Você sabia que com uma impressora A4 é possível imprimir folhas com mais de 30 cm de altura?

Esse é um pequeno truque disponível nos drivers das impressoras Epson e possivelmente outras marcas (mas não nas impressoras da HP, infelizmente). Saiba como imprimir papéis com 21,5 cm de largura e mais do que 30 cm de altura.

As impressoras jato de tinta tamanho A4 aceitam papéis com no máximo 21,5 cm de largura devido ao limite de sua movimentação horizontal, mas teoricamente não existe limite na altura que elas podem imprimir já que o tracionador pode puxar o papel indefinidamente assim como ocorre com as impressoras de grande formato (plotters). Com isso você pode imprimir papéis de com altura maior, como por exemplo 21,5 cm x 45 cm, e assim fazer trabalhos diferenciados como pequenas faixas (alguém lembra da época das faixas feitas em impressoras matriciais e com formulário contínuo?), convites em tamanho maior ou ainda imprimir mais em uma única folha para ser cortada com guilhotina.

Hoje estou usando este truque para imprimir um convite de casamento no tamanho 10 x 42 cm. Ele foi usado para que o convite pudesse ficar em um tamanho onde as informações pudessem ser lidas confortavelmente.

O truque é bem simples. Primeiro você deve obter o papel com a largura e a altura desejadas. Você pode adquirir folhas grandes (A3, A2, etc) e mandar cortar em uma gráfica, ou comprar bobinas de papel e cortá-las manualmente. O tamanho máximo para isto segundo o driver da Epson é 21,5 cm de largura por 111,76 cm de altura (1 metro e 11 centímetros), suficiente até para um pequeno banner em papel.

Para usar basta criar o seu documento no tamanho desejado e na hora de imprimir definir o tamanho personalizado clicando em Propriedades. No driver da Epson, clique na aba Principal, depois clique em Formato e então clique na opção Definido pelo usuário. Escreva um nome para o seu tamanho de papel e digite as medidas em milímetros. Para uma folha com 21,5 x 45 cm, por exemplo, digite 2150 no campo Largura e 4500 no campo Altura. Em seguida é só imprimir.

19 comentários em “Você sabia que com uma impressora A4 é possível imprimir folhas com mais de 30 cm de altura?”

  1. Edgar disse:

    PO.. sonhei com isso outro dia. So que era uma bobina. Muito legal essa dica.

  2. Algumas impressoras maiores (A3, A2, A1) até possuem suporte para bobina, Edgar.

  3. watson disse:

    cara show de bola o post… mais isso funciona na epson a3 t110?

  4. Tenho quase certeza que sim, só não sei se a impressora poderia ir além de 1 metro de altura ;)

  5. Lélis Torres disse:

    Então é possível imprimir na L200 da Epson o formato 8, ou seja, 310X220mm, detalhe, isto sangrado?

  6. domingos disse:

    eu tenho uma epson t25 com bulk e com tinta sublimatica e possivel fazer impressao de folha a3? quais seriam as medidas corretas para isso?

  7. Não, infelizmente não dá. Como explicado no artigo, dá pra imprimir papéis mais altos mas a largura máxima continua a mesma, ou seja, 21,5 cm. Você pode no entanto imprimir o seu desenho em duas folhas A4 e emendar antes de passar na prensa.

  8. watson disse:

    Cara voçê sabe me dizer se tem como reaproveitar para uso a tinta sublimática que a impressora manda pra lixeira? (ela poderia ser reaproveitada como tinta preta ñ? )

  9. denisgomes disse:

    O preto que sai na limpeza é na verdade uma mistura de todas as cores e não um preto puro. Você pode, sim, reaproveitar esta tinta mas a qualidade deste preto não será tão boa quanto a do preto original.

  10. watson disse:

    mas não teria problemas como obstruir a cabeça de impressão ou até mesmo queima-la? na impressora t1110, pois ja vi um amigo fazer isso em uma ploter 9700 e obstruio a cabeça.

  11. denisgomes disse:

    Somente cabeças da HP “queimam” devido ao fato delas usarem a tecnologia térmica. E mesmo assim isso só acontece por falta de tinta (imprimir faltando uma das cores no cartucho, por exemplo).

    As cabeças da Epson não queimam, e elas só ficam entupidas se a tinta for de baixa qualidade. Por isso eu sempre recomendei aqui no blog que se use tintas da mais alta qualidade, fugindo das promoções e ofertas imperdíveis. E mesmo se a cabeça entupir, ainda há uma pequena esperança de fazê-la voltar a funcionar através de um processo de limpeza manual.

    Reiterando, você pode sim usar a tinta preta que sai na limpeza, mas ela não será tão preta quanto a tinta preta original.

  12. William disse:

    estava procurando por isso obrigado, agora uma dúvida em uma impressora comun é possivel imprimir folhas B4 e A3?

  13. denisgomes disse:

    Conforme descrito no artigo, a largura máxima de impressão é de 21,5 cm. Para imprimir B4 e A3 é necessário usar uma impressora A3, como a HP K8600 ou a Epson T1110, ou um dos vários outros modelos à disposição.

  14. Haislan disse:

    Eu utilizo impressora da brother DCP165 – J125 e J6510DW.
    É possivel imprimir no comprimento de 1 metro também nessas impressoras?

  15. denisgomes disse:

    Isso é uma opção que depende do driver da impressora e não da impressora em si. Procure as opções de tamanho de papel e veja se é possível informar um tamanho de papel mais alto do que 35,5 cm.

  16. Renato disse:

    Amigo vc descobriu alguma forma de uma HP 8000 Enterprise imprimir 42 cm de altura?

  17. denisgomes disse:

    O driver da HP limita a altura máxima do papel. Não é possível fazer isso na HP ou em outras impressoras cujo driver limite a altura.

  18. francisco disse:

    Olá Denis, gostei muito deste artigo e queria tirar uma dúvida, sabe se a Epson T1100 A3 também pode imprimir com altura maior?

  19. Qualquer impressora da Epson pode devido ao fato do driver permitir que se configure um papel com altura bem maior (até cerca de 1 metro).

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo