Dica rápida: Qual a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada?

Tenho recebido uma tonelada de perguntas sobre qual é a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada (para fazer camisetas, chinelos, canecas, etc). Este post serve para que eu não tenha de repetir a mesma informação várias vezes, então lá vai. Não responderei mais a perguntas deste tipo, e postarei um link para este artigo quando o fizerem. Continue lendo para saber mais.

Qualquer impressora da Epson (sim, isso mesmo, qualquer modelo, desde as de mesa mais baratas até as plotters mais caras) que possuam o selo DURABRITE podem ser usadas com tinta sublimática ou pigmentada. Não existe impressora “mais indicada” ou “melhor”. Qualquer modelo pode ser usado sem dificuldade. O que você deve apenas levar em consideração é o volume de impressões, ou seja, se você quer fazer uma grande quantidade de camisetas ou quer imprimir transfers maiores, pode ser interessante investir numa impressora maior – tamanho A3 ou até mesmo uma plotter. Você pode até comprar pelo preço. Se você só pode pagar uma de R$ 200 reais, tudo bem. Se você pode comprar uma de R$ 500, tudo bem também. Se você pode comprar uma plotter, melhor ainda. O que importa é que todas elas tenham o selo Durabrite.

“Mas como assim qualquer impressora? Tem que ter uma impressora que seja a melhor!” Não, é isso mesmo, qualquer impressora. Você leu direito. Qualquer uma. Mesmo.

Todas as impressoras da Epson com selo Durabrite são compatíveis com as tintas sublimática e pigmentada. As impressoras da Epson que não possuírem este selo utilizarão tinta corante, e estas impressoras não são compatíveis com estes tipos de tinta, não importa o que o seu vendedor, sobrinho, tio, amigo, parente ou conhecido do conhecido tenha dito. Embora essas impressoras não-compatíveis possam usar essas tintas, elas não são apropriadas e podem apresentar mais problemas do que o normal.

Atualização em 23/03/2013
Atualmente nenhuma impressora da série L (com bulk ink de fábrica da Epson) permite a utilização de tinta pigmentada pois todas elas vêm com tinta corante de fábrica.

Dúvidas? É só escrever pra gente.

269 comentários em “Dica rápida: Qual a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada?”

  1. maria disse:

    Boa noite Denis, Feliz ano novo para você
    Gostaria de saber qual é a diferença entre o papel OBM e o OBM bloqueador?

  2. denisgomes disse:

    Olá Maria, obrigado e feliz ano novo pra você também. Não tenho muitas informações sobre isso, mas veja se este vídeo lhe ajuda:

  3. Carlos disse:

    opa.. boa noite.. parabéns pelo fórum… coisa de profissional mesmo.. gostei…
    amigo, estou com um problema… tenho umas impressoras HP C5580 e Epson T50… a HP não esta mais imprimindo CD e nem consigo mais mudar as configurações por ex.. pra imprimir foto… ela só aceita rascunho ou normal.. se mudo o papel nas configurações ela não imprime e da erro de papel.. alguma dica legal pra isso? o cd ela pega do meio em diante ficando pela metade e errado a impressão…
    na Epson eu gostaria de saber qual a qntidade de copias que ela já fez.. como posso fazer?
    aguardo ansioso.. desde ja meu muito obrigado..
    carlos.

  4. Rafael disse:

    desculpe minha ignorancia mais o que seria o selo durabrite?

  5. Julio César disse:

    Tenho uma Epson T25, O Cartucho(recarregável) Preto Nunca mais funcionou já resetei varias vezes. Estava pensando em compra uma L200, mais vir no seu post que ela não é ideal para tinta sublimatica. E Agora Qual impressora eu compro ? Quero fazer as minha canecas com boa qualidade.

  6. denisgomes disse:

    Olá Carlos, obrigado pelos elogios. Se não me engano a HP tem algum tipo de sensor de papel para evitar que você acabe imprimindo fotos em papel sulfite, por exemplo. Talvez o sensor (se é este mesmo o problema) esteja com defeito ou sujo.

    Quanto ao CD, não tenho nenhuma dica pois não conheço o mecanismo de impressão de CDs da HP. Aliás, faz um bom tempo que não vejo novos modelos de HP com recurso de impressão de CD.

    Sobre a Epson, não é possível saber a quantidade de impressões que ela já fez. Salvo engano, essa opção normalmente só existe em impressoras multifuncionais e/ou voltadas para uso em escritórios (o que não é o caso da T50). Mas porque você quer saber isso?

  7. denisgomes disse:

    Uma pequena etiqueta que a Epson coloca na frente das suas impressoras para indicar quais usam tinta pigmentada (Durabrite) e quais usam tinta corante (Hi-Definition Ink).

  8. Lili disse:

    Obrigada. Dá pra ver que vc só quer ajudar e não iludir os pobres ignorantes do assunto( nós todos)i. Que deus lhe recompense e tenha um FELIZ ANO NOVO!

  9. denisgomes disse:

    Obrigado pelas palavras gentis, Lili. Não tenho porque iludir as pessoas. Abraços e boa sorte!

  10. JP disse:

    Olá, boa tarde!
    Parabéns pela iniciativa e por todo seu trabalho.
    Trabalho com sublimação e minha t25 ficou um tempinho parada, aí já viu, né?
    O preto tá entupido pelo jeito e não tinha reparado antes, mas no reservatorio do bulk ele tá parecendo marrom o.O
    Você tem algum tutorial eficaz para a limpeza?
    O que acha desse tom marrom na tinta preta do reservatorio?
    Abraço.

  11. henrique disse:

    olá,em q tipo de estampa eu tenho q usar papel resinado?ou eu posso usar em todas?

  12. Rodrigo disse:

    Oi Denis, a Epson L800 tem o selo DURABrite e tem gente falando que não aceita tinta sublimática, você sabe algo a respeito ?

  13. denisgomes disse:

    A tal cor marrom da tinta pode ser apenas um efeito óptico, ou a aparência normal da tinta. Desconsidere isso. A tinta só estará com defeito se depois de fazer a prensagem a cor ficar esquisita.

    Para a limpeza, você pode tentar executar o procedimento próprio dela. Se isso não der certo, você pode tentar uma limpeza manual conforme descrito em http://wp.me/p1IlLE-N

  14. denisgomes disse:

    Na verdade eu não sei qual é a utilidade deste papel resinado. O que sei é que para camisetas sintéticas deve-se usar sulfite e tinta sublimática, e para camisetas de algodão ou outros tecidos deve-se usar papel de transfer para tecidos de algodão e tinta pigmentada.

  15. denisgomes disse:

    A L800 não tem selo Durabrite e por isso não é recomendada para essa finalidade.

  16. Rodrigo disse:

    Tem sim Denis, da uma olhada aqui no site da Epson, todos os selos do lado direito, estranho isso!!!

    http://global.latin.epson.com/br/Catalog/Epson-L800

  17. JP disse:

    OK.
    Vou comprar o ‘kit MacGyver’…rsrsrsrs e realizar o procedimento.
    Fiquei
    com muita raiva… lancei um modelo de caneca muito promissor e quando
    fui fazer o primeiro teste de impressão acontece isso… Mas a culpa foi
    minha…
    Muito obrigado, Denis.

  18. Rodrigo disse:

    Estou intrigado com isso, no próprio site da Epson aparece este selo como uma das características da Epson L800, assim como a T1110, T50, T33, T42WD, TX32F, TX620FWD, entre outras, todas essas tem este selo, no site da Epson mostra todos os selos de cada impressora, eu sei que você é cascudo neste assunto, mas me explica, pq vc ta falando que não é recomendada pra essa finalidade se você foi curto e grosso falando que qualquer impressora que tiver o selo Durabrite aceitará tinta sublimática ? Estou te enchendo o saco pq gostei muito dela e queria compra-la. A T50 bate de frente com ela ? São mais ou menos o mesmo preço, e a T1110 acho que esta um pouco ultrapassada, muito obrigado Denis, desculpa minha “leiguisse”!!!!!!

  19. Wagner Moura disse:

    Boa tarde Denis, a impressora T50 eu posso usar tinta sublimática?

  20. DISLEIA SANDRA COSTA disse:

    Boa tarde, agradeço pela resposta anterior , e volto em busca de outra,qual dessas epson posso comprar para sublimação? cx 4900 ou fx 890?

  21. denisgomes disse:

    Tem alguma coisa errada com o site da Epson, então. Somente as impressoras que usam tinta pigmentada têm o selo Durabrite, e a tinta original da L800 é definitivamente corante – basta ver os tubos. Se fosse pigmentada a tinta teria uma aparência ‘leitosa’.

    De qualquer forma não é recomendável usar tinta pigmentada nessa impressora. Prossiga por sua própria conta e risco. Você foi avisado.

  22. denisgomes disse:

    Não sei que problemas você teve, JP, mas comigo também demorou um tempinho até achar o ponto certo de se fazer canecas – isso sem contar a manutenção que essas impressoras exigem. Mas vai dar certo.

  23. denisgomes disse:

    Rodrigo, a explicação é bem simples:
    1. As cabeças de impressão normalmente são preparadas para trabalharem com o tipo de tinta que usarão. Da mesma forma como um carro movido a etanol só vai aceitar… etanol.

    2. A T50, L800 e outros modelos usam seis cores (ciano light e magenta light são as cores adicionais). Pode ser difícil ou impossível achar tinta sublimática com estas duas cores adicionais.

    E aí eu é que pergunto: porque comprar a T50, que é mais cara, só pra imprimir sublimação quando se pode usar outra mais barata?

    Quanto a T1110, ela não é ultrapassada, caso contrário já teria sido removida do site da Epson. Assim como a T50, mesmo com a chegada da L800.

  24. denisgomes disse:

    Por favor leia o artigo novamente. Além disso a FX890 é uma impressora matricial e não jato de tinta.

  25. Rodrigo disse:

    A T50 por ser seis cores ela não vai dar uma qualidade a sublimação não ? Você recomenda mesmo a TX135 ? Ela ta muito barata, mas será que compensa ?

  26. Rodrigo disse:

    Ai Denis, se usar tinta sublimática na Epson T50 eu não consigo mais imprimir cd/dvd, devido a tinta, procede ou não ?

  27. denisgomes disse:

    Acredito que a vantagem das seis cores não seria percebida numa camiseta. Além disso como dito pode ser mais difícil ou impossível obter a tinta sublimática em seis cores.

  28. denisgomes disse:

    Sim, a tinta sublimática só deve ser usada para transfer de camisetas. Essa tinta não tem qualidade para imprimir outras coisas.

  29. Rodrigo disse:

    Eu vou passar a usar tinta sublimática ao invés da pigmentada, a pigmentada veio na impressora, e a sublimática vou passar a usar com cartuchos recarregáveis, vou fazer essa troca uma única vez pra nunca mais, o que você me recomenda, essa limpeza total que nem você falou em um dos seus artigos (executando programas de limpeza várias vezes, imprimindo folhas pra tinta antiga sair totalmente ? Os meus melhores comprimentos a você amigo!!!!

  30. denisgomes disse:

    Sim, faça a limpeza total depois de trocar a tinta, e tudo deverá ficar bem.

    Você pode retornar à pigmentada depois se precisar. Só não fique fazendo isso toda hora.

  31. Cacau Oliveira disse:

    Ola Denis. Parabens pela iniciativa. Trabalho com cosmetico artesanal e tenho grandes dificuldades quanto os rotulos do produto. Hoje imprimo com a Pimaco, porém as etiquetas mancham com o contato com a água e fico presa aos formatos pre estabelecidos. Acho que a apresentação é tudo e gostaria de fazer as etiquetas com o formato que quero. A pergunta é? Qual impressora, tinta, e papel voce me recomendaria…e penso tambem em adquirir uma maquina de recorte! Agradeço sua atenção e aguardo retorno,

  32. Jose Cals disse:

    Amigo a L110 serve ?

  33. Ciça Freire disse:

    Oi, desculpa se for uma pergunta repetida… mas estou buscando informações e aqui no site foi onde encontrei ótimas dicas e acho que vc pode me ajudar. Quero uma impressora para impressão de trabalhos gráficos como convites, cartões, etc. Pelo que li a tinta pigmentada daria um melhor resultado, certo? Então a impressora Epson Stylus Photo T50 seria uma boa opção? E a dica de utilizar o papel com altura superior a A4, também funciona para ela? Muito obrigada por toda ajuda!

  34. denisgomes disse:

    Olá Cacau. Qualquer impressora pode ser usada, e você pode usar papel glossy adesivo com tinta corante – o papel glossy não borra com água mesmo com tinta corante. O recorte deve ser feito com uma máquina de recorte já que não existe glossy adesivo pré-cortado, mas o investimento numa máquina dessas pode ser um pouco puxado.

    Se preferir posso fazer os rótulos para você, pois já faço para vários clientes aqui na região e tenho um preço muito acessível. Entre em contato comigo por e-mail caso queira receber algumas amostras.

  35. denisgomes disse:

    O artigo já explica, e esta impressora não deve ser usada.

  36. denisgomes disse:

    Ciça, a tinta pigmentada não é compatível com a T50 e nem com o papel glossy, comumente usado nesse tipo de trabalho. Você deve usar a tinta corante.

    A dica de usar papéis com maior altura que publiquei aqui no site é apenas uma gambiarra para situações específicas. Se você quer imprimir materiais maiores como por exemplo cartazes em tamanho A3 o ideal é comprar uma impressora que imprima neste tamanho. E a impressora A3 também consegue imprimir A4 e qualquer outro tamanho menor.

  37. José Carlos disse:

    Alô amigo. A impressora Epson T1110 serve para usar tanto tinta pigmentada como sublimática, é só trocar o cartucho, é isso. Não haverá intupimento?

  38. Alessandra disse:

    ola Denis…minha duvida é – quero trabalhar com impressão em camisetas chinelos canecas azulejos quebra cabeça e tb quero imprimir papel para decoupagem em mdf … a minha duvida é o tipo de impressora q devo usar …pode ser uma unica impressora para td??? pesquisei sobre a decoupagem e teria q ser impressora a laser pq a jato de tinta borra ..mas estas impressoras com bulk ink são apenas a jato de tinta ??? to muito confusa tb apesar de ler tudo q vc explicou para todas as pessoas fiquei pensando a tinta para camiseta é diferente de todas as outras ..por favor se puder me ajudar nesta enorme duvida ficarei muito grata e desde já agradeço pela sua atenção.

  39. denisgomes disse:

    As impressoras laser são bem diferentes das impressoras jato de tinta, sim. Então você teria que ter as duas (ou talvez três).

    As impressoras com bulk ink são apenas jato de tinta. As impressoras laser não usam tinta líquida, elas usam toner. O tal papel de decoupagem que você mencionou, só pode mesmo ser feito com impressoras laser? (Não conheço este processo).

  40. Melyssa disse:

    Olá , trabalho com estampas em camisetas brancas 100% poliéster , com tinta sublimática , gostaria de saber se existi um papel transfer especial para camisetas pretas e coloridas? , e se é outro processo para fazer essas camisetas ? Poderia me dar algumas dicas ? Desde já , agradeço ;) obg…

  41. Jorge disse:

    Bom dia Denis, o blog site esá 1.0.0.0.0, estou começando neste ramo agora de sublimação estou querendo aprender, me responde uma coisa, posso usar quantas vezes a imagem já usada em uma camisa após a sublimação ou para cada camisa tenho que imprimir a mesma imagem?

  42. denisgomes disse:

    Você só pode usá-la uma vez. Se precisar de 50 camisetas, terá de imprimir 50 folhas.

  43. Rodrigo Vannucci disse:

    Denis, Boa noite! Primeiro Parabéns pelo post, ótimas informações para os iniciantes, como eu. Mas fiquei com uma pequena duvida, tenho uma das impressoras da Epson Stylus Office TX600FW com o selo DURABrite Ultra INK, quando estava falando do selo DURABrite este que tenho serve? Ou tem que ser apenas DURABRITE?
    Abraços e muito obrigado.

  44. denisgomes disse:

    Se tem Durabrite pode mandar ver.

  45. GISA disse:

    BOA TARDE
    COMPREI A T1110 E VEI COM 5 CARTUCHOS MINHA DUVIDA É A TINTA QUE VEM É A PIGMENTADA? COMO VOU TRABALHAR COM TRANSFER EM POLIESTER NÃO VOU NEM UTILIZAR ESSE POIS SENÃO TEREI QUE FAZER TODA A LIMPEZA CONFORME VC EXPLICOU CORRETO? PARA DEPOIS COLOCAR A TINTA SUBLIMÁTICA QUE COMPREI SEPARADAMENTE,OUTRA DUVIDA VC FALOU SOBRE A COR BRANCA,REALMENTE NÃO TEM,QUER DIZER QUE NÃO POSSO IMPRIMIR DESENHOS QUE TENHA PARTE BRANCA? FORA ESSA IMPRESSORA EU TENHA UMA DE USO PESSOAL
    ( MULTIFUNCIONAL HP 2050) POSSO DEIXAR ESSA PARA TINTA PIGMENTADA? EM QUAIS OS CASOS UTILIZO ESTA?
    GRATA

  46. denisgomes disse:

    A tinta original da impressora é pigmentada. Não precisa usar os cartuchos, basta instalar diretamente o bulk ink e já colocar a tinta sublimática. Ela usa dois cartuchos pretos, então coloque a tinta nos dois reservatórios pretos que virão no bulk ink.

    Quanto ao branco, realmente não há como imprimir esta cor. Não sei como você poderá estampar uma camiseta de poliéster de cor escura, acho que não será possível.

  47. Rodrigo disse:

    Grande Denis, to com a T50 e a T1110, qual, na sua opinião, eu ponho tinta sublimática e qual eu deixo pra pigmentada ? Brigadão!!!!!!!!!!!

  48. denisgomes disse:

    Opa, e aí… A T50 não é apropriada nem pra pigmentada nem pra sublimática, ao contrário da T1110.

  49. EDSON PAES disse:

    Bom dia Denis! Estou iniciando no segmento de personalização de camisetas, canecas, etc…, e primeiramente adquirindo conhecimento sobre as máquinas que vou utilizar. Agora chegou a vez da impressora! Penso na Epson t33, pois segundo varios comentários, é muito boa para tinta sublimática.Meu pc tem o windows vista, e notebook windows 7, 32 bits,poderei usá-la sendo 32 bits ou requer que seja 64 bits,, ou tem alguma outra que vc possa recomendar , para a finalidade de sublimação, com bom rendimento .Grato, abçs. Edson Paes

  50. denisgomes disse:

    Qualquer impressora dos modelos atuais pode ser usada em sistemas de 32 ou 64 bits. Basta apenas usar o driver correspondente. Essa impressora é apropriada.

  51. Francielle disse:

    Estou interessada em começar a estampar camisetas, chinelos, mouse pad, canecas, pratos….

    Estou a vários dias pesquisando sobre esse assunto..
    Qto mais eu leio mais fico na duvida …

    Porem nos lugares que procuro as prensas não me dao muita informação sobre a impressora apenas recomendam a epson t1110 porque quero tamanho A3.

    Com ela vou conseguir imprimir para estampar em todos esses artigos?

    Farei isso em casa, então sera esporadicamente, verifiquei que essa impressora entope se ficar alguns dias parada, existe uma outra com qualidade boa que posso substitui-la…

  52. denisgomes disse:

    A T1110 é a mais indicada para isso mesmo, mas a Epson tem outros modelos A3 que també vão servir. Não é necessário usar tamanho A3 já que chinelos, mouse pad, canecas e pratos todos cabem no tamanho A4, mas aí fica a seu critério.

    Você deve usar tinta sublimática e papel sulfite (ou papel fosco/matte). Depois é só imprimir a arte em espelho (invertida) e passar na prensa. E é só.

    Os produtos de sublimação devem ser próprios para essa finalidade, ou seja, deve-se adquirir canecas e pratos próprios e não aqueles do supermercado.

  53. Rodrigo Vannucci disse:

    Denis, Boa noite.

    Comprei uma Epson T33 com bulk ink para trabalhar com sublimação, mas estou tendo dificuldades com a impressão no papel sublimatico que comprei, SUPRIJET 90g/m2 A4. Conforme é possível verificar na imagem anexa, a impressão não esta saindo boa, um pouco desfocada e com as cores borradas. Transferindo estes defeitos para o produto. Posso estar fazendo alguma configuração errada, pois pelo que fiquei sabendo não era necessário trocar o tipo de papel mas sim trocar a qualidade da impressão para tipo foto, isso esta correto? Qual a configuração recomendada para obter a melhor imagem para sublimação?

    Muito Obrigado.

  54. denisgomes disse:

    Você tá usando aquela m***a de papel resinado, não é? Eu tive problemas parecidos com o seu com essa porcaria. Taque fogo nessa b***a e use papel sulfite ou papel fosco (matte) APENAS ;)

  55. Rodrigo Vannucci disse:

    Cara aqui não fala se é resinado, eu sei que um lado é meio azulado e o outro branco. Posso usar papel sulfite normal?? Precisa ser algum especifico? Muito obrigada

  56. denisgomes disse:

    Sem tem umas marcas ou listras azul claro atrás, é o tal do resinado. Joga fora essa m****a ;)

    Sim, pode usar sulfite normal ou o papel de alta resolução fosco (matte). Ambos funcionam muito bem, sem diferença de qualidade. E o resinado também não é melhor do que nenhum destes.

  57. Rodrigo Vannucci disse:

    Denis, esse papel sulfite serve para squeeze tb? E qual papel devo usar para chinelos? Muito Obrigado

  58. denisgomes disse:

    Serve para QUALQUER produto de sublimação. E lembrando que os chinelos também devem ser próprios para sublimação, e não aqueles comprados no mercado.

  59. Rodrigo disse:

    Gostaria de saber se esta Impressora é boa para trabalhar com sublimação: OKI DATA C110 Pro

  60. Tiago Cardoso disse:

    Oi.

    Eu tenho uma impressora EPSON TX133 Sublimatica. Estou começando a fazer sublimação em canecas, mas tenho percebido alguns problemas:

    - As vezes parece ocorrer vazamento de tinta principalmente preta, onde sai um pequeno borrão no papel, isso ocorre de vez em quando, na maioria das vezes a impressão ocorre normal.

    - Fiz a impressão de algumas artes e percebi que algumas cores estão saindo diferente, por exemplo fiz uma arte que possuia uma especie de efeito transparente nas cores preta e vermelha e essas na caneca ficaram com tom esverdeado e amarelado respectivamente.

    - Fiz a impressão de algumas fotos e percebi que a mesma foto ao ser colocada na caneca apresentou diferenças perceptíveis de cor. A cor de pele que saiu normal em algumas canecas, em outras sai em tons puxando para o amarelado e chegando ate o esverdeado, isso falando da mesma arte.

    Eu tenho impresso com configuração de foto de alta qualidade e fazendo a arte em CMYK para não ter o problema do RGB.

    Sabe dizer o que pode estar ocasionando esses problemas? Cosiderando que todas as impressões são realizadas na mesma impressora, com a mesma tinta.

  61. loobos disse:

    olá amigo,meus parabéns por esse site,aposto que está ajudando muita gente,mas não sei se vc possa mi ajudar.Eu tive que parar de fazer ímãns de geladeira,por causa do aumento do preço da placa do ímãn,faz um tempo que estou pesquisando, uma folha que estão usando na impressão a jato de tinta para fazer ímans.ESSA FOLHA ,NÂO É FOLHA DE PAPEL,ela parece um laminado,como se fosse um acrílico bem fininho.estão usando muito para esse tipo de trabalho,essa folha é flexcivel brilhante ,branco leitoso,e imprime a jato de tinta.Nóis somos peixe piqueno,e não da pra comprar placa de ímãn,ou rolo de tonelada,eu ja estudei de tudo e so assim pra mim poder baratiar,e continuar o meu trabalho.agradeço desde ja obrigado! tenho serteza que se estiver ao seu alcance vc irá mi ajudar. loobos….

  62. Tiago Cardoso disse:

    Uma outra duvida, comprei a impressora que ja veio com Bulk Ink instalado e com tinta sublimatica, como não sei a marca da tinta, gostaria de saber se posso simplesmente retirar a tinta que veio e colocar uma outra tinta sublimatica no bulk ink ou é necessário fazer todo o processo de limpeza, mesmo ambas sendo sublimáticas.

    abs

  63. ola denis aqui estou eu de novo,pois sao tantas duvidas ,vc pode me ajudar , tenho duas impressoras com o kit ,uma t25 e uma tx135 pra fazer canecas e camisas 100% poliester serve correto? mas pra fazer em tecido 100% algodao nao pois ai que esta o problema o q faço ? qual o tipo de impressora e papel sao apropriados para este tipo de trabalho no algodao ? desde já agradeço Ass, marina

  64. denisgomes disse:

    Impressoras laser coloridas operam de forma diferente e só podem ser usadas para alguns poucos tipos de camiseta e produtos de plástico.

  65. denisgomes disse:

    Vamos ver se consigo ajudá-lo. Na sequência:
    1. Não deixe a caneca tempo demais na prensa – no máximo 160 segundos. E retire o papel de transfer imediatamente após a prensagem.
    2. Essa mudança de cor dramática só pode indicar cabeça entupida, ou seja, uma ou mais das cores (ciano, magenta, amarelo ou preto) está entupida. Execute o procedimento de limpeza.
    3. Veja o item 2.
    4. Nessas impressoras não é necessário nem recomendado usar o modo CMYK. Elas trabalham melhor no modo RGB, mas isso não causaria o problema das cores descrito por você.

  66. denisgomes disse:

    Olá loobos. Não sei de que material você está falando, mas os ímãs de geladeira que faço em minha gráfica são feitos com manta magnética adesivada comum (13 reais o metro linear, suficiente para cobrir 9 folhas tamanho A4) e com papel glossy comum (R$ 0,30 a folha tamanho A4) resultando em um custo de R$ 1,90 por folha tamanho A4, ou R$ 0,08 por ímã se você colocar 24 deles em uma folha (esse custo não cobre a mão de obra). A qualidade dos ímãs que produzo é idêntica à dos ímãs feitos em gráficas offset.

    Não é necessário comprar grandes quantidades de material: a manta magnética está disponível para compra por metro, e o papel glossy pode ser adquirido em pacotes com 20 ou 50 folhas. Existem até vendedores que oferecem mantas magnéticas já cortadas em tamanho A4 pelo mesmo preço.

    Se puder lhe ajudar em algo mais, estou à disposição.

  67. denisgomes disse:

    Sim, você pode retirar esta tinta e colocar outra. Ainda é ideal fazer a limpeza para tirar todos os restos da marca velha de tinta.

  68. denisgomes disse:

    Para camisetas de algodão deve-se usar tinta pigmentada e papel de transfer para tecidos de algodão.

  69. Orlando disse:

    Olá! Quer dizer então que realmente posso utilizar papel sulfite ou matte para sublimar qualquer superficie própria para sublimacao (camisa poliester, squeeze, chinelo, etc)? Existe algum outro papel que deixa o trabalho final com mais qualidade ou é apenas “papo de vendedor”? Obrigado!

  70. denisgomes disse:

    Sim, pode e não, não existe. O que dá a qualidade do transfer é mesmo a tinta. No máximo o papel matte ajuda um pouco por permitir impressão em alta resolução, mas é muito pouco.

  71. Renato K. disse:

    Denis, bom dia. Desejo comprar uma impressora somente para uso doméstico, ou seja, imprimir trabalhos escolares, documentos, e (eventualmente) fotos (uso pessoal, nada profissional). Teria que ser uma multifuncional, i.e., com funções de copiadora e scanner também (fax não é necessário). Somente recentemente ouvi falar do sistema bulk-ink, e dado que o cartucho é o componente que mais encarece a impressão, fiquei bastante interessado. A Epson lançou já há cerca de um ano a L200, mas li num post aqui mesmo que tem havido muitas reclamações sobre a mesma. Enfim, minha pergunta é a seguinte: para o uso indicado, e baseado na sua larga experiência, o que você recomendaria? Uma Epson, HP … ? É fácil montar o sistema de bulk-ink em casa, ou seria conveniente comprar já montado? Sei que a compra com o kit já montado encarece o produto, daí a pergunta … Qualquer dica que você puder dar será muito bem-vinda !!! Obrigado e um abraço.

  72. boa tarde denis voce poderia me esplicar como mudar o kit bulk ink com a tinta sublimatica para o kit com a tinta pigmentada sera q eu consigo ou tenho que procurar um especialista no caso . há e das impressoras t25 e tx135 qual delas é a melhor pra fazer a mudança de kit bjs e obrigada

  73. Tiago Cardoso disse:

    Muito Obrigado pelos esclarecimentos! Sucesso para voce!

  74. Israel disse:

    Olá Denis, Quero comprar uma impressora para trabalhos com sublimação e pigmentação. Em um comentário acima você falou com Rodrigo para não usar a T50, mais em contato com o suporte técnico da Epson, eles me informaram que a T50 é Durabrite. Estou confuso agora de qual impressora comprar para fazer esse trabalho. E me parece que as impressoras da Epson com o bulk ink original também não suportam as tintas sublimática e pigmentada. Me ajude por favor! Quero saber qual a impressora comprar para esse tipo de trabalho?

  75. denisgomes disse:

    Sim, você pode fazer isso e o procedimento é bem simples. Basta retirar os cartuchos, retirar toda a tinta dos reservatórios e dos cartuchos e colocar a nova tinta refazendo todo o processo de instalação de bulk ink. Se não souber fazer a instalação da tinta, basta assistir aos inúmeros vídeos no YouTube.

    Qualquer das duas impressoras pode ser usada.

  76. denisgomes disse:

    Agora estou confuso com relação a terminologia que a Epson está usando. Sempre achei que a expressão Durabrite se referisse às tintas pigmentadas da Epson.

    Como a T50 usa tinta corante de fábrica, é possível que eles estejam usando o nome Durabrite para indicar que a tinta original dela é durável e resistente ao sol. Mas isso não quer dizer que a impressora seja compatível com a tinta pigmentada.

    As impressoras com bulk ink original da Epson também não suportam tinta pigmentada, então a melhor opção são as impressoras que usam tinta pigmentada e que possuem o selo Durabrite colado na frente (a T50 não tem).

  77. Israel disse:

    Entendi. Qual ou quais você me indicaria como a melhor no momento, que suporte essas tintas? Não entendo de impressora, então não quero comprar nenhuma que venha me arrepender depois. E antes, você falou certo, vendedor só quer vender, não se importará se a impressora é o que agente precisa ou não.

  78. denisgomes disse:

    Qualquer modelo que TENHA o selo Durabrite (branco) na frente. Alguns exemplos: T25, T33, TX320.

  79. Israel disse:

    Valeu obrigado. Aqui em Salvador é muito difícil encontrar locais que venda essas impressoras adaptadas com bulk ink, você indica algum local em São Paulo que venda à bom preço?

  80. denisgomes disse:

    MercadoLivre.com.br

  81. Israel disse:

    Obrigado Denis, mais prefiro comprar direto em loja ou empresa de informática. Não sou muito fã de Mercado Livre.

  82. eduardo disse:

    a epsno t33 saiu de linha? quais os modelos que aceitam tinta sublimática e pigmentada?

  83. EDUARDO disse:

    a epson XP 204 ACEITA O BULK COM TINTA SUBLIMÁTICA E PIGMENTADA?

  84. EDUARDO disse:

    A EPSON XP 204 É UMA BOA IMPRESSORA? OU T33 É MELHOR?

  85. denisgomes disse:

    Nesse caso você ficará bem restrito em opções e preços. Se eu pensasse dessa forma teria pago o dobro aqui na minha cidade por uma HP Officejet 8500.

    Comprar na internet em geral é seguro, pois as lojas e o MercadoLivre adotam esquemas para evitar que o comprador tenha problemas, como a devolução do dinheiro em caso de não envio ou defeito.

  86. denisgomes disse:

    Que eu saiba não saiu não. As impressoras com selo Durabrite colado na frente delas aceitam.

  87. denisgomes disse:

    Não sei dizer mas ambas parecem boas.

  88. Rodrigo Vannucci disse:

    Boa tarde Denis. Cara já não sei mais o que faço… Mudei o papel testei com folha 90gr e papel matte da Pimaco e a impressão continua igual. O que faço? Me ajuda por favor. Obrigado

  89. Rodrigo Vannucci disse:

    Comprei papel matte e o papel A4 90g para sublimação, mas as imagens não estão saindo boas, todas estão saindo manchadas, tenho uma Epson T33, com tinta sublimatica, qual a configuração que tenho que fazer na impressora para ter uma boa impressão, sem imagens borradas! Abraços!

  90. Rodrigo Vannucci disse:

    Boa tarde Denis. Cara já não sei mais o que eu faço… Já fiz a impressão na folha 90 gr e no matte da Pimaco e a impressão continua igual, me ajuda por favor. Obrigado

  91. Marcus Vinicius disse:

    Nem todas as impressoras epson com selo Durabrite vem com o sistema BUlk INK. Se eu for adapta-la,

    não vai dar problema? e quanto custa para adaptá-la?

  92. denisgomes disse:

    Mas o que você procura exatamente, afinal?

  93. denisgomes disse:

    Geralmente só dá problema se você usar tinta ruim ou ficar muito tempo sem usar a impressora. O custo do bulk ink varia entre 50 e 200 reais.

  94. Fernando disse:

    Olá Denis, boa tarde!

    Tenho uma impressora Epson Estylus Photo R200, posso usar que tipos de tinta nela e posso instalar Bulk ink???

    Aguardo sua resposta, obrigado!

  95. Lacroix disse:

    qual transformador devo usar para impressora epson T42 110v
    aqui minha voltagem é 220v

  96. denisgomes disse:

    Rapaz, isso é uma relíquia! O bulk ink da T50 também serve na R200, creio eu. Talvez você tenha apenas que mudar a ordem dos cartuchos.

    A tinta recomendada é a corante.

  97. denisgomes disse:

    Ligue no mesmo estabilizador ao qual o seu computador está ligado (mas verifique se ele está soltando 110 volts; a maioria faz isso mas alguns poucos não).

  98. Denisclaroqsim disse:

    Olá Denis tenho uma duvida a minha impressora é a tx123 da epson quero colocar tinta sublimática para sublimação mas minha esposa precisa fazer impressões da escola posso comprar dois jogos de cartucho recarregavel e manter um com tinta comum e o outro comtinta comum e ir trocando quando precisar?

  99. fabio disse:

    Boa tarde Denis aos poucos vou pesquisando melhor seu site gostei muito, possuo uma pequena confecção de roupas, pretendo estampar alguns modelos de blusas e tenho algumas duvidas, tenho uma impressora Espson Stylus CX4900 creio que aceita tinta sublimatica por causa do selo DuraBrite Ultra mas ela imprime em boa qualidade por possuir 4 cores (preto, amarelo, magenta e ciano)? e qual marca da tinta e papel recomenda para impressão desse tipo ? Outra duvida: Pretendo comprar uma impressora A3 mas que teria que fazer 2 funções, sublimação e imprimir arte final esse ultimo eu apenas imprimo a arte e levo pra uma estamparia e gravar a tela queria saber sua opinião qual impressora se encaixa melhor ou seria melhor uma laser.
    Ps: o tecido que mais uso na fabricação é a viscolycra.
    Obrigado

  100. Raquel disse:

    Olá Denis, eu novamente! rs Minha dúvida é a seguinte, tenho uma impressora da HP F4400, e gostaria de saber se posso imprimir em papel transfer com essa impressora, e qual cartucho deveria usar. Agradeço novamente!!

  101. denisgomes disse:

    É melhor não. O transfer deve ser feito com tinta pigmentada ou sublimática, e as impressoras da HP não se dão muito bem com isso.

  102. Fernando disse:

    No caso para fazer Transfer a corante não é a mais recomendada, não é?

  103. Raquel disse:

    Obrigada Denis, vou pesquisar uma impressora então!!!

  104. denisgomes disse:

    Sim, nesse caso terá de ser a pigmentada. E a T50/R200 não é compatível com pigmentada.

  105. Barbara Lima disse:

    Tem como vc me indicar uma impressora(marca e modelo) para transfer? quero fazer umas etiquetas em tecido para bolsas que confecciono :-) coisa simples,nada grandioso,.Ah! e queria saber se todas epson é de cartuchos de tintas com cores separadas ou tbm tem as que usa somente 2 cartuchos 1 de cores e 1 cor preto? Quero comprar a impressora certa,quero fazer minhas etiquetas e a grana ta curta,se puder me ajudar indicando uma simples,que de pra fazer oque eu quero e que não me custe tanto, DESDE JA AGRADEÇO :-)

  106. denisgomes disse:

    Olá Bárbara. O próprio artigo responde à sua pergunta. Quanto às etiquetas, pode ser interessante considerar também comprá-las prontas (já impressas) em alguma empresa especializada.

  107. Tiago disse:

    Olá estou iniciando meu negócio, irei trabalhar com sublimação em canecas, chinelos, bonés em fim… mas principalmente com camisetas pretas , e pelo que li em outros posts a sublimação não dá certo em camisetas pretas. Minha preocupação seria na compra da impressora, terei que comprar uma impressora com tinta pigmentada só para os tecidos escuros e outra para tecidos claros?

  108. denisgomes disse:

    Não existem impressoras com tinta branca de fábrica. Para fazer em tecidos escuros é necessário usar o papel de transfer para tecidos escuros, que já inclui a base branca.

  109. Robson Junior disse:

    Boa noite Denis, estou iniciando no ramo de camisetas com transfer sublimatico e agora quero uma impressora t1110 para baratear o processo de impressao que esta muito caro aqui no Rio. agora as duvidas, sempre imprimo em camisas brancas e pretas com a aplicação do papel fosco. mas nunca tentei em outras cores, tipo cinza,azul,amarelo. posso colocar transfer sublimatico sem papel fosco nessas cores?

  110. denisgomes disse:

    Neste caso a cor da camiseta vai afetar a cor da imagem. Se for uma cor muito escura, a imagem não vai aparecer corretamente. Portanto você deve se limitar a usar camisetas brancas ou camisetas de cores bem claras.

  111. Robson Junior disse:

    ok, com as cores mais claras eu posso ate conseguir um bom resultado. e com as mais escuras preciso usar o transfer dark ou continuar usando a base fosco? sabe me dizer oque é transfer laser? e qual loja me indicaria para comprar impressora e tintas.

  112. denisgomes disse:

    Para camisetas escuras é necessário usar um papel já com a base branca. Mas pelo que você diz parece que você está fazendo camisetas de tecido sintético. O papel com base branca serve apenas para tecidos não-sintéticos, então não sei o que você poderia fazer neste caso.

    O transfer laser é feito com uma impressora laser colorida.

  113. Robson Junior disse:

    estou fazendo com camisetas de malha 100‰ algodão. a impressão é terceirizada e é feito em uma impressora laser canon. segue fotos para vc analisar. estou com muitas duvidas em comprar uma boa impressora. a branca foi transfer laser normal em prensa…a preta tmb, mas foi usado uma base fosca em baixo da imagem…

  114. denisgomes disse:

    Qual é a sua dúvida, então? Você já fez o processo e já sabe que quem faz pra você usa uma Canon… A única coisa que me resta pra lhe dizer é que… o custo da impressão é mesmo alto, impressoras laser usam cartuchos caros.

  115. AJ Mian disse:

    Estou iniciando um negocio de copias e impressão de fotos e cartões personalizados com qualidade fotografica e fiquei interessado pela Multifuncional da Epson Stylus Photo Tx730wd para uma experiencia nesse negocio. Como faço para saber se a TX730WD é durabrite? Qual é a tinta recomendada para um bulk ink na TX730WD nesse negocio? A TX730WD é a ideal para esse negocio?

  116. denisgomes disse:

    A TX730WD só usa tinta corante. Esta impressora é ideal para este tipo de trabalho mas a tinta corante tende a desbotar. Isso não será um problema nos cartões de visita mas poderá ser um problema nas fotos, então você deve tomar cuidado. Se usar tinta original não terá este problema.

  117. AJ Mian disse:

    Obrigado pela atenção. Voce conhece alguma impressora ou multifuncional que possa ser ideal para esse negocio (copias, fotos e cartões personalizados com qualidade fotografica) e a marca da tinta pro bulk ink? Comprando uma impressora ou multifuncional para cada atividade funcionaria melhor na questão da qualidade? Voce poderia indicar alguns modelos ideias para esse negocio? Pretendo usar bulk ink no negocio alguma dica de qual tinta usar?

  118. AJ Mian disse:

    Estou observando multifuncionais da brother para vender em varias lojas que tenho pequisado, inclusive um vendedor disse que elas tem melhor qualidade de impressão tanto para copias quanto para fotos do que as epson. Voce tem conhecimento se as brother funcionam com bulk ink sem problemas?

  119. denisgomes disse:

    As impressoras em geral possuem a mesma qualidade de impressão, não há como uma ser melhor do que a outra a menos que ela tenha mais cartuchos/use mais cores, como a Epson T50 que possui seis cores ao invés de quatro.

    As impressoras da Brother por outro lado parecem ser boas impressoras e já vi algumas pessoas usando, então acho que posso recomendar.

  120. AJ Mian disse:

    A qualidade da tinta usada nos cartuchos originais da TX730WD é a mesma qualidade das recargas originais usadas na L800?

  121. AJ Mian disse:

    Então seguindo essa linha de pensamento da pra instalar um bulk ink na TX730WD e abastece-la com recargas originais da L800 e não teria problemas com qualidade. O que acha?

  122. denisgomes disse:

    Teoricamente é isso, sim.

  123. marina disse:

    Minha impressora t25 sublimatica deu problema primeiro com a
    tinta amarela ,concertei e agora ela travou com a cor preta oq pode ter
    acontecido não sai mais nada como faço pra saber qual tinta sublimatica devo
    usar para não acontecer + isto bjs marina

  124. denisgomes disse:

    Entupir é um tanto normal, especialmente se você usa muito pouco a impressora. Tente fazer o mesmo procedimento que você fez com a tinta amarela e veja se ajuda. Se não der, será necessário fazer uma limpeza manual. E procure usar a impressora toda semana, mesmo que seja só pra imprimir algumas folhas e jogar fora, pra diminuir as chances disso acontecer.

  125. marina disse:

    denis resolvi o problema era a bateria kkkk bjs e obrigada eu nem sabia que a impressora usava bateria kkk a e deixa te perguntar sabe qual papel melhor para fazer as cenas de acrilico ? aquelas de encaixe bjs e obrigada novamente

  126. denisgomes disse:

    Nem eu sabia disso :D Cenas de acrílico?

  127. marina disse:

    canecas de acrilico eu fiz com o papel suft mas gostaria de saber qual papel fica melhor

  128. denisgomes disse:

    Presumo que esteja falando das canecas rosqueáveis, em que você coloca a arte dentro dela. Neste caso você pode usar papel fotográfico (glossy).

  129. marina disse:

    de quantas gramas ? e qual das tintas devo usar sublimatica ou pigmentada?

  130. denisgomes disse:

    Qualquer gramatura serve, a mais comum é 180 gramas. Deve-se usar tinta corante, já que a pigmentada não parece ser compatível com este papel.

    A tinta sublimática deve ser usada exclusivamente para fazer canecas de cerâmica através de prensa de calor, que não é o seu caso.

  131. Misael disse:

    Olá amigo tenho lido tudo no seu blog… tem em ajudado muito. Gostaria de saber uma coisa quero comprar uma impressora e me interessei na Epson Stylus-photo t50 , gostei pq ela imprime direto no cd ou dvd, mas gostaria de saber se ela daria conta de serviços como cartoes de visita imãs de geladeita convites e alguns outros com qualidade de imagem e tbm se eu instalar o Bulk inck , permanece a qualidade e melhor com economia.
    Obrigado.
    Att, Misael.

  132. denisgomes disse:

    Certamente que dá conta sim. Eu uso uma dessas em minha gráfica rápida e consigo fazer estes e outros trabalhos muito bem. O bulk ink é essencial para imprimir com baixo custo mas a qualidade de imagem depende apenas da tinta que você usa – se usar tinta barata corre o risco de ter problemas com entupimento.

  133. Misael disse:

    Muito obrigado… e me diga o que vc acha da

    Multifuncional HP OfficeJet Pro 8600 Plus Jato de Tinta

  134. Shalimar disse:

    Olá, li seu artigo mas estou numa dúvida cruel entre a compra a T50 ou L800 da Epson.

    A T50 tem o esquema da Tinta durabrite, mas a L800 eu posso carregar o cartucho, se entendi errado me corrija. Na verdade vou usar apenas para impressão de DVDs personalizdos, uma vez que trabalho com fotografia, nesse caso qual você recomendaria?

    Estou namorando a L800, porém estou na dúvida sobre a tinta de recarga, pois não encontrei ou não soube encontrar fácil indicações de onde comprar ou se posso comprar frascos genéricos para realizar essa recarga, meu medo é comprar uma que estrague tanto a impressão qt a própria impressora…

    Depois de ler esse outro link fiquei mais na dúvida ainda: http://www.mundoepson.com.br/item/impressora-para-imprimir-em-cd-e-dvd

    Obrigada!

  135. denisgomes disse:

    Depende do que você vai imprimir. As impressoras da HP são boas mas eu não costumo recomendá-las para trabalhos fotográficos.

  136. denisgomes disse:

    As duas impressoras são idênticas exceto pelo bulk ink de fábrica na L800, e a TX730WD tem a mesma qualidade de impressão de ambas.

    Se você optar pela L800 deverá usar tinta original pois a impressora pedirá códigos que só aparecerão nas embalagens da tinta original. Em outros modelos é possível instalar um bulk ink genérico e usar tintas de terceiros, mas a tinta original tem a vantagem de ser uma tinta de altíssima qualidade e que possui proteção contra desbotamento, o que pode ser importante pra você.

    A tinta original da Epson para L800 custa cerca de 40 reais por frasco de 70 ml (são seis). É fácil encontrar em papelarias online como a Kalunga ou outras lojas virtuais.

  137. Alessandra ateliedaale disse:

    Bom dia, estou começando trabalhar com pijamas em malha pv tenho uma impressora HP oficejet j3600 jato de tinta, serve para eu imprimir no papel transfer e qual tinta devo usar, será que terei que comprar uma Epson?

  138. denisgomes disse:

    Infelizmente não será possível fazer isso usando o transfer, e nem esta impressora da HP. Você deverá usar o processo de serigrafia.

  139. Alessandra ateliedaale disse:

    Obrigada pela responta, imprimi um folha de transfer e estampei, o resultado foi satisfarório mas fiquei na duvida se sairia nas lavagens.

  140. Shalimar disse:

    Obrigada querido!
    Sucesso com o site :)

  141. denisgomes disse:

    Eu não recomendei usar o transfer porque tecidos que não sejam o poliéster exigem o uso de um papel especial, que na verdade é uma película que gruda no tecido. Creio que o resultado disso não ficaria aceitável para ser vendido como um produto comercial, mas a decisão final obviamente é sua.

  142. Josigel disse:

    Olá Boa Noite, amigo primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelas informações que pra pessoas como eu que estão começando um negócio são bastantes esclarecedoras, estou começando um negocio de transfer e vou trabalhar principalmente com almofadas em tecido 100% poliéster, gostaria de sua opinião a respeito de uma boa e mais em conta impressora Epson para começar, sei que uma boa seria a impressora Epson TX133 porem não encontro mais o modelo no mercado, qual um modelo que você me indica?

    Desde já agradeço peça ajuda.

  143. denisgomes disse:

    Procure outros modelos da linha TX ou da linha T. Creio que qualquer um deles poderá lhe atender.

  144. José Henrique disse:

    Bom dia! Gostaria de saber à respeito da resina que prepara a xícara para receber a impressão sublimática. Como é feita a preparação da xícara e se sai mais em conta comprar a xícara pronta, já preparada?! Obrigado.

  145. denisgomes disse:

    Não sei sobre a preparação de tal resina, mas só a mão de obra de preparar e aplicar na caneca não vale a pena. Além disso você corre o risco de a impressão da imagem apresentar problemas posteriormente. Até escrevi um artigo sobre isso.

    A caneca própria para sublimação, já preparada, não é tão mais cara que a caneca comum, então realmente não vale muito a pena.

  146. wellington disse:

    boa noite Denis!
    estou iniciando na area do transfer, tenho a prença termica, a impressora sublimatica comprei conforme vc orienta em seu topico( com selo durabrite) e tenho uma hp3516 sabe me dizer se ela aceita a tinta pigmentada? obrigado

  147. denisgomes disse:

    HP não é recomendada pra esse tipo de trabalho.

  148. wellington disse:

    Denis e a canon pixma ip 2700, tenho uma dessa tbm, grato!

  149. carol disse:

    Olá,Estou iniciando um trabalho c/transfer e estou aprendendo ainda,como vi que vc tira algumas dúvidas queria perguntar a vc o seguinte,comprei a prenca a epson T33 sublimática e queria saber se posso usar a tinta pigmentada na mesma impressora pois vi que vc colocou num comentário que ela é compativel tendo o escrito durabrite ultra,isso mesmo?

  150. denisgomes disse:

    Sim, ela é compatível mas só dá pra usar um tipo de tinta por vez: ou pigmentada ou sublimática. Não dá pra usar as duas tintas trocando os cartuchos.

  151. Gith disse:

    Olá, posso usar uma plotter com a finalidade de imprimir documentos tamanho A4? Ou seja, uma impressora plotter no lugar de uma doméstica comum para imprimir digamos cerca de 30,00 páginas coloridas ao mês?

  152. Jo disse:

    a multifuncional epson L355 é indicada??

  153. Phil disse:

    Olá, estou a comprar uma MULTIFUNCIONAL EPSON L355 (com tanque de tinta) para usá-la com sublimação em porcelanas e tecidos, minha dúvida é: as tintas originais deste modelo podem ser usadas para este fim? são sublimáticas ou pigmentadas? obrigado, estou iniciando no ramo, desde já agradeço

  154. denisgomes disse:

    A princípio nada impede esse tipo de utilização. No entanto como uma plotter foi desenvolvida para imprimir em materiais grandes ela pode ter dificuldade em puxar folhas soltas por serem muito pequenas. Ela também não conseguiria imprimir até a borda inferior: em impressoras comuns a margem inferior mínima é de 0,5 cm, e numa plotter a margem inferior mínima possivelmente seria de 1 cm ou mais devido ao esquema do tracionador.

    Se você realmente quiser imprimir folhas soltas e dependendo do que você for fazer, pode ser interessante comprar bobinas de papel sulfite ou outro que você queira e então cortar as folhas depois da impressão. Mas se você precisa de algo mais prático, então o negócio é mesmo uma impressora pequena.

  155. denisgomes disse:

    Nenhuma da série L é.

  156. Gith disse:

    Denis amigão me diga, quero montar uma mini gráfica, mas a grana não dá pra comprar uma offiset. Nem se meu pai fosse fazendeiro ele me daria uma de presente.
    Quais impressoras digitais você me indicaria para trabalha com grandes quantidades de impressões, como por exemplo 30,00 coloridas cópias por mês?
    Me disseram que a Brother Laser Colorida HL-4150 CDN é excelente!

    No entanto, andei dando umas pesquisadas e encontrei uma que é maravilhosa a Riso CZ180 com ciclo mensal de 300.000 mil páginas colorida. Mas, eita que é cara custa em torno de uns R$ 100,000 reais.
    Quais dicas você poderia me dar amigão?

    No aguardo!

    Subject: [tudosobreimpresso] Re: Dica rápida: Qual a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada?

  157. hitalo bezerra disse:

    olá, vc esta de parabens pelo conhecimento e site existente…em fim, andei pesquisando impressora da epson na linhagem dos (T)… T33, T24, T25, etc mais parece que todas sairam de linha..a unica que encontrei foi a T50, e devido ter acrecentado mais duas opções de cores, queria saber se daria certo instalar o bulk para trabalhar com sublimação,e se funcionamento seria o mesmo da T33 ou modificaria algo, e meu trabalho é voltado mais pra fardamentos escolares, traballharei só com tinta sublimatica.? obridago por o espaço que vc nos dar em tirar nosssas duvidas, mais uma vez esta de parabens. Muito Sucesso em seus objetivos.

  158. hitalo bezerra disse:

    olá, vc esta de parabens pelo conhecimento e site existente…em fim,
    andei pesquisando impressora da epson na linhagem dos (T)… T33, T24,
    T25, etc mais parece que todas sairam de linha..a unica que encontrei
    foi a T50, e devido ter acrecentado mais duas opções de cores, queria
    saber se daria certo instalar o bulk para trabalhar com sublimação,e se
    funcionamento seria o mesmo da T33 ou modificaria algo, e meu trabalho é
    voltado mais pra fardamentos escolares, traballharei só com tinta
    sublimatica.? obridago por o espaço que vc nos dar em tirar nosssas
    duvidas, mais uma vez esta de parabens. Muito Sucesso em seus
    objetivos.

  159. denisgomes disse:

    Olha Gith, o problema das impressoras laser colorida pequenas é o suprimento. Em geral, quanto mais barata a impressora, mais caro o toner. E o custo do toner é algo importante a se considerar já que causa impacto no preço final, e como sei a concorrência na área gráfica é incrivelmente grande.

    Talvez seja o caso de você usar mais de um equipamento para atender clientes em diferentes faixas de preço, e em alguns casos terceirizar em outra gráfica alguns serviços maiores.

    Pesquise sempre o preço do toner e não apenas o preço do equipamento. De repente investir 100.000 nessa Riso para ter cópias incrivelmente baratas pode valer a pena. Procure também as impressoras da Konica Minolta.

  160. denisgomes disse:

    Infelizmente a T50 não pode ser usada por não ser compatível com tinta pigmentada ou sublimática.

    Mesmo que a impressora tenha saído de linha, se você encontrar alguém vendendo você pode comprá-la sem medo. Se não, existem outros modelos compatíveis com essa tinta.

    Com relação às suas impressões, eu definitivamente NÃO RECOMENDO usar transfer para uniformes escolares devido à durabilidade. O transfer em algodão e outros tecidos exige a utilização de um papel especial e esse tipo de personalização não aguenta a “surra” do dia-a-dia. Recomendo fortemente que use a serigrafia, que é um processo bem diferente do transfer.

  161. Gith disse:

    Ae mano, fui dá uma olhadinha nas super máquinas de impressão de que mencionou. Fico abismado com tanta tecnologia embutida nesses equipamentos. Por isso que é chato ser “pobre”.
    Realmente as impressoras da Konica Minolta são super, super bacanas, principalmente a bizhub PRESS C8000. Essa belezura tem ciclo mensal de 600.000 páginas e qualidade de impressão equiparada às das Offsets. Não consegui ver o presso dela, mas acredito que deve de ultrapar seus R$ 100.00 mil reais.
    Denis meu poder de compra gira em torno de 10.000 mil reais no momento. O sr. não me pode sugerir equipamentos de impressões a essa altura de valor?
    Mais uma vez muito obrigado por responder meus emails. Você é o cara que sabe sobre impressões e seus respectivos equipamentos.
    Abraço, fico no aguardo!

    Ah, e me chamo Gildeão – (Gith – é só um apelido)

    Subject: [tudosobreimpresso] Re: Dica rápida: Qual a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada?

  162. Josigel disse:

    Olá Boa Noite, amigo encontrei a Impressora Epson Stylus T42WD, você recomenda esse modelo?

    Desde já agradeço pela ajuda.

  163. denisgomes disse:

    Desconheço equipamentos profissionais (como a Konica Minolta) novos e nesta faixa de preço. Tente o MercadoLivre ou o Google para localizar equipamentos usados.

    E eu não sei tanto sobre impressão assim ;)

  164. hitalo bezerra disse:

    tudo bem sobre a impressora…tentarei encontrar uma que posso usar bulk com tint sublimatica.. A questão que falei que meu mercado é voltado mais para uniformes, eu iria usar não o trasfer com papeis especiais, e sim, queria saber se a sublimatica (tinta) daria uma durabilidade maior em tecidos 100 % poliester…ate por que a tinta tem mais penetração no tecido…seria uma boa fazer uniformes?

  165. denisgomes disse:

    A tinta sublimática SÓ PODE SER USADA em tecidos de poliéster. A durabilidade é muito grande (os abadás de carnaval são feitos assim) mas nem todo mundo vai querer uniformes em poliéster.

  166. Thiago Carlos disse:

    Estou iniciando em um negocio de transfer em camisas de algodão, estou com muitas duvidas sobre a impressora que devo comprar, pois quero uma que imprima em formato A3 e compatível com tinta pigmentada, e que não seja tão cara, acho que não tem nenhuma com essas características que venha com Bulk Ink de fabrica né? Então gostaria que vc listasse pra mim as que tem essas caracteristicas e que podem ser instalado o Bulk Ink? Desde já lhe agradeço.

  167. denisgomes disse:

    Com bulk ink de fábrica não, e mesmo se houvesse o bulk ink de fábrica da Epson é só para tinta corante no momento.

    O modelo mais comum da Epson pra isso é a T1110.

  168. Thiago disse:

    Ola denis posso usar papel transfer com a tinta sublimatica para fazer impressões em capas de celular, capas de plastico, ou acrilico?

  169. Erik Dumard disse:

    Denis Gomes, no seu artigo (diga-se de antemão, muito bom, excelente mesmo) você nos diz que as impressoras com selo DuraBrite são as indicadas para se usar tintas Pigmentadas. No final do seu artigo, tem uma atualização nos informando que nenhuma impressora da linha L permite a utilização dessa tinta. Pois é, aí que meus miolos ferveram, pois a Epson L800 tem o selo DuraBrite.
    1 – Pode-se usar a tinta pigmentada nela ou não?
    2 – Se sim, a tinta que vem de fábrica(Epson original) é pigmentada?
    3 – Se não, seria melhor eu comprar então a T50 e fazer o Bulk-Ink nela?

    O meu objetivo final é usar tinta pigmentada para imprimir transfer em roupas de algodão.

    Obrigado e abraços.

  170. denisgomes disse:

    Sim desde que você tenha a prensa apropriada (geralmente a plana serve) e o produto seja preparado para esse tipo de trabalho.

  171. denisgomes disse:

    Olá Erik. Entendo a sua confusão. Eu não sei porque a Epson resolveu colocar este selo nestas impressoras, mas parece que isso só ocorre no site porque na impressora em si não há o selo Durabrite.

    De qualquer forma já alterei minha recomendação aos usuários e agora digo que devem procurar uma impressora com selo Durabrite (na impressora em si) OU que venha com tinta pigmentada de fábrica, o que não é o caso da L800 ou de nenhuma outra impressora da série L. A tinta original da Epson pra essas impressoras é corante.

  172. Ale disse:

    Tenho uma impressora TX560WD ela tem o selo dura brite ultra e gostaria de saber o cartucho original desta impressora vem com tinta corante ou pigmentada

  173. Erik Dumard disse:

    OK, obrigado Denis.
    Nesse caso, estou certo sobre a T50(pelo menos no site tem o selo Durabrite) ou não? Se não, qual vc conhece que trabalha com tinta pigmentada?

  174. denisgomes disse:

    Se tem o selo na impressora, é porque é pigmentada.

  175. denisgomes disse:

    A T50 é a mesma coisa da L800.

    Algumas impressoras da linha T (T25, T33, se você achar pra vender) são. As da linha TX parece que são também.

  176. Erik Dumard disse:

    Pois é, o problema dessas mais antigas é que não acho pra vender.
    Sabe dessa T1110? Ja vi pra vender com Bulk nela.

  177. denisgomes disse:

    Bom modelo, imprime A3.

  178. Paula Biondi disse:

    ola!

    inicialmente, excelente artigo! me tirou muito duvidas!

    mas gostaria de saber mais detalhes relacionado a algo que notei: por que não é possível utilizar impressoras da marca HP?

    procurei no mercaso, sem sucesso e quando questionei um técnico, ele comentou que não era possivel usar tinta sublimática nessa marca.

    saberia dizer o por que?

    des de já, muito grata!

  179. denisgomes disse:

    Olá Paula. São dois motivos:
    1. A cabeça de impressão da HP não é muito compatível com esse tipo de tinta. Pode funcionar por um tempo, mas talvez não tanto quanto poderia ou deveria.
    2. Várias impressoras da HP, especialmente as mais baratas, usam aqueles cartuchos com cabeças de impressão descartáveis. Esses cartuchos não duram mais do que 2-3 recargas (porque são descartáveis) e não servirão para funcionarem com um bulk ink permanentemente instalado.

    A Epson é mais recomendada pra isso porque a cabeça é mais compatível com esse tipo de tinta, além de ser fixa e ter uma vida útil bem mais longa.

  180. paloma disse:

    A impressora : Impressora Stylus T42WD WI-FI (Substituta da Stylus T33) é boa para a sublimaçao de chinelos?

  181. Dionis disse:

    Tenho uma T1110, porém ela dá muito problema de folha embolar na saida e ela acaba travando, pois a passagem da folha tem que ser muito exata, e como a folha a3 é maior quando ela fica na espera da impressora ela acaba ficando com uma ondulação que quando chega neste ponto ela embola toda dentro da impressora. Sabve me dizer uma impressora a3 para sublimação que não apresente este problema?

  182. denisgomes disse:

    Esse tipo de problema pode ocorrer em qualquer impressora, trocar por outra pode não ajudar muito. Tente um dos seguintes:
    1. Use um papel mais grosso – imprimir cartazes carregados de tinta em papel sulfite 75 gramas, por exemplo, é impossível porque embola bem no final devido ao excesso de tinta
    2. Evite usar folhas que por um motivo ou outro ficaram curvadas – elas devem estar totalmente planas
    3. Deixe as folhas em cima da mesa e insira uma folha por vez
    4. Corte um pedaço de papelão no tamanho A3 e coloque atrás de todas as folhas na bandeja da impressora – isso pode ajudar a deixar as folhas planas quando colocadas na bandeja de entrada

  183. Fc. Fonseca disse:

    Estou iniciando um negocio estampar canecas com fotografias e fiquei interessado pela Multifuncional da EPSON EXPRESSION XP-401, tem o selo DURABrite e vem com Quatro cartuchos de tinta DURABrite Ultra: o que vocé me dis da serie XP.

  184. Tasciane disse:

    Oi, comprei uma epson L110 sublimatica, mas não consegui imprimir o azul claro…
    o problema é na tinta,,, to com a tinta que veio nela

  185. denisgomes disse:

    Tente fazer o procedimento de limpeza de cabeça (nozzle cleaning).

  186. Gith disse:

    Olá Denis, tô com um problema aqui na minha Epson L200. Após eu ter impresso 6.000 páginas tudo em preto e branco, as impressões do preto começaram a aparecer umas limhas horizontais. Não entendo, tô usando tinta original, já alinhei o cabeçote e veriquei e fiz limpeza dos jatos de tintas diversas vezes, mas as malditas linhas horizontais continuam. VOCÊ PODERIA ME AJUDAR COM ISSO? Tem como substituir o bulk inkou o cartucho preto, sei lá por um novo?

    Fico no aguardo!

    Subject: [tudosobreimpresso] Re: Dica rápida: Qual a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada?

  187. denisgomes disse:

    O bulk ink da série L não pode ser substituído mas ele não é a causa do problema. Essas linhas aparecem por conta de algum entupimento.

    Se você fez o procedimento de limpeza e isso não ajudou, então tente imprimir no modo Ótimo (ao invés do Normal). Ele é mais demorado mas por passar mais vezes pode fazer com que as linhas não apareçam.

    Se o problema persistir, recomendo que desligue a impressora e aguarde 24 horas, e então tente outra limpeza. Se ainda persistir, então o jeito é levar à autorizada.

    É possível também fazer uma limpeza manual usando limpa vidros ou Veja, mas não sei como isso poderia ser feito nessas impressoras, e isso certamente vai violar a garantia.

  188. Java disse:

    Onde encontro o bulk da epson xp204 valeu

  189. denisgomes disse:

    Pra essa linha tá difícil viu… Continue tentando no MercadoLivre.

  190. Larissa disse:

    Olá tenho uma Impressora cx5600 epson vc sabe se da para adaptar para tinta sublimatica ?

  191. Sibele disse:

    Porque ao recarregar a epson L110, a luz vermelha não apaga?

  192. denisgomes disse:

    O sensor de tinta não é capaz de saber a quantidade de tinta no reservatório, você deve esperar a impressora pedir recarga para colocar mais tinta.

  193. j disse:

    cara quero saber se a impressora epson xp204 serve pra usar tintas sublimaticas sem problemas ou l110

  194. denisgomes disse:

    A XP204 parece mais apropriada mas está difícil achar bulk ink para ela.

  195. Manynho disse:

    Estou iniciando um negócio de personalização de cases de tablets e de smartphones, existe algo específico para isso? Quanto a papel e tinta? Qual seria o tempo de transferência? Obrigado, no aguardo…

  196. Manynho disse:

    Onde você me indica a comprar a impressora, o bulk e as tintas?

  197. j disse:

    cara e a epson l355? da pra fazer sublimacao sem problema? obrigado

  198. Miguel disse:

    Olá Denis tudo bom? Acabei de comprar uma impressora epson L110, não encontrei o selo durabrite, um amigo já está utilizando ela com tinta sublimática e por enquanto não teve problemas. E por este motivo acabei comprando uma, mas nem abri ainda e agor afiquei na duvida, posso utilizar tinta sublimatica com essa impressora? Obrigado!

  199. j disse:

    a epson l355 nao é indicada para sublimacao? mas no mercado livre diz que me responda por favor

  200. bom comprei uma Epson L355 eu posso colocar tinta pigmentada nela????

  201. denisgomes disse:

    Isso só pode ser feito em materiais próprios pra esse processo, ou seja, não adianta comprar um case qualquer e colocar na prensa. O processo de transfer é meio chato e exigente e uma das coisas é isso: só funciona com materiais previamente preparados.

  202. denisgomes disse:

    Antes de comprar qualquer coisa você deve avaliar todo o processo de produção que pretenderá usar, e se ele produzirá os itens na qualidade e durabilidade que você procura.

  203. denisgomes disse:

    Não é recomendado, mas vá em frente já que já comprou a impressora.

  204. denisgomes disse:

    Vendedores só querem saber de vender. Eles não vão te ajudar se algum dia você tiver problemas.

  205. denisgomes disse:

    Não é recomendado, mas nada te impede.

  206. j disse:

    ai fera tem como vc me fazer o favor de me indicar uma impressora apropriadapara sublimacao?se possivel uma mais em conta por favor ! valeu

  207. j disse:

    no mercado livre estao dizendo que daqui 30 ou 40 dias eles ja tem o bulk ink da xp204 vc me recomenda este modelo para sublimacao e transfer? desde ja agradece pela atencao fera valeu

  208. denisgomes disse:

    Não conheço especificamente este modelo mas se ela vier com tinta pigmentada de fábrica então poderá ser usada sem problemas.

  209. Darley Marlene disse:

    Oi Denis, não consigo encontrar Bulk Ink para XP 401-Epson,você pode me ajudar? Grata.

  210. denisgomes disse:

    Tá difícil achar bulk da linha XP mesmo.

  211. Douglas Almeida disse:

    Para papel transfer é melhor uma impressora jato de tinta ou a laser?

  212. denisgomes disse:

    O transfer feito em impressoras a laser serve apenas para camisetas e alguns produtos específicos de plástico. O transfer de jato de tinta é o usado nos outros produtos – canecas de cerâmica, chinelos, camisetas de poliéster, mouse pads, etc.

  213. Miguel S. Furghestti disse:

    Na pior das hipóteses eu posso fazer uma limpeza e utilizar a tinta original dela né? Ou pode me acarretar sérios problemas impedindo o uso com outra tinta? Obrigado!

  214. denisgomes disse:

    Não creio que haverá sérios problemas. Se a tinta sublimática começar a causar problemas esvazie a impressora (nem sei como isso seria feito na L110) e volte a usar a tinta original.

  215. Douglas Almeida disse:

    Vlw cara, sua disposição para ajudar as pessoas é louvável!

  216. Silvio Landim Teixeira disse:

    Boa Tarde, gastaria de saber se a impressora T50 é boa para usar em transfer em camisetas.
    É Verdade que a impressora Epson Office T33 saiu de linha. A Impressora Epson L110 é boa, ela é do mesmo nivel da Epson T33?

  217. SÉRGIO disse:

    A impressora : Impressora Stylus T42WD WI-FI (Substituta da Stylus T33) é boa para a sublimaçao de chinelos?

  218. denisgomes disse:

    Nenhuma das duas é recomendada por usarem tinta corante originalmente. Procure outro modelo. A T33 pode ter saído de linha mas existem outras como a T25 e várias outras.

  219. denisgomes disse:

    Qualquer impressora da Epson que venha com tinta pigmentada é.

  220. sergio disse:

    Obrigado Denis esse blog aqui me tirou muitas duvidas e muito obrigado tb pela atenção. sucesso na sua vida abraços

  221. ROSI G disse:

    oi bom DIA! L210 É COMPATIVEL PARA SUBLIMAÇÃO?

  222. ROSI G disse:

    Stylus T42WD WI-FI ela é indicada pra estampa de camisas tbm??

  223. sergio disse:

    Consegui a impressora Impressora Epson Tx430w C/ Bulk C/ 400ml Tinta Sublimática mas o vendedor falou que vem com o selo durabrite mas eles tiram pois isntalam o bulk ink. tem algum problema?

  224. Vagner disse:

    Ola, tenho uma impressora Epson tx235w e uso com tintas sublimaticas da marca formulabs, porem estou tendo um grande problema com a tonalidade da foto, pois quando passo para qualquer produto (caneca, camiseta, etc…) a foto fica muito mais escura, e ja percebi tbm que a cor vermelha ela fica muito forte se comparando com outras cores.

  225. denisgomes disse:

    Isso é um tanto normal e esperado. Você deve ajustar sua arte ou o driver da impressora de acordo para compensar estas diferenças.

  226. Vagner disse:

    um outro problema que estou tendo é com a cor laranja que quando faço a sublimação ela sai vermelha, ja abaixei no maximo o vermelho da impressora e continua saindo do mesmo jeito, pensei em comprar a Epson T50 que vem com as cores Ciano Light e Magenta Light, o que vc me diz sobre essa impressora?

  227. sérgio disse:

    Ok. Obrigado mais uma vez pela atenção

  228. ROSI G disse:

    A T50 EU POSSO USA TINTA SUBLIMATICA?? MUITO BOM ESSAS DUVIDAS QUE VC TIRA ADOREI!!!

  229. ROSI G disse:

    OI DENIS ESTOU INICIANDO UM NEGOCIO DE ESTAMPARIA ESTOU COM DIFICULDADES DE ENCONTAR A IMPRESSORA CORRETA PARA SUBLIMAÇÃO E DEPOIS QUE TIREI MINHAS DUVIDAS AQUI PERCEBI QUE VENDEDOR ENROLA MUITO QUEM NÃO ENTENDE VC TERIA ALGUM LUGAR PARA ME INDICAR ONDE EU POSSO COMPRAR ESSAS IMPRESSORAS SUBLIMATIVA…

  230. denisgomes disse:

    Mudar de impressora não vai resolver seu problema. O vermelho sai só no papel ou quando você põe na prensa também?

  231. denisgomes disse:

    Não é recomendável. E que bom que gostou do site! :D

  232. denisgomes disse:

    No MercadoLivre tem de tonelada. Compre a impressora, o bulk ink, as tintas e a prensa todos separados, eu acho que sai mais barato desse jeito.

  233. Vagner disse:

    no papel apos impresso sai normal, o problema é qdo eu faço a tranferencia, apos isso o laranja da folha sai vermelho…
    ja abaixei todo o vermelho no driver da impressora, mas n muda em nada, e
    não é so em foto, quando a imagem é vetorizada acontece do mesmo
    jeito…

  234. denisgomes disse:

    Como já disse anteriormente uma pequena mudança na cor é normal, e algumas cores podem variar mais do que outras. Se possível tente ajustar a cor da arte para compensar essa variação, provavelmente a sua arte não está saindo vermelho e sim um laranja mais escuro ou mais forte, portanto use um laranja mais fraco.

  235. ROSI G disse:

    Epson Tx430w Denis essa serve para sublimação??

  236. lAUDELINO disse:

    DENIS BOA NOITE, TENHO DUAS PERGUNTAS;

    T 1110 E POSSÍVEL IMPRIMIR SEM MARGEM NO A3 MAIS ATÉ 90 CM DE ALTURA?

    ELA ESTA COM TINTA SUBLIMATICA, SE EU TIRAR O BULK IN E COLOCAR OUTRO COM TINTA PIGMENTADA, VAI PREJUDICAR A CABEÇA DELA?

    GRATO, LAUDELINO

  237. Ftamojjo disse:

    Qual é a melhor marca de tinta sublimática? custo, beneficio, qualidade e desempenho no tecido algodão e polister?

  238. Raquel disse:

    ola…eu tenho uma dúvida…Posso usar tinta sublimática e pigmentada em uma mesma impressora? por exemplo a TX320F

  239. denisgomes disse:

    Sem margem eu não tenho certeza, mas com 90 cm de altura sim.

    Quanto a tirar o bulk ink, não é recomendável fazer isso toda hora. Você pode fazer quando quiser transformar a impressora, mas não o tempo todo, pois após trocar é necessário fazer várias limpezas e impressões pra tirar toda a tinta velha.

  240. denisgomes disse:

    Essa pergunta já foi respondida inúmeras vezes. Por favor leia os artigos e os comentários.

  241. denisgomes disse:

    Não. Você precisará de duas.

  242. Silvio Landim Teixeira disse:

    qual a sua opinião da impressora Epson T42 para transfer e sublimação, porem que transfer com tinta pigmentada e sublimação com tinta sublimática…

  243. denisgomes disse:

    Praticamente qualquer impressora Epson pode ser usada. Mesmo.

  244. diego castro disse:

    ola bom dia…

    amigo estou querendo comprar uma Impressora Epson T1110 e queria saber de vc se essa impressora é de boa qualidade….

    Queria tbm saber qual é a diferença entre sublimatica e pigmentada e qual é melhor????

    E parabens pelo seu espaço na net , fico muito bom o me ajudo muito recomendo esse sait….

  245. diego castro disse:

    eu quero comprar para produção de chinelos…. qual vc me indicaria a pigmentada ou a sublimatica?

  246. denisgomes disse:

    Chinelos só podem ser feitos com tinta sublimática.

    Mas observe que os chinelos devem ser próprios para essa finalidade. Não tente resinar seus próprios chinelos ou você pode ter problemas com a qualidade e a durabilidade da imagem, como vários outros usuários do site já tiveram.

  247. MAURICIO NUNES disse:

    Cara o seu site é o melhor de todos quando falamos de estamparia e sublimação, parabens!
    Gostaria de tira uma dúvida, estou comprando duas máquinas da “C. PRI” e os mesmos estão querendo inserir no pacote as duas impressoras. Uma está saindo por mais ou menos R$ 1000 e a outra por mais ou menos 1200 para papel A3. Esses preços estão bons ou existem mais baratas?? .

  248. denisgomes disse:

    Olá Maurício. Obrigado pelos elogios mas o meu foco não é muito sublimação, existem sites melhores que o meu ;)

    As impressoras A3 estão nessa faixa mesmo, mais ou menos. Por outro lado você não é obrigado a comprar com eles, pode comprar em qualquer outro lugar.

  249. barcellinha brand disse:

    Olá, estou iniciando meu negocio onde terei que imprimir etiquetas adesivas e trasnfer. Posso utilizar a tinta sublimatica para as duas funções? Grata

  250. michellegregorio disse:

    Olá Denis!
    Estou a ponto de ficar doida com tanta falta de informação ,até achar vc!
    Me diz ,se eu comprar a T1110 para estampar camisetas de algodão ,ela já vem com a tinta pigmentada e própria pra isso ? É comprar e usar ,ou vou precisar fazer alguma modificação?
    Obrigada!!!!!!!

  251. Luiz Antonio disse:

    Bom dia. Uma dúvida, tenho uma Epson workforce WP4022. Está com os cartuchos originais. Adquiri cartuchos recarregáveis, posso colocar tinta pigmentadas e simplesmente colocar os cartuchos na impressora, ou é necessário algum outro procedimento?

    Se puder me orientar será ótimo.

  252. kleber gomes disse:

    Olá,

    Como resolver problemas de riscos na impressão da impressora Epson T 1110?
    tenho uma impressora epson t1110 e uso tinta sublimática e transfer sublimático, acontece que começou a riscar as imagem com pontinhos, que verifiquei que é da carretilha que puxa o papel dentro da impressora, e esta ficando muito ruim as impressões e a transferência marcando toda a imagem na camisetas com pontinhos pretos.

    Como posso resolver este problema?

    Agradeço e fico no aguardo.

    Kleber

  253. Se você estiver usando aquela m*@(!@*@@@@ de papel transfer sublimático com aquelas marcas azuis atrás, taque fogo nesta porcaria :D

    O transfer sublimático pode ser feito simplesmente com papel sulfite, que com certeza não vai manchar com as marcas do tracionador do papel. Se não acredita em mim, faça o teste ;)

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo