligeiramente a cor da imagem. Nas camisetas de cor escura infelizmente não tem jeito e é necessário usar papel de transfer com fundo branco, e o transfer ficará grosso.

  175. Flávia disse:

    olá!Dennis,qual papel posso usar em peças escuras?em uma estampa grande posso aplicar a metade da estampa depois a outra?

  176. sonia disse:

    Muito obrigado meu querido,vc é o pai das duvidas.Fica com Deus.

  177. Olá Flávia. Você deve usar o transfer para tecidos escuros, mas ele fica mais grosso devido à base branca. Você pode imprimir o desenho em duas folhas caso precise de uma impressão maior, mas a prensagem deve ser feita de uma vez só.

  178. Mariana disse:

    Bom dia. Moro no Rio de Janeiro e trabalho com sublimação em chinelos.
    Quais as melhores marcas de papel transfer sublimático que eu posso utilizar?

  179. Olá Mariana. Para todos os produtos com exceção de camisetas você pode usar ou o papel sulfite ou o papel matte (fosco). Não é necessário usar nenhum papel especial para transfer. O resultado será o mesmo e o papel não influencia na qualidade do transfer.

  180. Flávia disse:

    oi!Dennis,encontrei em um site um sistema de sublimação a frio,vc conhece?se sim oque pode me dizer a respeito.

  181. José disse:

    Boa tarde!
    Pode se utilizar tinta pigmentaada para estampar tecido de poliester?
    Que tipo de papel é recomendado?
    Pode ser usado papel sulffite para estampar em tecido de algodão com tinta pigmentada?

  182. sonia disse:

    Olá Denis boa tarde!estou aqui de volta com uma grande duvida,eu fui estampar umas camisas coloquei 200 gr há 20 segundos,elas estão saindo o fundo amarelados o que deve estar acontecendo sera que é a temperatura muito alta?vc pode me informar qual a temperatura ideal,outra duvida eu devo comprar camisas só 100% poliester ou eu posso comprar misturados,pois tem umas 100% poliester é igual camisa de futebol,eu quero camisas mais bonitas desde já muito obrigado aguardo sua resposta fica com Deus.

  183. Fernanda disse:

    Olá! Estou comprando uma máquina de estampar canecas e uma prensa plana em que vou estampar peças 100% algodão. Qual impressora da epson você me indicaria? A T33 atende? Consigo fazer tanto o transfer para algodão, quanto o sublimático?
    Obrigada!

  184. neide disse:

    TENHO TUDO PARA COMESAR UMA ESTAMPARIA DE CAMISETA SEI FAZER CAMISETA TENHO UMA PRENSA DIGITAL TENHO O COMPUTADOR A EMPRESORA MAS FALTA EU COMPRAR PAPEL E TINTA GOSTARIA DE COMPRAR ADESIVOS PRONTOS NÃO TEM COMO

  185. Olá Flávia. Não conhecia o sistema, mas após sua pergunta fui conhecer. É uma ideia interessante, no entanto devemos avaliar coisas como funcionamento do processo e, principalmente, durabilidade da estampa já que a tinta indicada por eles aparenta ser corante, que não é muito durável. Se você adquirir o kit, convido-a a compartilhar os seus resultados conosco. Futuramente posso também adquirir este kit para saber mais sobre esse processo e informar os usuários do site sobre essa novidade.

  186. Olá José. Para que o transfer funcione ou a tinta ou o papel devem reagir ao calor da prensa, ou seja, se você usar tinta pigmentada (que não reage com o calor) você deverá usar um papel de trasfer adequado (que reage), e se você usar papel sulfite (que não reage com o calor) você deverá usar a tinta sublimática (que reage).

  187. Olá Sônia. Não tenho muitas informações sobre o transfer de camisetas, mas pode ser que a temperatura esteja alta demais ou o tecido não seja apropriado para isso. Faça testes com outros tecidos ou outras temperaturas. Você pode usar tecidos misturados desde que tenha pelo menos 70% de poliéster.

  188. Sim, a T33 atende. Lembre-se apenas que para fazer em algodão é necessário usar tinta pigmentada e o papel de transfer para algodão. Se quiser fazer o sublimático você terá de comprar uma segunda impressora (uma pra tinta pigmentada, outra pra tinta sublimática).

  189. Olá Neide. Sua pergunta não ficou clara, poderia esclarecer?

  190. Nadia disse:

    Parabéns pelo site e agradeço desde já sua atenção;
    A minha pergunta é a seguinte alias são mais de uma rs,
    Estou querendo começar o trabalho de estamparia, o trabalho seria camisetas de algodão, moletom, e uniformes brancos e cores claras,
    1-existe alguma outra marca com qual eu possa trabalhar? ser ser a marca EPSON.
    2- se não qual modelo mais em conta e que a impressão seja boa.
    3-quais os outros materiais necessários para o trabalho de estamparia ?(tirando a prensa) que seja de boa qualidade.
    4-qual a durabilidade das estampas em geral?
    Obs: desculpe se as perguntas são repetidas, eu li varias mas não deu pra ler todas perguntas e respostas.

  191. Olá Nádia, obrigado pela visita.

    1. A Epson é a melhor para isso devido ao fato dela aceitar bem a tinta pigmentada (algodão) ou sublimática (sintéticos). Mas eu definitivamente não recomendo usar o transfer para fazer uniformes profissionais.
    2. Todos os modelos têm a mesma qualidade de impressão, o que varia é a velocidade e os recursos (multifuncional ou não).
    3. Para fazer em algodão é necessário usar papel de transfer para algodão (que deixa o tecido grosso) e tinta pigmentada. Não há como o tecido não ficar grosso.
    4. Não tenho essa informação, mas a tinta pigmentada é bem resistente ao sol e a água.

  192. Nadia disse:

    Obrigada Pelas Informações Denis.

  193. Nadia disse:

    Denis mais uma duvida, achei num site ai com preço ótimo essa impressora:
    Impressora Multifuncional Epson Stylus TX125 + Bulk Ink + 400 ML Tinta Corante Inktec, a corante é como a pigmentada? posso usar essa impressora com a tinta pigmentada? tem como substituir a corante pela pigmentada sem causar danos a impressora?

  194. Sergio disse:

    Denys, boa noite!

    Qual o modelo indicado de impressora sublimática para estampar chinelos e canecas???
    Há algum tamanho padrão de impressora??
    Parabéns pelo site e informações a respeito da sublimação..

  195. A tinta corante é diferente da pigmentada, mas essa impressora aceita as duas sem que você tenha problemas. Se você quiser trocar a tinta depois de instalada, você deverá executar um procedimento para remover toda a tinta antiga e trocar pela nova, mas realmente não há problema em fazer isso.

  196. Olá Sérgio. Qualquer impressora da Epson compatível com tinta pigmentada (selo Durabrite) pode ser usada. Lembre-se que para a sublimação dar certo é necessário usar produtos previamente preparados para isso.

  197. gilberto claudio correia disse:

    qual a resina que se usa para fixar o transfer no azulejo

  198. Olá Gilberto. Infelizmente não tenho essa informação, mas posso lhe dizer que não é recomendável resinar por conta própria porque 1. a resina pode ser tóxica 2. você pode não obter a mesma qualidade de um produto pronto para sublimação 3. dá um trabalho do !@#$%¨&¨&*((*)_+)@!.

  199. Paulo Queiroz disse:

    ola boa noite muito intereçante esse site estou querendo começar nesse ramo de sublimação mas voltado as personalizações em canecas acrilicas e ceramicas vamos la as minha duvidas tenho uma impressora epson t33 com bulki ink eu posso trocar a tinta dela pra tintas sublimaticas para poder fazer a impressão de sublimação ou tenho q compra uma impressora especifica. e outra duvida e a impressão posso imprimir qualquer imagem tanto preto e branco como colorido . obrigado

  200. Nairobi Chaves disse:

    Qual papel específico para eu obter transfer para unhas ?

  201. Olá Paulo. Não dá pra fazer canecas de acrílico, somente de cerâmica. Você pode usar a sua T33, mas terá de fazer a troca das tintas: esvaziar *totalmente* o bulk ink atual, inserir as novas tintas, realizar uns 5 processos de limpeza do driver e então imprimir de 20 a 50 folhas coloridas para retirar o resto da tinta. Isso, é claro, se você não for mais usar a tinta pigmentada. Caso queira ter as duas tintas (porque a sublimática não serve para uso no dia-a-dia) você terá de ter duas impressoras. Na sublimação você pode, sim, imprimir imagens coloridas e em preto e branco para fazer as canecas, no entanto é bem difícil fazer em preto e branco pois a impressora tende a fazer um cinza composto que geralmente puxa pro azul ou pro verde.

  202. Nadia disse:

    Ok obrigada!!

  203. zé carlos disse:

    ola colega me tire uma duvida,em media quanto tempo e temperatura devo usar para estampar uma camiseta de malha?

    obrigado zé carlos

  204. Olá Zé. Não tenho essa informação no momento. O que sei é que as estampas de camisetas normalmente são feitas com temperatura entre 160 e 200 graus e tempo entre 15 e 30 segundos. Consulte o manual de sua prensa ou ligue para o fornecedor da mesma.

  205. Heloísa disse:

    Boa tarde.
    Comprei um papel sublimatico resinado para imprimir em fitas de poliéster. Não tenho experiência em transferência. Imprimi com a tinta comum da impressora e que decepção ao notar que nada era transferido para a fita. Após pesquisar percebi que preciso de Tinta Pigmentada Epson. A minha impressora é uma canon. Então eu pergunto se esta tinta pode ser usada na minha impressora sem danificá-la? Obrigada.

  206. Heloísa, sua informação está incorreta. Para transferir em tecidos de poliéster é necessário usar tinta sublimática e papel sulfite (ou esse papel resinado, mas não é necessário usar nenhum papel especial). Não tenho certeza se a Canon é compatível com essa tinta. Em todo caso se quiser testar a impressora terá de ter um bulk ink e você terá de remover toda a tinta antiga.

  207. paulo disse:

    qual a diferensa das tintas comuns hp pra tinta sublimatica

  208. A tinta comum (corante ou pigmentada) é usada para imprimir documentos, fotos, imagens, etc. A tinta sublimática é usada para imprimir desenhos e fotos com a finalidade de transferi-los para objetos como canecas, squeezes, porta lápis, camisetas de poliéster, etc.

  209. Luiz Paulon disse:

    estou usando impressão sublimatica, no papel sublimatico. Camisetas de Algodão e Camisetas de Poliester 100%.
    Temperatura a 200cº e T30 segundos.

    Alem delas ficarem muito claras.
    Ela esta apagando quando lavo, pode me ajudar?
    o que devo mudar?

  210. Camiseta de algodão só pode ser feita com papel de transfer especial pra algodão e tinta pigmentada. Camiseta de poliéster só pode ser feita com tinta sublimática mas pode ser feita com sulfite mesmo. O tempo e a temperatura estão corretos. Se for o caso você precisará de duas impressoras para fazer os dois tipos de tecido. Faça os testes nas combinações corretas que indiquei e nos diga o resultado.

  211. Deyse Pinna disse:

    BOA TARDE, OBRIGADA PELA ATENÇÃO DEPOSITADA. TENHO A DUVIDA DE SABER SE TENHO QUE COMPRAR UMA OUTRA IMPRESSORA OU A MINHA JÁ ESTÁ BOM. PORQUE A MINHA É A MULTIFUNCIONAL DESKJET 2050,E GOSTARIA DE SABER SE BASTA COMPRAR A TINTA SUBLIIMÁTICA PARA FAZER AS TRANSFERÊNCIAS DAS ARTES PARA O MATERIAL OU NÃO?

  212. denisgomes disse:

    As impressoras da HP não devem ser usadas para impressão com tinta sublimática. Use impressoras da Epson.

  213. Ana Maria disse:

    Bom dia, muito obrigado pelas dicas, sem duvidas que está ajudando muito.

    Estou com um problema que vem me encomodando muito…em algumas camisas o desenho sai com uma leve sombra, como se o desenho estivesse se movimentando e tranferindo em 2 locais diferentes.

    Estou usando impressora EPSON Office T1110(tinta e papel sublimático), Maquina de transfer em 250 graus e 25 segundos em malha 100% poliester.

  214. Rodrigo disse:

    olá, gostaria de saber qual é a porcentagem mínima de poliester que deve conter uma camisa para aceitar bem a sublimação. E em média quantas lavagem uma camisa suportaria sem desfazer a imagem?

  215. denisgomes disse:

    Tente fazer o transfer com papel sulfite, e tente ajustar a temperatura e o tempo da prensagem (parece que o ideal é 200 graus).

  216. denisgomes disse:

    Ouvi dizer que é de 70%, mas o ideal é 100%, ou então usar camisetas de outros tecidos junto com papel de transfer específico para algodão e tinta pigmentada. Com relação a lavagem, deve-se lavá-la apenas com água e sabão para prolongar a vida útil da estampa. Não sei quantas vezes ela pode ser lavada, mas na camiseta de poliéster a tinta “entra” no tecido de forma permanente e provavelmente durará muito tempo.

  217. cleusa disse:

    comprei um papel sublimatico a 1ª vez, um lado azul calro outro branco , portatnto sabia que para imprimir era usar olado branco. Agora comprei em outro fornecedor e mandaram todo branco está certo? é para sublimação de canecas, como sei o lado certo?

  218. cleusa disse:

    existe tinta original da epsom para impressora T50 para bulk link para impressão em papel fotografico?
    qual a melhor marca de qualidade. pois estou imprimindo e rapidamente minhas impressoes perdem a cor

  219. denisgomes disse:

    Esse papel com lado azul claro provavelmente é um tal de um papel resinado que se encontra por aí. Eu já usei uma vez e não vi vantagem nenhuma nele para fazer canecas, e de quebra algumas artes saíam com qualidade ainda pior.

    O novo papel que você recebeu provavelmente é o papel matte (fosco). Este é que é o ideal para fazer canecas (na verdade dá pra fazer canecas até mesmo com papel sulfite…). O lado correto será o lado mais branco e mais liso do papel – cuidado para não confundir.

  220. Bom dia.

    Meu nome e Marcos Bandeira, de inicio já virei fã da usa pagina, comecei agora trabalhar esse tipo de brinde, canecas, chinelos, entre outros. Vendo algumas especificações de temperatura, tempo fiz o que pediu, mais não achei que ficou legal. exemplo o preto fica vermelho, esquisito achei. e fica um pouco borrada a imagem. o que pode ser? você poderia me auxiliar com esse processo. fico no aguardo o meu e-mail e studiombq@gmail.com, ficaria grato de pudesse fazer alguma coisa a esse respeito.

  221. denisgomes disse:

    A Epson não vende tintas soltas para a T50 especificamente, mas ela vende para a L800 (que é uma impressora com bulk ink de fábrica) e essa tinta pode ser usada na T50 sem problemas.

    Todas as tintas originais são compatíveis com papel fotográfico e até onde sei elas possuem proteção contra desbotamento.

  222. denisgomes disse:

    Marcos, recentemente publiquei um artigo com os tempos e temperaturas indicadas para cada produto como ponto de partida. Consulte-o e veja se você está fazendo adequadamente. Tente também usar outro tipo de papel, como o matte ou mesmo papel sulfite.

  223. Rodrigo disse:

    Para estampar em camisas de algodão, existe um papel mais barato para fazer a transferência?

    Posso fazer com o papel Glossy? Qual outro vc me indicaria.

    É um papel para camisas escuras e outro para claras?

  224. denisgomes disse:

    Infelizmente não, deve-se usar SOMENTE o papel de transfer para tecidos em algodão. Sim, são papéis diferentes para tecidos claros e escuros.

  225. Cesar disse:

    Bom dia. Na sua opinião, o silk da melhor acabamento do que a sublimação na camisa 100% algodão. Grato

  226. denisgomes disse:

    César, não se trata de ser melhor. São processos diferentes para finalidades diferentes. O silk é apropriado para produção de peças idênticas em grande quantidade. Se você quer fazer camisetas promocionais não há como usar o silk, ou cada camiseta custaria caro demais.

  227. Thaynara disse:

    Olá, bom dia. Eu tenho uma estamparia e só mexo com sublimação no momento, mas já tentei mexer com o transfer. A tinta que eu uso, é a sublimática e o papel é o A4 (ofício) e uso a malha PV 100% poliéster – cores claras – . Tentei fazer o transfer com o papel que vende na papelaria próprio para o transfer e tentei estampar na camisa preta, com a malha 100% poliéster, mas não ficou um trabalho bom, muito pelo contrário, ficou péssimo! rs Você me indicaria algum meio mais certo, como a sublimação, por exemplo, para trabalhar com transfer em camisas escuras? Aguardo!

  228. denisgomes disse:

    Não tenho certeza sobre como fazer em poliéster escuro pois o papel de transfer para tecidos escuros é para algodão e outros tecidos.

  229. Helder disse:

    Olá Denis, comprei tinta sublimatica pigmentada e papel para sublimção mas ao estampar camiseta branca a impressão ficou muito apagada o que pode estar de errado ???

  230. Qual o tipo de processo que as fabricas usa em camisetas de 100% algodão?

  231. denisgomes disse:

    Que tipo de camiseta está usando? A tinta sublimática só pode ser usada em poliéster.

  232. denisgomes disse:

    Para produção em grande escala pode ser usada a serigrafia.

  233. Amanda Silveira disse:

    Boa tarde, gostaria de abrir um negocio com sublimaçao/transfer em camisetas e queria saber qual o melhor tecido que agregue qualidade e preço e o material necessario. grata desde ja Amanda Silveira

  234. denisgomes disse:

    Amanda, creio que não será possível utilizar um único tipo de tecido pois os clientes gostam de variedade. O que posso lhe dizer é que você terá de ter duas impressoras: uma equipada com tinta sublimática, para fazer camisetas em poliéster, e outra equipada com tinta pigmentada, para fazer camisetas em algodão e os outros tipos de tecido. O papel de transfer também é diferente nos dois casos, mas o processo para fabricar a camiseta é o mesmo.

  235. MAIARA RODRIGUES disse:

    BOM, TARDE!!

    TENHO UMA IMPRESSORA DA HP DESKJET F4480, QUANDO PASSO PARA CAMISETA DE ALGODÃO ELA NÃO SEGURA A TINTA, FAÇO COM O PAPEL TRANSFER PARA CAMISETAS CLARAS SÓ QUE AO LAVAR A CAMISETA ELA SAI A COR DO DESENHO, SERA QUE TEM ALGUMA TINTA ESPECIFICA PARA ESTA IMPRESSORA QUE NÃO SAI A COR? OBRIGADA!!!

  236. denisgomes disse:

    Maiara, você está usando o papel correto mas não a tinta adequada. Você deve usar a tinta pigmentada para fazer estas camisetas, mas esta impressora não é compatível com esta tinta. Sugiro que compre uma impressora da Epson.

    Se mesmo assim você quiser colocar tinta pigmentada em sua impressora, saiba que isso pode funcionar mas o cartucho pode apresentar mais problemas do que o habitual.

  237. Ricardo disse:

    Olá, adorei o site e estou querendo comprar uma máquina de estampar, mas estou com muitas dúvidas e vi que não estou entendendo alguns pontos espero que você me ajude, ao comprar a máquina de estampar eu devo imprimir os desenhos em uma impressora comum só que com tinta sublimática e papel transfer é isso? vi aqui que tem muitas diferenças entre cores e papéis compatíveis com o tecido, você poderia exemplificar-nos quais tecidos é compatível com cada papel e tinta? No caso de tecido escuro/claro devo usar qual papel e tinta? Outra dúvida é; depois de impresso o papel farei a estampa na camiseta e transferiu a imagem pro tecido, posso fazer outra transferencia do mesmo papel pra outro tecido, ou devo imprimir outro papel? Obrigado desde já e desculpe a ignorancia.

  238. Ricardo disse:

    Outra dúvida, tenho uma Impressora Cannon MP190, qual a tinta que posso colocar nela? (meu objetivo é fazer estampas em tecidos de algodão (camisetas) Obrigado

  239. denisgomes disse:

    Ricardo, o esquema é este:
    - Camisetas em poliéster (malha esportiva): papel sulfite + tinta sublimática
    - Camisetas em algodão ou qualquer outro tecido: papel de transfer para algodão (claro ou escuro) + tinta pigmentada

    Se for o caso você precisará ter duas impressoras, uma com cada tinta. E é realmente uma estampa por camiseta. Se for fazer 30 camisetas, serão 30 impressões.

  240. denisgomes disse:

    Tinta pigmentada. Mas eu acredito que essa impressora não seja compatível com a tinta pigmentada, ou com os sistemas de bulk ink.

  241. Ricardo disse:

    Muito obrigado Denis, qual impressora(com um preço baixo) você indicaria pra mim? uma que seja compatível com tinta pigmentada e sistema bulk ink? você tem noção do preço?

  242. denisgomes disse:

    O bulk ink deve ser adquirido a parte, mas existem vendedores oferecendo impressora + bulk ink. Procure no MercadoLivre. As impressoras mais comuns pra isso são as da Epson, mas atenção com as mais baratas porque elas tendem a serem as mais lentas.

  243. RICARDO disse:

    Olha eu aqui novamente, ehhee, desculpe o incomodo, estou pesquisando na internet e verifiquei que já existe impressoras texteis, ou seja, você coloca a camiseta lá e ela imprime na hora, na camiseta mesmo não precisando você comprar a máquina de estampar, nem imprimir a estampa pra colocar na camiseta, gostaria de saber se você conhece essa impressora e se é vantajoso comprar uma impressora dessa, substituindo a máquina de estampar..visto que ao meu ver ela é menos trabalhosa e mais economica pois já vai direto ao ponto de impressão das camisetas..

  244. denisgomes disse:

    Já li alguma coisa a respeito e até escrevi um artigo sobre isso (procure no blog). Não posso lhe dizer se é vantajoso pois somente você é quem pode responder a essa pergunta – o que posso dizer é que este é mais um equipamento a se considerar. O que sei sobre ele é que custa bem caro, portanto o retorno do investimento será demorado, e ele serve apenas para fazer camisetas, ao contrário de uma configuração tradicional de transfer que lhe permitiria fazer produtos planos como chinelos, azulejos, bandejas, vidros, almofadas e qualquer outro produto plano próprio para sublimação, de tecido ou não, além das camisetas.

  245. Ricardo disse:

    Boa tarde Denis, estou decido em comprar a máquina de estampar, e tenho algumas dúvidas,

    - Qual o principal quesito devo olhar ao comprar a máquina de estampar? (Sei que devo prestar bastante atenção no tamanho das áreas estampadas) mas existe outro quesito que devo prestar mais atenção na hora da compra? Marca faz muita diferença? As energias ou voltagem que ela consomem variam muito, existem estampas mais econômicas? o grau que cada máquina pode chegar pra poder estampar? Quais você me orienta a comprar ou quais marcas você gosta? Se puder me ajudar nisso, ficarei grato novamente assim como fiquei em todas as vezes que precisei.

  246. denisgomes disse:

    Não existem muitas diferenças entre as prensas, todas são muito parecidas, vários vendedores compram no mesmo lugar (China), elas têm funcionamento igual e oferecem o mesmo resultado. O consumo de energia não varia de acordo com a estampa, ele parece ser fixo como em qualquer outro aparelho elétrico. A temperatura máxima pode variar de uma máquina para outra mas certamente a temperatura máxima será muito maior do que a que você precisa para estampar.

    Compre a prensa pelo preço e de acordo com o tamanho que deseja estampar.

  247. Julio disse:

    Para estampar chinelos, azulejos, canecas eu uso qual tinta e qual tipo de papel?

    Lendo este site, aprendi o seguinte
    Veja se minha teoria está certa
    1 -Para imprimir tecidos algodão uso tinta pigmentada e papel transfer p/ algod]ao
    2 – Para imprimir tecidos poliester uso tinta sublimática com papel sulfite
    3 – Para cada tinta tem que haver uma impressora, pois não há nenhuma impressora compativel com tinta sublimatica e pigmentada(se houver, deverá ser com sistema bulk ink e ser retirada toda a tinta para ser repassada a tinta desejada)
    4 – O sistema bulk ink é um sistema usada para vc economizar na recarga de cartuchos, podem vender avulso tanto tintas pigmentadas qnt tintas sublimaticas
    5 – Impressora para Sublimação quer dizer que é uma impressora adequada para impressao em estampas e nada haver com impressora para tinta sublimática, pois sublimação é de um estado p/ outro

    atenciosamente.

  248. denisgomes disse:

    É isso mesmo, está tudo certo.

  249. Julio disse:

    Obrigado.

    Para estampar chinelos, azulejos, canecas eu uso qual tinta e qual tipo de papel?

  250. Ricardo disse:

    Outra dúvida, qual impressora você usa para tintas pigmentadas, qual marca, modelo, velocidade e área de impressão(mt importante) visto que andei pesquisando, não adianta nada você comprar uma estamparia com 50×50 e a área de sua impressora for 20×30, você poderia passar esses dados para mim?

  251. Julio disse:

    Posso usar uma impressora comum para fazer impressão no papel transfer ou tem que ser uma impressora própria(impressora de sublimação)? e o que são tintas formulabs

  252. denisgomes disse:

    Tinta sublimática e papel sulfite ou papel fosco (matte). Por favor leia os artigos na seção Sublimação do site.

  253. denisgomes disse:

    Você pode usar qualquer impressora que seja compatível com tinta pigmentada, desde uma pequena de mesa (20 x 30 cm no máximo) até uma de grande formato (1 metro e meio de largura x qualquer altura).

  254. denisgomes disse:

    Depende do produto que você pretende personalizar. Se forem camisetas de algodão, você pode usar a impressora atual. Se forem produtos em cerâmica, etc, é recomendável ter uma segunda impressora, e é obrigatório usar tinta sublimática nestes casos.

  255. Mallu Santos disse:

    porque a impressão das minhas canecas com o fundo chapado de preto ficam manchados? Já troquei o papel, se aumento a temperatura a caneca sai queimada, se deixo normal sai parecendo que faltou tinta. pode me ajudar?? já perdi umas 20 canecas.

  256. denisgomes disse:

    Olá Mallu. Também tive problema com isso, então evito usar chapado. Eu procuro variar a temperatura e o tempo até atingir uma configuração ideal, mas parece que vai da boa vontade da prensa.

    Se a sua prensa já tem alguns meses ou anos de uso, pode ser interessante trocar a resistência.

  257. Mallu Santos disse:

    Obrigada Denis,
    Vou continuar tentando, se conseguir algo te aviso. Mas agora quando escrevo com a letra manuscrita e faço contorno nela, sai como se tivesse um sombreado (efeito dourado). Trabalhei em gráfica e sempre usamos o contorno nas letras manuscrita, na sublimação isso não é necessário? Comprei a prensa faz 2 meses.

  258. denisgomes disse:

    Até onde sei não é necessário usar contorno para compensar nada na arte, a menos que você queira engrossar a letra.

  259. carla disse:

    Qual as melhores impressoras para inpresao d estampas?

  260. denisgomes disse:

    Olá Carla, esta pergunta é muito vaga.

  261. alexander disse:

    Amigo, poderia me ajudar me informando qual o melhor modelo de impressora EPSON para tinta sublimatica (não precisa ser a mais cara) e não querendo mais já abusando um pouco rsrsrsrs. Qual seria a mais indicada para tinta pigmentada. Fico muito grato por sua ajuda e pelo excelente site.
    alexander.lodi@gmail.com

  262. Olá Denis, boa noite. Qual impressora você me indica para fazer sublimação e para algodão? Obrigado.

  263. olá, estou iniciando no ramo de estampas, comprei uma impressora hp k8600 a3, o q mim diz sobre ela em relacão a tinta pigmentada?

  264. denisgomes disse:

    Não se deve usar tinta pigmentada nela. Além disso essa tinta não é compatível com o papel glossy, que pode ser usado para imprimir cartazes em tamanho A3.

  265. existe como estampar em MDF?

  266. denisgomes disse:

    Talvez exista alguma forma, mas nunca ouvi falar. O jeito mais fácil certamente é adesivando.

  267. Patrick disse:

    Olá Denis, bom dia!

    Gostaria de saber qual é o melhor papel para estampar em camisetas 100% algodão? Qual seria a melhor marca? Usando a tinta pigmentada…

  268. gisele disse:

    ola gostaria de uma informação papel manteiga serve para transfer qual a gramatura tipo

  269. denisgomes disse:

    Não recomendo nenhuma marca em particular. Apenas certifique-se de que o papel é de transfer para tecidos de algodão, e observe que há dois modelos: para tecidos claros e para tecidos escuros.

  270. denisgomes disse:

    Não, papel manteiga não serve para transfer. Além disso a gramatura mínima que se pode usar numa impressora é 75 gramas e o papel manteiga é mais fino do que isso.

  271. azarael disse:

    ola gostaria de saber se tenhe alguma empressora da hp que serve para papel tranfer e pode usa tinta pigmentada.e se esse modelo de empressora pega hp k 8600

  272. denisgomes disse:

    As impressoras da HP não são recomendadas para esse tipo de trabalho.

  273. Bianca disse:

    Tenho uma Epson L200, recomenda para esse tipo de trabalho?

  274. Melyssa disse:

    Olá , trabalho com estampas em camisetas brancas 100% poliéster , com tinta sublimática , gostaria de saber se existi um papel transfer especial para camisetas pretas e coloridas? , e se é outro processo para fazer essas camisetas ? Poderia me dar algumas dicas ? Desde já , agradeço ;) obg…

  275. denisgomes disse:

    Para essa combinação não é necessário usar papel especial, apenas papel sulfite. Com relação a camisetas escuras, não tenho a menor ideia pois até onde sei quem faz esse tipo de camiseta em poliéster geralmente estampa toda a camiseta de uma vez já com a cor desejada e o desenho no meio.

  276. edson disse:

    boa noite denis eu comprei uma maquina de estampar camisetas mas nao comprei o papel transfer ainda eu posso usar um papel sufite pra eu testar essa maquina

  277. edson disse:

    ola mais uma pergunta eu comprei uma impressora da epson T33 ela imprime qualquer papel sendo sulfite e transfer

  278. denisgomes disse:

    Somente se for camiseta de poliéster e se a sua impressora estiver com tinta pigmentada. Aliás pra fazer os dois tipos de camiseta (poliéster e algodão) é necessário ter duas impressoras.

  279. denisgomes disse:

    Sim, imprime. Mas a tinta certa depende do tipo de transfer que você vai fazer.

  280. Rogério Cardoso de Freitas disse:

    Boa tarde, adorei o site,
    E muitas dúvidas, você pode me ajdudar, pois estou começando agora..

    1. quero comprar uma impressora e andei pesquisando sobre isso, pra eu imprimir em tecidos de algodao eu preciso de papel transfer com tinta pigmentada, certo?

    2. estou a procura de uma impressora da EPSON pois me disseram que é a melhor, isso é realemnte verdade?

    3. outra coisa é que se eu instalar o sistema bulk ink nessas impressoras, geralmente os cabeçalhos entopem, e não fica legal, vc concorda com isso já teve experiencia com isso?

    4. até que ouvi que tem uma impressora da EPSON L800 que já vem que o com o sistema bulk ink de fábrica, ela é boa mesmo? outro fato é que preciso de tinta pigmentada, pelo que andei lendo a tinta é original da epson, a impressora só aceita tinta ORIGINAL ? e preciso saber o tipo de tinta que é nesta impressora, eu escolho isso na hora da compra?

    5. As tintas originais da epson são mt caras? onde vc compra?

    6. vou comprar uma máquina com área 40×50, a área de impressão dessa epson l800 é compatível com a área da máquina?, pois nao adianta eu comprar uma máquina de 40×50 sendo que a impressora tem uma área de 20×30(apenas exemplo).

    7. o que é tinta formulabs?

    8. Impressora EPSON T50, ouvi dizer que é boa, mesmo sendo instalado o bulk ink, diz que é a que menos dá trabalho, vc conhece?

    HEHEHE, minhas dúvidas são SÓ essas…

    DESCULPE PELAS PERGUNTAS IDIOTAS RSRSRSRRS E OBRIGADO DESDE JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  281. denisgomes disse:

    Olá Rogério, vamos lá.
    1. Sim.
    2. Isso mesmo.
    3. Entopem quando não se usa uma tinta de boa qualidade ou quando a impressora não é usada com frequência. Mas geralmente é possível limpar.
    4. A L800 é boa mas não pra quem vai usar tintas de outro tipo ou não originais. A L800 até aceita tintas não originais mas de tempos em tempos ela pede os códigos que só podem ser encontrados nas embalagens das tintas oringiais. Prefira outros modelos e instale o bulk ink genérico, o resultado será o mesmo.
    5. As impressoras da série L da Epson só funcionam com tinta corante, que no momento não é muito apropriada para transfer.
    6. As impressoras pequenas só imprimem até 21 x 35,5 cm. Se quiser imprimir um tamanho maior compre uma impressora tamanho A3 como a Epson T1110. Mas antes de comprar a impressora verifique se você consegue encontrar o papel de transfer neste tamanho.
    7. Formulabs é o nome de um fabricante de tintas compatíveis com Epson e outras impressoras.
    8. A T50 não é apropriada para fazer transfers.

  282. Rogério Cardoso de Freitas disse:

    Bom dia, nossa, então eu ia comprar impressora errada, rsrs

    Não tenho a noção disso, mas obrigado pelas resposta, outra coisa, eu quero impressora com sistema bulk ink com tinta pigmentada, de preferencia epson com tamanho compativel com a máquina que comprarei (40×50), você por favor, poderia me falar uma boa e apropriada pra eu comprar, qual impressora vc gosta/usa e que não entope mt?

    ps: a responsabilidade será minha, mas é que eu não tenho noção qual impressora comprar, compatíveis com papel transfer/pigmentada/bunk ink./área boa?

    a Epson T1110 é compátivel com o que necessito, existe outra boa no mercado que me orienta por um preço mais baixo? srsrsrsrrs

  283. denisgomes disse:

    Não existem impressoras que imprimam exatamente 40 x 50 cm. Existem as impressoras tamanho A3 (29,7 x 42 cm) e A2 (42 x 59,4 cm). Qualquer impressora da Epson é boa para essa finalidade, e é a mais apropriada para tinta pigmentada.

    A Epson T1110 é uma opção bem popular e faz o tamanho A3. E ela já é a mais barata. Agora pare de choramingar e invista no seu negócio ;)

  284. Olá Denis, ganhei uma máquina de estampar camisetas, nnão sei a marca.
    Gostaria de saber o que preciso ter para começar a trabalhar?
    Preciso de alguma imprnssira para imprimir as fotos?
    Tintas? onde comprar? Qual a melhora marca de inprenssoras? É facil trabaçhar com essas imprenssora?
    Aguardo suas respostas, desde já, Obrigada!

  285. Carolina disse:

    Olá Denis, estou muito confusa, por favor me ajude. Comprei a máquina de estampar da Rimaq e quero comprar uma impressora para fazer transfer em chinelo, cerâmica, mouse pad e quebra-cabeça. A impressora L355 multifuncional é boa? A tinta que vem nela de fábrica é a pigmentada própria para trabalhos de sublimação? A tinta usada para camiseta de algodão é a jato de tinta?

  286. Carolina disse:

    esqueci de citar que a impressora L355 é Epson.

  287. Carolina disse:

    tinta pigmentada e sublimática é a mesma coisa?

  288. denisgomes disse:

    Olá Camila. Sim, você precisa de uma impressora. A marca mais recomendada para isso é a Epson. Use tinta pigmentada e o papel de transfer especial para tecidos de algodão (que também serve para outros tecidos exceto o poliéster).

    Note que neste tipo de estampa a imagem ficará com aspecto “duro” devido ao fato do transfer ser feito em cima de uma base especial presente no papel, e não diretamente no tecido.

  289. denisgomes disse:

    A L355 não é recomendada para isso pois ela usa tinta corante de fábrica. Escolha outra. Aliás, você provavelmente precisará de duas: uma com tinta sublimática (para chinelos, cerâmica, mouse pad e quebra cabeça) e uma com tinta pigmentada (para camisetas de algodão). Não, não dá pra usar a mesma impressora e só trocar a tinta quando precisar.

    A propósito, os chinelos devem ser próprios para sublimação, assim como o restante dos produtos.

  290. denisgomes disse:

    Elas são muito parecidas, mas não são a mesma coisa.

  291. Orlando disse:

    Quer dizer que eu posso fazer transfer com papel sulfite e tinta pigmentada em camisa de poliester? Fica bom? Tem muita diferença em relação a tinta sublimatica?

  292. Orlando disse:

    Grande Denis, posso fazer as impressoes em um dia e realizar o transfer em outro ou é preciso fazer o transfer logo após a impressao ser concluida? Valeu

  293. denisgomes disse:

    Camiseta de poliéster só pode ser feita com tinta sublimática, e pode ser feita com sulfite mesmo.

  294. denisgomes disse:

    Sim, pode ser em outro dia.

  295. Rogério Cardoso de Freitas disse:

    Denis, se eu comprar uma epson t1110 e quiser imprimir desenhos em tamanhos normais(de impressoras comuns, sem ser a3, a4,a2), com papel transfer de impressora comum, eu consigo?

  296. denisgomes disse:

    Não entendi a sua pergunta. Se você se refere ao tamanho do papel – a T1110 imprime até o tamanho A3, que é 29,7 x 42 cm – ela imprime também em tamanhos menores.

  297. Rogério Cardoso de Freitas disse:

    Denis, minha dúvida é na compra da impressora, eu comprar uma com área pequena, pelo que andei vendo aqui existem impressoras pequenas, médias, e grandes a2, a3 e a4, você poderia POR FAVOR, me falar quais são as áreas delas?

  298. Rogério Cardoso de Freitas disse:

    Para esclarecer:

    Tem impressoras pequenas, médias e grandes, existe também as que imprimem p/ desenho de AUTOCAD que seriam em a2 a3 a4(Ex: EPSON T1110)…Queria saber qual o máximo que essas impressoras imprimem em suas resoluções, estou com medo de comprar uma impressora comum(sem ser as que tem maiores resoluções p/ autocad, ex. EPSON T33, EPSON T42WD, EPSON XP204) e ela não conseguir imprimir alguns desenhos p/ camisetas GG por exemplo, não ser compatível com isso pelo tamanho, você parece-me experiente no ramo de estamparia tem poderia me ajudar neste quesito?

  299. denisgomes disse:

    A4 = 21 x 29,7 cm
    A3 = 29,7 x 42 cm
    A2 = 42 x 59,4 cm

  300. denisgomes disse:

    Olha Rogério, antes de comprar a impressora você precisa se decidir sobre o que você quer fazer exatamente. Não adianta dar tiro no escuro.

    Então pegue umas camisetas, uma régua e meça o tamanho que você quer imprimir, e só depois vá pensar na impressora.

    Geralmente uma impressora de tamanho A3 é suficiente para camisetas. Quem quer fazer maior do que isso (por exemplo: estampar uma camiseta de carnaval inteira de uma vez só) acaba partindo pras plotters com 1 ou 1,5 metro de largura.

  301. Fatima Quarta disse:

    Ola, estava lendo e surgiu uma terrivel duvida: como saber a diferença entre os dois tipos de tinta e onde aplicar as tintas no caso do transfer (minha impressora Epson P50). Obrigado pela atençao.

  302. denisgomes disse:

    É impossível diferenciar entre sublimática e pigmentada, portanto os frascos devem estar bem identificados. A tinta sublimática só pode ser usada em camisetas de poliéster e a pigmentada somente em camisetas de outros tecidos com papel especial.

  303. valdomiro disse:

    amigo, ao sublimar um desenho na caneca coloco pressão para firmar a caneca, mas ao imprimir uma caneca com uma area toda preta está ficando falhado ao centro, existe alguma dica ou macete para sublimar a caneca toda preta?

  304. denisgomes disse:

    Bom, a pressão não é uma delas. Basta que a caneca esteja firme. E se houver muita pressão ainda há o risco da caneca rachar.

    Imprimir chapado preto na sublimação é bem complicado e eu mesmo já tive problemas com isso. Tente ajustar a temperatura e o tempo para um pouco a mais. Tente virar a caneca do outro lado ao inseri-la na prensa. Tente trocar de fornecedor de caneca (outro usuário do site sugeriu que a qualidade da imagem também depende do fornecedor da caneca). Ou evite usar chapado preto.

  305. Ana paula disse:

    Olá, eu comprei uma maquina de estampa caneca e usei folha sulfite, mais não fico no resultado que eu queria, porque?

  306. denisgomes disse:

    Usou tinta sublimática?

  307. Thayline disse:

    olá estou tentando fazer uma sublimação em camisetas comprei a tinta sublimática estou usando a epson mais ainda não achei um papel adequado o sulfite q pelo que li não consegui tranferir a imagem mesmo usando a sublimática tem algum tipo de sulfite especial ? qual papel devo usar?

  308. denisgomes disse:

    Que tipo de camiseta está usando? A tinta sublimática e o papel sulfite só podem ser usados em camisetas de poliéster (malha esportiva).

  309. Anderson Gomes da Fonseca disse:

    Li muitos comentários e muitas dúvidas foram tiradas, e lhe agradeço muito pela sua ajuda, mas algumas permaneceram, uma observação antes, como sou universitário e vejo que alunos ao entrar sempre tendem a fazer camisas do seu curso, me interessaria mais em começar com camisetas, e então la vão as perguntas:

    No momento só poderei trabalhar com um tipo de tinta, ou sublimática ou pigmentada, pretendo trabalhar com canecas, camisas, chinelos, capas de almofadas, etc. Qual o tipo de tinta mais indicado? Em tecidos poliéster como li aqui, pode-se usar papel sulfite, certo? Mas em relação a qualidade, o transfer é melhor? Ou não tem muita diferença? Em uma loja vi vendendo camisa para sublimação, minha dúvida é o seguinte, como em certos produtos como chinelos, canecas, tem de haver uma camada de resina, na camisa há essa diferença? Ou por exemplo qualquer camisa 100% poliéster pode ser usada, ou tem que ser própria para sublimação? E em relação a camisa de poliéster colorida, tem alguma especificidade ou é o mesmo processo da branca, e tem como estampar no poliéster preto, azul escuro, vermelho, etc? Nas camisetas de cor escura é necessário usar o transfer OBM? E posso usar com a tinta sublimática em tecidos poliéster com esse papel? E eu imprimiria direto nesse papel ou posso usar o sulfite e ele como uma base para as partes em branco? Pois vi um vídeo estampando em camiseta preta, e foi feito isso, usado os dois papéis. Nas camisetas de cores claras ela afeta a cor da imagem, mas afeta somente na parte que seria branca da imagem que ficaria com a cor da camisa, ou na imagem inteira? Para estampar cadernos, apostilas, pode ser feita com esse mesmo processo? Estou pesquisando muito antes de começar, pois não quero começar com nenhuma dúvida, alguma pergunta aqui pode ser repetida de certa forma, mas ainda fiquei com dúvida em certos casos, e reformulei a pergunta, e espero que você possa me ajudar.

  310. denisgomes disse:

    A camisa tem um processo diferente do usado em outros produtos de sublimação como canecas e chinelos. Esses produtos devem ser preparados previamente, as camisas não.

    Além disso, existem dois processos dependendo da camisa: um para camisas de poliéster e outro para camisas com outros tecidos. Este artigo explica isso: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2013/03/05/quais-sao-os-papeis-e-tintas-corretos-para-se-fazer-o-transfer/

    No entanto você deve, antes de comprar qualquer equipamento ou iniciar a produção de qualquer camiseta, avaliar que tipo de camiseta você quer fazer (algodão? PV? malha esportiva?) e que tipo de durabilidade pretende obter (pouco durável? muito durável?) porque o transfer NÃO É a única forma de se personalizar camisetas e NÃO É recomendável para camisetas que exijam alta durabilidade.

    O restante das suas dúvidas sobre camisetas pode ser respondido lendo os outros artigos e os comentários aqui no site.

    Com relação a cadernos, existem cadernos que podem ser personalizados com transfer mas honestamente eu acho que é um processo complicado e inútil já que é possível fazer tais capas (duras ou não) usando o processo tradicional de encadernação, ou seja, a capa é impressa em papel fotográfico e laminada com adesivo transparente, é colada em papelão paraná (ou não, caso queira fazer capa mole) e o material todo é encadernado com espiral ou wire-o. Já fiz algumas agendas assim.

  311. Anderson Gomes da Fonseca disse:

    Muitíssimo obrigado pelas respostas, pela compreensão, e pela paciência, tem me ajudado muito, em relação a outras dúvidas, irei ler, não tenho muito tempo, pois aço faculdade integral e chego em casa muito tarde, mas darei um jeito de ler, qualquer coisa se eu não conseguir tirar a dúvida pergunto novamente, :).
    Se eu escolhesse muito durável, qual seria a melhor opção ? E quando diz que não é recomendada para alta durabilidade, seria em média desconsiderando lavajem, uso constante da camiseta, quanto tempo mais ou menos? Teria essa informação?

  312. denisgomes disse:

    Para camisetas muito durável (isso inclui sim lavagem e uso) o ideal é usar a serigrafia. É um processo diferente, mais complicado, talvez mais caro e não indicado para tiragens muito pequenas, mas as camisetas produzidas assim duram muito. Camisetas comercializadas em lojas geralmente não são feitas em transfer por esse motivo.

  313. jorge joc disse:

    As prensas importadas da china são de boa qualidade?

  314. denisgomes disse:

    Olha, pra mim elas são todas exatamente iguais independente do fabricante e do modelo. A única coisa que importa é ela esquentar, portanto…

  315. Evandro disse:

    amigo consigo imprimir uma fotografia com papel glossy com tintas sublimáticas?

  316. denisgomes disse:

    Não. E mesmo que fosse possível a tinta sublimática não tem qualidade para imprimir coisas do dia a dia.

  317. Leandra disse:

    oi preciso estampar em sacolas ecológicas ( algodão crú ),qual é a gramatura do papel transfer indicado 140 gm ou 110 gm..qual a diferença..o que interfere.. obrigada

  318. denisgomes disse:

    Não recomendo fazer esse tipo de trabalho com transfer. A melhor opção é a serigrafia.

    Mas respondendo à sua pergunta, a gramatura do papel não afeta nada.

  319. cibele disse:

    eu quero saber qual programa eu uso para fazer as montagens antes de imprimir?

  320. denisgomes disse:

    Você pode usar CorelDRAW, Photoshop, Adobe Illustrator, GIMP, Paint ,net (não é o mesmo que o Paint do Windows), Photoscape, algum editor de imagens online ou qualquer outro que você queira usar ou tenha familiaridade. Evite usar Word, Powerpoint ou esses programas de escritório ou programas inadequados pois eles podem não fornecer todos os recursos que você precisa.

  321. djane disse:

    adorei bem didático mesmo, mas aí vai uma duvida cruel, vi que posso tanto ultilizar o papel sublimatico quanto o normal só que em caso de camisas de algodão q só o sublimático mesmo, mas ex essa impressão em tinta sublimatica ela é ultilizada somente 1 vez?, eu posso usar 1 papel para passar a imagem impressa para várias camisetas?

  322. Camisetas de algodão só podem ser feitas com papel de transfer especial (que é basicamente um adesivo colado no tecido) e tinta PIGMENTADA. Cuidado pra não misturar os processos.

    O transfer, independente de qual for, só pode ser usado para 1 objeto por vez. Isso é um transfer, não é um carimbo ;)

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo