“Estou tendo problemas no transfer, me ajuda!”

Ultimamente têm surgido uma quantidade razoável de perguntas citando problemas na hora de fazer a sublimação (transfer). Resolvi então escrever um pequeno post resumindo algumas coisas que considero importantes para você que quer começar a trabalhar com transfers e para você que já trabalha com isso.

O que é a sublimação ou transfer?

Sublimação ou transfer é o processo pelo qual uma imagem previamente impressa é transferida através de calor para um objeto que se deseja personalizar – canecas, camisetas, chinelos, azulejos, mouse pads, etc. Para que a sublimação seja bem sucedida e a imagem seja transferida com qualidade você precisa de três coisas:

Para objetos em geral

  • Imagem impressa com tinta para sublimação. Qualquer papel pode ser usado, inclusive o sulfite, mas a qualidade do papel pode afetar ligeiramente a imagem.
  • Prensa térmica ajustada adequadamente
  • Objeto previamente preparado para a sublimação

Neste processo de sublimação a imagem não é transferida diretamente para a superfície do objeto. A preparação prévia consiste de uma resina que irá “segurar” a imagem no momento da transferência e por esse motivo objetos comuns como canecas de cerâmica de supermercado não podem ser usados. Existem inúmeros fornecedores de objetos prontos e devidamente resinados para sublimação, e a variedade de objetos prontos é bem grande. Embora talvez seja possível fazer o resinamento manualmente, este processo não é recomendável e nem prático.

Para camisetas de malha sintética (malha esportiva)

  • Imagem impressa com tinta para sublimação. Qualquer papel pode ser usado, inclusive o sulfite, mas a qualidade do papel pode afetar ligeiramente a imagem.
  • Prensa térmica ajustada adequadamente
  • Camiseta em malha sintética ou em qualquer tipo de tecido que tenha sido desenvolvido especificamente para o processo de sublimação

Neste processo de sublimação a imagem é transferida diretamente para o tecido sem deixar qualquer marca ou alterar a superfície do tecido – o tecido é “pintado” com as cores da imagem. No entanto este processo deve ser usado somente com camisetas de cor branca ou de cores claras, caso contrário a cor da imagem irá se misturar à cor da impressão: se a mesma for escura demais a imagem não aparecerá. E lembre-se de que a impressora não possui tinta branca.

Para camisetas de algodão ou qualquer outro tecido não desenvolvido especificamente para sublimação

  • Imagem impressa com tinta corante ou pigmentada. É obrigatório usar papel de transfer apropriado para camisetas de algodão.
  • Prensa térmica ajustada adequadamente
  • Camiseta em algodão ou em qualquer outro tipo de tecido

Neste processo de sublimação a imagem não é transferida diretamente para o tecido. O papel usado deve ser especial para este processo. A imagem ficará sobre o papel e o papel irá aderir ao tecido através do calor da prensa. Por este motivo a camiseta ficará mais grossa na área onde o transfer foi feito. Existem dois tipos de papel de transfer: para camisetas de cor clara e para camisetas de cor escura.Você deverá recortar o papel no formato da imagem, ou seja, se quiser transferir um logotipo redondo você terá de recortar o papel neste formato devido ao fato do papel já possuir uma base branca.

Eu estou tendo problemas. E agora?

Você pode buscar ajuda junto ao fornecedor de sua prensa térmica. Alguns fornecedores possuem experiência na área e podem lhe orientar melhor sobre o processo de sublimação. Abaixo listarei os problemas mais comuns e algumas possíveis soluções:

  • A foto ficou fraca na caneca: Pouca pressão na prensa ou temperatura insuficiente. Aumente um pouco a temperatura até encontrar uma que funcione corretamente.
  • A caneca não pegou a imagem: A caneca não apropriada para sublimação. Você só deve usar objetos previamente preparados para sublimação.
  • As cores depois de transferir estão diferentes das cores na tela: Uma ligeira diferença na tonalidade é normal e esperada. Uma diferença maior na tonalidade (por exemplo: pele um tanto esverdeada) normalmente pode ser resolvida ajustando os níveis de cor (ciano, magenta, amarelo) no driver da impressora. Verifique também se a cabeça de impressão não está entupida e se as cores estão sendo imprimidas corretamente e sem falhas.
  • Não consegui transferir na camiseta: Camiseta não apropriada para sublimação ou combinação incorreta de tinta e papel.
  • Comprei 100 canecas e preciso entregar um pedido amanhã mas tentei fazer o transfer e não deu certo: Ah meu amigo, ferrou… você devia ter se informado antes… Essa caneca não é apropriada para sublimação.
  • Fiz o transfer e ficou legal, mas lavei a camiseta e saiu toda a tinta: Camiseta não apropriada para sublimação ou combinação incorreta de tinta e papel.
  • A imagem está descascando: Objeto ou camiseta não apropriado para sublimação, ou combinação incorreta de tinta e papel.
  • Não consigo transferir a imagem na caneca/chinelo/azulejo/etc: Já disse, você tem de usar tinta sublimática. E o objeto tem de ser apropriado para sublimação.
  • Minha impressora está entupindo demais: Nem todas as impressoras são apropriadas para uso com tinta sublimática. As impressoras que originalmente aceitam tinta pigmentada (Epson Durabrite, p.ex.) funcionam melhor com tinta sublimática.

Tem mais alguma dúvida? Mande pra gente.

Atualização em 15/09/2012 – Importante

Ao deixar um comentário a respeito de problemas em sublimação em camisetas (cores incorretas, tonalidade errada, folha não solta, cores sem vida, etc) certifique-se de incluir todas as seguintes informações:

  • Tipo de tinta utilizada (corante, pigmentada ou sublimática)
  • Marca do papel de transfer utilizado
  • Tipo de papel (para tecidos sintéticos, para tecidos de algodão, para camisetas escuras, etc) – essa informação consta na embalagem
  • Nome da loja onde o papel foi adquirido
  • Tecido usado e a sua composição (100% poliéster, por exemplo)
  • Marca e modelo da impressora
  • Tempo de prensagem e temperatura

Sem todas estas informações não será possível tentar ajudá-lo pois o processo de sublimação em camisetas pode ser feito de várias formas e com diversos materiais, cada qual com resultados que podem variar muito.

711 comentários em ““Estou tendo problemas no transfer, me ajuda!””

  1. Christiantur@hotmail.com disse:

    Boa tarde
    tenho uma fábrica de bolsas, estou interessado na personalização com sublimação. É possível sublimar nylon 600, nylon emborrachado (poliamida) etc.?
    se este materiais não são passíveis de sublimar tem algum tecido mais grosso do que o oxford para sublimar (para dar mais corpo a uma bolsa por exemplo)?
    Outro detalhe, tenho uma impressora HP 4500 me serve para a impressão?
    Mais uma dúvida, para imprimir imagens maiores que tipo de impressora devo usar?

    Muito obrigado
    Christian Díaz

  2. Christian, o que posso lhe dizer é que nem todos os tecidos são apropriados para sublimação. Você terá de fazer testes nos tecidos que pretende usar. É possível que o nylon funcione, mas o oxford eu creio que não.

    Dependendo do seu volume de produção e dos tipos de tecidos que você pretende fazer, pode ser mais interessante analisar outras opções para imprimir esses tecidos, como uma impressora de grande formato (plotter) imprimindo diretamente no tecido. Já vi oxford impresso nesse processo e o resultado é excelente, embora creio que seja necessário algum tipo de adaptação para colocar o tecido na impressora pois o tecido sozinho poderia escorregar se não for grosso o bastante.

    A HP 4500 não serve para sublimação. Se você precisa imprimir páginas tamanho A3 ou A2, deverá comprar uma impressora que ofereça esse tamanho.

  3. Djavan disse:

    amigo estou precisando comprar uma impressora multifuncional para impressão de papel tranfer, gostaria que me indicasse uma boa impressora!

  4. Qualquer uma da Epson com o selo Durabrite mas creio que multifuncional pra essa finalidade não é uma boa ideia, já que a tinta sublimática não foi feita para uso no dia-a-dia.

  5. Vanessa disse:

    Denis bom dia, tenho uma impressora digital xerox x700 q é impressão por base de tonner e tenho também uma prensa termica 8×1 gostaria de saber se é possivel fazer a estampa nos produtos com a impressão laser e qual o papel mais indicado?
    Desde já agradeço

  6. Sim, é possível, mas não tenho muitas informações a respeito. Parece que só dá certo com camisetas e tecidos, e parece que o papel também deve ser especial.

    Se você pretende personalizar objetos, o negócio é usar uma jato de tinta com tinta sublimática.

  7. samara regia disse:

    Tenhon um prensa de canecas mas estou com problemas na transferência a imagem não fica boa o papel gruda,a imagem fica borrada ou parece que queimou,nõa fica com brilho as cores ficam opacas,estou perdendo muita matéria prima.já troquei a tinta arrumei a impressora,e coloquei a imagem superior a 300dpi e ajustei para alta qualidade de foto,papel mate e nada ..por favor me ajudem .

  8. Conforme escrito no artigo, você está usando uma caneca própria para sublimação e tinta sublimática, certo?

  9. samara regia disse:

    certo

  10. Se você está usando a temperatura e o tempo recomendados pelo fabricante da prensa, então não entendo como poderia dar errado. Tem alguma foto?

  11. daniel disse:

    iai denis fmz
    deu certo cara comprei as maquinas na f1 q vc me indicou ….vc sabe me fala quem vende camisetas boas para o serviço malha pv. 100% algodao etc…
    irmao vc esta me ajudando de mais obrigado denis tudo de bom pra vc cara
    daniel

  12. Daniel, eu não tenho ninguém para indicar no momento. Lembre-se de que a malha PV e algodão só podem ser sublimadas com papel especial, que deixa a impressão grossa. Para isso não acontecer deve-se usar malha sintética.

  13. Maria Luiza Barbosa disse:

    Olá Denis,comecei a trabalhar agora com sublimação,e estou tendo problemas com a impressaõ de fotos,é que elas ficam escurecidas meio avermalhadas,como se as tintas não
    estivessem equilibradas,imprimo em papel tranfer sublimático na impressora EPSON T25 com tinta sublimática,me ajude,

  14. Daniel Ramos disse:

    Bom-dia. Tenho uma compacta print de estampar camiseta. e to querendo uma i9mpressora de boa qualidade. para criar minhas proprias estampas! vc tem alguma referencia de uma otima impressora para eu realizar as impressoes que desejo.

  15. julia disse:

    ola dennis, começei a trabalhara agora com transfer, com tinta pigmentada, 100%algodao, tenho tinta e papeis propeios, nao sei o que acontece que vira e mexe o papel transfer gruda na camiseta!!! me ajuda tb quanto a impressao para camisetas escuras, tenho tb papel obm, mais ta dificl de usar

    obrigado

  16. ANDRÉIA disse:

    Boa tarde, por gentileza preciso de ajuda, tenho uma Epson T42WD, com bulk para sublimação, só que quando imprimo, a impressão fica fosca, tanto no papel como na camiseta após prensa-la, parece que foi lavada, gostaria da sua ajuda, pois sou marinheira de 1ª viagem e não sei mas o que fazer e como fazer . No aguardo de breve retorno, Grata, Andréia . se possivel mandar a resposta por email.

  17. Rúbia disse:

    Boa noite Denis, quero começar o trabalho de transfer sublimático, tenho uma impressora epson tx125, ela serve? Li em outro site que o bulk não é recomendado, é verdade? E para os chinelos, o melhor mesmo são os encapados com tecidos?
    Aguardo resposta.

  18. kleber disse:

    estou com o mesmo problema da maria luiza as cores ficam esverdiado a minha impr. T50

  19. Olá Daniel. Qualquer impressora da Epson que aceite tinta pigmentada (selo “Durabrite”) é suficiente. Mas lembre-se de que as impressoras costumam entupir se não forem usadas com certa frequência.

  20. Talvez você não esteja usando o papel certo, ou a regulagem correta de tempo e temperatura na prensa. Sem contar que o transfer em algodão por si só é difícil e pode não funcionar adequadamente.

  21. Olá Andreia. É difícil analisar o problema sem ver a camiseta de perto mas é possível que você não esteja usando o tipo correto de camiseta. Com a tinta sublimática é necessário usar somente camisetas sintéticas ou próprias para sublimação. Outros tipos de camisetas podem não funcionar.

  22. Sim, serve. E o bulk é mais do que adequado para essa finalidade. Com relação aos chinelos, eu ouvi falar desse outro modelo com tecido e ele parece ser mais resistente especialmente se o chinelo for utilizado no dia-a-dia, mas não posso confirmar. De qualquer forma creio que você terá de oferecer os dois modelos de chinelos para seus clientes, portanto…

  23. Daniel Ramos disse:

    Qual melhor usar tinta pigmentada ou sublimatica para estampas de camisetas? e qual a diferencia das duas?? e para usar as duas teria que ser duas impressoaras??

  24. Renata disse:

    Ola! Boa noite! Estou querendo entrar neste ramo, já ha algum tempo trabalho com personalização de produtos mais fazendo a arte e levando pra alguém personalizar nos produtos. Então agora resolvi comprar as máquinas necessárias para eu fazer tudo e assim tirar um lucro maior né! conheci este site hoje e já li muita coisa, mais preciso de uma orientação mais específica para não jogar dinheiro fora. Então vamos lá! Vendo garrafinhas esquezze, camisas personalizadas geralmente com fotos, temas de festa,chinelos,fotomontagens ,chaveiros e fora as artes que faço em papel fotográfico e eu mesma personalizo em alguns brindes. Preciso saber:
    1º quero comprar uma prensa para camisas e uma para canecas,a dúvida é:para a prensa de camisas tem alguma marca e o tipo de tamanho da prensa necessário para fazer camisas? é que já vi algumas 38×38,60×50,daí não sei qual é o melhor tamanho.
    2º Quanto a de canecas pretendo comprar uma que venha com resistência cônica. Seria isso mesmo?
    3º Sobre impressoras,gostaria que me ajudasse pois já vi vários modelos de EPSON e não sei qual comprar,são tantas t33, t25 já me falaram até de uma tx430w,então queria que me orientasse em relação a isto,como escrevi ai mais ou menos os tipos de brindes que costumo trabalhar que tipo de impressora devo comprar, acho que terá de ser duas né?
    4º Para eu imprimir fotos posso usar a mesma impressora ou teria que ser uma terceira?

    E Parabéns pelo seu site, é tão bom quando encontramos pessoas que se disponibilizam e ajudar aos outros, e tiram todas as nossas dúvidas com a maior paciência.

    Desde já agradeço!

  25. Renata disse:

    Denis, me desculpe só depois de continuar lendo aqui no site é que eu vi que tinha um tópico mais relacionado as minhas perguntas. Que é o de comentários e Perguntas,desculpe.

  26. Renata, não se preocupe, você pode comentar em qualquer artigo que quiser, todos estão abertos a discussão ;)

  27. Olá Renata. Ter os equipamentos em mãos permite atender os clientes com maior agilidade e aumenta o seu lucro, claro, mas lembre-se de que com isso você será responsável pela manutenção dos equipamentos – ou seja, se der algum problema você vai acabar se enrolando ;) Falo isso por experiência própria – a gente passa cada aperto…

    Quanto às suas perguntas:
    1. Qualquer produto que você queira fazer deverá ser próprio para sublimação. Ou seja, caneca de cerâmica do supermercado não dá.
    2. Squeeze feito com transfer só o de aluminínio ou metal (facilmente encontrado). Squeezes plásticos não são feitos com prensa, são feitos com adesivos apenas.
    3. Camisetas somente de malha sintética ou próprias para sublimação. Algodão é problemático.
    4. Qualquer marca de prensa serve. Quanto ao tamanho, vai do tamanho que você quer personalizar e quanto pode gastar com isso.
    5. Sim, existem prensas de caneca com as resistências cilíndrica e cônica. A resistência também pode ser adquirida a parte.
    6. Qualquer Epson com o selo “Durabrite” serve. Mas observe que as impressoras em geral podem entupir com certa facilidade. Procure usá-la pelo menos 1x por semana para ajudar a evitar isso. Ou deixe uma de reserva na caixa, porque essas @(!)@(!)!! geralmente resolvem dar problema bem no meio de um serviço importante ;)
    7. Provavelmente você terá de ter duas impressoras, sim. Uma com tinta sublimática para os produtos de transfer, e outra com tinta corante ou pigmentada para adesivos, papel fotográfico, etc. Não dá pra ficar trocando de tinta toda hora.

    Agradeço os elogios e estou à disposição caso tenha mais dúvidas, e desejo-lhe boa sorte em seu novo negócio. Aproveite e visite minha loja virtual, http://www.produtosexclusivos.com.br. Eu também vendo fotoprodutos. Afinal preciso pagar as contas ;)

  28. Rodrigo disse:

    Olá Denis, gostaria de saber qual é a porcentagem mínima de poliester que uma camisa pode ter para fazer a sublimação. E existe algum modo de sublimar camisa em algodão? O papel transfer é diferente do papel sublimático? É possível sublimar camisas pretas ou escuras?

  29. Jessé disse:

    Minha prensa esta deixando marcas na malha oq faço ?

  30. Olá Jessé. Tente usar menos pressão.

  31. ANA CLAUDIA disse:

    Denis, estou comprando uma prensa e ela esta com residuos, como posso limpar a chapa? ela parece teflon. obrigada.

  32. Olá Ana. Eu não tenho essa informação mas parece que essa chapa de teflon pode ser trocada, ou então toda a base da prensa. Mas verifique se isso está mesmo causando problemas no transfer, porque o que importa mesmo é o calor gerado pela prensa.

  33. Egon disse:

    Boa tarde!
    Comprei recentemente uma impressora Epson T25 e estou tendo várias falhas na impressão, já limpei o cabeçote, fiz alinhamento e as falhas continuam. Gostaria de saber quais são as configurações ideais para impressão em papel transfer e qual seria o provável motivo destas falhas de impressão!

    Obrigado

  34. Letícia disse:

    Olá, tenho uma impressora a laser e uma prensa termica, mas não sei como imprimir letra branca em tecidos coloridos, oque eu tenho que fazer?

  35. Olá Egon. As falhas de impressão geralmente acontecem porque a cabeça está entupida demais ou já está no final de sua vida útil. Isto também pode acontecer se você usa pouco a impressora, pois a cabeça tende a entupir se não for usada constantemente. Tente levá-la a uma assistência técnica ou troque de impressora. Não existem configurações ideais para o papel de transfer. Eu geralmente uso a configuração de papel comum e o modo ‘foto’, que é o mais demorado mas às vezes consegue encobrir as falhas da cabeça de impressão.

  36. Você não fará nada, pois nenhuma impressora (dessas que usamos, pelo menos) possui tinta branca e não há como estampar essas letras brancas.

    Para fazer isso você precisará usar outra técnica – talvez recortando uma folha de transfer com fundo branco, ou usando serigrafia.

  37. Egon disse:

    A impressora é nova, como faço para desentupir a cabeça dela?

  38. Execute o procedimento de limpeza (nozzle cleaning) disponível no driver da impressora. Faça isso umas 2-3 vezes. Se ainda não der certo, é hora de ir pra assistência.

  39. Samuel disse:

    Boa noite, vc sabe se a Multifuncional Laser Color WC 6015B xerox serve para transfer?
    Desde já agradeço

  40. Francisco disse:

    Boa tarde amigo trabalho com transfer a tres anos,amigo sujiro que faça uma limpeza de bico em sua impressora, vc vai no modo imprimir,limpeza das cabeças ou verificação de jatos.ok

  41. Francisco disse:

    Boa tarde, sim você teria que usar duas impressoras, so que com a tinta sublimatica vc tem mais variedade de produtos para trabalhar.

  42. Francisco disse:

    Gostei do Site,
    K&V-Transfer.

  43. O que sei é que o transfer feito em laser colorida serve apenas para alguns tipos de produtos, como produtos em plástico (tem de ser um plástico especial resistente ao calor da prensa) e camisetas. Se você pretende fazer chinelos, azulejos, pratos, canecas de cerâmica, então você deve fazer o transfer em jato de tinta.

  44. Obrigado, Francisco. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, mande pra cá!

  45. Alexandre disse:

    Olá! Tenho muitas dúvidas pois estou tentando começar a estampar camisetas. Tenho uma HP Laser CP1025 que tentei com o papel transfer AP17 inneo fazer uma camiseta que acabou grudando o papel na camiseta para sempre. Pergunta: Esta impressora pode ser usada para imprimir transfer? Se sim, com que folha?
    Hoje, comprei uma Canon IP 4910. Ela serve para imprimir em papel transfer? Que papel? E que tinta eu posso usar nela com Bulk in. Pigmentada ou corante? Obrigado pela paciência!

  46. JOAO disse:

    denis , eu sou dono de uma empresa que faz roupas profissionais , fazemos ainda impressão com tela, mas queria passar para sublimação , o problema é que utilizo muito oxford e brim leve ( ambos escuros )qual papel utilizar para fazer tal procedimento?

  47. Olá Alexandre. É possível fazer transfer de camisetas usando laser colorida, mas não estou a par do procedimento. Entre em contato com a loja que lhe vendeu o papel de transfer e peça mais orientações – pelo que ouvi falar é necessário usar um papel específico de acordo com o modelo da impressora. Isso, claro, além de usar uma camiseta própria de acordo com o tipo de papel usado.

    A Canon IP4910 não parece ser ideal para transfer pois ela usa tinta corante de fábrica. O ideal é uma impressora que use tinta pigmentada de fábrica, que você depois trocará pela tinta sublimática, que é a usada para fazer transfers. Note que o processo de transfer com impressoras jato de tinta é diferente: dá pra fazer até com papel sulfite dependendo do objeto.

  48. João, você deve primeiro avaliar se esse processo é viável para você pois o transfer é algo bem diferente da serigrafia. A serigrafia permite maior velocidade e maior qualidade, e o transfer é mais apropriado para peças promocionais ou tiragens de poucas unidades. Além disso a impressora não possui tinta branca, inviabilizando a personalização de tecidos escuros. Além disso há a questão da durabilidade: por serem roupas profissionais elas deverão durar mais, e eu não sei se o transfer tem a durabilidade necessária.

  49. Cléo Arthur disse:

    Olá Julia, eu trabalho com transfer a 3 anos, vou tentar lhe dar umas dicas…
    Você deve usar o papel “Transfer Dark” para as camisas de cor e só retirar o papel depois que esfriar totalmente, se caso vc tente retirar ainda quente, vai ficar grudado mesmo no papel do tranfer que vc coloca por cima da película.

    OBS: se vc estar aplicando o Transfer Dark “para tecido de cor” vc deve retirar a película do papel e por o papel por cima da película.!

  50. Alexandre disse:

    Obrigado pela resposta! Eu não poderia inserir tinta pigmentada em minha Canon através de um Bulk ink? Isso poderia estragar minha impressora? Abraços!

  51. rodrigo carneiro disse:

    Boa tarde Denis, estou pretendendo montar meu proprio negocio e quero começar por esse ramo e sublimação em roupas e objetos, e andei pesquisando em um bom site e um dos melhores foi o seu, espero que possa me ajudar, sei pouca coisa sobre isso, por onde começar? de quanto precisa? e se dar dinheiro? essas são as minhas primeiras de muitas perguntas.

    fico no aguardo.

  52. Gisele disse:

    Boa Tarde Denis!
    Estou tendo problemas com a malha também, já vi a pergunta acima e você mandou tirar um pouco a pressão da prensa, mas eu já fiz esse procedimento e minhas camisetas continuam marcadas, se eu sublimar a camiseta sem colocar algo no meio dela, o desenho sai na outra parte, se eu colocar um papel, o mesmo fica marcado no tecido e também fica marcado o desenho da prensa, não sei mais o que fazer.
    Grata
    Gisele

  53. monique disse:

    Olá! to precisando de ajuda! Será q vc pode me ajudar??!!
    Então eu comprei um prensa e to querendo trabalhar com transfer mas to com muita duvida pq naum encontrei ninguém pra me explicar algumas coisas então vamos as perguntas!!
    to com duvida entre trnasfer e sublimação!
    eu posso usar tinta sublimatica em papel pra transfer?
    Posso imprimir com tinta normal no papel pra sublimação?
    Existe outro tipo de papel q pode ser usado pra isso?
    eu posso usar o papel pra sublimação pra imprimir com impressora normal e aplicar em tecido de algodão?
    com a sublimação consigo imprimir a cor branca?
    Qual é melhor transfer ou sublimação?
    Espero q vc possa me ajudar nessas perguntas obrigada!!

  54. Teoricamente poderia, mas a cabeça de impressão não é ideal para uso com tinta pigmentada/sublimática. Pode funcionar por um tempo, pode ou não dar problema, não há como saber de antemão. Se você quiser usar, vá em frente. Mas saiba que as chances de problemas podem ser maiores.

  55. Olá Rodrigo. Para começar a fazer sublimação você deve adquirir uma impressora, o kit bulk ink, as tintas, a prensa (existem modelos para cada tipo de objeto) e os objetos em si. O valor do investimento vai de acordo com o que você fazer fazer e quanto está afim de gastar. Existem inclusive vendedores oferecendo kits contendo tudo isso. É só procurar. Certamente é algo que dá muito dinheiro, mas isso também depende de fatores como demanda na sua região, divulgação, etc.

  56. Respondendo na ordem:

    1. Não é necessário pois a tinta sublimática funciona com papéis simples como o sulfite ou o matte (fosco).
    2. Somente se for um papel de transfer compatível com tinta corante ou pigmentada. E mesmo assim isso só serve para camisetas. Não serve para outras coisas como canecas.
    3. O papel certo depende do que você pretende sublimar, mas é basicamente isso: papel sulfite, ou papel matte, ou papel de transfer com ou sem fundo branco (só para camisetas).
    4. Veja a resposta 2.
    5. Não. Impressoras não têm tinta branca.
    6. Transfer é o nome do desenho impresso, pronto para ser passado para o objeto. Sublimação é o nome do processo que transfere o desenho através de calor.

  57. alex disse:

    ola estou utilizando o papel da marca bright para transfer fica muito boa a qualidade porem fica uma camada grossa, voce conhece outra marca que que possa ficar mais suave eu utilizo uma Epson t25 pigmentada,
    esse papel dessa mesma marca so que o dark para cores escuras ele fica mais fina porem da muito trabalho e ser for no caso um logo temque recortar letra por letra para não utilizar
    o obmse voce tiver alguma marca de papel para me indicar agradeço pois essa marca e bem cara

  58. Olá Alex. A camada grossa é necessária para que a imagem possa ser transferida corretamente em camisetas de algodão e/ou camisetas escuras. Não há como não ter isso, a menos que você faça a sublimação em camisetas 100% poliéster (e neste caso nem é necessário usar papel especial, o sulfite é suficiente).

  59. jose carlos disse:

    Ola
    Muito interessante este processo de transfer, que na verdade é possivel desenvolver muitos produto , usando a criatividade.

    Jose carlos

  60. Rafael disse:

    Boa noite Denis, acabei de comprar uma prensa e no primeiro trabalho que fiz nela ela começou a borrar as camisas em volta da folha do desenho, já verifiquei que o problema é que a folha esta com residuos de tinta no verso (usei a impressão em offset com tinta sublimática). Minha pergunta é: como e com quais materiais posso limpar a placa de teflon da prensa? Obrigado pela atenção.

  61. Jean Jorge disse:

    Tenho uma multifuncional hp deskjet f4180 e estou usando o papel transfer bright, mas algumas camisas estão manchando logo na 1° lavagem, comprei tinta pigmentada e originais e estou utilizando o bulk ink na impressora, o que pode estar ocorrendo?
    eu devo secar com secador a imagem…?a impressora é errada…?

  62. Olá Rafael. Me desculpe mas eu não tenho essa informação. Por outro lado é possível trocar (eu acho) ou pelo menos usar uma folha nova. De qualquer forma eu acho que essa sujeira não afeta a performance da transferência pois quem faz o trabalho é apenas o calor, e se a prensa estiver aquecendo adequadamente então o transfer deve ocorrer sem problema.

  63. Olá Jean. Isso não deveria acontecer. Talvez o transfer não tenha sido feito corretamente, mas é difícil dizer sem estar presente. Com relação a tinta não basta apenas trocar de uma para outra, é necessário retirar a tinta antiga da impressora imprimindo dezenas de folhas com todas as cores para que a tinta velha saia completamente, portanto evite ficar trocando o tipo de tinta (corante ou pigmentada) sem necessidade. O transfer deveria funcionar com tinta pigmentada ou corante. Quanto a lavagem, você está usando algum produto químico como Kiboa? Todas as camisetas que você fez são idênticas e somente algumas mancharam, é isso?

  64. thiago disse:

    ola denis
    sou novo no ramo de sublimaçao e transfer tenho a prensa comum, a de canecas e pratos
    vou trabalhar mais com camisetas de malha pp e pv.A de algodao fica aquela borracha grossa por cima do tecido, gostaria de saber se existe material para fazer um trabalho mais (suave) nas camisetas de algodao que fique com menos relevo sobre o tecido
    as imagens devo imprimir em que formato?? jpg etc??
    etou com impressoras t42 da epson com bulk ink e tintas GAMA, gostaria de saber se as impressoras sao boas e se as tintas sao de qualidade tbm?
    Denis muito obrigado por enquanto vc esta ajudando muito parabens cara tudo de bom pra vc e familia

  65. Cleverson disse:

    em denis quero trabalhar com camisetas de algodão nesse caso devo usar tinta pigmentada e transfer de algodão (transfer pigmentado)? e outra coisa no caso de escrita na estampa deve ser espelhada tanto no transfer para tecidos claros quanto nos escuros ou só em um ou outro? desde já agradeço desculpa pela ignorancia.

  66. Olá Thiago. Que eu saiba não existe material que fique com menos relevo, já que esse “relevo” é a base que faz a impressão pegar na camiseta. Com relação a impressão você pode usar qualquer formato desde que obtenha imagens de alta qualidade. As imagens que você pega no Google, além de serem protegidas por direitos autorais, geralmente não têm boa resolução para impressão. A T42 é boa para isso, quanto a tinta eu não sei, mas faça testes para verificar se ela atende as suas necessidades.

  67. Olá Cleverson. Exatamente, tinta pigmentada (corante também funciona, mas pode desbotar com sol, não tenho certeza) e transfer DE ALGODÃO SOMENTE. Nesse caso a imagem não precisa ser espelhada. Para fazer o transfer escuro é necessário usar ainda outro tipo de papel, o de transfer de algodão para camisetas escuras.

    Se tiver mais dúvidas fique a vontade para postar.

  68. daniel disse:

    iai Denis blz
    denis no momento estou trabalhando com camisetas pp poliester as imagens estao ficando esverdeadas na camiseta o que faço???
    estou colocando 200 graus e 30 segundos na prensae imprimindo em alta qualidade
    obrigado

  69. Thais' disse:

    Gostaria de saber tudo sobre papel transfer, sublimatico, fotográfico.

  70. Sra Lira disse:

    Maria Luiz. Você tem que configurar sua impressora para chegar as cores desejáveis. Leia este link do próprio site:
    http://www.tudosobreimpressao.com.br/2011/08/05/porque-as-cores-ficam-diferentes-na-impressao-com-o-bulk-ink/

  71. Sra Lira disse:

    Kleber, veja o link que mandei para a Maria Luiz. Você tem que configurar sua impressora para chegar as cores desejáveis. Leia este link do próprio site:
    http://www.tudosobreimpressao.com.br/2011/08/05/porque-as-cores-ficam-diferentes-na-impressao-com-o-bulk-ink/

    Eu configurei, fiz teste e deu certo.

  72. Olá Daniel. Provavelmente é a regulagem de cor da impressora. Acesse as propriedades do driver e tente aumentar o magenta e o amarelo, ou reduzir o ciano.

  73. Olá Thaís. Fique a vontade para ler todos os artigos do site. Existe muita coisa aqui. E se tiver dúvidas é só postar que eu ou alguém responderemos.

  74. luciano disse:

    Olá Denis, estou começando a fazer impressão em azulejo com tinta sublimatica, vc conhece alguma técnica, para fazer o azulejo com o transfer ficar mais resistente ao sol e chuva, pois estou pretendendo colocar no quintal de uma casa uma imagem, mais esta área toma sol e chuva.
    obrigado, e sucesso em sua empreitada.

  75. samuel disse:

    Olá Denis.

    Estou pretendendo inicar um novo ramo de negoçios que é od e estampa em camisetas, gostaria que me iinforma-se se estou no caminho certo par ao meu trabalho dar certo.

    Impresora Epson TX1110 A3 C/ Bulk Ink Pigmentada
    Camisetas 100% algodão
    Papel transfer para algodão( se possivel gostária que me informa-se um papeld e ótima qualidade pra que não ocorra o descolamento da figura na hora da lavagem)

  76. maria Luiza Barbosa disse:

    Olá Denis bom dia,faço impressaõ com timta sublimática em tecido claro,e fica muito bom,
    mas quero fazer também em poliester de cor escura,qual papel devo comprar?Uso tinta e
    papel sublimáticos e impressora EPSON T25.grata

  77. Olá Luciano. Até onde sei não é necessário realizar nenhum procedimento para proteger a impressão pois a tinta sublimática já possui proteção contra água e desbotamento. Claro que ela também não vai ficar 50 anos sem desbotar, mas ela vai durar muitos e muitos anos.

  78. Olá Samuel. Sim, é esse o caminho. Quanto ao papel eu não tenho muitas informações a oferecer, mas certifique-se com o vendedor de que o papel é mesmo apropriado para camisetas de algodão. Quando o processo é feito da maneira certa e com os materiais corretos a imagem não desbota com sol e não sai na lavagem – mas, é claro, a camiseta também tem que ser bem cuidada, ou seja, nada de lavar com cloro ou coisa parecida.

  79. Olá Maria Luiza. Essa é uma ótima pergunta… Não tenho nem ideia de como fazer transfer em poliester de cor escura, pois o que vejo é que quando querem fazer uma camiseta escura eles começam com um tecido em branco e imprimem toda a cor da camiseta pelo transfer. Peço que se algum visitante do blog tiver uma dica, que poste aqui.

  80. Renata disse:

    Ola Denis, queria tirar uma duvida. Comprei td o material para começar a trabalhar com sublimação. Mas a t42 que comprei, com bulk, reconhecia os cartuchos na loja, mas quando chegava em casa ela não reconhecia. Foi pra conserto e voltou com o msm problema. O tecnico disse que não tinha como explicar o acontecido, entao desisti da compra e peguei o dinheiro de volta. Agora quero comprar uma nova impressora, mas sem correr o risco de ter o msm problema, ja que a loja era longe e na minha cidade não vende. Sabe se os modelos L200 e L800 da epson, que ja vem com bulk de fabrica, servem para imprimir com tinta sublimatica? Parece que elas imprimem com 6 cores, isso seria um problema? Brigadao, cara.

  81. maristela disse:

    Bom dia!Tenho dúvidas se é possível fazer impressão com camisetas de tecidos 100% poliester branco.Seria preciso acresentar alguma resina?a tinta sublimática dará o resultado esperado?um colega me disse que a camiseta encolhe,fica enrrugada,não suporta a impressão.obrigada pela atenção.

  82. Olá Maristela. As camisetas de poliéster são apropriadas e são as ideias para transfer com tinta sublimática. No entanto deve-se observar a temperatura ideal e o tempo máximo de uns 30 segundos.

  83. Olá Renata. A L200 e a L800 não são apropriadas para esse tipo de trabalho. Deve-se usar impressoras da Epson com o selo Durabrite (como a T42). Tente fazer a compra em outra loja, pois o fato dos cartuchos não terem sido reconhecidos foi provavelmente causado por um chip defeituoso no kit bulk ink daquele vendedor. Você teve é uma sorte, porque isso não acontece com muita frequência :D

  84. Michelle Fidelis disse:

    Olá, eu faço sublimação em canecas. Minha impressora é Epson T25, e uso papel transfer normal.. Eu boto 220° e 120s … As imagens na caneca até ficam boas, mais não ficam nitidas e coloridas como desejo, as vezes até mancha o que faço… antes eu usava um papel transfer diferente de agora e as canecas ficavam melhores .. eu só não sei o nome do papel .. Vc me indica um melhor papel, ou uma temperatura mais exata . Obg

  85. Bino disse:

    Bom dia Denis, gostaria muito de sua ajuda.

    Estou começando a trabalhar com estampa de camisetas….Comprei o transfer OBM de uma loja e tentei fazer uns testes em camisetas de poliester…mas acontece que com 200º a camiseta “queima” fica a marca da prensa no tecido e não sai…

    E eu tentei deixar menos tempo 15s 10s e até com 5s a camiseta não resistiu e não ficou bom.

    Tentei fazer com 100º e 5s e a camiseta nao ficou boa, fica a marca da prensa em volta e um tom amarelado de queima do tecido.

    Tem alguma dica? isso eh comum?? qual temperatura devo usar??

    mto obrigado

  86. Gustavo disse:

    Boa tarde Denis!

    Tenho uma encomenda de 12 camisetas e essa cliente pediu para estampar em uma camiseta de 50% poliéster e 50% viscose da cor cinza, com a tinta sublimática e o papel transfer sublimático resinado A4 90g da suprijet eu consigo fazer esta estampa ou com essa tinta e esse papel só serve para camisetas de 100% poliéster branca?

  87. robson disse:

    boa tarde estou com um grande problema minha,estou com uma impressora T25 para sublimação
    papael para sublimção. uma maquima de caneca nova.quando eu vou transferir a imagem para as canecas ficam ruim .as canecas são propria para suplimação

  88. Olá Michelle. Alguns problemas de imagem no transfer geralmente são causados pela temperatura e tempo. Eu uso 210 graus e 160 segundos. Experimente variar um pouco a temperatura e o tempo para ver se ajuda. Quanto ao papel, você pode usar o sulfite ou o papel matte (melhor). Não é necessário usar nenhum papel especial para transfer – uma vez me indicaram um, imaginei que seria bom mas na verdade era uma !*(@!*@))!!!.

  89. Olá Bino. A camiseta de poliéster pode ser feita com papel sulfite mesmo, não se deve usar OBM. O OBM só deve ser usado em tecidos que não sejam o poliéster. Faça um teste com sulfite com 200 graus e 30 segundos.

  90. Gustavo, eu não tenho informações precisas pois ainda não trabalho com camisetas. No entanto a informação que eu tenho é que a tinta sublimática só deve ser usada em tecidos com pelo menos 70% de poliéster. Além disso a camiseta é cinza e isso vai influenciar nas cores da arte. Para fazer essas camisetas o ideal é usar tinta corante ou pigmentada e papel transfer para tecidos de algodão (que possivelmente deve funcionar nessas camisetas). Faça sempre um teste antes de fazer todo o pedido.

  91. Olá Robson. Quero ajudar mas a sua pergunta é muito vaga, é necessário que você informe mais detalhes sobre o problema e as condições do transfer, ou então envie fotos ou a própria caneca para análise.

  92. marisa disse:

    Denis, tenho uma blusa de PV mas a imagem n é grossa. comprei a prensa termina compacta print 40 e estou querendo estampar malhas, como fazer para a pintura n ficar grossa??? me ajude me diga se só tem impressora da Epson q é adequado para essa impressão do papel transfer. vc me indica usar apenas o papel transfer para estampar malhas????

  93. Ana Lara disse:

    Olá,
    faço transfer em tecido (oxford), mas estou com um problema q não sei como solucionar, ao prensar a imagem, sai um risco de tinta acompanhando o contorno do corte do papel. Trabalho com isso há bastante tempo e nunca tinha acontecido. Sempre corto o papel para eliminar algum possível resíduo da impressora, tenho o cuidado de passar alcool na tesoura para tirar alguma coisa que possa atrapalhar, mas nada resolve. Você pode me ajudar?

    Obrigada.

  94. Maria disse:

    Olá estou sem saber o que fazer. comprei um papel transfer e na hora de estampa fica marcado o quadrado do papel na camiseta. Ai comprei outro papel transfer light nesse papel a imagem impressa na camiseta desbota a imagem e fica como se estivesse bolas de agua dentro da imagem. Não sei mais qual papel usar, já desperdicei varias camisetas tentando acerta. me ajudem porfavor! estou trabalahndo com camisetas 100% algodão e tinta corante.

  95. Olá Marisa. As camisetas industrializadas quase sempre utilizam outros processos de impressão que não o transfer, por isso existem diferenças no acabamento da impressão. O seu transfer ficou grosso porque nesse tecido é obrigatório usar um papel com essa base mais grossa, que é o que permite que a imagem seja estampada na camiseta. Sem isso o transfer não funcionaria. Quanto a impressora, realmente a Epson é a mais indicada devido a compatibilidade com a tinta. Quanto ao papel, você deve usar o papel certo de acordo com o tecido, mas pela sua descrição você já está usando o papel certo.

  96. O risco não teria a ver com a prensa ‘afundando’ o tecido, já que ela deve fazer pressão para o processo funcionar?

  97. Maria, o papel possui uma base que permite que a imagem seja transferida para o tecido e essa base ocupa toda a área do papel. Se você não quiser que o quadrado fique marcado você terá de recortar a folha antes de prensá-la. Não existe outro papel para fazer isso, você deve mesmo recortar o papel antes de prensar. Se não quiser fazer isso a mão, você deverá comprar uma plotter de recorte para recortar as folhas. E o transfer light não pode ser usado em tecidos mais escuros.

  98. sandro maldini disse:

    ola,ternho uma epson tx235w tinta sublimatica, comprei outra t1110 A3, tinta pigmentada, e agora notei que não acho transfer para algodão em formato A3, só obm, tem uma solução ou tenho que comprar kit bulk c tinta sublimatica para a t1110 e não poderei fazer camisetas em algodão em formato A3?

  99. sandro maldini disse:

    e vc esta retirando a papel no verso, vc não pode prensar o dark seja claro e escuro sem retirar a parte traseira

  100. sandro maldini disse:

    duvida:para estampar fotografias em camisetas de poliester ou pv, o papel transfer sublimatico é o mesmo que para outras imagens!!

  101. sandro maldini disse:

    somente com o obm, ou usar tecido em algodão escuro e tinta pigmentada e dark(trasnfer proprio para algodão escuro)

  102. sandro maldini disse:

    da sim, vc faz a arte no corel draw, selecione a imagem ou escrita e escolha nas opção cores, um tom quase branco, tem alguns, já fiz isso, no obm, deu, e em cores claras poliester ou pv, deu resultado esperado, abraços

  103. Sandro, isso pode ter funcionado pra você numa situação específica, mas ainda assim a impressora *não possui* tinta branca, por isso é impossível imprimir a cor branca. O mais próximo que dá pra chegar disso é recortar o transfer que já tenha o funco branco, seja usando uma tesoura, seja usando uma plotter de recorte (para fazer as letras por exemplo).

  104. Para camisetas de poliéster (não tenho certeza sobre PV) você pode usar o papel sulfite ou o papel matte (fosco). Não é necessário nenhum papel especial.

  105. Talvez dê certo se você imprimir o desenho em duas folhas e emendá-las depois.

  106. Maria disse:

    Todos os papeis transfer tem que retirar papel? o que eu uso não é dark

  107. Maria disse:

    para estampar camisetas de algodão de cor escura,é só usar o papel transfer de cor escura? para que serve o papel OBM?

  108. Cezar disse:

    Denis, é muito bom tem pessoas como você para auxiliar nesses processos, e dei uma olhada nos comentários acima e verifiquei que tem o mesmo problema que o meu, o desenho impresso está saindo sem vida, uso a Epson T1110 bulk tinta sublimática e papel transfer sublimatico, quando estampado na camiseta exatamente como comentaram parece que lavaram a camiseta varias vezes, mas reparei que já vem da impressão, gostaria de saber se tem alguma configuração especifica para imprimir, já coloquei foto alta qualidade, papel photo, e mesmo assim não sai umas cores vivas tipo laranja mesmo sai quase um marrom +-, já fiz de tudo limpeza, agora se você souber me ajudar agradeceria.

  109. Olá Maria. O transfer dark é diferente do OBM. Vou preparar um artigo a respeito disso.

  110. Olá Cezar. Não trabalho com camisetas no momento mas tenho uma T25 para fazer canecas e sei que a impressão no papel fica com as cores esquisitas mesmo, mas depois de sublimar as cores devem ficar corretas. Não existe nenhuma configuração específica, use apenas o modo Ótimo ou Foto. Com a tinta sublimática você só poderá fazer transfer em camisetas de poliéster usando papel sulfite ou papel matte (fosco). Se quiser fazer camisetas de algodão você terá de mudar para tinta pigmentada e usar o papel de transfer para algodão.

  111. Leonardo disse:

    Olá Denis. Tenho uma maquina de estampar da compacta print e estou tendo alguns problemas na transferência da imagem para camisas 100% poliester. Uso papel e tinta de sublimação (impressos numa Epson T25). A qualidade da imagem na camisa até que fica boa, mas estão aparecendo algumas “sombras” principalmente em palavras escritas ( nas fotos geralmente não ocorre). Será que o papel está se movendo quando abaixo a prensa? mas se for isso pq somente fica a “sombra” nas palavras (e a foto fica ok)? Tem alguma dica ? Obrigado. Abs.

  112. Maria disse:

    Obrigada Denis vou aguarda o seu artigo sobre OBM e transfer dark

  113. Maria disse:

    Para transfer não basta só usar o transfer sublimatico tem que usar também o sulfite? E como usa esse papel

  114. Nadia disse:

    Aproveitando a sua resposta pra fazer outra pergunta, tem alguma outra marca sem ser epson que utiliza tinta pigmentada? e outra dúvida no caso a tinta pigmentada só serve para estampar, ou posso utilizar a impressora normalmente para outros fins por exemplo: impressão de fotos?

  115. Olá Leandro. Nunca vi isso acontecer, e não vejo como a estampa ou a camiseta poderiam movimentar-se já que a prensa segura ambos bem firmemente. Verifique o tempo de prensagem e experimente outro papel (com sulfite também dá).

  116. A tinta pigmentada pode ser usada para impressões do dia-a-dia, mas ela não é compatível com o papel fotográfico (glossy). Outros papéis de alta qualidade funcionam normalmente.

  117. Bom dia amigo e queria tira uma pequena duvida com você,
    e eu comprei uma maquina de estampa canetas no sait da Rimaq,só que quando eu comprei a maquina eu pensei que qualquer impressora lase daria certo,só que quando eu vou estampa a metade do desenho fica no papel e outra fica na caneta,nunca sai tudo.
    A minha pergunta e qual seria a melhor impressora para estampa e melhor papel tambem um abraço.

  118. jardson disse:

    Olá Denis…boa noite.
    Eu e minha namorada compramos todos os materiais necessários para começar trabalhar com sublimação. Pretendemos fazer sublimação em camisas e azulejos. No caso dos azulejos quero fazer trabalhos para irão ficar expostos a chuva e sol. Soube que possivelmente as impressões irão dar problema de perda de qualidade com o tempo. Existe algum produto que eu possa passar nos azulejos, depois de impressos, para almentar sua durabilidade (sem desbotar ou clarear)? Qual o tempo médio que as impressões duram em média expostas ao tempo? Desde já agradeço a atenção. E parabéns pelo blog.

  119. Bruno S. disse:

    Estou começando a estampar camisetas, mas estou com problemas.
    Testei uma semana passada. Imprimi em impressora sublimática, com tinta para sublimática, papel, tudo certo…. A camiseta é 60% poliester e 40% de outros tecidos, não lembro quais.

    Porém, ao prensar, ficou muito fraca a imagem. Me disseram que pode ser porque ao imprimir preciso colocar a qualidade em qualidade de foto. É correto?

    Abraço,
    Aguardo urgenteeeeee

  120. Leonardo disse:

    Oi Denis. Obrigado por responder. Estou começando neste tipo de atividade e algumas vezes é dificil conseguir ajuda para as incontáveis dúvidas que aparecem.
    Este foi o primeiro serviço que peguei e meu prazo era sábado. Na sexta consegui entender o que estava acontecendo, com a ajuda de alguns comentários e muitos testes.
    O que ocorre está diretamente ligado ao processo de sublimação. Quando abria a prensa, após o tempo de transferência, o movimento de abertura fazia o papel se mexer ligeiramente sobre a blusa (mesmo usando o teflon). Como a temperatura no papel ainda estava muito alta, ainda havia tinta em estado gasoso que era transferida para onde o papel havia se movido.
    Tentei usar alguns tipos de fitas para prender o papel na camisa, mas sempre ficava alguma marca.
    Consegui terminar minha pequena produção segurando o papel junto à prensa, na hora da abertura (muitos improvisos, já que a máquina não tem uma solução para isso). Deve haver uma forma melhor de evitar este problema, o que ainda tenho que descobrir.
    Bem fica aqui me retorno com a solução que consegui. Espero que ajuda a quem tenha problema similar.
    Abs.

  121. Paulo disse:

    Bom dia!

    Trabalho numa industria onde sou responsável pela produção de elásticos personalizados, utilizo a sublimação como processo de personalização e trabalho com calandras para a transferência de imagens, a impressora que uso é uma MUTOH RJ900c impressora de grandes formatos e o fornecedor do nosso papel é a HAVIR e da tinta Dr. Ink. O problema que enfrento no momento é o seguinte: Trabalhava com o papel esmaltado especifico para sublimação e tudo ia bem, no entanto ao fazer o novo pedido do mesmo papel manchas começaram a surgir na impressão o que consequentemente apareciam também na hora da transferência para as fitas de elástico, a HAVIR informou que o papel era o mesmo, no entando o aspecto do papel é visivelmente diferente, não sei o que fazer! alguém ajuda?

  122. Olá Fernando. Você deve entrar em contato com a Rimaq e perguntar sobre o tipo de impressora apropriada para essa finalidade. Parece-me mesmo que não se pode usar qualquer uma. Verifique também se você está executando o procedimento corretamente, pois é estranho sair só uma parte do desenho.

  123. Olá Jardson. Lembre-se que qualquer produto de sublimação deve ser apropriado para esta finalidade, ou seja, os azulejos comprados em uma loja de materiais de construção não funcionarão ;) Com relação a durabilidade eu não sei exatamente quanto tempo a impressão pode durar mas acredito que durará muito tempo pois a tinta sublimática possui resistência ao sol e a água. Eu diria que ela vai durar entre 1 e 3 anos com exposição constante (observe que até mesmo as tintas solventes de alta qualidade usadas para fazer fachadas duram no máximo 3 anos). Sobre passar algum produto, isso não é recomendável e nem necessário na minha opinião.

    E obrigado pela visita ;)

  124. Olá Bruno. Por favor não use a palavra urgente a menos que algum parente seu esteja com problemas de saúde.

    A configuração de foto determina apenas a qualidade da impressão e o tempo de impressão, mas não afeta a qualidade do transfer em si. A informação que tenho é que para que o transfer fique bom é necessário que a camiseta tenha 70% de poliéster ou mais, portanto acho que você deverá fazer um teste usando outro tecido. Experimente também fazer o teste com papel sulfite (para esse tecido e com a tinta sublimática não é necessário usar nenhum papel especial) e veja qual é o resultado.

  125. Olá Paulo. A sublimação feita com tinta sublimática não exige nenhum papel especial, ela pode ser feita até mesmo com papel sulfite. Não sei se o tal papel esmaltado que você se refere é o mesmo que eu vi uma vez (ele tem um certo brilho na frente, e o verso tem umas marcas azuladas) mas se for, então eu tive problemas com esse papel e deixei de usá-lo. Se você está tendo problemas agora, certamente houve algo com o papel ou um lote específico dele, e o seu fornecedor de papel deveria lhe ajudar a resolver o problema.

    Enquanto eles não se pronunciam, eu recomendo que você faça um teste de sublimação usando papel sulfite comum, ou papel fosco (matte). O papel matte oferece ótima qualidade e funciona muito bem para sublimação.

    Por favor faça os testes e relate aqui para o benefício dos usuários. Se puder lhe ajudar em algo mais, estou à disposição.

  126. luciana disse:

    Olá, bom dia!!!!
    Gostaria de saber se existe algum tipo de material na sublimação que possa transferir a estampa para tecido escuro??
    Trabalho com sublimação há algum tempo,e sei que com o material que tenho não consigo fazer esse tipo de trabalho em preto, azul marinho e outros, somente em cores claras. Como tem muita gente me pedindo, eu gostaria de saber se existe alguma possiblidade de sublimação em tecido escuro??!!!!
    Obrigada e aguardo resposta!!!!
    Obs: eu li em alguma pergunta que te fizeram sobre fazer estampa em tecido oxford com sublimação, e vc disse que achava que não daria certo, pois, dá sim!! o desenho fica ótimo em oxford e não solta nem desbota!!! eu faço lindas almofadas com oxford branco e sublimação. bjs

  127. Washington disse:

    Olá amigo…tenho plotter Hp 510 “42″ e me informaram qua as impressoras Hp não servem muito pra trabalhar com sublimação! Você conhece o modelo…….? poderia me ajudar??
    obg um abraço.

  128. Maria disse:

    comprei uma impressora t230 epson ela já veio com buk ink mais ainda não coloquei a tinta corante nos recipientes, posso comprar uma tinta pigmentada e colocar no bulk ink já que ainda não foi utilizada nenhuma tinta nela.

  129. Olá Luciana. Para tecidos escuros é necessário usar algum papel de transfer específico para tecidos escuros. Esse papel possui uma base branca que permite que a imagem seja visualizada corretamente. Procure por ‘transfer para tecidos escuros’ ou ‘transfer dark’. Sobre o oxford, obrigado pela dica! Será de muita valia para os usuários, e eu testarei isso quando tiver uma prensa plana.

  130. Olá Washington. De fato as impressoras da HP não são muito apropriadas para sublimação. Não conheço esse modelo específico da HP mas parece-me que ela usa tinta corante, e a tinta de sublimação é bem diferente, daí a incompatibilidade. Se possível use outra impressora, que venha com tinta pigmentada de fábrica, pois essas são compatíveis com a tinta sublimática.

  131. Ruan disse:

    Olá Denis, faço sublimação em canecas, mas estou com problemas pra encontrar a melhor opção de papel sublimático. Alguns tem gramatura maior, outros tem brilho.. Já comprei três tipos diferentes e ainda não tive um bom resultado… Alguma sugestão?

  132. Olá Ruan. Para sublimação de qualquer produto exceto camisetas você pode usar papel sulfite ou papel fosco (matte). Não é necessário nem recomendo usar nenhum papel especial ou diferente para transfer (já experimentei um com certo brilho e tive problemas).

  133. Felipe disse:

    boa noite, estou a procura de uma impressora que imprima a cor branca, na minha busca localizei a epson stylus pro wt7900, porém o valor dela é mto fora de cogitação, vi uma por mais de 6mil dólares, gostaria de saber se vc conhece alguma alternativa a essa epson, preciso de algo com qualidade de impressão excelente, caso saiba de alguma que eu possa pesquisar o preço me indique por favor.

  134. Bino disse:

    tb tenho essa curiosidade de saber a diferença de trabalhar com os dois

  135. Olá Felipe. Não conheço nenhuma impressora que imprima a cor branca de fábrica, mas já vi algumas gambiarras em que trocam uma das cores por branco e utilizam um driver especial para impressão. Agora, não espere que um sistema desse seja barato…

  136. uelinton piva disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=Eu6jYYSEfZg

    no minuto 0:43 deste video qual o material utilizado onde o mulher retira partes recortada do desenho…
    é um plotter que mas chegar a este resultado tudo recortado?

  137. Sim, é uma plotter de recorte. Além de poder recortar adesivos para veículos, fachadas e outros usos, existe também um tipo de transfer para camisetas que não é impresso, é apenas recortado. Dessa forma pode-se obter desenhos simples ou frases, e criar efeitos diferenciados que não seriam possíveis usando apenas uma impressora. Você também pode usar um equipamento desses para recortar o transfer dark, deixando o fundo branco em qualquer formato (e não apenas no formato da folha).

  138. Marcelo Q disse:

    Ola denis, seu site já me foi muito util!

    Preciso finalizar algumas ideias:

    1 – Quero estampar camisetas: Tenho a prensa, e estou adquirindo materiais. O papel para sublimação e cia. As camisetas em si, de jeito algum podem ser 100% algodão? A impressão independente do material nao ficará boa? 66% algodão 33% poliester da certo?
    se eu imprimir a imagem e recortá-la antes de sublimar, consigo bons resultados? Com imagens de curvas e diferenciadas?

