Você sabia que com uma impressora A4 é possível imprimir folhas com mais de 30 cm de altura?

Esse é um pequeno truque disponível nos drivers das impressoras Epson e possivelmente outras marcas (mas não nas impressoras da HP, infelizmente). Saiba como imprimir papéis com 21,5 cm de largura e mais do que 30 cm de altura.

As impressoras jato de tinta tamanho A4 aceitam papéis com no máximo 21,5 cm de largura devido ao limite de sua movimentação horizontal, mas teoricamente não existe limite na altura que elas podem imprimir já que o tracionador pode puxar o papel indefinidamente assim como ocorre com as impressoras de grande formato (plotters). Com isso você pode imprimir papéis de com altura maior, como por exemplo 21,5 cm x 45 cm, e assim fazer trabalhos diferenciados como pequenas faixas (alguém lembra da época das faixas feitas em impressoras matriciais e com formulário contínuo?), convites em tamanho maior ou ainda imprimir mais em uma única folha para ser cortada com guilhotina.

Hoje estou usando este truque para imprimir um convite de casamento no tamanho 10 x 42 cm. Ele foi usado para que o convite pudesse ficar em um tamanho onde as informações pudessem ser lidas confortavelmente.

O truque é bem simples. Primeiro você deve obter o papel com a largura e a altura desejadas. Você pode adquirir folhas grandes (A3, A2, etc) e mandar cortar em uma gráfica, ou comprar bobinas de papel e cortá-las manualmente. O tamanho máximo para isto segundo o driver da Epson é 21,5 cm de largura por 111,76 cm de altura (1 metro e 11 centímetros), suficiente até para um pequeno banner em papel.

Para usar basta criar o seu documento no tamanho desejado e na hora de imprimir definir o tamanho personalizado clicando em Propriedades. No driver da Epson, clique na aba Principal, depois clique em Formato e então clique na opção Definido pelo usuário. Escreva um nome para o seu tamanho de papel e digite as medidas em milímetros. Para uma folha com 21,5 x 45 cm, por exemplo, digite 2150 no campo Largura e 4500 no campo Altura. Em seguida é só imprimir.