Tenho só uma impressora. Posso usar tinta corante/pigmentada/sublimática só trocando o bulk ink?

Infelizmente não é possível. Entenda o porquê.

Alguns visitantes têm perguntado sobre a possibilidade de se usar várias tintas apenas trocando o sistema de alimentação contínua (bulk ink) da impressora. A ideia é tentadora: ter apenas uma impressora capaz de usar duas ou três tintas diferentes, cada qual para uma finalidade diferente: tinta corante para papel fotográfico (glossy), tinta pigmentada para camisetas de algodão e tinta sublimática para canecas de cerâmica e outros produtos.

Mas infelizmente essa não é uma boa ideia.

A impressora sempre guarda uma certa quantidade de tinta dentro da cabeça de impressão. A tinta também é usada para mantê-la lubrificada e evitar problemas como entupimentos ou ressecamentos (desde que a impressora seja usada com certa frequência; impressoras paradas tendem a entupir mais).

Você pode, sim, trocar de uma tinta para outra sempre que necessário mas apenas com a finalidade de converter a impressora. O processo completo da troca de tinta envolve o esvaziamento de todos os reservatórios (ou a remoção do bulk ink antigo e a instalação de um novo), a inserção da nova tinta e a execução de vários ciclos de limpeza, além da impressão de várias folhas, para retirar totalmente a tinta antiga e fazer com que a nova entre na impressora. E a situação fica muito pior em impressoras que utilizam cabeças de impressão com reservatórios grandes, como a linha Officejet da HP.

Quando você apenas troca o bulk ink por outro com uma tinta diferente a tinta nova se misturará à antiga já presente na impressora e isso pode causar alguns problemas na impressão. Não acredito que possa danificar a impressora permanentemente, mas é uma possibilidade bem real assim como um óleo lubrificante ou uma gasolina ruim podem estragar o motor do seu carro. Além disso a nova tinta não sairá de imediato, e é por isso que ao fazer a troca deve-se executar os ciclos de limpeza e as impressões. Esse processo todo é um tanto demorado e além da questão da mistura de tintas citada haverá a perda de produtividade e um grande desperdício de tinta se você precisasse trocar de tinta com frequência.

Portanto, se você precisa trabalhar com mais de uma tinta o ideal é ter mais de uma impressora. Assim você poderá imprimir de imediato, sempre que precisar e em qualquer combinação. Você não precisará agrupar serviços de acordo com o tipo de tinta “para aproveitar”. E como bônus você ainda terá uma segurança maior: já pensou se você tem apenas uma impressora e ela resolve parar de funcionar bem no meio de um pedido urgente? Com duas ou três impressoras você terá equipamentos de reserva à sua disposição.

Como diz o ditado, o barato sai caro. Invista no seu negócio.