    2 – Tenho uma Epson tx125, ela é habil para atuar com o papel transfer e o fotografico?
    Quais tintas utilizo? A convencional quando? E a sublimatica, quando? Melhor ter 2?

    3 – Com a prensa termica, como faço para estampar azulejos resinados? Utilizo qual papel e qual tinta?

  139. gilson barros disse:

    ola estou começando meu negocio , gostaria de comprar uma prensa 40×50, tem alguma para me indicar???

  140. Olá Gilson, no momento não indico nenhuma marca específica pois são todas muito parecidas.

  141. Olá Marcelo, bom saber que as pessoas gostam das dicas :D

    1. 100% algodão só pode ser feito com papel especial próprio para algodão (mas ele também serve em qualquer outro tecido que não o poliéster). O tecido fica mais grosso na área do transfer e a impressão deve ser feita somente com tinta pigmentada ou corante. Para fazer em poliéster deve-se usar tinta sublimática e papel sulfite, e o tecido deve ter 70% de poléster ou mais.
    2. Essa impressora aceita tinta sublimática ou tinta pigmentada, mas nenhuma das duas é compatível com papel fotográfico. E se você quiser usar as duas tintas (sublimática para poliéster e pigmentada para algodão) você terá de ter duas impressoras. Ou três, se quiser imprimir em papel fotográfico (pois só funciona com tinta corante).
    3. Deve-se usar somente tinta sublimática e papel sulfite.

  142. keila disse:

    Bom dia ,eu sou keila, eu comprei a maquina de fazer chinelos com ela, e comprei a impressora e a chapa quente para fazer sublimação nos chinelos,mas desde o inicio n deu certo,ai falei c ela e ela me indicou p falar c vc,as estampas n sei perfeitas ai falei c a compacta prind q foi onde comprei,ai eles falou p fazer um pé de cada x, ai ficou melhor,e agora as estampas esta manchando e como guardei juntas uma passa p a outra, e agora elas esta desbotando tudo,eu já tinha feito minha primeira entrega e 5 dias depois eles me ligou e mostrou como os chinelos estava, eles desboto todo, e eu fiz todo o precedimento certinho com a resina, eu n sei mais oq fazer…. vc poderia me ajudar????

  143. Washington Ramos disse:

    Obg pela resposta, meus inceros parabéns por toda ajuda que tens dado as pessoas que o procuram…um grande abraço.

  144. Olá Keila. Certifique-se de que você está usando tinta sublimática. Compre chinelos já prontos para sublimação e faça um teste usando papel sulfite. Não há porque desbotar ou borrar.

  145. Marks disse:

    Olá,para tecidos escuros uso o OBM,fundo branco q vc imprime junto com tecido.

  146. sidney disse:

    Ola

    Gostaria de saber se posso fazer a impressão em uma impressora a laser para estampar canecas.
    Esta impressora já é usada para estampas de camisetas

  147. Lucia disse:

    Isso também acontece muito comigo… Perco até peças… ainda é um mistério para mim ser resolvido.

  148. Jardson disse:

    Olá Denis…bom dia.
    Estou tendo problemas na sublimação em azulejos.
    O papel sublimático fica grudado no azulejo após o término do processo. O que devo fazer?
    Qual o tempo & Temperatura que devo usar para esse tipo de sublimação?
    Obrigado.

  149. Jardson disse:

    Olá parceiro..bom dia.
    Isso estava acontecendo comigo também. resolvi da seguinte forma:
    Colei umas duas fitas pequenas DUPLA FACE no verso do papel sublimático, de forma que quando vc abra a prensa no término do processo, o papel fique grudado na PARTE DE CIMA da prensa. Experimente e me diga se funcionou contigo tb.
    Um abraçothesourisou

  150. Jardson disse:

    Olá parceiro..bom dia.
    Isso estava acontecendo comigo também. resolvi da seguinte forma:
    Colei umas duas fitas pequenas DUPLA FACE no verso do papel sublimático, de forma que quando vc abra a prensa no término do processo, o papel fique grudado na PARTE DE CIMA da prensa. Experimente e me diga se funcionou contigo tb.
    Um abraço.

  151. Sidney, não é possível fazer canecas de cerâmica com uma impressora laser colorida. Bem que eu queria, pra não ter que lidar com entupimentos… Mas enfim… Só com jato de tinta e tinta sublimática.

  152. Alessandra Cirino disse:

    Boa Tarde Denis,

    Estou querendo iniciar meu próprio negócio com transfer em camisetas,azulejos, toalhas etc…
    Estou a procura de cursos , apostilhas ou cds que nos ensine com perfeição o manuseio das peças, temperaturas.
    Estou tb com dificuldade para localizar os modelos dos adesivos para a sublimação nas camisetas, vc tem alguma pessoa para me indicar que tenha um cd das estampas?
    Para a sublimação em chinelos, tenho que comprar a máquina para cortar a borracha, ou posso fazer direto no chinelo?

  153. Olá Alessandra. Tenho certeza de que existem diversos vídeos que ensinam o passo-a-passo, e aqui no TudoSobreImpressão vou tentar dar dicas e esclarecer as dúvidas do pessoal. Leia os outros artigos aqui no site e as discussões dos usuários.

    As empresas que vendem a prensa ou o kit completo para sublimação normalmente incluem um pequeno manual e/ou um vídeo com informações básicas para fazer a sublimação: tempo, temperatura, pressão, etc. Todos os produtos que você for fazer precisarão ser próprios para sublimação: canecas de cerâmica, canecas de vidro, azulejos e até os chinelos. Os produtos próprios para sublimação possuem uma resina que é o que segura a impressão, e sem ela não é possível fazer nenhum transfer. Não se pode usar produtos comprados em mercados, por exemplo.

    Algumas pessoas tentam fazer seus próprios chinelos aplicando manualmente a resina, mas isso não é recomendado pois o resultado geralmente é desastroso. Alguns usuários do site reclamaram dos chinelos que borraram ou desbotaram, e eu até escrevi um artigo sobre isso.

    Com relação as camisetas, o processo exato dependerá do tipo de camiseta que você pretende fazer (algodão, poliéster, etc). Peço que entre em contato com uma empresa que vende o kit de sublimação para camisetas para obter as orientações necessárias. Quanto as estampas, você pode fazer em seu computador (se você souber desenhar artes), pode comprá-las em CD (caso você queira imprimir e personalizar com algum nome, etc) ou pode comprá-las já impressas, prontas para serem prensadas.

    Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, entre em contato.

  154. Maria disse:

    Boa noite Denis!
    Gostaria de saber sobre camisetas em sublimação é verdade que só posso usar camisetas brancas? Ou posso outras cores? E como uso outras cores?

  155. Raul Lelis disse:

    quando vou estampar minha imagem no pepel sublimático fica ao redor dele uma mancha que parece vim da prensa, ela tipo uma cor azul meio violeta fraco, não sei se isso é por causa da temperatura ou algum outro problema… Um outro fator é que as vezes não sai na camiseta algumas partes da imagem o que poderia ser? vc poderia me ajudar?

  156. Olá Maria. Você pode usar camisetas brancas ou de cores claras (rosa claro, azul bebê, por exemplo) pois a cor da camiseta afeta a cor do desenho impresso. Para camisetas de cores fortes ou escuras você pode usar o papel de transfer para camisetas escuras, que possui uma base branca que faz com que a imagem fique visível.

  157. Marcus Andrade disse:

    Eaí Denis.
    Parabens pelo site. Mtas dicas que ajudam a galera aí.
    Minha dúvida é a seguinte.

    Qual papel e tinta a ser usada para estampar camisetas em tecido PV?

    Se puder ajudar, agradeço, senão, ta valendo mesmo assim, pois já tirei mtas dúvidas aqui.
    Forte abraço e parabéns.

  158. Olá Marcus. Creio que seja o papel para tecidos de algodão com a tinta pigmentada.

  159. Maria disse:

    Obrigada Denis, Deus abençõe sua vida.

  160. Marcus Andrade disse:

    Obrigado Denis.
    Mais duas perguntinhas.

    Para que serve o Teflon e como usar na hora de estampar camisetas?

  161. Marcus Andrade disse:

    Ah… mais uma. Minha impressora é a Epson T50. é uma boa impressora para imprimir com tinta sublimática? e no papel sublimático

  162. Luiz disse:

    estampei umas camisetas, e quando tirei o papel fico uma marca envolta da imagem tipo uma cola do papel, oque devo fazer para não sair essa marca?

  163. Olá Luiz. Talvez você esteja se referindo ao fundo branco do papel de transfer para tecidos de algodão? Se sim, então recorte a borda branca da folha antes de prensá-la.

  164. Marcus Andrade disse:

    Para que serve o Teflon e como usar na hora de estampar camisetas?
    Minha impressora é a Epson T50. é uma boa impressora para imprimir com tinta sublimática e no papel sublimático?

  165. Angelo disse:

    Boa noite,

    1* Estou querendo mecher com transfer eu ja tenho uma impressora epsn tx133 com bulk, estou comprando a prensa.

    Gostaria de saber Qaual a tinta e papel para tecido de Algodão claro e escuro.
    Ttinta e papel para tecido polister claro e escuro. E qual seria o risco de soltar uma estampa de uma camiseta.

  166. Angelo disse:

    Quias seria as melhor marcas de papel e tintas para transfer em algodão e polister

    Obrigado

  167. Parece que a folha de teflon serve para proteger a estampa durante o processo do transfer. E a T50 não é apropriada para usar com tinta sublimática.

  168. Para fazer camisetas de algodão é necessário usar papel de transfer para algodão e tinta pigmentada ou corante. Para tecidos escuros deve-se usar o papel de transfer para algodão para tecidos escuros.

    Para fazer camisetas de poliéster é necessário usar papel sulfite ou papel matte (fosco) e tinta sublimática. Para fazer camsietas escuras já não tenho certeza, pois o que sei é que quem faz essas camisetas começa com uma branca e imprime a cor escura na própria impressora.

  169. Não tenho marcas para indicar no momento. Apenas use as tintas e os papéis certos para cada tipo de camiseta.

  170. José Ribamar disse:

    Olá Denis Gomes, creio que sem dúvidas, você é um moço muito ocupado vejo a atenção que você da há tanta gente, mas ouso a pedir mais uma ajuda a uma dúvida, acabei de iniciar um negócio com sublimação em chinelos, uso as borrachas eva com 70% de borrachas da empresa Induvale os termocolantes de poliester da hr, mas percebi que o tecido cola bem no chinelo, mas na hora de fazer a sublimação, percebi que está criando algumas bolhas, o que está errado!!! Desde já fico muito grato pela sua atenção

    Ribamar são paulo 11983078849

  171. Olá Ribamar. Sim, a minha rotina é bem corrida já que tenho minha empresa para cuidar, mas gosto de arrumar um tempinho pra ajudar as pessoas, e também gosto de escrever bastante. Eu não tenho muitas informações sobre o transfer em chinelos mas conforme escrevi num artigo postado recentemente, eu não recomendo fabricar seus próprios chinelos justamente pelas possibilidades de problemas se houver algum erro no processo de fabricação que causará problemas de qualidade. As bolhas são um dos problemas que você terá de enfrentar.

    Quanto ao seu problema, pode ser que a temperatura ou a pressão não estejam corretas. Tente variar essas opções e se possível tente fazer a sublimação em um chinelo já próprio para isso para certificar-se de que a sua impressão e o seu processo de transfer estão funcioando adequadamente.

  172. Emanuel disse:

    Olá, tenho uma impressora Epson T50 com bulk, e penso em comprar uma prensa de canecas para trabalhar com sublimação…posso fazer a impressão nessa impressora? como seria o procedimento, sei que é uma tinta especial, mas eu poderia usar a impressora para os dois tipos de tintas diferentes?

  173. Francisco disse:

    Olá Denis , eu ja trabalho com transfers mais compro de terceiros , gostaria de saber se tem alguma possibilidade de fazer o transfers que é feito na offset ser feito um uma plotter ???? Produto chinelo Pvc microespandido !!!

  174. Não é uma boa ideia usar tinta de sublimação na T50. Procure outro modelo de Epson que use tinta pigmentada (selo Durabrite). Também não se deve usar a impressora para os dois tipos de tintas porque trocar a tinta exige um processo de limpeza um tanto demorado.

  175. Existe um tipo de papel de transfer que pode ser usado em plotters com tinta a base de solvente. Tente localizar alguém que possa lhe fornecer um transfer desse tipo, pois esse papel é mais indicado para camisetas e talvez não funcione com chinelos (ou não dê um acabamento adequado). Nem todos os processos existentes para se fazer o transfer podem ser usados em todos os tipos de produtos.

  176. fabiana Souza disse:

    Caro Amigo,acabei de comprar uma compacta print para estampar camisetas…
    achamos as camisas de PV proprio para sublimação, encontramos onde faz as impressões sublimaticas, aquecemos a maquina em 200° como manda o manual, e deixamos a camisa 10segundos.
    Ao estampar a primeira camisa ela derreteu!
    A chapa ficou toda grudada!
    O Que fazemos? Onde está o erro?

    please!

  177. Emanuel disse:

    Valeu pelo esclarecimento e parabens pelo site!!!

  178. Fabiana, ou a camiseta realmente não é própria para sublimação (lembre-se de que o trabalho do vendedor é vender) ou vocês erraram no tempo e na temperatura. A camiseta de PV não é lá muito apropriada para transfer. Tente ajustar a temperatura ou o tempo, ou tente usar papel para tecidos de algodão e imprimir com tinta pigmentada.

  179. fabiana Souza disse:

    A maquina não é nova, eu comprei de segunda mão…acho q na verdade ela está com a temperatura desrregulada…pois coloquei uma camisa de algodão e ela torrou! a de PV derreteu! isso significa muito quente não é?
    O papel sublimatico é de otima qualidade… pois onde ele fica na camisa não queima nem derrete só queima e derrete as bordas.
    existe uma assistencia tec? o q eu uso para limpar a chapa da prensa?
    obrigada

  180. Carla disse:

    Boa noite, comprei uma EPSON T1110 sublimática. Acontece já na primeira impressão, não sai… A folha sai em branco… Na melhor das tentativas (umas 10) saiu num rosa quase transparente uma quase sombra… Já olhei, assisti videos e não faço ideia do que pode estar acontecendo… Será que entupiu alguma coisa? Ou eu devo mandar a impressora de volta ao vendedor??
    Ela ficou parada 10 dias toda fechada.

  181. Carla, é possível que tenha entupido sim. Realize a limpeza pelo driver da impressora. As impressoras não podem ficar paradas muito tempo.

  182. Carla disse:

    Boa noite Denis. Ela acabou funcionando depois que escrevi aqui. De tanto fuçar a tinta começou a fluir. Infelizmente acontece que hoje piorou tudo, ela passou a sair vermelha, eu mexi e arrumei, mas agora ela está saindo com tudo esverdeado… Estou doida aqui. Você tem algum contato que possamos conversar melhor. Eu precisaria de ajudar para fazer a limpeza dela.

  183. Lilian disse:

    Olá estou pretenendo entrar no ramo de estampar camisetas, e tenho uma impressora hp F4400 e estou e dúvida se ela serve para esse trabalho , e você me indicaria outra impressora que imprimesse imagens bem maiores com um preço que cabe no meu bolso.

  184. Lilian disse:

    Olá, como eu ainda vou começar nesse ramo eu queria entender o que significa SUBLIMAÇÃO pra saber fazer quando começar.

  185. Essa Deskjet não é apropriada para isso, o ideal é Epson. Quanto ao ‘cabe no seu bolso’, bem, o retorno que você terá no seu negócio é proporcional ao quanto você investe nele. Impressoras tamanho A3 ou A2 não são baratas, mas eu também não sei o quanto você está afim de gastar.

  186. Sublimação é o nome correto para o processo que usa calor para transferir a tinta (que tem de ser uma tinta especial, a tinta sublimática) de um papel para um substrato, como uma camiseta, uma caneca ou um chinelo.

  187. Cristian Guterres disse:

    Vcs ja tentaram usar aquelas etiquetas de preço? daquelas bem vagabundinhas mesmo… quase não vem cola na etiqueta e nas canecas funciona que é uma maravilha… talvez funcionem bem com camisetas também…

  188. Cristian Guterres disse:

    Srs, (as) boa tarde.
    estou tendo problemas com a estampagem em tecidos de algodão.
    conforme orientação dos fornecedores, temperatura a 200°C entre 05 e 20 segundos.
    a primeira impressão olhando a camiseta estampada é que a estampa ficou bem fixada e que não há anomalias. porem de um dia para o outro, a estampa começa a soltar pelas bordas e após a primeira lavagem a estampa também começa a soltar, tipo descolar.
    já fiz testes com 5, 10, 15, 20 e 25 segundos a temperatura de 200°C e em todos os testes as estampas acabam soltando…

    se tiver alguma dica idéia ou solução, agradeço

    Denis, parabéns pelo trabalho que tem feito aqui, ajudando varias pessoas…

  189. Obrigado pelo elogio, Cristian. Presumo que esteja usando papel de transfer específico para algodão. Já tentou fazer o transfer com outra marca de papel do mesmo tipo?

  190. Liliam Ferraz disse:

    Olá Denis,

    Comprei uma prensa com a multifuncional de tinta sublimática e gostaria de saber qual é o melhor papel para se trabalhar com camisetas escuras e como posso fazer para que apareça a cor branca ou isto é impossível para este trabalho de sublimação. Andei pesquisando e o papel transfer para camisas escuras é muito caro, vc pode me indicar um site que venda o papel mais em conta. Agradeço sua atenção.

  191. ronan disse:

    olá amigo !

    eu tenho um prense térmica,impressora epsom,2 tipos de papel mas toda vez q eu tento prensar uma camiseta a imagem quase não sai na camisa.

    já usei os dois tipos de tinta ( sublimatica e pigmentada ) a imagem não sai do papel .

    pode me ajudar ??

  192. JOSE CLOVIS DO AMARAL disse:

    Olá Denis,

    Você poderia me dizer se posso estampar sandálias com borracha de qualquer cor pelo processo de sublimação, ou só posso fazer na base branca?

    Muito obrigado

  193. Marco disse:

    Olá Denis,
    Primeiramente parabéns pelo site, confesso que li quase todas as duvidas do pessoal ai…
    Espero que possa me ajudar!

    Comprei uma prensa térmica, uma multifuncional Epson TX235w com tinta pigmentada, para realizar estampas em 100% algodão.
    Estou seguindo todas as especificações do fabricante da prensa e papel transfer, porém, as imagens estão um pouco falhadas, a cor não condiz com a cor da imagem, além da estampa manchar a peça depois da 1º lavagem…
    Ouvi dizer, que devo configurar no COREL para impressão em CYMK e não em RGB, que poderia ser isso, pode afirmar?
    Algumas peças ficam perfeitas, outras ficam com falhas.
    Notei também, que mesmo imprimindo em papel normal (sulfite) depois de um tempo ele fica com aparência ´´avermelhada´´.
    Estou perdendo muito material (camisetas, papel transfer) poderiaa me ajuadar?

    Desde já agardeço

  194. Olá Renan, fica difícil ajudar com tão poucas informações. Forneça mais detalhes.

  195. José, somente sandálias com base branca ou de cores bem claras. A cor da base afetará a cor final da imagem, por isso uma sandália com base escura fará com que a imagem fique quase invisível.

  196. Olá Marco. Trabalhar em CMYK ou RGB não causa os problemas descritos por você. Verifique se a sua tinta é mesmo pigmentada e se você está usando papel de transfer específico para tecidos de algodão. Certamente há algum erro no seu processo. Quanto a impressão ficar ‘avermelhada’ isso parece ser normal e parece não afetar a qualidade do transfer.

  197. Maria disse:

    Boa noite Denis, gostaria de saber se o papel transfer sublimatico tem que ser tirado quente ou frio?

  198. Liliam Ferraz disse:

    Oi Denis!

    Dia 05 de novembro lhe mandei uma dúvida e gostaria que vc respondesse se for possível.
    Obrigada pela atenção.

  199. eronise disse:

    ola gostaria de saber porque minha imagem sai fraca na empressora sublimatica estou usando papel sublimatico e mesmo assim a imagem sai apagada porque?

  200. Felipe disse:

    Esquentou demais na prensa e o papel grudou na camiseta!!!
    Como eu tiro??

    Obrigado

  201. Você tentou transferir a imagem mesmo assim? A impressão sublimática fica esquisita no papel mas correta ao transferir.

  202. Tirar? Tá de brincadeira né? :D A camiseta já era, faça outra e regule o tempo e a temperatura até que o transfer fique bom.

  203. daniel nathan disse:

    Olá Denis, comprei a prensa termica, e algumas camisas para fazer testes.
    Como sou novo ainda tenho algumas duvidas, minha impressora é a hp deskjet f4180, preciso comprar algum tipo de tinta especial, essa tinta pigmentada tem algum cartucho em especial?
    estou meio perdido ainda. kk

    Aguardo retorno, abraço.

  204. NILTON disse:

    ESTOU PROCURANDO UM AZULEJO BRANCO PARA SUBLIMAÇÃO 4,7X4,7 E NÃO CONSIGO ACHAR , NO IMPRESSO NO MERCADO LIVRE, ALGUÉM SABE ONDE POSSO ENCONTRAR ESSE MATERIAL?

  205. Liliam Ferraz disse:

    Denis, gostaria que vc me indicasse um papel de qualidade para camisas escuras pois trabalho com tinta sublimática e infelizmente fiquei sabendo depois que não tem a cor branca. Qual o tipo de tinta posso usar e que haja esta cor. No momento só consigo fazer em camisas claras e as escuras estou com dificuldade porque não consigo encontrar o papel próprio para a sublimação e que seja de bom preço. As folhas para estas camisas são mesmo mais cara? Às vezes, minhas camisas mancham será que é a forma de abrir a prensa e o papel desloca um pouco, vc tem alguma dica para me dar e que não manche?
    Aguardo resposta e obrigada por sua atenção.

  206. Guilherme disse:

    Olá gostaria de saber como faço para estampar uma imagem com fundo preto(em uma camisa preta) mas quero estampar apenas a imagem e o fundo preto será o próprio tecido, tenho a máquina mas quero saber como fazer o desing, retiro o fundo e salvo em png funciona? ajude-me por favor!
    Obrigado.
    Belo blogue amigo parabéns.

  207. Olá Daniel. Sua impressora não pode ser usada para imprimir estampas de camisetas. A tinta pigmentada ou a tinta sublimática (a tinta certa depende do tecido) só pode ser usada em impressoras da Epson.

  208. Creio que não exista neste tamanho.

  209. Liliam, não há como imprimir a cor branca nestas impressoras pequenas. Nem é necessário, pois para fazer o transfer em camisetas escuras usa-se um papel especial que já vem com a base branca. Quanto ao preço… infelizmente este tipo de papel é caro e você terá de vender o seu produto num preço apropriado, ou seja, camisetas escuras mais caras que as camisetas claras.

  210. Olá Guilherme, creio que você está confundindo as coisas. Se o fundo preto que você quer é o do próprio tecido, então você deverá recortar a folha de transfer depois de imprimi-la usando uma tesoura.

  211. Rosi disse:

    Denis Deus ti abençoe mais e mais por ajudar tanta gente, que como eu tem tantas duvidas.
    Gostaria de ti perguntar sobre as canecas resinadas, eu comprei a maquina de caneca e fui testa-la com as materias que eles dão de brinde porém fiz todo o processo correto prensei direitinho so que a imagem não transferiu toda para a caneca ainda ficou no papel e não ficou uma imagem bonita. vc poderia me dizer se é retirado ainda quente da caneca o papel ou tem que esperar esfriar a caneca. comprei também a de estampar p 25. porém não saiu legal a estampa.me oriete por favor como regular a de estampa e qual o material adequado para que eu possa fazer um bom trabalho. qual o tecido adequado? qual a folha? tem que esquentar primeiro para depois descer a prensa e travar. pois na hora que eu desço prensa já começa a apitar mais a estampar não trasferer totalmente. peço por favor que me oriente. estou entrando neste ramo agora comprei a impressora sublimatica a de caneca e a estampa p 25 estou muito perdida. agradecida e Boa noite.

  212. O anúncio não diz especificamente se o azulejo foi feito através de sublimação, mas vamos presumir que sim. Se você não está achando aqui no Brasil então provavelmente você terá de importar. Existem vários produtos de sublimação que não são vendidos por aqui.

  213. É normal a imagem ficar também no papel, mas na caneca ela deve aparecer perfeita. O tempo padrão é 150 segundos com temperatura de 200 graus e pressão média ou levemente forte. Ajuste a sua máquina de acordo com essas indicações e se ainda não sair boa faça pequenas variações aumentando ou diminuindo o tempo ou a temperatura. O papel deve ser retirado logo após retirar a caneca da máquina (cuidado pra não se queimar). A mesma coisa vale pras camisetas (com o tempo e a temperatura indicados pelo fornecedor da prensa) mas como eu não trabalho com camisetas não posso lhe orientar muito a respeito. O que posso dizer é que a tinta sublimática só deve ser usada em camisetas de poliéster com a imagem impressa em papel sulfite. Se você quiser fazer camisetas de qualquer outro tecido, você terá de ter outra impressora com tinta pigmentada e usar papel de transfer para tecidos de algodão.

  214. Rosi disse:

    muito obrigado me ajudou muito. qualquer duvida eu volto.
    tenha uma otima tarde.

  215. Daysi disse:

    Boa noite Denis.
    Faço criações de desenhos e a arte em coreldraw, para estamparias.
    Porém tenho um cliente que quer que eu faça arte, para ele começar a trabalhar com transfer. Mandou me uma foto de uma camisa com a imagem de um cachorro, parecendo até ser uma foto.
    Se fosse para estampar seria feito em cromia, mas para transfer… Não sei. Poderia me informar???
    Abraços e desde já obrigada!

  216. Alessandro disse:

    Olá! Denis por favor me esclareça uma coisa, eu quero fazer estampas coloridas em camisetas brancas 100% algodão, qual é o melhor tipo de estampa que devo usar ? e qual o tipo de tinta é melhor nesse caso? desde já agradeço.

  217. Acho que você está se referindo às camisetas da The Mountain. Eles vendem essas camisetas com rostos de animais ocupando toda a área da camiseta. Seria possível fazer com transfer, sim, mas a criação da arte é que a parte mais complicada. A The Mountain não usou fotos e sim fez os desenhos com incrível realismo com a ajuda de um designer muito talentoso. No entanto, qual é a sua dúvida?

  218. O que seria ‘o melhor tipo de estampa’? Para fazer em camisetas de algodão deve-se usar tinta pigmentada e papel de transfer especial para tecidos de algodão (existem papéis para tecidos brancos e papéis para tecidos escuros).

  219. Bruna modesto disse:

    Bom dia, Denis Comprei uma empresora multifuncional da epson para usar no dia a dia, a msm vem com cartuchos de tintas mais na hora de emprimir não sai nada queruh uma ajuda pois ja tentei de tudo, aH empresora é uma EPSON XP-204 com wi-fi mais eu uso com cabo usb se puder me ajudar…..

  220. Retirou todos os lacres? Instalou os cartuchos corretamente? Seguiu as instruções do manual?

  221. Geraldo Jose da Silva disse:

    Bom dia Denis!! Li em comentários acima que vc tem uma loja virtual..Certo? gostaria de saber se vc revende as impressoras Epson e quanto tempo para entrega em são paulo.

    Abraço.

  222. Bruna modesto disse:

    então eu fiz tudo certo, tem uma etiqueta nos cartuchos, mas nele diz não retire a etiqueta,no manual as intruções esta em espanhol e ingles, vx não teria um passo a passo?

  223. Bruna modesto disse:

    então eu ligo ela , ai coloco papel e a msm emprime mais as vezes sai uns rapisco e as vezes não sai nada. ta dificil.

  224. Olá Geraldo. Tenho sim uma loja virtual mas é de fotoprodutos e presentes, e não de impressoras. Caso queira adquirir impressoras procure no Buscapé ou no MercadoLivre. Muitos vendedores têm a pronta entrega e você pode receber em 1-2 dias.

  225. Execute o procedimento de limpeza disponível no driver da impressora umas duas vezes.

  226. Geraldo Jose da Silva disse:

    Ok…obrigado pelad dica.

  227. cristiano disse:

    estou tendo um erro 068 na minha mutoh rj900c sera que voçe poderia me ajudar e se não me endicar algum site que eu possa estar consultando

  228. denisgomes disse:

    Desculpe, não tenho nenhuma informação sobre essas impressoras. Se algum outro usuário tiver, fique a vontade para ajudar o Cristiano.

  229. Geraldo disse:

    Bom dia Denis!! me tire uma dúvida por favor…se eu trabalhar uma foto no Power Point e depois sublimala, eu vou ter um transfer sem problema? ou isso é impossível?

  230. denisgomes disse:

    Sim, é possível editar fotos e imprimir usando o Powerpoint mas ele não é recomendado para criar artes. Além disso ele é limitado, e cedo ou tarde você terá de aprender a usar outros programas para atender às demandas dos seus clientes.

  231. Gustavo GAM disse:

    Estou querendo abrir uma estamparia para trabalhar com minha propria marca e criar minhas artes, que impressora devo comprar, vc indica algum modelo? As camisas serão de algodão. Grato

  232. Cara to como mesmo problema, a minha solta tinta de outras coisas que eu já tinha feito a impressão

  233. Rosi disse:

    Denis me ajude preciso muito ligar a minha impressora epson stylus TX 235W sublimatica ao meu computador dell porém estou fazendo tudo direito, direitinho e so esta dando erro como se estive-se papel atolado porém ela nem esta puxando o papel. ta dando como se o cartucho não tive-se tinta. já desistalei já fiz todo o procedimento do manual, e não sei mais o que faço. preciso testa, vêr como vai ficar a sublinhação personalizada porém esta impressora fica com todas as luzes piscando. veio 4 cartucho e um maxell cr 2032 tipo um chip. porém eu achei que era para colocar dentro da impressora, mais não é pois já vem dentro. acredito eu que esses que vinheram seja reserva. me ajude por favor. Boa noite e fika com Deus.

  234. Rosi disse:

    Denis me ajude preciso muito ligar a minha impressora epson stylus TX 235W sublimatica ao meu computador dell porém estou fazendo tudo direito, direitinho e so esta dando erro como se estive-se papel atolado porém ela nem esta puxando o papel. ta dando como se o cartucho não tive-se tinta. já desistalei já fiz todo o procedimento do manual, e não sei mais o que faço. preciso testa, vêr como vai ficar a sublinhação personalizada porém esta impressora fica com todas as luzes piscando. veio 4 cartucho e um maxell cr 2032 tipo um chip. porém eu achei que era para colocar dentro da impressora, mais não é pois já vem dentro. acredito eu que esses que vinheram seja reserva. me ajude por favor. Boa noite e fika com Deus.

  235. marcos mota disse:

    Olá estampei algumas camisetas com letriro errado, como crrigir

  236. denisgomes disse:

    Olá Gustavo. Pode ser qualquer modelo da Epson, e você deve usar tinta pigmentada. Mas note que o transfer não é a única opção para produzir camisetas. Existem outras opções como a serigrafia.

  237. denisgomes disse:

    Olá Rosi. Os cartuchos podem estar com defeito, entre em contato com quem lhe forneceu os cartuchos ou compre cartuchos novos.

  238. denisgomes disse:

    Infelizmente não há como. Deve-se sempre ler todas as artes antes de imprimir (ou pedir pra alguém fazer isso) para evitar estes problemas.

  239. Pedro disse:

    Olá! Denis voçe sabe qual o codigo das classificação do papel transfer ja com a estampa…pois tenho um apeuqena fabrica e preciso de vender trnasferir um papel para um forneceodr e nao sei o codigo.

  240. Simone Abrantes disse:

    Boa tarde Denis, comprei uma impressora TX430W com bulk in e tinta sublimatica, tentei estampar em uma camiseta mais a imagem não ficou boa, ficou sem brilho e apagada. Estou usando papel transfer, e camiseta de algodão. Como faço para ter uma imagem perfeita? E também faço chinelos a resina que comprei para estampar os chinelos trinca tudo, você teria uma marca ou uma dica para me dar. Desde já sou grata. Simone Abrantes

  241. Rosi disse:

    Denis boa noite e o poblema da minha impressora era cartucho mesmo, com os que vinheram extra eu coloquei ela fez o procedimento direitinho, ai eu retirei e coloquei os que vinheram já instalado. ta otima agora! não fica mais piscando tudo rsrsrs BOA NOITE e muito OBRIGADO!

  242. ariano ferreira disse:

    ola sou juliane e trabalho com chinelos, e vejo nos sites chinelos estampados com cor dourada, prata e chinelos pretos com estampas brancas como que eu faço, minha impressora e epson tx 430w bulk ink

    e não sei fazer isso e eu uso o corel draw, eu pergunto pra eles como que faz mais por ser concorrencia eles não me responde

    obrigado

  243. ariano ferreira disse:

    ola sou juliane e trabalho com chinelos, e vejo nos sites chinelos estampados com cor dourada, prata e chinelos pretos com estampas brancas como que eu faço, minha impressora e epson tx 430w bulk ink

    e não sei fazer isso e eu uso o corel draw, eu pergunto pra eles como que faz mais por ser concorrencia eles não me responde

    obrigado

  244. Leticia Calchi disse:

    Olá! tenho uma impressora a laser e uma prensa, e estou com duvidas, como faço para estampar uma imagem que tenha algum detalhe em branco numa camiseta rosa bebe, azul bebe, etc. oque está acontecendo é que o branco fica da cor do tecido. me ajuda por favor.

  245. denisgomes disse:

    Olá Pedro, infelizmente não tenho esta informação.

  246. denisgomes disse:

    Simone, para fazer camisetas de algodão é necessário usar papel específico para camisetas de algodão e tinta pigmentada. Não se deve usar tinta sublimática.

    Para fazer chinelos por outro lado deve-se usar tinta sublimática, portanto você terá de ter duas impressoras.

    Com relação aos chinelos ficarem ruins, eu escrevi um artigo falando especificamente sobre isso: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/10/21/aviso-para-quem-faz-chinelos-atraves-de-sublimacao/

  247. denisgomes disse:

    Fico feliz em saber que você conseguiu resolver o seu problema, Rosi! Eu realmente não tinha nenhuma dica para lhe dar. Se tiver mais alguma dúvida não hesite em escrever.

  248. denisgomes disse:

    Olá Ariano. Os produtos feitos com transfer (todos os produtos, não somente os chinelos) ficam limitados às cores básicas da impressão: ciano, magenta, amarelo e preto. Com isso o transfer permite reproduzir fotos e desenhos com efeitos de cor complexos, mas não permite usar estas tintas especiais como prata, dourado ou mesmo branco.

    Os chinelos que você viu são produzidos com serigrafia, que é um processo totalmente diferente do transfer e que envolve a utilização de telas, produtos químicos, revelação, tintas especiais e etc, mas não exige a utilização de uma prensa de calor nem de chinelos próprios para sublimação. Por outro lado a serigrafia permite reproduzir apenas desenhos mais simples, e normalmente não é possível reproduzir fotos.

    Se você quiser fazer chinelos com essas características, informe-se mais sobre a serigrafia em vídeos e artigos na internet, ou procure uma loja de serigrafia como a Serilon.

  249. denisgomes disse:

    Letícia, as impressoras não possuem a cor branca e por isso não é possível reproduzir esta cor na estampa. Você pode usar um papel de transfer com fundo branco, mas para deixá-lo no formato correto seria necessário cortá-lo com tesoura ou plotter de recorte.

  250. andreza disse:

    eu queria saber se a folha de trasferencia a calor pode se usada para transferencia com agua. queria saber qual a folha q faz a transferencia com agua pq ja fui em varias lojas e so acho a folha de transferencia a calor

  251. Rosi disse:

    Denis boa tarde, vc poderia me informar se esse
    Papel sulfite 75g alcalino 210×297 A4 chamex multi Ipaper PT
    da para fazer minhas estampas sublimatica. Em caneca resinada, camisa 100% poliéste, sandalia resinada etc. minha impressora é epson tx 235 w, se acaso não, vc poderia me dizer qual é o indicado.
    e muito obrigadoi.

  252. Jacson disse:

    Bom dia,
    Consigo fazer sublimação com tinta sublimatica com papel para transfer, e aplicar em cima do papel para algodão na camiseta?
    Se eu fizer será que vai sair ?
    Fiz um teste e aparentemente deu certo.

  253. denisgomes disse:

    Andreza, desculpe mas não entendi a sua pergunta.

  254. denisgomes disse:

    Sim, você pode usar o papel sulfite, dá certo e eu já testei. E se quiser algo com um pouco mais de qualidade procure o papel fosco (matte).

  255. denisgomes disse:

    Jacson, nunca tentei mas imagino que sim.

  256. Leonardo Lobo disse:

    Acho que a Andrezza está se referindo ao decalque a base de água, para brindes que não podem ser prensados. Veja o video abaixo.


    abs
    Leo

  257. Vânia disse:

    Ola possuo uma prensa térmica a pouco tempo e fui fazer uma bolsa e quando prensei, o teflon na parte de cima da prensa , não sei se ele já veio nela não reparei pois achei q era apenas a chapa de ferro agarrou na borracha de baixo e grudou tudo,( mais não manchou o pano)queria saber como faço para limpar a prensa e se realmente vem esse teflon agarrado ou é a própria chapa de ferro mesmo? aguardo!

  258. Patricia disse:

    Oie, Denis eu gostaria de saber como faço para fazer o transfer sem deixar viscoso, com aquele brilho que não agrada muita gente. Muito obrigada.

  259. Anne disse:

    Ola.

    Gostaria de saber se IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL HP 4500 serve para a tinta pigmentada para impressao dos tranfer.

    Desde ja agradeco.

    Anne

  260. denisgomes disse:

    Desculpe Vânia, não tenho essa informação. Entre em contato com o fabricante da prensa. Até onde sei o teflon é grudado naquela borracha laranja e não solta, mas você pode comprar folhas de teflon soltas se precisar.

  261. denisgomes disse:

    Creio que não há transfer sem brilho. As camisetas impressas sem brilho usam outro processo como serigrafia.

  262. Rodrigo disse:

    posso comprar qualquer modelo de impressora para impressão dos tranfer para personalizar minhas canecas?

  263. Alexsandro disse:

    Boa tarde! Gosto muito deste site! Admiro muito sua iniciativa de ajudar o próximo!
    Acabei de abrir uma estamparia em serigrafia mas devido as necessidades dos clientes comprei uma prensa térmica e uma impressora epson t 33 com tinta sublimática. Para ser mais completo vou comprar uma plotter de recorte e uma impressora para imprimir em papel dark. MInha pergunta é: existe outro tipo de papel para imprimir e recortar para estampar camisas de algodão pretas? qual a melhor impressora e qual tipo de tinta para imprimir nesses papéis expeciais que não saiam na lavagem?

    Um cliente me pediu uma imagem em camisas de algodão preta e fiz em quadricromia ( serigrafia) más ele não gostou pois a imagem fica reticulada, ele quer me resolusão maior e recortada. ainda estou em dúvida qual tecnica utilizar para este tipo de trabalho. estou com medo de comprar uma epson com tinta pigmentada e recortar com a plotter no papel dark e a impressão não ficar com alta qualidade.
    Me ajuda!!!

  264. denisgomes disse:

    Você pode usar qualquer impressora da Epson que seja compatível com tinta pigmentada (que tenha o selo Durabrite).

  265. denisgomes disse:

    Obrigado pelos elogios Alexsandro. Para tecidos escuros feitos em impressoras domésticas só existe um tipo de papel, mas veja a lista completa em http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/10/25/como-fazer-transfer-em-tecidos-escuros-ou-coloridos/

    Tanto tinta sublimática (para tecidos de poliéster) quanto a tinta pigmentada (para tecidos de algodão) são resistentes a lavagem.

    Fique tranquilo quanto a qualidade de impressão, pois as impressoras conseguem ter uma resolução de impressão excelente. Resta apenas saber se o cliente vai gostar do acabamento, que é um pouco diferente da serigrafia.

  266. meire disse:

    por favor passei a resina no chinelo e amarelou. O que eu fiz de errado ?

  267. denisgomes disse:

    Provavelmente a resina que você usou é de baixa qualidade. Eu escrevi um artigo sobre o problema em resinar seus próprios produtos, vale a pena dar uma lida: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/10/21/aviso-para-quem-faz-chinelos-atraves-de-sublimacao/

  268. Cássia disse:

    Boa noite!
    Existe plotter pequena que seja impressora também com bulk ink? Caso sim, onde encontrar?
    Obrigada

  269. Re.Victor/ jc.Victor disse:

    Olá Denis, eu e meu marido, estamos querendo montar uma empresa de sublimação, e tem diversas opções de prensa na internet de marcas diferentes e com preços tb, as pessoas dizem q a rimaq é a melhor porém a mais cara do mercado, enfim, se q tem experiência pode nos dar uma luz?

  270. denisgomes disse:

    Plotters são impressoras. A mesma tecnologia usada numa impressora grande também é usada numa impressora pequena. Qual é o seu objetivo?

  271. denisgomes disse:

    Olá. Escrevi um artigo sobre isto, leia http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/11/04/iniciando-um-negocio-canecas-de-ceramica/

    Não creio que exista melhor marca pois todas as prensas são muito parecidas. Portanto você pode comprar pelo preço.

  272. Alexsandro disse:

    Obrigado!

  273. Olá Denis queria saber tenho uma camisa em algodão PRETA e gostaria de colocar uma imagem e frases somente em branco utilizando um papel transfer e tinta pigmentada para uma HP 7500A é possivel

  274. Sidney Poubel disse:

    A impressão fica clara no meio da foto, tipo um quadrado um pouco mais claro…estava imprimindo legal (sublimação + capa almofada polieste) + 200º + 20s…ontem fiz 3 ficou ótima, hoje fiz duas e as duas o centro ficou claro e as bordas boas…o que pode ser ?? Obrigado.

  275. Magno disse:

    Eu trabalho com sublimação, na minha opinião a melhor marca é a Metalnox, tem vários modelos inclusive digitais. a minha tem cerca de 8 anos e nunca falhou. Tem modelos mais baratos de outras marcas, cerca de 1.000,00 Reais, acho muito ‘fracas’.

  276. Magno Jr disse:

    Oi Vânia, vou tentar ajudar: imagine uma prensa como sendo um ferro de passar roupas, em alta temperatura queima qualquer tecido, principalmente polyester. Toda prensa faz um ‘sanduíche’ ao fazer a transferência do impresso para a camiseta, embaixo da camiseta tem um bloco de borracha, geralmente na cor preta, encima a chapa que pode-se usar a partir de 180 grau (malha de polyester ou PP) e no máximo 210, no caso de malha PV, acima da borracha preta vem uma manta de teflon, veja bem, acima da borracha! a borracha serve para aacomodar bem o substrato e por ser de borracha precisa da proteção do teflon para não derreter, faça o que for fazer na prensa NUNCA TIRE A MANTA DE TEFLON. Tem empresa vendendo prensa térmica no mercado sem a manta isso é um crime, mas esse não é seu caso. – Para limpar a prensa aqueça-a até derreter a borracha colada e limpe com pano (proteja as mãos), não use nada metálico, nem ‘bombril’ pois irá arranha-la e nos arranhões irão acumular tinta na chapa e isso passará para as camisas.

  277. denisgomes disse:

    A impressora não tem tinta branca, quem tem isso é o papel de transfer para tecidos escuros e portanto para fazer isso você terá de recortar a folha no formato das letras, ou usando uma tesoura ou uma plotter de recorte. Sim, vai dar muito trabalho mas não tem outro jeito.

  278. denisgomes disse:

    Olá Sidney. Talvez o tempo ou a temperatura estejam errados. Tente variá-los.

  279. denisgomes disse:

    Obrigado pela informação, e por ajudar a Vânia, Magno.

  280. fabiana disse:

    olá denis meu nome é fabiana, tenho uma prensa da compacta print, para estampa de camisetas,tenho uma impressoa canonip2700 com bulkink,estou usando tinta pigmentada importada da real ink,fiz impressao nas camisetas e para testar lavei-a mais a impressao quebrou toda esfarelou camiseta100%algodao porque aconteceu isso vc pode me ajudar????

  281. Jose Clóvis disse:

    Olá Denis, Boa noite!

    Iniciei com trabalho de estampas em camisetas mas o resultado não está sendo satisfatório: Utilizo uma impressora Epson com Bulk in, papel transfer, tinta sublimática e prensa com as temperaturas indicadas em sua tabela mas as cores das impressões estão saindo opacas e sem brilho e quando transfiro para as camisetas 100% poliester ficam como se fossem desbotadas, algumas partes com leve mancha esbranquiçadas. O que pode estar ocorrendo??? Será que a qualidade da tinta pode ser a causa.?
    Muito obrigado!!!

    Clóvis Amaral

  282. DEBORA disse:

    ESTOU PRESTES A ADQUIRIR A COMPACTA PRINT MAS ESTOU COM MUITAS DUVIDAS A RESPEITO DAS IMPRESSORAS! PRECISO DE UMA
    Impressora Epson Jato de tinta Office T135 COM BULK INK PARA TINTA PIGMENTADA? E A OUTRA TEM QUE SER
    Impressora Epson Jato de tinta Office T33 COM BULK INK PARA TINTA SUBLIMATICA??? OU PODE SER UMA OUTRA Impressora Epson Jato de tinta Office T135 COM BULK INK PARA TINTA SUBLIMATICA??? PRECISO TIRAR ESSA DUVIDA PARA DECIDIR A COMPRA! OBRIGADA

  283. Débora disse:

    a EPSON T135 com bulk ink para tinta pigmentada e a EPSON T33 para tinta sublimatica seria ideal??? ou para os 2 tipos a T135 é compativel???? obrigada desde já (Débora)

  284. karla disse:

    Boa noite Denis, Estou com uma duvida, tenho uma impressora que tem a tinta preta pigmentada e as outras são corantes… Quero saber se consigo fazer transfer nas camisetas 100% poliester? e tbem tenho uma impressora com a tinta sublimática será que consigo um bom resultado usando com o papel transfer?

  285. denisgomes disse:

    Você deve usar papel de transfer específico para tecidos de algodão. Sim, eles são um pouco mais caros. Se for o caso teste outra marca.

  286. denisgomes disse:

    Clóvis, provavelmente o tempo ou a temperatura estão errados. Tente variá-los.

  287. denisgomes disse:

    Você pode usar qualquer modelo de Epson que tenha o selo ‘Durabrite’.

  288. denisgomes disse:

    A T135 é compatível com os dois tipos de tinta, mas você terá de ter duas impressoras, cada uma rodando com uma tinta diferente.

  289. denisgomes disse:

    Provavelmente você tem uma HP, e a HP não é compatível com a tinta sublimática necessária para fazer camisetas de poliéster.

  290. karla disse:

    A impressora com tinta subimática é da epson ela serve p estampar camisetas poliester??

  291. debora disse:

    e vc sabe me dizer se a T135 tem? pq ela é bem mais barata que a T33 mas me disseram que para sublimação a T33 é bem melhor!! vou comprar mas não sei se pego 2 T135 ou 1 de cada!!

  292. karla disse:

    Denis.. É o seguinte, quero saber se com a impressora epson e com a tinta sublimatica eu consigo um bom resultado para camisetas 100% poliester, ou tem que ser com a tinta pigmentada mesmo??

  293. G Mendes disse:

    Olá, estou usando a impressora Epson tx320f com bulk para sublimação. uso papel sulfite e prenso a 200 graus por 20 segundos. uso malha 100% poliester. a impressão está saindo fosca (preto fica cinza, não fica pretinho). Quando imprimo foto, onde tem sombra na foto fica avermelhado na camiseta. O que devo fazer para corrigir esses defeitos? se eu usar o papel sublimático vai corrigir o problema? Grata

  294. marcelo disse:

    Boa tarde, meu nome é Marcelo e estou tentando estampar camisetas brancas “malha fria” minha impressora Epson T25 com bulk “tinta sublimática” e sai tudo certo até que depois da primeira lavada as camisetas desbotam (estampa) o que pode estar acontecendo?

  295. giselle disse:

    o que fazer quando a estampa descola?e porque isso acontece?

  296. denisgomes disse:

    Parece que a T135 usa Durabrite, sim. Você pode usar duas T135 sem problema.

  297. denisgomes disse:

    Para camisetas de poliéster é indispensável usar tinta sublimática. Tinta pigmentada serve somente para outros tipos de tecido com papel especial.

  298. denisgomes disse:

    Tente ajustar o tempo de prensagem. Para o tecido de poliéster deve-se usar apenas tinta sublimática e papel sulfite ou papel matte (fosco). Não é necessário usar papéis especiais, que servem apenas para outros produtos.

    Com relação a sombra ficar avermelhada, talvez seja necessário fazer ajuste de cor pois com as tintas genéricas as sombras em cinza normalmente ficam ou esverdeadas ou avermelhadas. O ajuste de cor está disponível no driver da impressora.

  299. denisgomes disse:

    Tinta sublimática só pode ser usada com poliéster. Por favor leia os outros artigos neste site e as discussões pertinentes – cada camiseta tem um jeito certo para ser feita.

  300. denisgomes disse:

    Giselle, é difícil dizer sem termos mais informações.

  301. Daniela disse:

    Estou tendo problemas com transfer em blusas de algodão. A imagem não é totalmente transferida para a blusa. Parte fica no papel e as que ficaram no tecido ficam com aspecto emborrachado e se eu puxo sai. O que eu faço? O que estou fazendo de errado?

  302. ismael disse:

    estou tentando imprimir etiquetas de composiçao e nao cosigo impri. toda a folha de papel lnt1 pois so sai as oitos primeira . e agora

  303. Rosemary disse:

    Olá Denis, gostaria de sua ajuda, pois todas as camisas que eu personalizo na segunda lavagem está ressecando, rachando e descascando. O que poderia resolver?

    Uso camisa 100% algodão, tinta pigmentada, papel transfer Bright (Claro e Escuro), comprei na Kalunga e minha impressora é a Epson Stylus-Office T33!

  304. denisgomes disse:

    Daniela, para lhe ajudar preciso de mais informações. O transfer em algodão só pode ser feito com papel especial para tecidos de algodão e tinta pigmentada.

  305. denisgomes disse:

    Olá Ismael. Desconheço este produto, e de qualquer forma preciso de mais informações para lhe ajudar.

  306. denisgomes disse:

    Rosemary, como foi feita a lavagem da camiseta? As camisetas feitas com transfer devem ser tratadas como ‘camisetas promocionais’ e por isso devem ser lavadas com muita delicadeza e evitando o uso de produtos de limpeza fortes ou máquina de lavar.

  307. Neto disse:

    olá! estou com problema quando fasso a sublimaçao en canecas uso tinta certa papel e a caneca propria para sublimaçao. quando tiro o papel sai perfeito só que quando esfria o vermelho tipow borra e fica tipow uma sombra vermelha alem do desenho onde era praser branco

  308. Ola sou novo na área comprei uma prensa térmica 40 x 50 e uma impressora Epson tx135 com bulk in estou começando uma fazer umas camisas ta ate legal mais to com dificuldades para encontrar imagens ate que imagens acho so não acho os emblemas tipo do jogo residente evil a escrita não encontro existe uma forma mais fácil para encontrar isso? obrigado

  309. denisgomes disse:

    Olá Neto. Espero que você não tenha resinado suas próprias canecas…

    Tente comprar de outro fornecedor de canecas, talvez seja um lote com defeito.

  310. denisgomes disse:

    Maurício, pronto de bandeja na internet você provavelmente não vai encontrar. Ou você está achando que é tudo assim, mole mole? :D

    Você tem duas opções: procurar pessoas que comercializem CDs com imagens, fotos ou esses logotipos prontos, ou aprender a fazer (ou contratar alguém pra fazer) as artes.

    Se nenhuma das duas serve pra você, então o jeito é continuar passando horas no Google.

  311. Oi Denis blz? tem uma coisa que não entendi ainda. Como escrever em Branco em uma camisa preta. De algodão ou PV ou sintética. Obrigado

  312. denisgomes disse:

    Não é possível pois a impressora não possui tinta branca. O papel de transfer para tecidos escuros possui a base branca, mas ela ocupa toda a área da folha, ou seja, só sai quadrado (ou outro formato se você cortar a folha).

  313. Lívia Fernanda disse:

    Olá Denis! Gostaria de saber como faço para sublimar camisa de cor com tinta sublimática? Desde já ti agradeço.

  314. denisgomes disse:

    Lívia, deve-se usar um papel de transfer especial para tecidos escuros. Mas a tinta sublimática só serve para camisetas de poliéster e eu não sei se existem papéis assim para esse tecido.

  315. Então pra fazer uma camisa preta simples escrito ACDC, tem que recortar as letras? Abraços e obrigado

  316. ALEXSANDRA disse:

    MINHA PRENSA ESTÁ DEIXANDO BLUSA MANCHADA MAIS E PROTEÇÃO OQUE FAZER

  317. Olá Denis,
    Tudo bem?

    Antes de tudo, parabéns pelo site. Com certeza, assim, “otimizará” mais a nossa categoria profissional. A união faz a força e o sucesso!

    A minha questão é a seguinte: eu comprei uma Epson TX135 (MultiFuncional), e depois comprei os cartuchos recarregáveis desta impressora para colocar (preencher) com tintas sublimáticas.

    Sei que tintas sublimáticas são adaptáveis a tecidos poliéster, sendo assim, já que vou trabalhar com este tipo de tecido, devido os materiais que tenho (tinta sublimática), qual o papel adequado para impressão com estes materiais (tinta sublimática e camisa poliéster)? Posso procurar somente por “papel sublimático”, ou tem algum nome técnico especifico?

    Obrigado e abraços!

  318. denisgomes disse:

    Olá Marcus, obrigado pela visita e pelos elogios. Espero estar ajudando.

    Não é necessário usar nenhum papel especial nesta configuração. Você pode fazer com sulfite mesmo, ou se quiser algo um pouquinho melhor, use papel matte (fosco). Os papéis especiais à venda por aí servem para outras finalidades.

  319. junior disse:

    opa blz denis queria que vc me ajuda-se meu porque quando prenso a peça o transfer fica todo falhado tipo esfolado o tecido e 100% algodão e a tinta é pigmentada …qual seria a temperatura e o tempo ideal…

  320. Qual a melhor impressora para fazer estampas em camisetas (geral)

  321. denisgomes disse:

    Você está usando papel de transfer especial para tecidos de algodão?

  322. denisgomes disse:

    Qualquer uma da Epson com o selo ‘Durabrite’.

  323. Olá Denis,
    Desculpe incomodar… mas só uma pequenina pergunta básica:

    Você disse que pode ser feito a impressão em papel sulfite (papel de oficio) ou matte fosco com tinta sublimática em tecido poliéster. A impressão na camisa com estes papeis saem realmente “vivas”? Porque um rapaz me disse que tinha que usar mais adequado o papel “sublimático transfer resinado”, segundo ele, disse que fica com qualidade maior e profissional, pois este papel não retem a tinta…

    Poderia dar-me uma “luz”?

    Obrigado amigo!

  324. junior disse:

    sim e porque ele racha

  325. cristiano disse:

    Comprei uma máquina de estampar canecas veio com cartucho instalados ta quase na hora de trocar fui verificar e vi que os cartuchos que veio de brinde são diferentes dos que veio porque?a minha impressora e´uma epson stylus 235w que comprei junto com a prensa o formato dos cartuchos são diferentes estranho ,veio quatro cartuchos t1331 eles não cabem por favor me ajude!!!!

  326. Rosi disse:

    eu tenho uma impressora dessa, esse cartucho que eles mandam e so para destravar ela quando travar, essa impressora de vez em quando da erro ai quando ela da este erro a gente pega o cartucho que veio retira com cuidado o que vem sem soltar as cordinhas coloridas rsrs passa uma borracha branca no cartucho da cordinha assopra, coloca o cartucho reserva esse cartucho que é diferente no lugar desse da cordinha, esse cartucho ele tem que entrar e fazer um barulho travando tem que apertar da até um certo medo de quebrar mais é assim mesmo ai liga a impressora e reseta ela como eles me ensinaram, tem um botãozinho pequenino aperta ele segurando por 15 segundos e deixa a impressora reconhecer, depois retira eles e coloca o da cordinha, e tem que travar eles também apertar até fazer um barulho tipo crek. esses cartuchos que vem pelo que eu vi so serve pra isso. bom eu aprendi muito aqui com vcs e o Denis agradeço por existir pessoas boas como o Denis para poder tirar nossas duvidas, Denis ajuda a gente ai pois eu também tenho uma impressora desta e é sempre bom esta atualizada.

  327. denisgomes disse:

    O que faz o transfer sublimático funcionar é a tinta e não o papel. E é por isso que o processo funciona com papel sulfite ou qualquer outro papel.

    Esse transfer resinado é uma porcaria na minha opinião. Já experimentei (é um cujo fundo tem umas listas azuis) e tive problemas, houve mistura de cor em certas artes, e em relação ao sulfite ele não ajudou em nada a melhorar a qualidade da imagem.

    Ao imprimir com tinta sublimática a impressão fica um tanto esquisita no papel, mas isso é irrelevante. Assim que você prensar a camiseta, a imagem aparecerá corretamente. O que vai dar o brilho na imagem é o tecido, por isso é importante usar sempre o tecido correto.

  328. denisgomes disse:

    Talvez você não esteja usando o tempo e a temperatura adequados, ou o papel está com algum defeito. Verifique se há essa informação na embalagem ou compre papel de outro fornecedor.

  329. denisgomes disse:

    Cristiano, a sua pergunta está um tanto confusa. Os únicos cartuchos que você deve usar são aqueles semitransparentes ligados a mangueiras e a um reservatório do lado da impressora.

    Se você tem estes cartuchos com as mangueiras e eles não entram na impressora, então entre em contato com o vendedor pois talvez ele tenha lhe enviado o modelo errado.

  330. Antonio José disse:

    Ola Denis.

    Antes, obrigado pela gentileza de esclarecer algumas de nossas duvidas,
    lendo aqui já matei um monte de xaradas, uma delas é a que eu nao sabia que
    para camisetas de algodão só poderia ser tinta pigmentada.
    A questão é tenho uma HP PRO 8000 com tinta pigmentada, ela pode
    fazer as impressoes para as camisetas de algodão? Ou somente epson?
    Obrigado!

  331. denisgomes disse:

    Se ela está com tinta pigmentada, então sim.

  332. Ok então… mas em relação a prensa é o seguinte: queria produzir umas camisetas na prensa e outro em ferro de passar… para adiantar o lado… eu fico na prensa e um amigo meu fico no ferro de passar… você ver algo negativo nisso?

    E quando colocar a prensa (ou ferro de passar) no papel, pode colocar diretamente em cima do papel, ou tem que colocar algum outra coisa em cima do papel para “proteger”?

    Obrigadão aí!

  333. denisgomes disse:

    É possível fazer camisetas com ferro de passar, mas acredito que será tão demorado e tão propenso a falhas que não vale a pena. Pense na produtividade: uma prensa demora cerca de 30 segundos para fazer uma camiseta. Com duas prensas você faz o dobro de camisetas.

  334. Reinaldo disse:

    Olá imagem impressa em papel transfer com impressora a laser serve para estampar?
    Obrigado

  335. denisgomes disse:

    Sim, mas somente para camisetas e produtos de plástico especiais para sublimação (canecas, canetas, etc). Além disso, isso só pode ser feito com certos modelos de impressoras.

  336. Obrigado mais uma vez Denis,

    Só para finalizar… é recomendável que as camisetas sejam lavadas depois de 72 horas e pelo avesso correto? O mesmo se aplica no momento de passar o ferro para engomar a camiseta né isso? Obrigado e abraços!

  337. denisgomes disse:

    Creio que não é necessário esperar 72 horas. Se for uma camiseta de poliéster, ela pode ser lavada normalmente. Se for uma camiseta de algodão (feita com tinta pigmentada) deve-se lavar com extremo cuidado, e provavelmente a mão. A lavagem a máquina vai estragar a estampa.

    Idealmente, você mesmo deve fazer todos os testes de manuseamento e lavagem em todas as situações possíveis para atestar a durabilidade da camiseta e conhecer o comportamento delas, para informar aos seus clientes sobre os cuidados necessários, ou eles voltarão para reclamar.

  338. Marcelo Zaballa disse:

    Denis, estou com 2 problemas:
    1> A impressora Epson T33 esta deixando pingos e riscos de tinta preta na impressão e assim comprometendo o lucro que eu deveria ter, porque tenho que imprimir outra folha para poder fazer miha sublimação…..já fiz todos os procedimentos de limpeza do cartuchos e impressora…mas não adiantou de nada….ela imprimi uma folha boa e outra ruim..uma boa e outra ruim….não sei mais o que fazer.
    2> quando vou fazer o transfer para quebra cabeça e azulejo, os mesmos ficam manchados com manchas brancas….utilizo o tempo e temperatura indicado pelo fabricante da maquina, mas mesmo assim fica ruim as imagens quando transfiro pra esses objetos…
    Pode me ajudar? Obrigado!

  339. denisgomes disse:

    1. Se os pingos forem redondos e de tamanho médio (gotas) então significa que há algum problema no seu bulk ink e a tinta está descendo demais, causando vazando na cabeça. Tente ajustar a altura do reservatório de tinta para ver se ajuda, ou troque o bulk ink.

    2. O tempo e a temperatura indicados são apenas um ponto de partida. Ajuste para mais ou para menos de acordo com suas necessidades.

  340. LILA disse:

    BOA NOITE, TENHO UMA IMPRESSORA EPSON TX320F ADAPTADA COM BULK INK E AS CORES ESTÃO SAINDO TOTALMENTE ERRADAS, O VERDE NÃO SAI , O PRETO NÃO PASSA PARA CAMISA , O AZUL TB NÃO SAI FICA TUDO AVERMELHADO, O QUE EU FAÇO? OBRIGADA

  341. denisgomes disse:

    Olá Lila. Procure alguma oficina ou loja de impressoras que dê suporte em bulk ink, pois o seu pode estar com problema ou sua impressora pode estar com defeito.

  342. Renato disse:

    Boa noite Denis Ganhei uma compacta print 40 , gostaria de aprender a ajusta a pressão e a temperatura ela veio sem manual ou não tem sei lá, tenho medo fazer algo errado, se poder me ajudar /agradeço muito .

  343. Lila disse:

    Obrigada :)

  344. Ricardo disse:

    porque depois de estampar, fica tudo ok. mas após a primeira lavagem a estampa ficou toda enrugada ..

  345. denisgomes disse:

    Olá Renato. Leia o artigo http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/11/22/quais-sao-as-temperaturas-e-tempos-ideais-para-o-transfer/ que fala um pouco sobre isso. Quanto a errar, não tenha medo. É errando que se aprende.

  346. denisgomes disse:

    As camisetas com transfer são muito delicadas e provavelmente devem ser lavadas a mão. A estampa não é muito resistente e a lavagem a máquina pode mesmo estragá-la.

  347. Rodrigo disse:

    Olá, gostaria de fazer transfer em mdf crú, tem como?
    Que papel é mais indicado e como faço a impressão do papel?
    Com impressora comum?
    Obrigado.

  348. Mari disse:

    Boa tarde! Estou fazendo impressão em canetas atraves de uma prensa termica, estou utilizando o papel apropriado da TMT, porem a impressao está soltando, ja aumentei, diminui a temperatura, o tempo, mas nao adianta, solta do mesmo jeito… me disseram que existe um liquido que posso passar na caneta, mas nao sei qual?

  349. junior disse:

    e ai denis estou com uma prensa termica 38×62 vc acha que ela é ideal para fazer transfer com tinta pigmentada e qual temperatura usar

  350. denisgomes disse:

    Não creio que o transfer possa ser feito em MDF crú. A maioria dos produtos usados em sublimação exige que ele tenha uma camada de resina, que é o que recebe a tinta de sublimação. Dependendo do que você for fazer, pode ser interessante considerar a utilização de adesivos ao invés de transfer.

  351. denisgomes disse:

    Mari, pode ser um problema com a própria caneta ou com o processo em geral. Tente usar outro modelo de caneta, ou entre em contato com quem lhe forneceu a prensa e exija explicações.

  352. denisgomes disse:

    Se a prensa atende às suas necessidades de tamanho de imagem e volume de produção, então ela é ideal. A temperatura exata varia, leia a embalagem do papel de transfer e aumente ou diminua se você vir que a imagem não ficou legal.

  353. junior disse:

    o valeu deixa eu te perguntar mais uma coisa quando o transfer não descola totalmente falha algumas parte é temperatura baixa

  354. thiago disse:

    bom dia ,estou tento problemas para ajustar a folha na blusa ,teria algum macete para sair todas padrão?

    obrigado

  355. denisgomes disse:

    É possível que seja.

  356. denisgomes disse:

    Imagino que você esteja tendo dificuldade em posicionar o transfer em relação a camiseta. Como o encaixe da camiseta na prensa e o posicionamento da imagem são processos manuais, é normal ter uma variação de uma pra outra. Acho que o jeito é você ir treinando pra pegar o “jeitão da coisa” e assim reduzir os seus problemas.

  357. Olá Denis!
    Boa tarde e meus parabéns pelo site.
    Tenho uma impressora Epson L200 e não estou conseguindo imprimir
    imagens da cor prata, saem listradas de vermelho e verde, tentei mais azul saiu
    rosa e azul.
    Uso os programas Corew e photoshop, tenho pedidos e não estou conseguindo
    entrega-los.
    Obrigado pela atenção e um abraço a você e a toda essa galéra do transfer.

  358. junior disse:

    o que eu faço aumento a temperatura ou deixo mais tempo

  359. denisgomes disse:

    Impressora não faz prata, faz cinza.

    É muito difícil conseguir fazer um cinza neutro na impressora. Ou ele sai esverdeado, ou azulado, ou avermelhado. O ‘listrado’ provavelmente tem a ver com a cabeça, execute o procedimento de limpeza da cabeça e veja se ajuda.

  360. denisgomes disse:

    Experimente variar ambos até conseguir um resultado satisfatório.

  361. Melissa disse:

    olá Denis, comprei uma prensa terica para canecas, tenho uma impressora HP d110 e comprei o bulk ink respectivo para ela que ja veio com tinta, acho que é a corante. Faço impressão na caneca e só faz uma impressão bem clarinha, avermelhada, como uma marca d’água. O que posso estar fazendo errado, será que é a tinta? 1o justei a prensa para 200 graus e 110 segundos, fez a marquinha, aí ajustei para 220 graus e 240 segundos, e fez a mesma coisa. Muito obrigada. o transfer é sublimatico digital.

  362. denisgomes disse:

    Melissa, o transfer para canecas só pode ser feito com tinta sublimática e não corante. Além disso o ideal é usar impressoras da Epson, que suportam melhor esse tipo de tinta. Não é necessário usar papel especial, sulfite serve.

  363. Elaine Morais disse:

    Tenho uma camiseta com uma estampa e eu queria tirar sem danificar a camiseta que é preta, tem alguma forma de fazer isso…

  364. denisgomes disse:

    Creio que não, Elaine. A estampa fica bem grudada na camiseta justamente pra não sair. E isso se a camiseta for mesmo estampada com transfer, porque se for serigrafia, aí que é impossível mesmo.

  365. douglas disse:

    bom dia denis meu nome é douglas,me tira uma duvida eu comprei uma epson l800 .eu queria saber se ela da para fazer transfer para camisetas ,usar tinta pigmentada

  366. denisgomes disse:

    Ela não deve ser usada com tinta pigmentada.

  367. Tina Lopes disse:

    ola! Eu uso a tinta sublimática da ink-jet e o papel transfer da impritec. Minha impressora é a Epson T33.Meu problema é que a cor não fica com detalhes fortes, a estampa tem a aparência de desbotada.Uso a temperatura de 200graus e 30 s. Onde estou errando? Gostaria muito de ajuda. Obrigado.

  368. denisgomes disse:

    Que tipo de tecido está usando?

  369. Elaine Morais disse:

    Obrigada!

  370. Luciana disse:

    Olá, tenho uma impressora epson t33 com tinta sublimatica, uso o papel proprio para sublimação.Faço a caneca com temperatura de 330 graus e 40 segundos. Mas a caneca sai com cores desbotadas, o rosto das pessoas não saem nitidos, as cores escuras sai tudo pintadinho. O que pode ser isso ? Já fiz limpeza de cabeçote troquei de papel e nada resolveu. Será que pode ser qualidade de tinta? Preciso de imagem com qualidade.

  371. denisgomes disse:

    Luciana, não é necessário usar nenhum papel especial. Dá pra fazer até com sulfite, mas eu geralmente recomendo o papel fosco (matte).

    Com relação a prensagem, esses valores parecem incorretos. O certo para canecas de cerâmica é 250 graus a 150 segundos.

  372. ermeson disse:

    Ola comprei uma epson l200 ela pode se utilizada para imprimir as minhas sublimaçoes

  373. Evanise disse:

    Olá, Denis
    impressora Epson Stylus CX3500, consigo trabalhar com sublimação com ela?

  374. Patricia disse:

    Bom dia, usamos todos os itens indicados corretamente… porem algumas camisetas focam marcadas com o tamanho da folha… pq sera q isso acontece… a impressão fica otima mas fica marcado o tamanho do papel…

  375. Guilherme disse:

    ola gostaria de saber o tempo da pressão quantos segundos para estampar camisas escuras e claras
    obrigado

  376. denisgomes disse:

    Essa impressora não é recomendada para uso com tinta sublimática. Procure uma com o selo Durabrite.

  377. denisgomes disse:

    Aparentemente não há como escapar disso. Com a folha sendo prensada contra o tecido é natural que ele fique mais afundado. Tente cortar as bordas brancas da folha depois de imprimir para tentar esconder um pouco este “defeito”.

  378. denisgomes disse:

    http://wp.me/p1IlLE-7w

    Lembrando que são apenas sugestões, você deve variar o tempo e a temperatura para mais ou para menos de acordo com os resultados que você obtiver.

  379. DISLEIA SANDRA COSTA disse:

    OLÁ ,DENISGOMES, COMPREI UMA PRENSA HLM 280 DA METALNOX , GOSTARIA DE SABER QUAIS TRABALHOS POSSO DESENVOLVER COM ESTA MÁQUINA, POIS O MANUAL DE INSTRUÇÃO DA MESMA, É MUITO LIMITADO E ME SINTO COMO ALGUÉM QUE ESTÁ COM A POSSE DE UM ELEFANTE BRANCO,MORO EM BH, TRABALHO COM SILK, MAS NUNCA USEI PRENSAS,POR FAVOR ME AJUDE!

  380. denisgomes disse:

    Disleia, o manual só vai explicar sobre o funcionamento da máquina, ele não vai lhe orientar sobre a parte prática do negócio.

    Com esta prensa plana você pode fazer camisetas (algodão e poliéster), azulejos, chinelos, mouse pads, sacolas de tecido, capas para celular e qualquer produto cuja superfície seja plana.

    É importante lembrar que os produtos devem ser próprios para o processo de sublimação, ou seja, não se pode usar um azulejo ou chinelo comuns. Os produtos próprios para sublimação possuem uma superfície própria para esse tipo de personalização.

    Para realizar as impressões você deve ter uma impressora equipada com titna sublimática. Daí, é só fazer as artes, imprimir espelhado, colocar na prensa junto com o objeto e fazer a prensagem.

    Para mais informações sobre esse processo, leia os outros artigos aqui no site na seção Sublimação.

  381. Silvio Ramos disse:

    Ola amigo, comprei uma prensa par canecas, a impressão sai perfeita, mais com o tempo ela vai ficando avermelhada meio desbotada, estou usando a 240 graus de temperatura e 190 segundos.o que pode esta faltando.obrigado.

  382. eduardo disse:

    Oi Denis tudo bem, estou com um problema ao estampar canecas, as beradas estão saindo apagadas, principalmente quando fundo são escuros

  383. Boa noite, tenho um problema na hora de estampar a camiseta, peguei uma quantida boa com estampa na frente e costas… ai veio o problema, estampei as costas foi normal, quando fui estampar a frente que o desenho é menor, a camiseta fico manchada com o desenho anterior…. a tinta tingiu a camiseta e a base da prensa… mesmo que eu coloque uma camiseta branca só de prensar ela sem nada, o desenho que estampei na camiseta anterior sai na camiseta branca.. bem fraco mas sai… perdi algumas camisetas por isso… um vacilo e la vai mais uma camiseta pro lixo… o que devo fazer ou o que estou fazendo de errado. Obrigado.

  384. denisgomes disse:

    O que você quer dizer com “com o tempo ela vai ficando avermelhada”? O tempo e temperatura indicados são 160 segundos/200 graus.

  385. denisgomes disse:

    Também acontece comigo, e não faço ideia do porquê. Já tentei variar a temperatura e o tempo e não tem jeito. O que faço pra tentar reduzir um pouco a incidência disso é reduzir um pouco o tamanho da arte, e cortar o papel mais afastado da borda da impressão (ao invés de rente à impressão).

  386. denisgomes disse:

    Primeiro, limpe a prensa se for possível (mas cuidado com o que você passa nela). Depois, não sei como fazem para pintar camisetas frente e verso mas veja se é possível ‘vestir’ a camiseta na base da prensa, ao invés de simplesmente colocá-la lá.

  387. wilson disse:

    Olá! Denis, estou pensando em comprar uma impressora epson t1110, para imprimir papel transfer, para estampar camisetas ela é recomendavel.

  388. Diana disse:

    Ola Denis, to querendo abrir uma loja de estamparia, mas não consigo fazer, tenho as presas da compacta print de camisas e canecas, tenho uma impressora hp deskjet 4615 e uma epson L355 na hp com papel tranfer ponho o tipo do papel tranferência iron-on HP e ate conseguir mas a estampa muda depois que lava, e na epson nem conseguir fazer não tem a opção do papel transfer. posso imprimir com o papel transfer mas em outra opção de tipo de papel ex.(papel normal, premiun photo paper, premium presentation paper matte? me ajude por favor.

  389. denisgomes disse:

    Não é necessário configurar a impressora para papel transfer, a configuração de papel sulfite ou papel matte (fosco) é suficiente.

    Nenhuma dessas impressoras é apropriada para fazer transfers. Você deve ter duas impressoras da Epson: uma equipada com tinta pigmentada para produzir as camisetas (usando o papel de transfer especial para tecidos de algodão) e outra equipada com tinta sublimática para produzir as canecas.

    O processo é diferente nos dois tipos de produtos e por isso deve-se ter as duas impressoras. Por outro lado, a tinta sublimática também pode ser usada para outros produtos de cerâmica como azulejos, pratos, squeezes, xícaras, canecas de chopp, chinelos, etc, desde que você tenha as prensas adequadas e os produtos corretos.

    Quanto às camisetas, se você não usar a tinta pigmentada a impressão do transfer poderá desbotar ou sair na primeira lavagem.

  390. Diana disse:

    Obrigada Denis.

  391. Caro Denis,

    Comprei uma Epson TX133 e para auxiliar nos trabalhos da minha esposa (era trabalha com artesanato) e viu na net a possibilidade de imprimir em transfers as etiquetas e logotipos para serem colocados em seus artesanatos.

    Compramos o kit de cartuchos recarregaveis pois não gostariamos de fazer outras adptações na impressora com o kit bulk ink e a dúvida agora é em relação ao tipo de tinta a ser usado, esses kits de cartuchos recarregavies aceitam tintas pigmentadas?

    Em relação a tinta pigmentada, é verdade que elas entopem com mais facilidade?

    A Epson vende tintas para as suas impressoras “tanquede tintas”, sabe me informar se essas tintas são pigmentadas ou corantes?

    Me desculpe tantas perguntas,

    Abs

  392. Olá Denis,
    Estou me preparando para trabalhar no ramo de vendas de t-shirts. Como é sublimática sei que o tecido deve ser em poliéster e que preciso de uma impressora Epson com tintas de sublimação e que imprima folhas a3 e a4 e que o papel pode ser sulfite ou fosco (matte). A impressora de sublimação tem o selo DURABRITE?
    Outra dúvida, quero comprar uma prensa e estou na dúvida das medições ideais, 38×38 ou 40×40, se eu quiser fazer uma impressão numa folha a3 serve pra sublimação e colocar na prensa 38×38? E depois de transferido pra camisa o papel deve ser retirado quente ou frio? Grata dede já, Marilia

  393. denisgomes disse:

    Olá Rejane. Usar os cartuchos recarregáveis ou o bulk ink causa o mesmo resultado.

    Você pode usar tanto tinta corante quando pigmentada sem problema algum. Basta esvaziar completamente os cartuchos, colocar a tinta nova, executar uns 3 ou 4 ciclos de limpeza na impressora e imprimir algumas dezenas de folhas de teste para retirar toda a tinta antiga.

    Sim, a tinta pigmentada entope com mais facilidade, e ela não é compatível com o papel glossy (fotográfico). Quanto a entupir, basta usar a impressora algumas vezes por semana para evitar problemas. Quanto ao papel, se você precisa mesmo imprimir nele então continue usando a corante.

  394. denisgomes disse:

    Olá Gabi, vou ficar de frente pra você pra responder à sua pergunta ;)

    Não existe “impressora de sublimação”. É apenas uma impressora comum (a Epson é a mais recomendada) equipada com tinta sublimática. O selo Durabrite no modelo que você for comprar indica que ela é compatível com essa tinta.

    O tamanho de 38 x 38 cm indica a área máxima que a prensa alcança. Você pode, claro, fazer coisas menores sem dificuldade. E até outros produtos como chinelos, azulejos, mouse pads, quebras cabeças, etc, desde que sejam apropriados para isso.

    O papel deve ser retirado imediatamente após a prensagem. Se ele ficar no objeto pode haver degradação na qualidade da imagem.

  395. marlon disse:

    ola denis to querendo iniciar nesse ramo
    qual impressora da epson vc indicaria para iniciar nesse ramo de estampas em camisa e canecas que de para iniciar
    outra coisa,para imprimir em pratos azulejos e preciso outro tipo de equipamento ou na maquina de estampa comum da para fazer

  396. denisgomes disse:

    Leia http://wp.me/p1IlLE-7w

    Quanto às prensas, existem modelos de acordo com o tipo de produto que você quer personalizar:
    - Canecas, copos, xícaras, produtos cilíndricos: prensa para canecas
    - Camisetas, azulejos, chinelos, produtos planos: prensa plana
    - Bonés: prensa para bonés
    - Pratos: prensa para pratos

    Não dá pra usar a prensa plana para fazer pratos por causa das bordas elevadas. E algumas prensas são multi-uso, ou seja, ela possui bases que você pode trocar de acordo com o produto que vai fazer.

  397. Carina disse:

    Olá Denis! Meu nome é Carina estou tendo problemas em estampar canecas, uso impressora Epson T33, papel transfer, tinta sublimatica e caneca de ceramica propria para sublimação (resinada), mas quando imprimo aonde tem cor preta fica toda manchada meio azulada e as ultimas canecas que fiz a tinta ta saindo parece que a caneca esta cheia de pó passei o dedo e ficou sujo de tinta o que estou fazendo de errado? Por favor me ajude.

  398. Andreia Mota disse:

    Boa noite, tem alguma forma de proteger os azulejos sublimaticos que ficam expostos ao sol? Eles clareiam com rapidez. Coloquei alguns em jazigos e em menos de um mes eles já clarearam bastante, aplico um verniz Acrilfix que diz ser UV mas mesmo assim clareia. tem alguma solução

  399. Marcelle disse:

    Boa tarde, meu nome é Marcelle e eu gostaria de saber como é feito as roupas coloridas, pois quero investir nesse ramo só não entendi ainda como é feito, tem algum video ou algo assim?

  400. EDINHO disse:

    OLÁ DENIS, OUVI DIZER QUE A IMPRESSORA EPSON TX135COSTUMA ENTUPIR, É VERDADE?

  401. Boa noite. Quando imprimo uma estampa, a mesma fica perfeita. Contudo quando utilizo a estampa na prensa, a imagem fica com uma sombra no centro da estampa, isto em todas as estampas que estou imprimindo na epson. Contudo em estampas que comprei pronta a imagem sai perfeita. O que pode está ocorrendo? Grato. P.S.: Seguem anexo um exemplo da impressão e depois de prensado.

  402. denisgomes disse:

    Carina, faça um teste usando papel sulfite. O transfer feito com tinta sublimática não exige papel especial.

  403. denisgomes disse:

    Andreia, essa informação é bem estranha visto que a tinta sublimática é baseada na pigmentada, que possui proteção contra desbotamento. Acredito que com sol constante ela deveria durar pelo menos 6 meses.

    Experimente trocar de fornecedor de tinta. Se isso não resolver, talvez você terá de encontrar outra forma de fazer estes azulejos. Tenha em mente que a tinta sublimática, apesar de ter proteção UV, NÃO É RECOMENDADA para uso externo.

  404. denisgomes disse:

    Marcelle, existem inúmeros processos para personalizar roupas. O transfer é apenas um deles. Você precisa primeiro determinar as características do seu negócio: volume de produção, qualidade desejada, prazo de entrega, acabamento, durabilidade da peça, etc. Recomendo que além do transfer pesquise também sobre serigrafia (silk screen).

  405. denisgomes disse:

    Qualquer impressora jato de tinta de qualquer fabricante pode entupir. As causas são diversas e o fato da Epson ter uma cabeça de impressão fixa pode ser uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo.

    O que você deve fazer é minimizar as chances de entupimento usando tintas da mais alta qualidade, imprimindo pelo menos 2x por semana e, se possível, evitar a utilização de tinta pigmentada, que costuma causar mais problemas do que a corante – a menos é claro que você tenha um bom motivo para usar essa tinta.

    Se a impressora entupir, você pode tentar desentupi-la usando a função de limpeza e desligando-a por um dia. Se ainda não der certo, existem outros procedimentos que envolvem produtos de limpeza e que geralmente dão certo.

  406. denisgomes disse:

    A tal sombra é exatamente a mesma em todas as prensagens que você fez, ou ela varia de uma camiseta para outra? E se você mudar a posição da camiseta na prensa?

  407. Bom dia Denis, Tenho uma impressora multifuncional Epson T115 posso utilizá-la em qual processo algodão ou poliester, e se for o caso poliester preciso comprar o kit bulkin ? Verdade que para poliester é melhor impressora a laser? e se for algodão só poderei usar os cartuchos da propria impressora é isso? Muitissímo Obrigada!

  408. Leila disse:

    Olá, Dênis, tudo bem?
    Me ajude, por favor.
    Comprei uma prensa térmica e uma impressora epson tx35 com tinta sublimática.
    Fiz primeiros testes em cetim, temperatura ora 183graus, ora 187 graus e tempo de 20 segundos, mas o preto está saindo azulado ou amarronzado e a marca do papel sulfite está ficando no tecido, fiz a mesma coisa em tecido em poliéster, 100%, mas o resultadofoi o mesmo.
    O que faço com esse preto que está saindo de outra cor e também com essa marca do papel?
    Por favor, preciso de sua ajuda.
    Obrigada.

  409. denisgomes disse:

    Em qualquer dos dois é recomendado usar o bulk ink. Mas como o processo de algodão e o de poliéster usam tintas diferentes, você terá de ter duas impressoras, ou trabalhar apenas com um dos tecidos.

    No caso do poliéster não há diferença entre fazer na laser e na jato de tinta.

  410. izabellagarcia.91 disse:

    qual a impressora ideal para imprimir folhas A3 para sublimaçao em blusas de cetim e poliester?? e a tinta e o papel ideal??

  411. denisgomes disse:

    http://wp.me/p1IlLE-7w

    A tinta será a sublimática, com papel sulfite.

  412. henrique disse:

    olá denis,estou querendo entra nesse ramo,mas como intendo pouco,quase nd,rsrsrs,gostaria q vc me desse sua opinião,quero estampar camisetas,mas não sei se trabalho com camisa em poliester e tinta sublimatica,ou algodão e tinta pigmentada,as camisetas e estampas q quero trabalhar é na mesma linha da marca “camisetas da hora” http://www.camisetasdahora.com/?gclid=CMrbmZHg4LQCFQGvnQodcwkA-Q ,na sua opinião qual se aproxima mais desse modelo de camiseta?grato!!!

  413. debora disse:

    papel sulfite normal???? não precisa ser papel especifico para sublimação?

  414. debora disse:

    Boa Tarde Denis, estou com uma duvida sobre as estampas que estou fazendo. Pois tenho um cliente que gostaria que eu estampasse no tecido 67 % poliester e 33 % algodão, eu gostaria de saber se posso estampar da maneira que faço com 100% poliester (com tinta sublimatica)? se não qual procedimento? obrigada pela ajuda desde já.

  415. Lyrian Loh disse:

    Olá, ótimo site. Me tira umas dúvidas, tenho aqui transfer para algodão claro e escuro, prensa térmica, impressora epson a jato de tinta com bulk ink de tinta pigmentada, parece que está tudo de acordo com as indicações de tipo de tecido e tinta, porém, fomos fazer os primeiros testes e o próprio transfer foi colado no tecido, ficou legal, mas em teoria, pensei que apenas a tinta seria passada para a camisa, assim, uma figura deverá ser recortada inteira e prensada individualmente, então como faria para printar frases, por exemplo, teria que recortar letra por letra, retirando o fundo branco? Existe algum transfer para algodão que passe somente a tinta?

  416. denisgomes disse:

    Henrique, as empresas que vendem maior quantidade de camisetas como a Camisetas da Hora normalmente usam outro processo de impressão como a serigrafia. O transfer permite personalizar cada camiseta individualmente mas ele é lento para um grande volume de camisetas. Além disso a serigrafia permite maior flexibilidade em termos de tintas e tecidos. Recomendo que você estude primeiro que tipo de produto pretende vender exatamente e qual o seu volume de venda mensal, pois não adianta investir em uma estrutura que não atende ao seu objetivo.

  417. denisgomes disse:

    Quando usado com tinta sublimática, não.

  418. denisgomes disse:

    Desculpe Débora mas eu não tenho muitas informações sobre isso. Eu imagino que funcionará, mas só saberemos com certeza depois de um teste prático.

  419. denisgomes disse:

    Parece que tudo está correto. As camisetas de algodão não aceitam somente a tinta diretamente, por isso a tinta fica no papel, e o papel é “colado” ao tecido.

    Se você não quer que o papel apareça, terá, sim, de recortar a folha. Você pode usar uma plotter de recorte para isso.

    Para “passar somente a tinta” com transfer você deveria usar tinta sublimática e camisetas de poliéster. Para fazer isso com algodão, não é possível usar o transfer, deve-se usar outro processo como a serigrafia (que não envolve o uso de prensas ou transfers).

  420. debora disse:

    obrigada denis vou fazer o teste! depois posto para vc ficar informado tbm ok?

  421. marconi disse:

    blz denis estou tendo problemas na prensa de canecas a imagem nas bordas ou rodape digamos assim sempre fica mancha ou tipo a imagem na passa por completo tem ideia do que pode ser ja fiz varios testes mas raramente da certo qndo uma imagem fica boa deixo a prensa na regulagem que deu certo mas logo da erro de novo saber dizer o por que valeu

  422. Fabiano disse:

    Denis bom dia! Vou entrar no ramo e pretendo trabalhar tanto com personalizaçao para empresas e eventosr como tbm fabricaçao para venda direta. Vou começar com camisetas e chinelos e gostaria de saber se existe uma prensa que estampe chinelos e camisetas na mesma maquina? Tbm gostaria que vc me desse uma indicaçao de qual a melhor marca do mercado? E por ultimo quais os melhores materiadis a serem usados? Desde ja fico grato pelas informaçoes.

  423. denisgomes disse:

    Acontece comigo também, e eu não tenho ideia de porque isso acontece. Eu geralmente faço a arte um pouco menor, e corto o papel maior deixando uma margem branca, para tentar resolver isso. Eu geralmente também aumento a temperatura 5 ou 10 graus.

  424. denisgomes disse:

    A prensa plana serve para camisetas, chinelos e qualquer outro objeto que seja plano (quebra cabeça, azulejo, mouse pad, etc).

    Não indico nenhuma marca específica porque todas são iguais e fazem exatamente a mesma coisa.

  425. marconi disse:

    pois e denis ja tentei tudo isso ja perdi varias canecas e muito
    estranho pois umas saem corretas e outras nao passam nao sei o que fazer
    tenho um pedido que tenho que entregar e nao estou conseguindo passar a
    imgem correta sempre com o mesmo problema vi que vc usou papel sulfite
    melhorou alguma coisa por q uso o matte 108g tenho o sulfite 75g aqui
    mas acho que nao pode ser isso se fosse esse o caso a imagem ficaria
    toda ruim, comprei uma resina tb para passar na caneca pra ver se nao
    era problema na propria caneca e tb nao tive resultado continua o mesmo
    problema ja estou fazendo imgens de 8×20 pelo que estpu vendo terei que
    fazer imagens 6×18 para ficar bem mas nem todos querem este tamanh, sera que pre aquecendo a caneca nao teria resultado melhor por que ficar aumentando o tempo ou graus isso queima a tinta ja tentei tb heehhehe ja virei o lado tb nao adianta ta feia a coisa e nenhum vendedor sabe dizer o que acontece vi no mercado livre uma pessoa que faz canecas de borda a borda nao sei como ele faz nao quiz perguntar a ele ou ela estou pensando em compra uma manta de silicone vi em alguns lugares que esta manta com o grampo certo que envolve a caneca da pra ser levada ao forno eletrico sera que isso resolveria

  426. marconi disse:

    oi Lyrian loh, como o denis falou voce pode recortar a folha ou ate mesmo usar um plotter de recorte para isso outra coisa que voce poder fazer e colocar o fundo da mesma cor da camiseta no papel assim passaria toda imagem direta fica muito bom tb assim nao teria o trabalho de recorte aqui uso o corel para este fim no caso vc poderia criar uma tabela de cores usando varios tons para poder achar a cor correta da sua camiseta assim nao perdera material tentando achar as cores corretas em cada servico nao esquecendo de anotar as definicoes das cores junto com o catalago exemplo no corel R:235 g:456 B:43 assim voce configura exatamente a cor desejada espero ter ajudado

  427. marconi disse:

    ola leila, uma coisa que notei nesta impressora e que tem que regular a tinta no painel de controle da impressora para ter melhor resultado, no caso nao lembro direito por q regulei ela pra um amigo no caso va nas configuracoes da impressora, selecione modo de cor, tire um pouco o brilho -5%, mangenta +10% ciano – 5% e yelon +15% se nao me engano esta configuraçao deixa ele ideal nas cores, para papel coloque em papel matte ou prensation matte e qualidade auta qualidade e faca alguns testes por que nao lembro corretamente as porcentagens das cores, sei que assim foi o unico jeito que resolveu mas isso pode variar tb da qualidade da tinta, e para nao ficar manchas do proprio papel recomendo vc corta a parte nao impressa do papel e usar um papel pardo ou a manta teflon para que nao sobreponha as imagens que isso acontece muito no caso voce faz um texto X e logo seguido faca outra aparece sombras do texto impresso anterior na camista ,espero ter ajudado

  428. marconi disse:

    para este caso recomendo voce usar um papel pardo sempre trocar o papel para outras imagens ou a manta teflon esta manta vc pode reutilizar sempre limpando ela antes de levar outra imagem a prensa, coloque a camiseta, o transfer eo papel pardo pronto seu problema acabara, isso e resido da imagem anterior prensada que fica na prensa espero ter ajudado e que o denis nao se importe com minha postagem.

  429. marconi disse:

    para este caso recomendo voce usar um papel pardo sempre trocar o papel
    para outras imagens ou a manta teflon esta manta vc pode reutilizar
    sempre limpando ela antes de levar outra imagem a prensa, coloque a
    camiseta, o transfer eo papel pardo pronto seu problema acabara, isso e
    resido da imagem anterior prensada que fica na prensa espero ter ajudado
    e que o denis nao se importe com minha postagem.

  430. denisgomes disse:

    Marconi, para resolvermos o problema primeiro precisamos entender o que está acontecendo – e é aí que está: eu não sei porque isso acontece. Isso não faz o menor sentido.

    8 x 20 cm é mais ou menos o tamanho que faço também. Tente cortar o papel deixando uma sobra em branco. O tipo de papel também não influencia nisso, mas o matte é um pouco melhor.

    Comigo esse problema só acontece algumas vezes, geralmente eu consigo imprimir sem defeito algum. Não sei se tem algum truque ou se é só mesmo a regulagem de temperatura e tempo. Se isso é causado por algum defeito, então poderia ser na resistência, e não vejo como a manta ajudaria.

    Tente fazer algumas prensagens de teste variando a temperatura e o tempo. Eu uso 160 segundos a 205 graus.

  431. denisgomes disse:

    Leila, a cor pode estar saindo deste jeito dependendo de como a arte foi criada. Se é algum desenho que você baixou da internet ou que te mandaram, é possível que o preto da arte esteja misturado com outras cores causando esta diferença. Talvez não seja tão fácil arrumar isso.

    Com relação a marca do papel, creio que não há como evitar isso já que o papel é pressionado contra o tecido.

  432. marconi disse:

    deu certo nesta configuracao 180 segundos a 205 graus com pressao meia forte vou fazer mais uma pra ver se vai continuar dando certo

  433. marconi disse:

    pois a alegria durou pouco tempo na segunda canecas ja nao deu certo e muito estranho isso e la se vai mais uma caneca heheheheh mais uma coisa tu tem um fornecedor bom de canecas por q nao achando mesmo de 4,20 cada valeu vamos tentando ne´caso consiga descobrir aqui deixo recado

  434. denisgomes disse:

    OK, continue variando a temperatura e o tempo até achar uma que funcione pra você. Cuidado apenas na pressão para não rachar a caneca.

  435. denisgomes disse:

    Não se esqueça de que ao retirar a primeira caneca a temperatura da prensa abaixa, portanto você deve esperar alguns segundos até que a temperatura volte ao normal para começar a segunda. Não faça uma atrás da outra.

    Fornecedores de canecas existem aos montes, procure no MercadoLivre.

  436. marconi disse:

    qnto ao cair a temperatura ja percebi isso tb, mas sei la o que acontece vou comprar a manta de silicone pois parece que ela acomoda melhor o papel na caneca, algumas canecas apresentam uma leve distorcao no rodape tipo mais ondulado, assim que conseguir compra a manta e efetuar mais teste informo aqui se realmente havera diferenca, nao e possivel trabalha assim sempre com possivel erro e frustante isso e caro, a primeira caneca na temperatura que voce indicou deu certo com a resina que eu mesmo coloquei na caneca, a outra tentativa foi com a caneca ja resinada e voltou a aprensentar o problema. em breve retorno com noticias sobre a manta. obrigado

  437. Luciano Andrade disse:

    Qual o tipo de impressora ideal para estampar canecas, camisetas de vários tipos, pratos e entre outros. Será que há algum tipo de impressora e tinta compatível para esse MIX de produtos?

  438. marconi disse:

    amigo, eu mesmo uso uma t50 a imagem dela e muito boa ainda mais imprimindo em papel matte fica como se fosse uma tinta corante muito boa qualidade o problema dela que se enconta somente no tamanho a4, se tu tem uma grande produtividade te aconselho a comprar um plotter mas ela custa em media 8mil mas com esta tinta vc imprimi uma camisa por inteiro, ou mesmo uma t110 a3 que e um pouco maior esta e melhor para impressao de chinelos assim fica melhor pra prensar no caso chinelos com numeros maiores assim vc nao precisa inverter o molde do chinelo pra caber na folha, mas tudo mesmo varia do valor que voce queira investir

  439. marconi disse:

    esqueci de deixar a media de preco sem bulk,

    t50 tamanho a4 R$ 600,00 pode usar bulk ou somente os cartuchos recarregaveis 6 cores encontra-se facilmente as cores os cartuchos dela recarregaveis ate hj ja fiz mais de 200 recargas nos mesmos cartuchos e nunca deu problema em media R$ 40,00 os 6.

    Epson t110 tamanho a3 R$ 1,400,00 pode usar bulk ou somente os cartuchos 5 cores se nao me engano nunca usei ela. media dos cartuchos R$ 40,00 os 5.

    Plotter De Impressao Encad 1,53 M Inkjet esta em media 6 a 8 mil ela tem 8 reservatorios de tintas no caso 2 cores de cada e pode ser usada pra sublimaçao, se nao me engano o reservatorio corresponde a 500ml de tinta assim nao precisa ficar recarregando toda hora. Com este plotter tu imprime ate 1,5 de largura no caso tu imprimi uma camiseta inteira ou vestido sei la o q tu querer por completo, nao esqueca que pra este tamanho a sua prensa tb devera ter as medidas correspondente.

  440. vania disse:

    Olá , estou no ramo a poucu tempo e fiz umas camisetas e na primeira lavagem desbotaram e manchou a camiseta claras, e as escuras trincaram tudo como se o papel ficasse quebradiço… como fazer um transfer de qualidade para acontecer mais isso

  441. vania disse:

    Se eu usar impressora a laser , a estampa vai durar mais na camiseta de algodão , porque eu uso a impressora epson tx123 , as estampas sempre desbotam e mancham as camisetas, a impressora é adaptada com bulk , já tive muitos problemas ,vejo muitas estampas de outros , que ficam legal resistem as lavagens mas o meu sempre desbota, e qual a melhor tinta para fazer os tranfer para camisetas de algodão, e camisetas dessas de time de futebol,

  442. Germano disse:

    Denis … eu e um amigo estamos querendo montar um marca moda surf …
    queremos estampar malha (algodão) de diversas cores com uma qualidade perfeita de estampa

    você me recomenda investir em qual tecnica para estampas nesse tecido ???

    essa maquinas que usam tecnicas de tranfers não serve para o meu proposito né ? …

  443. gilson disse:

    Ola! Denis tudo bem, comprei uma prensa termica para canecas e folhas sublimaticas, e so falta comprar a impressora, o que seria melhor a pigmentada ou a sublimatica?

  444. denisgomes disse:

    Você certamente errou em algum passo. Acredito que você esteja usando papel de transfer para tecidos de algodão. Você deve também usar tinta pigmentada e seguir todas as recomendações da embalagem do papel.

  445. denisgomes disse:

    O processo de transfer de camisetas com impressoras laser é bem diferente, exige outro tipo de papel e o custo é maior devido ao alto custo dos toners.

    O seu problema com desbotamento provavelmente tem a ver com o fato de você usar tinta corante, eu presumo. Use tinta pigmentada.

    Outra coisa a se observar é que a estampa feita com esse tipo de papel é um tanto resistente (e se for feita com tinta pigmentada ela não vai desbotar) mas ela não dura pra sempre. Se for lavada a máquina, torcida ou esfregada, isso pode desgastar o papel e estragar a estampa.

  446. denisgomes disse:

    Germano, de fato o transfer NÃO É recomendado para essa finalidade já que vocês, presumo, produzirão dezenas ou centenas de camisetas idênticas para revenda.

    Procure informações sobre serigrafia. Vocês mesmos poderão produzir as camisetas, ou poderão terceirizar a impressão em serigrafia com alguém. A produção será mais rápida, você terá mais flexibilidade nas tintas e nos tecidos e a qualidade e a durabilidade serão bem maiores.

  447. denisgomes disse:

    As canecas só podem ser feitas com tinta sublimática. Não se deve usar tinta pigmentada.

    Com relação ao papel, não é necessário usar nenhum papel especial, que na verdade pode atrapalhar. Você pode usar sulfite, ou no máximo papel matte (fosco).

  448. Elisabete disse:

    Boa Noite! Gostaria de saber qual é a melhor marca de papel transfer para camisetas de algodão, comprei o da marca Bright light, mas achei que ficou um pouco grassa a espessura da imagem, meio plastificada?

  449. denisgomes disse:

    Elisabete, os papéis de transfer para tecidos de algodão (ou outros tecidos, exceto poliéster) são assim mesmo. Esse transfer sempre ficará desse jeito e não há outra opção no momento para este tipo de tecido.

  450. Amanda Chagas disse:

    Bom dia!
    Por favor, me ajude… Como fazer transfer sublimativo na cor branca em canecas coloridas, ou pretas?
    é possivel? ou só através de serigrafia?
    Não encontro tinta branca, ou papel para canecas que transfere sua cor branca pra caneca.

    Muito obrigada!!

  451. denisgomes disse:

    Amanda, a impressora não possui tinta branca e por isso não é possível fazer o que você deseja.

    As canecas coloridas disponíveis para sublimação geralmente possuem uma faixa branca no espaço para a arte. Dessa forma a imagem aparecerá corretamente quando for sublimada. Mas isso exige que a arte seja sempre no formato retangular, e isso funcionará melhor com fotos (se você fizer um fundo preto com letras brancas, por exemplo, vai ficar esquisito porque o preto da caneca é diferente do preto da impressora).

    Se você quer fazer logotipos de empresas, frases ou outras coisas simples com a cor branca o único jeito mesmo é a serigrafia.

  452. Luis Ramires disse:

    Boa Tarde!

    Precizo de Ajudo. Estou fazendo sublimação, processo em chinelos. Estou resinando, usando tinta sublimatica, equipamento profissional e tudo mais. Porem a estampa esta desbotando com muita facilidade do chinelo.

    Segue as informações do Material:

    -Chinelo tipo Havaianas(microporoso)

    - resina acrilica

    -Tinta sublimatica

    - Tranfer p90

    - 180graus

    -25 segundos

    -pressão média

    - Retirada a quente (tentei a frio e gruda no chinelo.)

    Oque posso mudar? Aonde esta o erro?

    Por favor ajude-me, se possivel responda via e-mail: contatodahora@hotmail.com

  453. ana paula disse:

    Olá, estou utilizando tinta pigmentada, papel bright para tecidos claros, camisa 100% algodão e a estampa está rachando. Por quê será?

  454. marconi disse:

    nao adiantou com a manta de silicone tb no caso percebi uma coisa sabe o que realmete da problema sao as canecas com ma qualidade de resina pois eu mesmo passei resina aqui e a imagem passo por completa sem nenhum erro o unico problema e que pra passar a resina e muito dificil e nao fica totalmente uniforme na caneca agora teria que achar um vendedor que tenha caneca com um auto padrao de resina por q as do mercado livre sao uma bosta a imagem fica toda no papel com estas canecas prontas ja com a resina ela transfere quase toda se alguem tiver um fornecedor de canecas com uma boa qualidade deixa ai um contato

  455. denisgomes disse:

    1. Evite usar chinelos resinados por você mesmo. Prefira chinelos prontos para sublimação, assim qualquer problema com a qualidade passa a ser de responsabilidade de quem lhe vendeu os chinelos.
    2. Use papel sulfite. Não é necessário usar papel de transfer especial (aliás isso pode causar problemas).
    3. A retirada deve ser sempre feita a quente.

  456. denisgomes disse:

    A camiseta foi lavada? Quanto tempo ela durou antes disso começar a acontecer?

  457. denisgomes disse:

    A sua teoria do fornecedor é interessante. Vou tentar reparar nisso daqui pra frente, embora das canecas que eu tenha feito poucas apresentaram problema e quando isso ocorria eu simplesmente fazia outra (que era do mesmo fornecedor) e aí não surgia problema nenhum, o que me leva a acreditar que o problema poderia estar na temperatura, tempo, ambiente, sorte ou sei lá.

    Com relação a tinta ficar no papel, é totalmente normal e isso não afeta a qualidade do transfer. Já fiz canecas em que a imagem transferiu 100% (sem falhas de qualquer tipo) e a imagem ficava um pouco no papel. Então não se preocupe com isso.

    Mas você está certo: a qualidade dos suprimentos afeta a qualidade final.

  458. marconi disse:

    com certeza a má qualidade das imagens e por nao ter uma caneca que suporte isso pelo mesmo fato de existir canecas a, aa, aaa, pelos anuncios do mercado livre, só sei q estamos sendo prejudicados pelaos mesmos, por q eu consegui faze a transferencia total varias vezes com minha resina, mas nao tive muito sucesso por q é dificil deaplica-la mas os erros contantes de uma caneca normal nao tive problema, mais uma dica niguem compre as mantas no mercado livre os venderos nem sabem o que vendem tomei prejuizo espero que niguem mais tome

  459. Débora disse:

    Bom Dia, olha eu aqui de novo… Denis eu estou prestes a pegar um serviço de uma empresa… são uns pijamas que o pessoal quer somente a mão de obra, querem que eu faço só a estampa no tecido deles, que no caso é 100% poliester, então uso a tinta sublimatica… fiz alguns testes e ficou bom deu super certo, mas agora o cara quer o preço… não sei kto cobrar sendo que em 1 folha de sulfite eu faço 2 desenhos vc tem noção de kto posso cobrar por esse serviço? me ajuda;…

  460. denisgomes disse:

    Talvez a manta não tenha ajudado no seu problema específico, mas pode ser útil em algum outro momento. Então guarde-a.

  461. denisgomes disse:

    Débora, é difícil falar em preços porque cada região tem a sua particularidade.

    Tente encontrar concorrentes em sua região e veja qual preço estão cobrando. Considere o seu custo (papel, tinta, tempo de impressão, tempo de prensagem, mão de obra geral) e acrescente um lucro que você ache que seja suficiente para pagar suas despesas e te deixar com uma grana na mão.

  462. lenir disse:

    Por favor, preciso saber :- posso sublimar camisetas com 50%alg. e 50% poliester, com que tipo de tinta, sublimatica ou pigmentada.. cada site diz um coisa. por favor me esclareça ainada agora, preciso comprar as tintas amanhã..

  463. tenorio.jose@bol.com.br disse:

    Boa Noite,teria como tirar uma duvida e normal quando e
    feito o tranfer em camisetas, ficar a marca da prensa na camiseta?

  464. denisgomes disse:

    Creio que esta camiseta terá de ser feita com tinta pigmentada e papel de transfer especial para tecidos de algodão.

    A tinta sublimática só deve ser usada em tecidos de puro poliéster ou com uma porcentagem bem alta de poliéster.

  465. denisgomes disse:

    Sim, é normal já que a prensa pressiona o papel contra o tecido. Corte a imagem bem na borda (mesmo que ela seja de outro formato) antes de prensar para minimizar a visibilidade dessa marca.

  466. marconi disse:

    e ai denis blz sou eu de novo cara achei umas canecas excelentes agora consegui passar a imagem 100 de borda a borda sem nenhum problema e fiz varias pra ver se daria erro e nenhuma apresentou problema te falei que era as canecas ruins esta novas o papel chega a colar na caneca e fica a marca onde o papel foi colado agora tem que ver se o fornecedor vai manter o padrao

  467. Ernesto Junior disse:

    Olá, Denis bom dia, estou pensando em investir nesse mercado de produtos personalizados, já trabalho com chinelos para casamentos, aniversários, etc… (em serigrafia) e quero agora ampliar para fotoprodutos, não temos nenhuma empresa desse tipo aqui, por isso acho que a oportunidade é bem vinda, mas estou encontrando muitas dificuldades aqui na minha região, (CE.), a pergunta que faço é: “posso utilizar os chinelos (em EVA, tipo havaianas) que já trabalho e aplicar uma resina neles para poder usá-lo no processo de transfer/sublimação?, e se vc indica alguma marca ou modelo de prensa térmica”.

    Obrigado:

    Ernesto Junior (criativasandalias@hotmail.com)

  468. denisgomes disse:

    Legal, fico feliz em saber. Vou divulgar a informação.

  469. Junior disse:

    Oi Denis, me responde uma coisa, qual processo eu faço para estampar uma camisa 100% algodão preta ? a estampa que quero usar nela é branca ! me dá uma força aí amigo… valeu.

  470. denisgomes disse:

    Só com papel de transfer de algodão para tecidos escuros.

  471. Silvia disse:

    Olá, queria saber uma coisa, por exemplo quero comprar uma impressora para fazer as estampas ai estou pensando em uma jato de tinta, vou ter que comprar uma tinta especifica e um pepel especifico é isso mesmo? sera que você poderia me dizer qual a melhor impressora tinta e papel eu devo usar? obrigado desde ja!

  472. marconi por favor poderia enformar o fornecedor ?

  473. Junior disse:

    Denis, a impressora tx133 é boa para fazer tranfers ? (Y)

  474. Arnaldo disse:

    Boa tarde Denis, comprei uma prensa para canecas com impressora e tintas sublimaticas. Porém, vejo vários tipos e preços de papeis, e cada fornecedor fala uma coisa diferente. Voce poderia me orientar sobre qual papel eu devo comprar? Muito obrigado.

  475. denisgomes disse:

    Olá Sílvia. Esse assunto já foi amplamente discutido. Recomendo que acesse a seção SUBLIMAÇÃO aqui no site (parte superior) e leia os artigos e as discussões sobre isso.

    Respondendo resumidamente: sim, são papéis e tintas específicos.

  476. denisgomes disse:

    Para fazer canecas não é necessário usar nenhum papel. Você pode fazer as canecas usando papel sulfite ou no máximo papel fosco (matte) de alta resolução. E só. Nada daquelas porcarias de ‘papel resinado’ ou ‘papel especial pra canecas’ ou qualquer outra porcaria que o vendedor te enfia na cabeça ;)

  477. noemia disse:

    olá boa noite, comprei uma prensa térmica e quando vou fazer a transferência para a camisa 100 polieste o desenho não sai direito não é problema da impressão porque já testei em outra
    tem alguma assistência técnica qui no rj obrigado

  478. denisgomes disse:

    Tente deixar alguns segundos a mais ou aumentar a temperatura. Quem imprimiu a imagem do transfer, ou você comprou pronta?

  479. Ivan disse:

    Oi Denis!
    Adquiri uma maquina de estampar da compacta print mas tenho muitas duvidas de como usa-lá!
    Me ajude, por favor!
    Como faço agora para estampar as camisas?
    E do que preciso?

  480. Ivan disse:

    Oi Denis! Tudo bem?
    Adquiri uma maquina de estampar camisas da compacta print mas estou com muitas duvidas sobre como estampar!
    Como eu faço as estampas?
    Imprimo por que tipo de impressora?
    Do que preciso?

  481. Olá. Vc saberia me informar o tipo de tinta que posso usar numa impressora jato de tinta para gravar placa de metal?

  482. Arnaldo disse:

    Obrigado pela dica Denis, mas tenho outra dúvida… o papel sulfite ou matte tbem vale para canecas de plastico resinadas ? Muito obrigado!!

  483. denisgomes disse:

    Você precisaria se informar antes de comprar a máquina. Para usá-la você pode comprar estampas prontas ou pode fazer as estampas em sua casa, mas para isso será necessário adquirir uma impressora, o sistema de bulk ink, a tinta pigmentada e o papel de transfer especial para tecidos de algodão.

  484. denisgomes disse:

    Respondi no comentário anterior.

  485. denisgomes disse:

    Nenhuma. Não é possível fazer isso.

  486. denisgomes disse:

    Arnaldo, sulfite e matte são dois papéis diferentes, cuidado para não confundir. Mas ambos podem ser usados para fazer canecas de cerâmica com tinta sublimática.

    Já as canecas de plástico podem ser feitas com transfer mas o processo é bem diferente. As canecas não precisam ser resinadas (aliás não existem canecas de plástico resinadas) e elas devem ser feitas de um plástico especial para suportar a temperatura da prensa. A impressão deve ser feita usando uma impressora laser colorida específica e um papel especial. Não é possível fazer essas canecas de plástico com uma impressora jato de tinta.

    E pelo que andei estudando pode não valer muito a pena dependendo do tipo de cliente pois essas canecas de plástico teriam um preço final superior ao das canecas de cerâmica.

  487. cynthia disse:

    Oi Denis,não sei se ja fizeram essa pergunta aqui,mas qual marca de transfer para algodao vc recomendaria, um que tenha mais resistencia a lavagem ou alguma técnica pode ser usada?eu só poderia usar impressora pigmentada?a laser nao serviria?obrigada!

  488. denisgomes disse:

    Não recomendo nenhuma marca no momento. Quanto a resistência, acho que nenhum é tão resistente, e deve-se evitar lavar ou torcer demais a camiseta.

  489. Rafael Tenorio da Silva disse:

    Bom dia Denis, por favor estou desesperado me ajuda! Eu já trabalho a 3 anos com estampas de canecas e camisas, montei uma loja e tudo! Mas começou um problema que ninguem consegue solucionar para mim! A imagem e letras das canecas estão saindo manchadas, como se fosse uma sombra! Eu já regulei a pressão pra mais ou pra menos, a tinta é a mesma que eu sempre usei! A temperatura estava a 185 40 segundos! Ai mudei para 190 e ja mudei para 200! Fiz tudo o que eu sabia e nada adiantou! Eu tenho uma epson TX210! Poxa de uma hora para outra aconteceu isso e estou perdendo clientes. Eu sempre faço o pre aquecimento dos materiais pois aqui é umido. E assim depois de prensada a caneca parece que fica boa e da uns segundos começa a manchar! Como pode isso? Por favor me ajude estou precisando é o meu trabalho e nao consigo resolver e nem vender mais!

  490. EDSON PAES disse:

    Marconi, vc poderia informar o fornecedor? Obrigado

  491. Rodnei Carvalho disse:

    Leila, verifique o nivel de tinta de sua impressora, altere as cores de RGB para CMYK, quanto a marca do papel no tecido, tire um pouca da pressão de sua prensa, provavelmente seus problemas serão resolvidos.

  492. Rodnei Carvalho disse:

    Marcelo, provavelmente vc não esta utilizando camisetas 100% poliester, para a sublimação a camiseta deve ter no mínimo 70% poliester porém a imagem neste tipo de camiseta não ficarão com as cores tão vivas, verifique a composição de suas camisetas, tavés seja este o problema

  493. Rodnei Carvalho disse:

    Rafael, se o problema é nas canecas isto é fácil de resolver, basta vc ter um ventilador e esfriar um pouco a caneca antes de tirar o transfer, assim que vc tirar o transfer deixe a caneca na posição em que a imagem fique virada para cima (para o teto), pois estas sombras são marcas da própria tinta que ainda esta em evaporação. Não esfrie demais a caneca, pois o transfer vai grudar na caneca, caso isto aconteça não se preocupe vc pode tira-lo com água.

  494. Rodnei Carvalho disse:

    Zamilton, a unica tinta que vc poderia utilizar é a tinta sublimática, porém esta placa de metal deverá estar resinada para receber esta tinta.

  495. MARIA ROCHA PRADO disse:

    gostaria de saber qual tipo de estampa é aquela em camiseta preta que fica com brilho?pois gostaria de estampar um animal em uma camiseta a estampa tirei da net. grata.

  496. denisgomes disse:

    A caneca é de cerâmica? As canecas de cerâmica devem ser prensadas por mais ou menos 150 segundos a 200 graus.

  497. Rafael Tenorio da Silva disse:

    Valeu Rodnei! Fiz o que você me falou e deu certo! Coloquei no ventilador por alguns minutos e deu certo! Não sei por que começou a dar esse problema, mas tudo bem agora vou dar continuidade aos meus trabalhos! Quem quiser ver meus trabalhos pelo face:
    Eu tenho uma PCM 100 METALNOX uma impressora TX105 Epson.

    http://www.facebook.com/visiongraphicsbrindes

  498. denisgomes disse:

    O Rodnei acertou melhor do que eu essa ;) Mas o estranho é que eu nunca tive problemas com essa de sombreamento. Minhas canecas sempre saíram normais, sem ventilador nem nada, e eu sempre tiro o transfer quente.

  499. henrique disse:

    olá denis,quero fazer estampas em camisetas preta,só da certo em camisetas de algodão com tinta pigmentada ou em poliester com sublimação tbm da certo?

  500. henrique disse:

    denis,qual é o tipo de papel certo para usar em camisetas 100% algodão?

  501. raul disse:

    seu viadinho

  502. Patrícia Amorim disse:

    Olá, eu trabalho ha dois anos com sublimação, tenho uma Epson T42WD e ela é muito rápida, forte e boa. Já fiz as manutenções necessárias, tenho bulk nela, porém há umproblema chato e extremamente irritante que me acontece: quando eu imprimo algum desenho que tenha alguma cor forte, a folha ao passar nos rolinhos que empurram o papel dentro da impressora mancha de pequenos pontinhos pretos… mas muito pequenos mesmo que nem dá pra ver… só dá pra ver quando sublimo na peça, caneca ou camiseta…. e isso vem estragando algumas peças…. eu desmontei uma parte da impressora e limpei e ficou sem estas manchinhas por um tempinho, porém retornaram e eu já limpei…. alguém tem algum problema parecido? Pode Me ajudar?

  503. denisgomes disse:

    Nunca vi fazerem sublimação em camisetas pretas. As que vi são pintadas por inteiro (a cor da camiseta + a arte) mas aí é necessário usar uma plotter pra imprimir a camiseta toda.

  504. denisgomes disse:

    Papel de transfer para tecidos de algodão (que também serve em outros tecidos, exceto poliéster).

  505. denisgomes disse:

    Por acaso você está usando papel resinado?

  506. Helen disse:

    Olá, Denis estou pensando em trabalhar com estampas em canecas, canetas, estou pesquisando as máquinas e preços ainda, eu tenho uma impressora antiga lexmark x1185, gostaria de saber se posso usá-la para imprimir as estampas, ou se terei que adquirir uma outra impressora. senão puder, qual impressora seria a indicada para isso.também gostaria de saber se posso usar canecas plásticas para esse tipo de trabalho, desde já agradeço.

  507. denisgomes disse:

    As canecas só podem ser feitas com tinta sublimática, e essa Lexmark não parece apropriada para isso. As impressoras da Epson são mais recomendadas.

    Agora, quanto às CANETAS…. Você deve se informar antes sobre se deseja mesmo fazer isso. Para fazer canetas de sublimação deve-se usar canetas de um plástico especial, uma prensa própria (que no momento custa muito caro) e uma impressora laser colorida (não pode ser jato de tinta). E mesmo assim o resultado pode não ser tão bom, já vi algumas canetas feitas por esse processo que descascaram facilmente.

  508. Kleber disse:

    Olá Denis!

    Ao aplicar o transfer em algunas camisetas, notei que a área em volta da estampa e que também recebeu o calor da prensa ficou mais escura do que a parte que não recebeu o calor. Mesmo depois de esfriar, as camisetas ficaram com essa tonalidade diferente, praticamente manchada. Por que será isso, a qualidade da malha é ruim?

    Abs.

  509. denisgomes disse:

    Conforme solicitado no artigo, por favor informe o tipo de tinta, de papel e de camiseta usados.

  510. adelar disse:

    minhas impressões com tinta sublimática estão ficando com marcas das rodinhas da saída do papel, pois as mesmas correm em cima da tintas e estas ficam marcadas e agora? já fiz muitas consultas e até agora nada. Apenas penso que seria talvez que a tinta demore para secar, sei lá. Pode me ajudar por favor, não sei mais a quem recorrer.

  511. adelar disse:

    tintas sublimáticas da inkmixx são boas ou tem melhores

  512. denisgomes disse:

    Você também está usando esta porc***a de papel resinado?

  513. denisgomes disse:

    Não recomendo nenhuma marca de tinta sublimática em particular.

  514. Jota disse:

    Boa tarde Denis, eu faço estampas em camisetas 100% com algodão com o papel específico! Estampei uma camiseta minha e a estampa era preta em uma camiseta bege, experimentei lavar na máquina (Molho, lavagem e centrifugação), após o termino, conferi as camisetas e tinha soltado um pouco de tinta das estampas, fiquei um pouco preocupado, é alguma configuração da minha impressora? ou o único jeito de lavar camisetas com estampas é na mão? Grato desde já!

  515. PEDRO disse:

    Bom dia! Gostaria de saber qual a melhor forma de estampar camisas PV? Comprei uma T-Shirt com malha PV e a qualidade da estampa está boa e não sai na lavagem. Queria fazer estampas da mesma forma. Obrigado!!

  516. Cleber disse:

    Olá amigo Denis, procurando informações sobre o transfer para camisa de algodão, estou querendo uma orientação sua, pois comprei papel transfer e usei na camisa de algodão porém o adesivo na primeira lavagem rachou e soltou pequenos pedaços da imagem, gostaria de saber qual o melhor papel transfer com impressão direta para fazer esse trabalho em camisas de algodão. Teria algum para informar?

  517. adelar disse:

    Que tipo de papel devo usar meu amigo pois estou perdendo clientela por causa disso.Pois faço sublimação em canecas, camisetas, azulejos, e outros.Usando tinta sublimática.

  518. ADELAR disse:

    QUE TIPO DE PAPEL USO PARA SUBLIMAR, PRECISA SER PAPEL RESINADO?

  519. denisgomes disse:

    Por acaso você está usando tinta corante?

  520. denisgomes disse:

    Pedro, nem todas as camisetas são feitas com transfer. Na verdade o transfer é recomendado apenas para pequenas tiragens ou camisetas promocionais (com fotos, etc). O outro processo mais comumente usado é o da serigrafia.

  521. denisgomes disse:

    Talvez o problema esteja na utilização da prensa térmica e não no papel. Siga as orientações da embalagem com relação a tempo e temperatura para obter os melhores resultados. Mas observe que a camiseta feita com transfer nunca ficará tão boa quanto as camisetas feitas com processos profissionais como a serigrafia.

  522. denisgomes disse:

    Use apenas papel sulfite ou papel fosco (matte). Jogue fora essa m***a de papel resinado.

  523. denisgomes disse:

    Fuja desse maldito papel resinado. Para todos os produtos de sublimação (exceto camisetas de algodão) use papel sulfite ou papel matte (fosco).

  524. Cleber disse:

    Ok Denis também verifiquei com o distribuidor dos papeis e eles me orientaram a não lavar com sabão em pó, não usar alvejantes sempre lavar com sabão de côco ou neutro e sempre lavar pelo avesso da camisa para não ir direto no transfer, desde já agradeço.

  525. NOEMIA disse:

    OLÁ BOA TARDE VC SABE AUGUMA AUTRIOZA NO RIO DE JANEIRO

  526. LUCIANA disse:

    tenho uma prensa de canecas, faço sublimação a 200ºC e 110seg. a imagem sai nítida, porém a cor está saindo meio rosada….. alguém pode me ajudar?? obrigada

  527. adelar disse:

    E os papéis sulfite e matte tem gramatura específica ou não. Obrigado por estar me respondendo.

  528. adelar disse:

    Olá Dennis. Você por gentileza poderia me passar um fornecedor de azulejos resinados de tamanhos maiores.

  529. denisgomes disse:

    É, camiseta de transfer é um saco mesmo. Espero que essa dica seja útil para outros visitantes do site.

  530. denisgomes disse:

    Olá Noemia. Segue a relação de assistências autorizadas da Epson no Brasil:
    http://global.latin.epson.com/br/Suporte/Centros-De-Assistencia

  531. denisgomes disse:

    Eu costumo fazer canecas com 150 segundos, mas acho que isso é regulagem de cor da impressora. Acesse as opções do driver e procure ajustar os níveis de ciano, magenta e amarelo para eliminar o rosado. Note que esse ajuste de cor afeta a imagem como um todo.

  532. denisgomes disse:

    Esses papéis estão disponíveis em várias gramaturas mas isso é irrelevante para fazer o transfer.

  533. denisgomes disse:

    Não tenho nenhum fornecedor específico de azulejos. Já tentou o MercadoLivre?

  534. carlos disse:

    coloca a imagem no tecido de poliester mas na hora de levantar a prensa pneumatica e reirar a camiseta percebo que a imgem ficou sombreada, coloco uma folha de papel pardo em cima mas mesmo assim fica com sombreado o que devo fazer …a temperatura esta em 220º e 20 segundos

  535. Aline disse:

    Boa tarde Denis, tudo bem? Quero que me tire uma dúvida. Começamos a trabalhar com OBM e está sendo uma maravilha!! Você saberia me explicar porque não posso utilizar o OBM em tecidos claros, ou melhor, algodão branco??

  536. Carla disse:

    Boa tarde,
    Faço lembrancinhas e gostaaria de saber se posso usar essa impressora para adesivos em latinhas? Depois ela não vai borrar ao contato com a agua?
    Obrigada.

  537. Rosemary disse:

    Olá Denis eu novamente, primeiro agradecer por esclarecer nossas dúvidas aqui fica meu muito obrigado. Denis estou com uma dificuldade na hora de transferir a imagem para a camisa de vez enquando sai uma sombra acabo perdendo a mercadoria. minha tinta é sublimático a impressora é epson tx 235 w faço tudo direitinho tempo 25 segundos prensa 200 graus, uso papel sublimático mate fosco, fiz o teste com papel sulfite ai que piorou tudo a tinta ultrapassa muito e perco a camisa fica com sombra e ultrapassa a tinta. já nas canecas o papel sulfite é muito bom maravilhoso fica até com mais brilho,Denis se vc poder me ajudar… como eu faço para não ficar com sombra as camisas? como eu faço para não ultrapassar a tinta pro avesso e ate nas costas( no caso quando estou estampando a frente) aguardo uma solução vindo deste maravilhoso blog.

  538. denisgomes disse:

    Você está usando tinta sublimática?

  539. denisgomes disse:

    Quem lhe disse que não dá pra usar OBM com algodão? Eu não tenho muita experiência com camisetas mas creio que dá, sim. Provavelmente até mesmo camisetas escuras.

  540. denisgomes disse:

    Olá Carla. Se você imprimir em adesivo de papel glossy usando tinta corante a impressão não vai borrar com água. O papel glossy tem algum tipo de proteção contra isso. Mas somente este papel.

  541. denisgomes disse:

    Não entendi exatamente o que você quer dizer com ‘sombra’. Pela sua descrição o processo parece correto.

    Com relação a passar pro outro lado, você deve tentar ‘vestir’ a camisa na base da prensa, de modo que somente um dos lados da camisa fique em contato com o calor, e o outro fique fora da área de prensagem.

  542. adelar disse:

    muito obrigado

  543. adelar disse:

    Olá Dennis, pode me responder o seguinte? Existe alguma diferença entre uma prensa que tenha em sua base um feltro e outra que tenha silicone? pois tenho uma com feltro e a de silicone é muito mais cara.

  544. Fernando disse:

    procuro um fornecedor de impressora para sublimação tamanho A2 no Rio de Janeiro

  545. denisgomes disse:

    Até onde eu sei, não. Por outro lado nunca vi essa com base de feltro.

  546. Rodrigo disse:

    E para deixar o azulejo com aquele brilho legal, sabe algum macete ?

  547. Rodrigo disse:

    Pq Denis ?

  548. denisgomes disse:

    Ele já tem um certo brilho devido à resinagem necessária para o funcionamento do transfer. Não creio que precise de mais do que isso.

  549. Elaine Miranda disse:

    Ola, preciso da sua ajuda, estou tentado imprimir uma letra branca em uma camisa amarela e nao consigo, tenho uma epson t135 com tinta sublimatica, como faço para imprimir letras brancas? Obrigada.

  550. Boa noite, Denis. Gostaria de saber qual a melhor multifuncional entre estas que penso em comprar Tx135, T235w ou a tx320F? Estou começando no ramo de chinelos estampados e camisetas.

  551. denisgomes disse:

    Repare que a impressora não possui tinta branca. Portanto… é impossível.

  552. Patrícia Amorim disse:

    Sim, lógico.
    Já usei duas qualidades de papel resinado e o problema é na impressora…

  553. denisgomes disse:

    O papel resinado é péssimo. Demora pra secar, mancha e marca fácil e não traz nenhuma vantagem na qualidade do transfer. Substitua por sulfite ou papel fosco (matte).

  554. ola o transfer pode ser colocado numa camiseta bege clara

  555. denisgomes disse:

    Pode, mas observe que a cor da camiseta pode acabar afetando a cor da imagem.

  556. Tina Lopes disse:

    ola! trabalho a pouco tempo com sublimação,e tenho uma dúvida, quando sublimo camisas PV, fica super bonita, mas não fica com uma cor bem viva. Gostaria de saber o que fazer.Uso papel sublimático da Impritec e tinta da jdinkjet. Minha impressora é Epson T33. A prensa é da Rimaq, ainda manual. Por favor me ajuda a solucionar esse problema. Tina Lopes

  557. Viviani disse:

    ola gostaria de uma ajuda .tenho uma epson tx 135 que já esta configurada porem não consigo imprimir nada na cor azul , oque devo fazer

  558. Paulo disse:

    Boa Tarde
    Porfavor me informar qual o tipo de papel que deve ser usado em uma ofset para fazer o transfer suplimatico que sera aplicado em chinelo,algumas pessoas me dizem em papel monolucido e que ele teria um tratamento. que tipo de tratamento, qual o material a ser aplicado no papel ???? mas eu não conheço nada de papel.
    grato
    Paulo Trevizani

  559. marla disse:

    Ola Denis por favor estou com duvidas a respeito de estampar minha impressora e jato de tinta, qual o transfer adequado para estampar camisetas?
    Posso usar transfer para estampas de foto?
    Obrigada

  560. denisgomes disse:

    Nesta configuração o responsável pela qualidade da imagem é o tecido, portanto se você não gostou da qualidade na malha PV mude para o poliéster (malha esportiva). Com a tinta sublimática as opções de tecido são bem restritas mesmo.

  561. denisgomes disse:

    Tente executar um procedimento de limpeza.

  562. karineserrano@hotmail.com disse:

    olá, vc pode me ajudar passo a passo como faço para tirar uma imagem da internet passar para o papel transfer usando máquina de estamparia

  563. denisgomes disse:

    O papel adequado para fazer camisetas de algodão e outros tecidos (exceto poliéster) é o papel de transfer para tecidos de algodão (claros ou escuros). Ele deve ser impresso com tinta pigmentada, que talvez a sua impressora já possua.

    Sim, você pode usar fotos.

  564. SINVAL disse:

    OLÁ DENIS ESTOU TENDO PROBLEMA EM ESTAMPAR CANECAS 180 GRAUS E 150 SEGUNDOS

    NÃAO TA SUBLIMANDO BEM TIVE QUE AUMENTAR O TEMPO PARA 200 GRAUS E 180 SEGUNDOS

    E MINHA TINTA PRETA NÃO ESTA SUBLIMANDO BEM.

    É NORMAL A IMPRESSÃO FICAR MUITO FOSCA NO PAPEL SUBLIMATICO? PARECE QUE O PAPEL ESTÁ REJEITANDO A TINTA. MAS ATÉ QUE SAI BOM.

  565. denisgomes disse:

    Os únicos papéis recomendados para fazer canecas são o sulfite e o matte (fosco). Qualquer outro é balela.

    O tempo e a temperatura ideais são estes mesmos: 200 graus (eu uso 205 pra garantir) e 160 segundos (180 parece demais, mas se a caneca não rachar, tudo bem).

    A cor preta num fundo chapado é difícil de fazer em transfer. Ora sai bem, ora não sai. Discutindo com outro usuário do site chegamos a conclusão de que a marca da caneca também influencia na qualidade da imagem, então recomendo que troque de fornecedor para tirar esta dúvida.

  566. Bonfim disse:

    Olá Denis! Tenho alguma experiência em transfer para camiseta de algodão. Estou iniciando agora com o transfer sublimático. Tenho uma impressora epson t1100. Uso tinta sublimática e papel sublimático adquiridos através do ML. Não sei se o papel é resinado. Meu problema é: A foto impressa na camiseta tem deixado os cabelos foscos e sem brilho. Observo também que após a impressão ainda sobra muita tinta no papel. Dá até pra fazer uma segunda prensagem que sai melhor do que a primeira. Uso a temperatura de 200º e fiz testes de 30 segundos a 60 segundos, sem melhorar os resultados. Onde deve estar o problema? Obrigado por qualquer ajuda.

  567. denisgomes disse:

    A tinta sublimática só pode ser usada em camisetas de poliéster (malha esportiva). Caso contrário não ficará bom.

  568. Bonfim disse:

    Denis… Na minha pergunta esqueci de uma informação que acho ser o x do problema. Minha impressora é nova substitui os cartuchos originais pelos cartuchos recarregáveis com a tinta sublimática. Nesta troca de cartuchos não sei quanto da tinta antiga ainda fica no sistema da impressora e acredito que nas impressões iniciais há uma mistura de tinta. A notícia boa é que ontem imprimi dois transfer a4 bem carregado de preto (quase chapado) e hoje quando voltei a usar a impressora o resultado foi simplesmente surpreendente. Ainda está havendo retenção de imagem no transfer após a impressão da camiseta. Gostaria de saber se essa retenção é normal. Outra coisa que mudei foi a configuração da impressora para Premiun Presentation Paper Matte. O resultado agora está sendo satisfatório.

  569. Bonfim disse:

    Boa tarde Denis… Agora não é uma pergunta e apenas um comentário da experiência que estou adquirindo. Li aqui em algumas respostas que a tinta sublimática não deve ser usada em camiseta de algodão. Bem… comprei um transfer a título de teste… “Papel Sublimático Algodão” e fiz algumas impressões fotográficas. O resultado da impressão na camiseta de algodão foi fantástico. Vou observar a durabilidade da impressão nas lavagens da camiseta e depois volto para falar sobre o resultado. Parabens por este espaço onde podemos trocar experiência.

  570. Rosi disse:

    vou tentar fazer um teste assim legal….papel sublimático algodão aonde encontro?

  571. Flávia disse:

    Olá, estou querendo entrar nesse ramo, e pretendo fazer as estampas em camisetas de algodão, mas tenho uma grande duvida, o pepel transfer é branco certo?, então se eu quiser imprimir algo que seja branco, alguma escrita, por exemplo, eu tenho que recortar o papel para ele mesmo ser a própria “tinta branca” da escrita? outra duvida é, vamos supor que eu queira imprimir em uma blusa vermelha, digamos, mas eu quero q a própria cor vermelha da blusa seja o meu fundo, eu posso fazer o documento transparente onde eu quero que seja o fundo ou tenho que recortar a área para ela não ficar na cor branca? obrigada!

  572. Bonfim disse:

    Em qual cidade/estado você está?

  573. SINVAL disse:

    OLÁ DENIS MUITO OBRIGADO PELA DICA O SULFITE FUNCIONOU BEM! VC PODERIA ME INFORMAR
    SE TEM COMO RECUPERAR AS CANECAS QUE FICARAM MANCHADAS A RESINA EU SEI QUE TEM COMO RESINAR GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM SOLVENTE PARA TIRAR A TINTA DAS CANECAS QUE BORRARAM.OBRIGADO

  574. Rosi disse:

    Rio de janeiro capital

  575. Alviverde disse:

    Rosi – Conheci esse fornecedor pelo Mercado Livre. Comprei e retirei pessoalmente. Eles tem loja aqui no centro de São Paulo. Mas eles também enviam via correio. Estou deixando o email deles para que vc busque contato: paintcolor2@hotmail.com

  576. denisgomes disse:

    É normal ficar tinta no papel depois da transferência. E a impressão deve ser sempre feita no modo de máxima qualidade, que pode ser o Premium Presentation Paper ou o Glossy Paper ou qualquer outro.

  577. denisgomes disse:

    Em camisetas de algodão não é necessário usar tinta sublimática porque quem vai ser passado para a camiseta é o papel especial e não a tinta. Parece que você deu sorte em usar esse papel e a tinta sublimática porque o calor ativa a tinta e isso causaria problemas na imagem. Ou você não está usando tinta sublimática.

  578. denisgomes disse:

    Em qualquer papelaria, ou na internet.

  579. denisgomes disse:

    1. A impressora não tem tinta branca portanto essa cor não pode ser reproduzida.
    2. Você pode recortar o papel para simular o branco, mas imagine recortar letras… Trabalhoso.
    3. Você terá de recortar a folha para que a cor do papel de transfer não se sobreponha à cor do tecido. Criar um documento transparente não ajuda. Para agilizar esse trabalho, se você tiver um volume maior de camisetas, você pode usar uma plotter de recorte.

  580. denisgomes disse:

    Não estou ciente de nada do tipo. E mesmo se houvesse algum procedimento, o seu prejuízo em tempo e mão de obra para limpar as canecas seria maior do que o valor para se comprar canecas novas. Então, doe pra alguém que queira fazer artesanato em cima dessas canecas.

  581. Flávia disse:

    olá Denis, obrigada pela resposta anterior, e venho tirar outra duvida com você, espero que possa me ajudar, estava procurando videos onde eu poderia entender melhor os processos de impressão vi esse video http://www.youtube.com/watch?v=-CZvZX1ejfE em 1:53 mostra uma pessoa fazendo o transfer em uma camiseta preta com a escrita branca, a pessoa que esta falando diz que é uma película de borracha e o transfer é transparente, que método é esse? obrigada

  582. Elaine Miranda disse:

    SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Oi, tenho uma impressora epson tx135, tinta sublimatica, camisas 100% polister e uma prensa, Qdo vou prensar naosai absolutamente nada na camisa o tempo que uso é 200º e 20 seg.

  583. denisgomes disse:

    Este provavelmente é o power film, um processo onde você adquire uma película adesiva (tipo vinil adesivo), recorta-o usando uma plotter de recorte (no vídeo ele usa uma Sable GCC) e em seguida aplica na camiseta usando o prensa convencional. A película transparente que ele colocou serve apenas para proteger o material durante a prensagem.

    A vantagem desse método é que recortar é mais rápido que imprimir. A desvantagem é que só se pode fazer coisas simples – textos e desenhos de 1 ou talvez algumas cores, mas nada de fotos. E os desenhos devem ser especialmente preparados – não dá pra pegar um desenho no Google e usar diretamente.

  584. denisgomes disse:

    Como você sabe que a tinta é sublimática? E na prensa a imagem deve ficar para baixo (em contato com o tecido).

  585. Lionel disse:

    Boa tarde, iniciei recentemente este negócio e como tal adquiri uma impressora Ricoh Afício SG 3110DN e uma prensa ( combinado 5em1 ) HEATPRESS. estou a ter problemas relativamente ao tecido. consigo estampar correctamente a imagem só que a volta da estampagem aparece um acastanhado ( enso que é queimado ) e não consigo saber o porquê. Pode me ajudar?

  586. Estou começando agora e tenho uma dúvida:
    Todos os produtos para serem sublimados necessitam serem resinados previamente?
    Qual tipo de resina é recomendada?

  587. efrain disse:

    olá pessoal, gente por favor me ajudem, toda vez que imprimo uma foto com tinta sublimatica com uma impressora t 42, a foto sai borrada, algumas fotos ou texo, saem normais.
    agradeço desde ja.

  588. denisgomes disse:

    O processo para fazer transfer em camisetas usando laser colorida é diferente. Não tenho muitas informações a respeito, mas siga as orientações da embalagem do papel (que deve ser especial para impressoras laser coloridas).

  589. denisgomes disse:

    Sim, eles devem. Mas isso deve ser feito na fábrica, ou seja, o ideal é comprar os produtos já resinados, prontos para uso.

    Leia isto: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/10/21/aviso-para-quem-faz-chinelos-atraves-de-sublimacao/ – apesar de falar apenas sobre chinelos, isso se aplica a qualquer outro produto.

  590. denisgomes disse:

    Cê tá usando essa merd* de papel resinado é?

  591. E quanto as camisetas, elas precisam ser resinadas também?

  592. efrain disse:

    Nada, sulft 90g.

  593. denisgomes disse:

    Não, mas cada tipo de tecido tem um processo diferente. Você parece estar usando tinta sublimática, então você só poderá fazer camisetas de poliéster (malha esportiva).

  594. denisgomes disse:

    Então você terá de postar uma foto do problema.

  595. rosimari disse:

    ola quero saber quanto tempo devo deixar na prensa cada tipo de tecido se todos os tipos de tecidos podem ir na prensa me responda por favor

  596. denisgomes disse:

    Não tenho essa informação mas sei que são pelo menos 30 segundos. Consulte a embalagem do papel de transfer que você estiver usando. Observe que cada tipo de tecido tem um jeito diferente de ser feito.

  597. adelar disse:

    Olá Dennis. Imprimi um papel sulfite bem mais encorpado, tipo 120 gramas, me parece que a impressaõ ficou um pouco fraca na camiseta, pode ser apenas o papel mesmo?

  598. adelar disse:

    Dennis tenho mais uma dúvida, posso limpar o papel teflon com pano úmido? pois ma parece que a seco não limpa bem.

  599. denisgomes disse:

    Não é necessário usar nenhum papel especial. Sulfite 75 gramas é mais do que suficiente. Nunca tentei fazer com sulfite mais grosso portanto não tenho como lhe dizer se isso afetaria ou não, mas existe uma pequena possibilidade.

    Aliás, sulfite mais grosso não melhora a qualidade de impressão de jeito nenhum.

  600. denisgomes disse:

    Sim, só com água pra não danificar.

  601. Valeu Denis. Na verdade não comecei ainda. Adquiri prensa e alguns produtos e estou organizando tudo. Já estudei algumas coisas, o seu blog ajuda bastante.
    Quanto ao tipo de malha, iniciarei com poliéster. Sei que para sublimação é aconselhável tecidos com no mínimo 75% de poliéster.
    Mais para frente deverei trabalhar com algodão, mas utilizarei silk.
    Valeu mais uma vez.

  602. adelar disse:

    Olá Dennis, tenho mais uma pergunta. Minha impressão com tinta sublimática não imprime no papel com a mesma nitidez com que tenho nas minhas fotos, que antes estavam sendo impressas com a mesma nitidez. Tenho uma epson t42, poderia me responder, por favor?

  603. denisgomes disse:

    Não entendi a sua pergunta. A imagem fica boa depois que é transferida?

  604. adelar disse:

    Então farei a pergunta assim minha impressora não está imprimindo com a mesma nitidez com que tenho em meus arquivos , ficam opacas as impressões

  605. adelar disse:

    para ser mais claro, tenho uma foto em meu computador e ao imprimí-la não sai com as mesmas cores ou seja a impressão na folha fica mais opaca e sem a mesma nitidez.

  606. denisgomes disse:

    E onde você está obtendo estas imagens? Poste a imagem do arquivo original e se possível a foto da impressão feita.

  607. adelar disse:

    Minhas imagens usadas tanto da internet como fotos digitalizadas em meu scaner, aqui estou lhe enviando uma imagem original e outra impressa para você fazer a comparação

  608. adelar disse:

    Dennis não sei se você recebeu as imagens, se não recebeu me ensine como mandá-las

  609. denisgomes disse:

    Nenhuma foto chegou por aqui.

    As fotos precisam ser escaneadas com pelo menos 300 DPI de resolução (essa configuração pode ser encontrada no programa do seu scanner no momento do escaneamento). Além disso ampliar fotos nem sempre apresenta um bom resultado – quanto maior a foto original, melhor a impressão. Ampliar uma foto 7 x 10 cm pra uma camiseta 20 x 30 cm por exemplo não é uma boa ideia.

    Com relação às imagens da internet é a mesma coisa. Fotos e desenhos pequenos quando ampliados ficam ruins, então deve-se sempre usar imagens de alta resolução (tamanho bem grande mesmo). Não é só porque na tela aparece bem que na impressão vai ficar bem.

  610. adelar disse:

    Dennis a minha impressora está pedindo para trocar as almofadas de impressão. Oque seria isto, pois pediu algumas vezes que até parou de imprimir agora, e será que eu mesmo posso trocá-las?Talvez até seria isto que estavas dando problemas nas cores que eu havia te pedido anteriormente.

  611. denisgomes disse:

    Isso acontece depois de um bom tempo. Se você instalou o dispenser, não é necessário trocar as almofadas e basta resetar a impressora. Se você não instalou, deve instalá-lo agora (também não é necessário trocar as almofadas) e resetar a impressora.

  612. rut's disse:

    Fiz o transfer e ficou legal, mas lavei a camiseta e saiu toda a
    tinta: Camiseta não apropriada para sublimação ou combinação incorreta
    de tinta e papel.

    Mais como assim…eu uso tinta pigmentada e trabalho com o tecido ( PV ) usando o papel trasfer para tecidos claros e escuros… e na ora da 1º lavagen sai e mancha todo o tecido, o que pode esta ocorrendo de errado?? Obrigado se poder me ajudar.

  613. rut's disse:

    Denis, com a impressora a laser posso concequir fazer estampas em qualquer tecido? poliester, algodão?…

  614. Juliana disse:

    olá!! vc tem alguma marca de papel para transfer (branco e escuro)? utilizei um papel que com o tempo a imagem ficou quebradiça. Isso é comum ou é o papel que é ruim mesmo?

  615. Tom disse:

    Denis … fiz minha primeira confecção de chinelos personalizados. Deus tudo certo … porém, algumas transferências, ficaram amareladas … Meu processo foi o seguinte: 1) Cortar as placas 2) Resinar as placas (produto de ótima qualidade +/- 3 dias para secagem) 3) Impressão na TX 133 com papel sulfite (ótima impressão na qualidade) 4) Transferência ( a 200w com um tempo de 15 a 20 segundos).
    As primeiras transferências ficaram excelentes, porém conforme informei algumas placas ficaram amarelas, e tive que proceder a troca, fazendo novamente e dando certo. Já viu algo parecido ????Dentro do possível, aguardo informações. Grato.

  616. denisgomes disse:

    Infelizmente só vendo a camiseta pra saber com certeza. Pela descrição, parece que você usou tinta corante ao invés de pigmentada. Você tem certeza absoluta de que a tinta é pigmentada (ela é leitosa e não semitransparente).

  617. denisgomes disse:

    Não. Laser colorida só pode ser usada para transfer em produtos plásticos e alguns tipos de camisetas.

  618. denisgomes disse:

    Infelizmente não vi. Também não recomendo que se faça a resinagem por conta própria (escrevi até um artigo sobre isso) pois podem surgir problemas de qualidade e você não terá a quem recorrer. Além disso, 3 dias para secagem? Boa sorte com pedidos de última hora…

  619. adelar disse:

    o que é o dispenser? quem instala bulk em impressoras saberá o que é o dispenser? eu levei ela para o conserto avisarei o tecnico.

  620. adelar disse:

    obrigado meu amigo está sendo muito úteis as dicas que tem me dado

  621. denisgomes disse:

    Quem instala bulk sabe o que é.

  622. denisgomes disse:

    Fico feliz em ver isso.

  623. Eduardo disse:

    Olá Denis…

    Estou tendo um probleminha com as minha
    canecas. Elas estão saindo perfeitas, cores vivas bem fiéis a imagem
    real. O probelma é que passado alguns dias elas começam a ficar
    borradas, acho estranho já que esse problema parace ser mais constante
    no momento em que a caneca é retirada da prensa. Você ja viu isso antes,
    pode dar uma dica do que pode ser.

    Obrigado.

    Eduardo.

  624. Gabriel Justo disse:

    Denis bom dia!

    Eu tenho algumas dúvidas também, eu comprei uma máquina de estampa A3 ( sublimação / camisetas), e um Plotter de recorte para conseguir fazer o corte certo da estampa, porém estou com algumas dúvidas:

    Não acho de jeito nenhum papel transfer A3, só A4, e eu acho que a estampa fica bem pequena. Você sabe onde consigo encontrar papel transfer p/ algodão A3?

    Outra dúvida que eu tenho, é que eu vejo lojas que estampam camisetas, por exemplo a “Camisetas da hora”, eu queria saber qual é a técnica utilizada por eles pra fazer as camisetas, seria o papel transfer p/ algodão A3?

    Abs e obrigado desde já!

  625. denisgomes disse:

    Use esta nova ferramenta revolucionária chamada Google ;)

    Ok, brincadeiras à parte… Transfer de algodão A3 é mais difícil de achar mas existe. Tente a F1 Suprimentos. Se estiver realmente difícil de encontrar, tente comprar bobinas desse papel (se é que isso existe) e depois cortá-las no tamanho A3. Se ainda assim não der, então temo que você terá de comprar diretamente da China (o que não é muito difícil, mas o prazo de entrega é bem maior).

    Com relação a Camisetas da Hora, não tenho certeza sobre os processos que eles usam mas eles poderiam usar transfer de algodão, power film (que só serve para imagens recortadas; não dá pra imprimir nele) e impressão direta na camiseta com impressoras adaptadas.

  626. Milton Ste disse:

    Boa tarde estampei dois chinelos havaianas e a estampa ficou apagada o que devo fazer?é preciso passar resina?Mim ajude por favor.Obg.

  627. adelar disse:

    Dennis, tenho uma pergunta. Minha epson t42 também pode ser instalado o dispenser, com devo proceder para fazê-lo, se puder me explicar lhe agradeço

  628. denisgomes disse:

    Qualquer impressora da Epson pode ter este acessório. O procedimento de instalação é o mesmo.

  629. sinval disse:

    olá denis o papel sulfit estampa as canecas plasticas ou tem que ser o papel sublimatico.

  630. denisgomes disse:

    Sulfite serve, mas para esse material deve ser impresso em laser colorida específica.

  631. sergio disse:

    ola,como resolver o problema da marca da base na camiseta? prensa (25x35cm)

  632. Bruno Cassel disse:

    Cara, estou estampando em camisetas 100% algodão, com tinta pigmentada e papel transfer algodão. Porém, a imagem é com muito pouca qualidade, se “rasga” facilmente, e desbota na lavagem. O que pode ser?

  633. denisgomes disse:

    O transfer em camisetas de algodão não possui grande durabilidade. Ele deve ser reservado a presentes e fotoprodutos, e definitivamente não deve ser usado em produtos comerciais (modinha, etc) nem em uniformes.

    Dito isso, essa camiseta deve ser lavada da forma adequada para reduzir os desgastes. Consulte a embalagem do papel para saber mais.

  634. Alayr Paula Vitor disse:

    posso usar tinta pigmentada na impressora epson L200 ainda esta vazia não coloquei as tintas que veio com elas

  635. denisgomes disse:

    Não é recomendável.

  636. RONALDO disse:

    DENIS GOMES FRANCO EU TENHO UMA MAQUINA DE ESTAMPAR MAIS EU TO DEIXANDO EM 180 GRAL. SO QUE NA HORA DE TIRAR O TRANSFER NAO QUER SAIR ELE FICA GRUDADO E NAO QUER SAIR NA BASE DELA TEM UNS PARAFUSO TEM QUE REGULAR ALI .ESTA E MINHA DUVIDA DENIS GOMES FRANCO OBRIGADO SE PUDER RESPONDER GRATO .

  637. denisgomes disse:

    Preciso de mais informações sobre o seu problema.

  638. adelar disse:

    Olá Dennis, você poderia me dar dicas de como estampar uma caneca de choop jateada, pois não estou conseguindo bons resultados, ela está ficando com uma imagem meio apagada, com pouca nitidez.

  639. Thaisa Brito disse:

    Olá, depois de uma impressão que fiz, a minha prensa está manchando todas as outras camisas. Ficou algum resíduo de tinta nela e eu não consigo tirá-lo.

    Existe algum produto específico para essa limpeza!!! Obrigada!!!

  640. denisgomes disse:

    Não sei o que você quer dizer exatamente com ‘pouca nitidez’ mas o que percebi nas canecas que fiz é que a imagem fica mesmo um tanto mais apagada nas canecas de vidro justamente porque elas são transparentes. Presumindo que o seu transfer tenha ficado perfeito (sem áreas onde a tinta não transferiu, ou sem borrões) então não há nada a ser feito. Se o cliente desejar uma imagem que apareça mais, ele deverá optar por uma caneca branca. Existem canecas de chopp na cor branca caso queira oferecê-las a seus clientes.

  641. denisgomes disse:

    Não estou ciente de nenhum. Tente colocar uma folha de papel kraft sobre a camiseta (o que importa para o transfer é apenas o calor, o papel não deve afetar muito o processo).

  642. Laissa disse:

    Minha prensa cilindrica nãoe sta aquecendo, a temperatura esta em 27C° e não aumenta, o que devo fazer ?

  643. Cissa Marques disse:

    Amiguinho, vc saberia me dizer qual a melhor tinta para sublimação?? venho tendo diversos problemas com várias tintas q dizem ser a melhor do mercado..mas está difícil, até porque muitos fornecedores nunca dizem qual a marca da tinta..Já usei Guardian, e todas as outras q dizem ser a “perfeita’ para epson..
    agradeço sua ajuda..

  644. denisgomes disse:

    Experimente trocar a resistência (toda essa parte onde a caneca é encaixada). A resistência pode ser desconectada e substituída por outra, ou pelo modelo que faz canecas cônicas (assim a mesma prensa pode fazer canecas cilíndricas e cônicas).

  645. denisgomes disse:

    Eu não tenho nenhuma dica para lhe dar no momento. Sobre os seus problemas com o transfer, pode não ser apenas a tinta…

  646. Cissa Marques disse:

    Oi Denis, agradeço sua resposta, ñ bi q vc tinha respondido essa e fiz outra em outro tópico..no meu caso o problema é realmente com a tinta, tanto q do fornecedor q compro, mudaram a espessura e tonalidade do amarelo, fdeixando ela BEM mais clara, mas isso está interferindo nas imagens em verde q imprimo tipo o do BEN10, ñ fica o verde igual fica mais escuro, antes eu ñ tinha problema..a tinta q vc usava, ñ sei se ainda usa elaser pelo q andei buscando essa loja ñ existe mais..de qualquer forma agradeço sua atenção, e se souber de alguma tinta sublimática boa, por favor coloca aqui pra gente, vc é um ANJO em nossas vidas q Deus te abençoe sempre..abçs

  647. adelar disse:

    Olá Dennis, venho te pedir ajuda novamente ,pois nunca sublimei camiseta de algodão preta. Como fazer? poderia me detalhar o processo por favor.

  648. denisgomes disse:

    Este assunto já foi bem discutido no site, recomendo que leia os outros artigos e comentários dos usuários. Basicamente deve-se usar tinta pigmentada e papel de transfer para algodão para tecidos escuros. E se você não quiser que o fundo branco fique no formato da folha, terá de recortá-la antes de transferir.

  649. Ellen disse:

    Olá,não conheço nada de impressoras, mas estou tentando imprimir algumas etiquetas de DVD, para umas edições caseiras que fiz ,minha impressora é uma HP Photosmart C4680 e estou usando o programa da Pimaco com etiquetas CDpply CD10b ,para fazer a impressão, então são várias etiquetas que precisaria imprimir, a primeira ficou boa, mas a partir dai já fiz várias tentativas e todas saem verde ou com cores parecidas mas borradas e fracas,bem esta impressora ficou muito tempo sem ser usada, quase um ano,não sei se isso seria a causa do problema ou uma delas porque a primeira impressão ficou boa,e também já usei o programa da impressora para fazer limpeza nos cartuchos, mas mesmo assim o problema continua,e também eu li que não se pode imprimir imagens em RGB ,e que elas tem de ser convertidas para CMYK, mas também li que a maioria das impressoras já faz essa conversão automaticamente, seria o caso da minha? desde já agradeço.

  650. denisgomes disse:

    Pela sua descrição parece mesmo um problema com a cabeça de impressão. Neste modelo de impressora a cabeça fica no próprio cartucho, portanto basta trocá-los para resolver o problema. Você pode usar cartuchos originais ou compatíveis, mas evite os recondicionados.

    Não é necessário converter as imagens em CMYK para impressão nessas impressoras. Elas se dão bem com imagens em RGB. Mas de qualquer forma isto não deve causar problemas.

  651. Gabriel disse:

    Ola Denis !
    Denis comprei uma impressora Epson stylus Photo 1410 e uma prensa termica estou satisfeito com ambos , vou trabalhar tanto com o tecido de algodão no papel transfer, e com poliéster, mas a minha duvida é a seguinte, para melhores resultados com o papel transfer para algodão, estou querendo comprar uma plotter de recorte, mas é possivel ? usar a plotter para cortar o papel transfer para algodão ? para não ficar com aquela película ???
    Desde ja muito obrigado

  652. denisgomes disse:

    Sim, é possível e eu já fiz isso.

  653. José Cals disse:

    Denis bom dia,
    Estou começando nesse ramo agora e estou apanhando bastante. Comprei umas canecas da metalnox e uma prensa da metalnext e uso uma T42. Estou sublimando em 200 e deixando 40s nas canecas de porcelana. Sigo nessa ordem. Imprimo na T42, ligo a prensa em 200 quando atinge 200 deixo a caneca por 10s, coloco o transfer na caneca quando ela atinge 200 novamente. Quando coloco ela baixa para 150 deixo subir para atingir os 200 novamente e ligo o timer. Minhas canecas estão saindo desfocadas com o tom de vermelho. O que estou fazendo errado ?

  654. denisgomes disse:

    Meu amigo… Quem lhe orientou a fazer isto?

    As canecas de cerâmica devem ser prensadas a 200 graus (eu geralmente faço a 205 ou 210 gaus) por 150 segundos (no máximo 160 segundos).

    Não é necessário fazer o pré-aquecimento como você tem feito, exceto nas canecas de vidro (por algum motivo que não entendo).

    Depois de colocar a caneca na prensa é normal a temperatura cair um pouco, mas nunca vi cair de 200 pra 150 graus. Se você deixou a prensa atingir a temperatura certa antes de colocar a caneca então creio que dará certo (comigo funciona muito bem). O timer deve ser acionado assim que você colocar a caneca.

  655. Alexandre oliva disse:

    Olá. Preciso de sua ajuda. Comprei uma máquina para sublimar canecas – Comprei uma impressora para sublimação Epson L355 – Comprei tintas sublimáticas (não sei a marca, mas é sublimática) – Comprei papel sublimático. Enfim, fiz tudo certo. Na hora de sublimar, eu coloco em pressão média, temperatura de 200 graus e tempo de 150seg. Acontece que que quando acaba só sai uma cor na caneca ( vermelho, meio rosa) Não sai mais nenhuma outra cor que está impresso no papel ( azul, amarelo, verde, enfim, várias cores deixam de ser passadas para a caneca… O que pode estar acontecendo?? já aconteceu isso antes? O que posso estar fazendo errado?

  656. denisgomes disse:

    Presumo que no papel apareça corretamente. Poderia ser um problema nas tintas – talvez te mandaram errado, já que a pigmentada e a sublimática são idênticas.

    Experimente comprar outro conjunto de tintas em outro fabricante, esvaziar a impressora e usar a tinta nova. Só há um problema: não sei como fazer isso na L355.

  657. Tia Fina disse:

    Boa tarde, Estou tendo um problema, estou usando tinta pigmentada, papel transfer marca Bright adquirido na JD INK JET distribuição, para tecidos claros e algodão, em camiseta de algodão 30.1. Tenho uma impressora Epson 42T WD e tempo de prensa 20″ segundos a 200 graus. Quando retiro o papel do transfer algumas camisetas formam bolha no transfer e começam a descascar. O que fazer?????? Desde já agradeço.

  658. denisgomes disse:

    Desculpe, não tenho nenhuma informação. Você parece ter feito da maneira certa.

  659. Rafael Alberto disse:

    Tenho uma prensa de área 40 x 60, mas minha impressora só imprime até A3. É possível imprimir em duas folhas e depois emendar e então sublimar?

  660. denisgomes disse:

    Teoricamente sim. Não sei como ficaria a imagem na emenda – presumo que ficaria perfeito – mas acho que vale a pena testar pra descobrir.

  661. Bia disse:

    Boa tarde,
    li em alguns lugares que já tem artes prontas para comprarmos, ou baixarmos, para que facilitar alguns trabalhos. Mas andei procurando, e nao encontrei. Sera que alguem teria algum site, para que possa comprar essas estampas para caneca prontas? Obrigada

  662. denisgomes disse:

    Tente fazer uma busca no Google por ‘arte canecas’. Talvez você encontre alguma coisa ou alguém vendendo. Se não encontrar nada, ou não encontrar algo que te interesse, seria interessante aprender a fazer as suas próprias artes. Geralmente é possível adaptar outros elementos, como por exemplo wallpapers ou imagens variadas, para criar uma arte bonita em uma caneca. Aliás, acho que cedo ou tarde você terá de aprender a fazer isso pois os clientes costumam ser exigentes e nem todos gostam desses modelos prontos – alguns sempre pedem pra mudar uma coisa ou outra, ou fazer uma cor diferente ou mudar um detalhe, e você não vai deixá-lo na mão, vai?

  663. Rafael Alberto disse:

    Obrigado pela dica. Tenho uma outra duvida sobre cromia. Gostaria de estampar em policromia na dimensão de 40cm x 1m no cetim. existe uma tinta espessífica para cromia? ests tinta adere em cetim?
    Caso possa me fornecer mais esta ajuda ficarei grato.
    Desde já agradeço
    Rafael Alberto.

    Em 12 de março de 2013 17:02, Disqus escreveu:

  664. denisgomes disse:

    Não tenho informações sobre serigrafia. Recomendo que procure uma loja especializada como a Serilon. Lá eles poderão lhe informar sobre processos e tintas.

  665. roberdan disse:

    Denis boa tarde , estou com um pequeno problema , comprei uma prensa de canecas , ja tinha a impressora e a tinta sublimatica , porém eu faço o processo normal estampa fica bonito , porém eu reparei que quando sai a impressão na caneca , fica umas pintinha de queimado na caneca eu creio que seje a pressão que eu estou colocando esta mto forte mais regulei e não mudou nada , ja mudei o tempo e nada o tempo esta em 160 seg e temperatura esta em 170 esta certo?

  666. denisgomes disse:

    Difícil dizer sem ver a própria caneca, mas parece que poderia ser a caneca mesmo. Se puder testar com canecas de outros fornecedores seria bom.

    Outra coisa é que o tempo está certo mas a temperatura eu coloco em 200 graus.

  667. vagna disse:

    Olá td bem? minha impressora é a epson tx135 com bulk, estou com problemas para imprimir no transfer sublimatico, fica mais tinta no papel do que na quebra-cabeça..porque?
    Obrigada!

  668. denisgomes disse:

    O quebra-cabeças que você está usando é específico para sublimação? Você está usando tinta sublimática e papel sulfite?

  669. Ong Tia Fina disse:

    Bom dia Denis, existe alguma forma de retirar o transfer da camiseta? Algumas sublimações minhas, o transfer ficou com bolhas e descascou… gostaria de retirar para não perder a camiseta. Aguardo um retorno, Obrigada. ONG Tia Fina.

  670. denisgomes disse:

    Não que eu saiba.

  671. adelar disse:

    Olá Dennis, posso colocar um porta moedas duas vezes na prensa, ou seja estampá-las em duas etapas?

  672. denisgomes disse:

    Não, a segunda prensagem vai estragar a primeira imagem. Tudo tem que ser feito de uma vez só.

  673. ju disse:

    Boa tarde Denis!! Vou começar meu negócio agora e gostaria de saber se é melhor estampar em algodão ou se a sublimação abrange uma variedade maior de produtos???
    Camisetas de visco lycra pode ser sublimada?
    Sublimação só pode ser feita em peças brancas?
    Existe um transfer para sublimação nas cores dourado ou prateado?
    Desde já agradeço e seu blog tirou muitas dúvidas!!!
    Abraçossss.

  674. denisgomes disse:

    1. Nunca havia ouvido falar de sublimação em viscolycra. Se ele for sintético o bastante (presumo que sim) então é provável que funcione.
    2. Sim ou com cores muito claras. Em cores escuras a coisa fica complicada.
    3. Não. Para fazer isso é necessário estampar a camiseta de outras formas.

  675. Richard Barreto disse:

    estou com problema, a estampa esta ficando sem cor “muito clara” a tinta é sublimatica, a prensa esta a 180 graus e 20 seg, oque pode ser? me ajudem pro favor!

  676. denisgomes disse:

    A tinta sublimática só pode ser usada em tecidos de poliéster de cor clara. Se você está usando outro tecido, pode estar aí o seu problema.

  677. adelar disse:

    Olá meu amigo Dennis. Tenho uma pergunta. Quais os tipos de tecido que posso sublimar e que tipos de papeis e tinta devo usar para ambos, pois em um site mostrava que poderia estampar em setin, microfibra , jeans, seda, isso é possível mesmo ou é mito?

  678. Turci disse:

    tenho algumas canecas que estao descascando, gostaria de saber o pq?

  679. Vereldis disse:

    Olá Denis ! poderia me indicar onde encontro o papel transfer dark e o linht mais em conta , estou iniciando uma pequena estamparia , grata.

  680. denisgomes disse:

    Escrevi um artigo sobre isso: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2013/03/05/quais-sao-os-papeis-e-tintas-corretos-para-se-fazer-o-transfer/

    Com relação aos tecidos, só fazendo testes em cada um deles pra saber, mas já lhe adianto que o transfer não é a melhor solução para fazer em qualquer tipo de tecido. Se você pretende estampar em vários tipos de tecidos a cada pedido, o mais indicado é a serigrafia.

  681. denisgomes disse:

    Só existem duas explicações: ou a caneca que você comprou é ruim pra ca*****, ou você resolveu fazer a resinagem por conta própria e deu mer**.
    :D

  682. denisgomes disse:

    Esses papéis são um tanto caros mesmo, o jeito é repassar o custo nas camisetas. É possível encontrar no MercadoLivre ou Buscapé.

  683. Fernando Monteiro disse:

    Estou começando agora e tenho uma dúvida

    Quando eu imprimo uma arte com tinta pigmentada , vo por para transfer na camiseta 200ºc tem e 20 seg

    papel transfer para tecidos claros da bright , apos prensar o tempo de 20 seg, quando retiro a imagem nao fico na camiseta ela volto no papel oque posso fazer ?

  684. denisgomes disse:

    Leia as instruções de uso na embalagem e verifique se você fez a prensagem corretamente.

  685. adelar disse:

    Olá Dennis queria lhe perguntar se posso sublimar cevadores de chimarrão com transfer. Pois eles são de plástico.

  686. denisgomes disse:

    Sublimar plástico só é possível se o produto for de um tipo de plástico específico (caso contrário ele derreteria na prensa), e eu imagino que esse produto não seja feito nesse material.

    Além disso há a questão da durabilidade da impressão. O transfer no plástico parece não ser tão durável quanto o transfer em outros produtos (canecas, chinelos, etc). Então eu recomendo que procure outra opção como a serigrafia.

  687. Diego disse:

    Aumenta a temperatura para 200 graus ou 210.

  688. Diego disse:

    Denis, me da uma dica. Ja estou no ramo a uns 6 meses, e não estava tendo problemas até um tempo atrás. Porém de uns tempos para cá, a tinta não esta ficando boa em canecas ou capas de iphone. As cores não saem vivas, ja troquei o papel, o fornecedor do papel, e continua a mesma coisa. Vou comprar canecas de outro fornecedor também, para testar. O estranho é que no poliester sai perfeito, as cores saem ótimas. O problema pode ser outro além da qualidade dos produtos que eu estou tentando sublimar? Abraço

  689. denisgomes disse:

    Pode ser mesmo os produtos, presumindo que você esteja fazendo tais produtos na temperatura e tempo que você sempre usou quando não tinha problemas.

    Se puder relate depois como foi a mudança de fornecedor.

  690. Mano disse:

    Olá, estou com dificuldade em imprimir fotos, a impressão fica umas manchas e na sublimação da caneca essa mancha fica branca aparência de neve. uso papel sublimatico A4 tintas sublimáticas, impressora epson t50 , canecas próprias pra sublimação….me ajudem…

  691. Mano disse:

    Olá, estou com dificuldade em imprimir fotos, a impressão fica umas manchas e na sublimação da caneca essa mancha fica branca aparência de neve. uso papel sublimatico A4 tintas sublimáticas, impressora epson t50 , canecas próprias pra sublimação….me ajudem…irtrindade@yaoo.com.br

  692. denisgomes disse:

    Use papel sulfite (não é necessário nenhum papel especial) e ajuste a prensa para 200 graus e 160 segundos. Se ainda der problema, troque de fornecedor de canecas pois aparentemente há canecas bem ruins no mercado.

    O clima também pode ser um fator, mas ainda não obtive nenhuma conclusão concreta sobre isso. Se for o caso, aumente a temperatura um pouco mais (205, 210 graus).

  693. Rodrigo disse:

    Estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver Patrícia ? bj

  694. denisgomes disse:

    Rodrigo, você está usando papel resinado ou outro que não o sulfite ou matte?

  695. TIAGO disse:

    ESTOU DESESPERADO JA GASTEI O Q NÃO TINHA E NADE DE TRASFER. A IMAGEM DOS PRODUTOS ESTÃO SEM VIDA FALHADA O Q PODE SER ME AJUDA AS CONTAS ESTAO VENCENDO E DINHEIRO NÃO ENTRA POR CAUSA DESSE PROBLEMA.

  696. antonio vieira disse:

    Olá Dênis. estou com um baita problemão: tenho uma epson t25, imprimi muito bem, mas na hora que levo a prensa, o ciano não sai e fica rosado. O que pode ser meu amigo?

  697. denisgomes disse:

    A tinta deve estar errada (talvez o ciano seja pigmentado ao invés de sublimático). Troque todas as tintas por novas.

  698. bielcav disse:

    Boa tarde,

    Então estou tendo problemas com a sublimação. Minha impressora é uma EPSON com bulk sublimatico. Faço a impressão corretamente com papel sublimatico resinado. A impressão ao meu ver sai perfeita, o problema esta quando vou prensar na camiseta 100% poliester. Ao prensar as cores não passam para a camiseta, fica meia esverdeada sem cores. Gostaria de saber se voce pode me ajudar . Obrigado.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo