Posso usar tinta pigmentada/sublimática/genérica/de outros fabricantes na Epson L200?

A Epson há algum tempo criou uma linha de impressoras equipadas com sistema de alimentação contínua (bulk ink) de fábrica – as séries L e M. Esse sistema revolucionou o mercado, criando uma alternativa oficial às impressoras adaptadas com bulk ink e permitindo que as pessoas paguem um preço justo pela tinta, que custa muito menos do que a tinta em um cartucho. A série L conta com modelos como L200, L210, L800, L110, L355 e L555, e a série M conta com os modelos M105 e M205. Mas essas impressoras podem usar tintas que não sejam originais da Epson?

A introdução de um sistema de alimentação contínua por um fabricante de impressora foi uma novidade bem recebida. Com isso as pessoas não mais precisariam se preocupar em fazer adaptações que potencialmente violassem a garantia de uma impressora nova, e também não precisariam se preocupar com as péssimas experiências vividas por alguns usuários destas adaptações (quase sempre causadas pelo uso de tinta ruim, e não pelo sistema em si). E o principal: elas não mais pagariam um pequeno absurdo para usarem suas impressoras.

Mas a Epson não seria tão boazinha assim, afinal a principal fonte de renda dos fabricantes está na venda de tintas e não de impressoras. E por isso ela criou o sistema de códigos. Ao fazer a recarga da impressora ela pedirá um código numérico que só está presente nas embalagens das tintas originais. Sem estes códigos a impressora não funciona. E as tintas genéricas (incluindo tintas pigmentadas e sublimáticas) não trazem estes códigos em suas embalagens. Por esse motivo torna-se complicado usar tintas de outros fabricantes nestas impressoras. Embora você possa adicionar qualquer tinta aos reservatórios, a impressora funcionará por um tempo mas em breve pedirá novos códigos. E aí…

Apesar deste aparente entrave, não devemos descartar estas impressoras logo de cara. A tinta original da Epson para estes modelos (que só está disponível na versão corante) custa cerca de 25-30 reais por 70 ml, contra 40, 50 reais por um cartucho com 5 ml de tinta ou menos. A tinta original da Epson não é tão barata quanto a tinta de outros fabricantes, mas é um grande passo na direção certa e um preço muito mais justo e muito mais barato, pela primeira vez permitindo que as pessoas façam impressões de qualidade usando tinta original a preços bem razoáveis.

Por usarem apenas tinta corante as impressoras das séries L e M não possuem cabeças de impressão compatíveis com as tintas pigmentada ou sublimática usadas em outros modelos. Por esse motivo, mesmo que fosse possível fazer com que a impressora funcionasse sem os códigos originais, não é recomendado usar este tipo de tinta nestas impressoras. As tintas e as cabeças de impressão foram feitas para trabalharem juntas, e quando se usa a combinação certa a coisa funciona sem dificuldades. Existem vendedores e pessoas que alegam que é possível, que dá pra trocar a tinta, que dá pra resetar o aviso de código, etc. De fato tudo isso é possível. Mas pense em uma coisa: quem estará lá para te ajudar quando os problemas surgirem? Alguns vendedores estão interessados somente em gerar vendas, e não em ajudar os clientes, especialmente na hora em que os problemas aparecem. E alguns vendedores nem mesmo sabem o que estão vendendo – já vi vendedores de bulk ink que não sabiam nem mesmo como instalar o sistema, para orientar um cliente caso fosse necessário.

Se você quer usar tinta pigmentada ou sublimática, escolha outra impressora que venha com esta tinta de fábrica apenas para ter certeza de que a cabeça de impressão é de fato compatível com a tinta.

145 comentários em “Posso usar tinta pigmentada/sublimática/genérica/de outros fabricantes na Epson L200?”

  1. escudod disse:

    Gostei D+ da dica. Mas me diga se ainda terei problemas com a cabeça de impressão das Epsons..???
    Já tive vários modelos e finalmente descobri que não dava para confiar na Epson. Passava uns dias sem imprimir e lá se vai o problema…!! Troquei por uma HP e atá hoje nunca tive problemas mas o Custo R$ da tinta!!! Dá pra confiar?

  2. quando penso que ja vi de tudo , olha ai de novo , denis minha impressora t25 nao esta imprindo, sai a folha com algumas goticulas pretas e + nada sera oq ? bjs marina

  3. escudod disse:

    Na verdade. A L355 entopi a cabeça de impressão fácil como as outras da Epson? Era isso que eu queria perguntar. Postei aqui pois não encontrei outro tópico! Grto.

  4. denisgomes disse:

    Sim, dá pra confiar nas cabeças da Epson, elas são bem resistentes. O que as estraga é quase sempre tinta ruim, assim como o motor do seu carro estragaria com uma gasolina batizada.

  5. denisgomes disse:

    Tente fazer a limpeza da cabeça.

  6. denisgomes disse:

    O problema de entupimento quase sempre é causado por tinta ruim ou pouquíssimo uso.

  7. anderson disse:

    olá..a cabeça de impressão epson foi feita para durar…problemas com entipimento, geralmente e causado por pouco uso do equipamento ou por tinta que nao seja especifica para a sua impressora…
    augumas tintas generias de má qualidade, causão o memo defeito nas epson.

  8. Monica disse:

    Denis meu amigo rsrs tenho mais 2 perguntas: 1) a tinta corante no papel glossy as cores ficam mais vivas que a pigmentada no papel normal? 2) Eu uso bem pouco impressão… imprimir 1 folha por dia é o ideal para que a cabeça de impressao da epson nao entupa (quero colocar tinta corante)?? um abração

  9. denisgomes disse:

    1. Sim.
    2. 1 folha por dia é mais do que suficiente.

  10. Monica disse:

    Obrigada Denis.. como sempre… vc me socorrendo rsrsrs =D

  11. Marta disse:

    Vc pode me ajudar ende encontrar a tinta sublimátca branca para epson 4880?

  12. denisgomes disse:

    Desconheço quem tenha este produto. E mesmo assim eu tenho a ligeira impressão de que essa tinta não vai resolver o problema que você parece estar tendo.

  13. Fabio disse:

    Bom dia! Comprei uma impressora epson tx135 e gostaria de saber se é normal as primeiras impressões ficam c/ as cores fora do padrão, por exemplo onde é p/ ser azul tá ficando lilás, verde, fica amarelo etc..
    eu preciso fazer alguma configuração, alguma coisa parecida?
    desde já agradeço, muito obrigado.

  14. denisgomes disse:

    Não, não é normal. Execute o procedimento de limpeza e em seguida o de verificação de jatos para saber se as cores (ciano, magenta, amarelo e preto) estão saindo corretamente.

  15. Ev. Olicio Jose disse:

    Obrigado!! Amigo eu ia comprar um litro de tinta genérica, para minha Epson L800, e depois ia resetar os códigos dela — afinal posso ou não fazer esse risco?? e se puder que tipo de tinta??

  16. Lilian disse:

    Bom dia Denis, Gostaria de saber se estou no caminho certo.
    Vou começar a fazer camisetas personalizadas, e como o meu investimento é baixo eu comprei uma Epson L110 jato de tinta, camisetas de algodão e papel tranfers para tecidos de algodão e irei utilizar o ferro para fazer a aplicação. Com o seu conhecimento você acha que consigo produzir camisetas, com boa qualidade com esses materiais que eu comprei? Aguardo sua opinião e sugestões. Obrigada.

  17. denisgomes disse:

    Não sei se dá pra ‘resetar os códigos’. O que tenho visto são pessoas usando códigos achados na internet, mas não tenho certeza se isso vai funcionar por muito tempo com você.

    Não há problema em usar tinta genérica. A questão é apenas o código que é solicitado e sem ele a impressora não funciona. O tipo de tinta dessa impressora é corante.

  18. denisgomes disse:

    A L110 não é compatível com a tinta pigmentada necessária para esse processo. Quanto ao ferro de passar, é possível fazer o transfer com ele mas isso vai demandar mais mão de obra e tempo. Com uma prensa a coisa fica mais ágil e o resultado melhor.

  19. Ev. Olicio Jose disse:

    Lhe agradeço, pela sua anteciosidade em me responder e solucionar minha dúvida acerca da tinha, agora eu baixei um programa para resetar os chamados iks, (são tipo os contadores de tinta ) ao executar esse programa posso então colocar a tinta GENÉRICA TIPO CORANTE e assim não teria problemas com os códigos das tintas originais!! CERTO OU ERRADO???

  20. Tiburtino Neto disse:

    Bom dia Denis, Comprei uma impressora (epson tx33) e levei em uma loja para instalar o bulk in e a tinta sublimatica para começar a fazer chinelos havaianas e camisas personalizadas, mas não esta dando certo. E como recebi junto com a prensa umas imagens ja prontas, fiz o teste com essas imagens em camisas e deu certo. Como saber se a tinta que comprei eh tinta sublimatica?

  21. Tiburtino Neto disse:

    Desculpe a impressora eh a Epson TX 135.

  22. JOSELIAS disse:

    Bom dia amigo Denis,gostaria de saber qual tinta seria ideal para Epson TX 135 com bulk in? Para que eu não tenha dor de cabeça ,pois tenho muitas decepções,no que tange a impressora,cartuchos e tintas.Parabéns por seu trabalho,e obrigado.

  23. denisgomes disse:

    Eu realmente não sei se é possível resetar os níveis de tinta e burlar os códigos.

  24. denisgomes disse:

    É difícil saber só olhando, as duas tintas são idênticas. Verifique a embalagem, ou compre outra tinta, retire toda a tinta antiga e coloque a nova.

  25. denisgomes disse:

    Os problemas quase sempre são causados por tinta de baixa qualidade, por isso fuja das tintas baratas. Essa impressora pode usar tinta corante ou pigmentada.

  26. kleb disse:

    Qual seria o jeito correto de colocar tinta corante de outra marca (de qualidade claro) no lugar da original? Esperar os reservartórios chegarem a nivel bem baixo e depois misturar a tinta corante de outra marca com a da epson. Ou esvaziar os reservatórios? Mas como esvaziar se não se pode imprimir nem fazer a manutenção com o reservatório baixo pra não dar problema na impressora.
    Será que tem problema misturar?

  27. kleb disse:

    Tenho visto muita gente falando dos códigos da tintas e deixa eu contar uma coisa que ainda não entendi. Me preparei bastante antes de comprar a Epson L355, recolhi vários códigos de tintas, baixei o soft que reseta o nível de tinta para não ter que colocar os códigos, pois a minha idéia sempre foi utilizar outras tintas corante que não sejam epson na impressora, de boa qualidade sempre claro.

    Pois então aí comprei, agora em fevereiro de 2013, a impressora.
    Instalei e para minha surpresa não tem contador de tinta. Não foi preciso digitar código algum, que inclusive veio nas tintas. No manual não fala nada de códigos de tinta. Olhei os manuais da L210, L555 e também não fala nada sobre código. Apenas o da L200 fala sobre códigos.

    No ícone da impressora, o status monitor, ao invés de mostrar os níveis de tinta, ele da um recado falando para você ver o nível no olhômetro nos tubos ao lado da impressora.
    Gostaria de saber se mais alguém que tenha essas outras impressoras da série L poderia comentar sobre isso. A Epson aboliu esse negócio de código, ou fui premiado? kkkk

  28. denisgomes disse:

    Interessante a sua informação, kleb. Vou pesquisar a respeito.

  29. JACKSON disse:

    Denis, Bom dia,tarde,noite, velho eu estou começando nesse ramo estou com uma duvida cruel ouvi alguns comentarios na net que posso usar impressão a lazer para fazer sublimação em camisas, chinelos e todos os produtos com o mesmo papel transfers o que voçe me diz sobre isso? obrigado

  30. Ev. Olicio Jose disse:

    Obrig!! vou fazer os testes aki, qualquer coisa, eu post

  31. denisgomes disse:

    O transfer feito com laser colorida, até onde sei, só pode ser usado em camisetas que não sejam de poliéster, e em produtos de plástico (canecas e canetas).

    Todos os outros devem ser feitos com tinta sublimática. Acredite, eu adoraria fazer canecas de cerâmica com laser colorida e não ter que lidar com entupimento de cabeça, mas infelizmente não tem outro jeito.

  32. eu estou pensando em comprar a Epson L355 pois ela ja vem com o bulk de fabrica.. ela e boa para sublimação ? caso não existe outro modelo da epson que ja vem com o bulk de fabrica que posso usar ?

  33. denisgomes disse:

    Todas as Epson com bulk ink de fábrica trabalha com tinta corante e não são recomendadas pra uso com tinta sublimática.

  34. entre a Tx133 / T33 / T25 qual a mais aceitável para usar a sublimatica ?

  35. denisgomes disse:

    Qualquer destas exceto a T50.

  36. é possivel usar tintas anelinas comestiveis na epson L355

  37. denisgomes disse:

    Imagino que sim. Mas não me responsabilizo, claro.

  38. Diogo G. Manfroi disse:

    Bom dia.. poderia me ajudar?! Estou pesquisando uma impressora ideal, apenas para impressão de provas (tenho uma agência de publicidade) e estou em dúvida.. qual teria melhor custo beneficio, levando-se em conta a qualidade do material… esta Epson Bulkink, ou uma laser colorida? Agradeço a ajuda..

  39. denisgomes disse:

    Não estou muito por dentro do que usam para provas mas acredito que sejam impressoras jato de tinta e não laser colorida. Com relação a usar bulk, você pode usar mas lembre-se que diferentes tintas podem produzir variações nas cores, portanto é ideal sempre comprar a tinta do mesmo fabricante ou no mesmo fornecedor.

  40. AJ Mian disse:

    Em sistema bulk ink epson pode-se usar tinta pigmentada ou sublimatica para fotos?

  41. Roberto disse:

    caro Denis- estou pesquisando a respeito de sublimação, para camisetas mas não só a de poliester e sim a de algodão também – pelo que vi em uma epson T33 ou t50 não conseguiria imprimir uma camiseta de algodão – porém ouvi falar de um produto que você passa na camiseta para ela aceitar sublimação em camiseta de algodão- Você conhece? o nome é “printfix”- será que fica booa a impressão o litro custa R$40,00 http://www.hiperjet.com.br/d/15/Departamento – obrigado se puder me esclarecer

  42. denisgomes disse:

    Nunca havia ouvido falar deste produto. Também não tenho como saber se fica bom ou não.

  43. Roberto disse:

    obrigado pela resposta- fica ae a dica- não sei se presta -vou pesquisar mais-sou novo no ramo-sei que talvez seja melhor ter 3 impressoras diferentes, para cada tipo de tintas, mas pensei q talvez uma sublimatica , poderia conseguir imprimir em algodão também

  44. denisgomes disse:

    Apenas 2 impressoras são suficientes, e não 3. Mas a ideia desta resina é bem legal, talvez seja mesmo possível fazer camisetas de algodão com tinta sublimática usando ela. Se algum dia fizer o teste conte pra gente.

  45. Karin Berto disse:

    Bom dia Denis, sou Designer Gráfico em Sorocaba, e faço muitas impressos durante o dia, na grafica onde eu trabalhava utilizava uma HP Pro8000 com bulk ink, mas a mesma sempre tinha que para-la e fazer limpeza das cabeças de impressões pois falhava muito, gostaria de saber se com a Epson L355 é a mesma coisa? E a impressão fica bem definida ou fica com pontos como alguns impressoras? Desde ja agradeço a atenção

  46. denisgomes disse:

    Entupir e falhar é algo um tanto normal em se tratando de impressoras jato de tinta mesmo quando se usam tintas originais.

    As cabeças de impressão da Epson, em minha experiência pessoal, são mais resistentes e tendem a apresentar menos problemas, mas isso não significa que elas são sempre perfeitas. A qualidade da tinta utilizada influencia muito nos resultados.

    Essa impressora parece ser uma boa escolha, e se você quer minimizar os problemas use as tintas originais da Epson. Não posso dizer que você não vai ter um ou outro problema de entupimento, mas com tinta original as chances são bem menores.

    Com relação a qualidade de impressão, todas as impressoras são praticamente idênticas. A qualidade da impressão é melhor apenas em impressoras com mais cores, como a L800 que possui 6 cores, ou outros modelos com 8, 10 ou até 12 cores. O equipamento ideal vai depender das suas necessidades de impressão específicas.

  47. karin berto disse:

    É necessário tem alguma solução para limpeza das cabeças de impressão, é necessário limpeza periódica? ou só em casa do entupimento mesmo que devo me preocupar?

  48. denisgomes disse:

    Só é necessário em caso de entupimento grave (já que vários entupimentos podem ser resolvidos apenas executando os ciclos de limpeza e/ou desligando a impressora por 24 horas). Procure usá-la toda semana para evitar isso.

  49. karin berto disse:

    Grata pelas informações. Ajudou bastante e com certeza a impressora será bem usa.

  50. AJ Mian disse:

    Dá pra colocar dispenser na L355? Ela não tem portinha na parte de trás.

  51. denisgomes disse:

    Não tenho informações sobre a L355 mas a tinta de limpeza tem que ir pra algum lugar, então ela tem uma mangueira de saída e você deve localizá-la.

  52. AJ Mian disse:

    Tem se falado muito sobre o reset para as epson da linha L, não tive que resetar a minha ainda mas, achei um link que pode ser util para muitas gente ou não…

    http://www.ssclg.info/cgi-bin/netboard/netboardr.cgi?fid=268&cid=267&tid=4297&pg=4&sc=20&x=0
    Tem muita gente cobrando por aï, não sei se vai resolver algum problema ou gerar outros. Se alguem testar poste o resultado.

  53. AJ Mian disse:

    A tinta preta usada na L200 e L355 pode ser usada na L800?

  54. Márcia disse:

    Ola!! comprei uma epson l210 a poucos dias e agor ela esta apresentando mancha nas impressões ja fiz a limpesa do cabeçote mas naum adiantou continua saindo manchada pode me ajudar?

  55. AJ Mian disse:

    Acabei de comprar uma TX730WD com garantia de um ano e estou interessado em colocar bulk ink e usar as tinta em refil originais da L800 pois os cartuchos originais de 7 ml são caros e não sei se compensa já que não faço ideia de quanto dá pra imprimir com esses cartuchos. Vou iniciar um negocio de cópias, cartões e fotos, farei uma experiencia em casa e se der certo vou expandir para um lugar maior. Se fizer um bulk ink perde-se a garantia?

  56. denisgomes disse:

    Encaminhe para a assistência.

  57. denisgomes disse:

    A utilização do bulk ink em si não viola a garantia, mas as modificações necessárias para tal (como quebrar a trava da tampa) irão violar a garantia.

    Dito isto, as impressoras da Epson costumam ser bem resistentes e eu sempre recomendo que se use tintas de alta qualidade para evitar problemas. Então, fica a seu critério decidir se quer ter mesmo a garantia ou não.

    A utilização de um bulk ink é quase essencial num negócio de cópias. Para fotos, a utilização de tinta original (como a da L800) é importante para evitar que as fotos desbotem facilmente.

  58. mbg disse:

    olá amigo ! trabalho com sublimação e preciso compra uma impressora que imprima A3,estive analisando no mercado a epson t1110 e uma hp que é mais barata que a epson. teria alguma diferença no uso do bulk ink ? qual aceita melhor esse processo?obrigado!!!

  59. denisgomes disse:

    Todas as impressoras da Epson aceitam bem o bulk ink. Das impressoras da HP, somente alguns modelos aceitam mesmo que exista um bulk ink para um determinado modelo da HP.

    Se você quer ficar tranquilo, recomendo Epson. Para ter HP com bulk ink é necessário pesquisar antes.

  60. Daniel disse:

    Pelo que sei todas impressoras não tem o cabeçote adaptado para tinta sublimatica e mesmo assim usamos. Existe uma impressora para sublimação de fabrica original?
    Usava uma T25 da epson e adaptei para sublimação , mas com tempo quebra mesmo, ate usando pigmentada ou corante quebra com um tempo, então, existe uma impressora propria de fabrica para sublimação??

  61. denisgomes disse:

    A tinta sublimática é bem parecida com a pigmentada (é impossível diferenciar uma da outra) e por esse motivo as impressoras que já trabalham com tinta pigmentada conseguem usar tinta sublimática sem dificuldade.

    No entanto a tinta pigmentada/sublimática causa mais problemas devido à sua formulação diferenciada. As chances da cabeça entupir são maiores. Além disso, essas impressoras são para uso doméstico e cedo ou tarde elas vão mesmo apresentar problemas.

    Não existem impressoras próprias de fábrica para sublimação, mas as impressoras que já usam tinta pigmentada são as melhores para usar tinta sublimática.

  62. Luiza disse:

    Olá. Comprei, pelo Mercado Livre (depois de muita pesquisa), uma Epson tx430w com tinta sublimática. Conforme o vendedor essa seria ideal para iniciar meu negócio de personalização. Instalei o bulk ink e fiz o teste. Na primeira impressão já houve entupimento e acabei gastando toda a tinta original fazendo limpeza do cabeçote, orientada pelo vendedor. Não funcionou. Mandei pra assistência e me informaram que não pode ser usada nenhuma outra tinta que não seja original Epson. Já comprei as prensas pra camiseta e caneca e também todo o material que seria personalizado. Conclusão: investi e não posso trabalhar. Quem faz esse tipo de trabalho usa qual impressora? Porque, pelo que vi, muita gente está fazendo esse tipo de trabalho! Me ajude, por favor, preciso muito resolver esse problema e começar a trabalhar! Obrigada.

  63. denisgomes disse:

    Vamos lá, Luiza:
    1. Não era necessário instalar a tinta original, bastaria ir direto pro bulk ink.
    2. Qualquer impressora da Epson pode ser usada e essa que você comprou também.
    3. Se a impressão ficar falhada você deve fazer a limpeza, mas não mais do que 3 consecutivas.
    4. A assistência sempre vai dizer que só se pode usar tintas originais. Mas para fazer a personalização com transfer é obrigatório usar uma tinta não original, então você vai ficar sem a assistência.
    5. Fazer transfer em canecas e em camisetas são dois processos diferentes. Para canecas usa-se papel sulfite e tinta sublimática e para camisetas de algodão ou PV usa-se papel de transfer e tinta pigmentada. Portanto se quiser fazer os dois você terá de ter duas impressoras.

    Portanto, instale o bulk ink, coloque a tinta sublimática e veja se consegue imprimir corretamente e personalizar as canecas.

  64. Leticia Paes disse:

    Olá comprei uma EPSON L355 istalei direitinho… na hora de imprimir ela imprii em branco… não sai tinta alguma… já fiz limpeza de cabeçote o que poderia ser ??

  65. Kleber disse:

    O da l355 fica embaixo!!! É um pouco mais complicado!!

  66. Kleber disse:

    A sua pediu o código das tintas?
    Então estranho a sua situação, sei lá a trava do reservatório está aberta? Ela chegou a imprimir alguma coisa?

  67. Ewerton disse:

    Tenho uma Multifuncional Brother J6510DW, pretendo instalar o Bulk Ink (cartuchão) nela, no

    entanto preocupo em adquirir uma tinta com alta qualidade, e como é difícil analisar esteticamente as oferecidas no mercado, poderei usar a original da Epson? Qual seria a possibilidade da queima do cabeçote de impressão?

  68. denisgomes disse:

    É bem difícil analisar as tintas além da reputação de quem a vende ou fabrica. Você deve experimentar alguns fornecedores até encontrar um que funcione bem pra você.

    Eu não sei qual é a tecnologia usada nas cabeças da Brother mas elas parecem não ser do mesmo tipo das usadas na HP, portanto a queima não será um problema – mas o entupimento ainda será, daí a importância de se usar tintas de alta qualidade.

  69. Jonathan Kauê disse:

    Bom, comprei uma l355 para começar m negócio de impressao de papel de arroz com tintas comestiveis, porém, na hora que as folhas sao impressas, as cores saem totalmente erradas, tarjadas e ainda vaza tinta preta por cima, a tinta que eu comprei é generica, será que isso pode estar influencia nessa impressao desastrosa?

  70. denisgomes disse:

    Jonathan, pra começar você deve usar tinta corante comestível e não tinta corante convencional – a menos que você queira ser processado pelos seus clientes :)

    Mas sim, a questão das cores e das falhas pode ser causada pela tinta.

  71. Luiza disse:

    Olá, Denis. Obrigada pela resposta! Como estou entrando no mercado sem saber nada sobre esse assunto é bom contar com a boa vontade de alguém! Você me disse o seguinte:
    “Fazer transfer em canecas e em camisetas são dois processos
    diferentes. Para canecas usa-se papel sulfite e tinta sublimática e para
    camisetas de algodão ou PV usa-se papel de transfer e tinta pigmentada.
    Portanto se quiser fazer os dois você terá de ter duas impressoras.”
    Mas papel sulfite não é o papel A4 comum? Pensei que usasse sempre o transfer para tudo. E qual tinta e papel uso para chinelo, mouse pad, quebra-cabeça e caneca de plástico? Para camiseta de poliéster uso tinta sublimática? Pelas minhas pesquisas concluí que só a camiseta de algodão precisa da tinta pigmentada. Pode me tirar essas dúvidas, por favor? Muita obrigada.

  72. denisgomes disse:

    Existe uma certa confusão com relação aos termos. Sulfite e A4 comum são a mesma coisa. Papel de transfer para camisetas é outra coisa.

    O sulfite pode ser usado para personalizar vários produtos: chinelos, mouse pads, quebra-cabeças e canecas DE CERÂMICA. Isso é possível porque o produto já é preparado para este processo, assim como é a tinta sublimática.

    Já para fazer camisetas de algodão ou PV deve-se usar o papel de transfer especial para estes tecidos. Ele possui uma superfície preparada para grudar na camiseta, e por ser diferente deve-se usar a tinta pigmentada.

    Canecas de plástico exigem ainda um processo diferente feito com impressoras laser coloridas.

  73. Aguinaldo disse:

    Conhece algum papel fotografico de alta qualidade? Estou procurando os papeis fotograficos da epson e esta dificil acha-los no formato 10×15 e A4 em pacotes com mais de 100 folhas, até no mercado livre esta dificil. Ainda não tenho experiencia e conhecimento quanto a esse tipo de papel estou apenas começando e tem pessoas pedindo para fazer cartões em papel fotografico. Baseado em sua experiencia, voce recomenda alguma outra marca de altissima qualidade e plenamente confiavel como os da epson? Tenho uma tx730wd, será que com outro tipo de papel consigo uma excelente qualidade nas fotos impressas? Estou usando bulk ink com tintas originais da L800. Qual é o segredo para as fotos durarem e terem a mesma qualidade das maquinas profissionais; é a tinta, o papel, os dois ou tem algo a mais?

  74. denisgomes disse:

    Aguinaldo, existem diversas qualidades de papel fotográfico para impressoras jato de tinta. Os da Epson especificamente são muito caros e difíceis de achar, embora de ótima qualidade, mas por isso não os recomendo.

    Basta procurar por ‘glossy’ no MercadoLivre ou no Buscapé e você encontrará uma grande variedade de papéis, em tamanhos que vão desde o 10 x 15 até o A3+, e até mesmo em bobinas.

    A maioria destes papéis glossy tem qualidade muito boa para uso no dia-a-dia, e tem um preço especialmente atraente para fazer cartões de visita e outros materiais de alta qualidade. Já os papéis de altíssima qualidade (chamados de high glossy) são bem mais caros e voltados à reprodução de fotos em laboratórios e para criação de álbuns. Nos dois casos a marca pode ser um tanto irrelevante já que muitos deles vêm da China e geralmente são vendidos em embalagens sem nome, por isso não é necessário recomendar nenhuma marca específica.

    Quanto as impressoras, se você usar tinta original as impressões terão mais durabilidade. No seu caso você deverá usar a L800 pois o custo da tinta original da TX730WD é incrivelmente alto. O segredo é mais a tinta do que o papel.

  75. Aguinaldo disse:

    No site da kalunga vi um papel fotografico da marca sistem, voce conhece essa marca? Tem alguma referencia sobre ela?

  76. denisgomes disse:

    Os papéis da marca Sistem não são muito bons não. O preço é mais alto e a película brilhante tem uma tendência a soltar se a folha for cortada depois de impressa.

    Por outro lado a Sistem parece ser a única a fornecer papéis fotográficos na espessura de 90 gramas. Ele é fino e caro, mas é o único que consegue simular com perfeição uma capa personalizada de revista, que é um dos produtos personalizados que vendo através da minha loja, http://www.produtosexclusivos.com.br.

  77. Aguinaldo disse:

    Qual marca de papel que voce recomenda e a gramatura que posso encontrar com facilidade e em quantidade para imprimir fotos duraveis e igual as profissionais?

  78. denisgomes disse:

    A durabilidade da foto não depende só do papel, depende mais da tinta. Tintas de altíssima qualidade ou as tintas originais da Epson costumam ser mais resistentes a desbotamento.

    Com relação aos papéis, não recomendo nenhuma marca específica mas existem várias marcas e tipos. Os papéis glossy servem mais para uso do “dia-a-dia” como capas de DVD, encartes e coisas mais simples. Na reprodução profissionais de fotos normalmente usa-se o papel high glossy, que possui ainda mais brilho e é praticamente idêntico ao papel dos laboratórios fotográficos, mas ele é bem mais caro.

    Procure por estes termos no MercadoLivre ou no Buscapé e você encontrará papéis destes tipos em todos os tamanhos e gramaturas que possa imaginar.

  79. Fernando Passos disse:

    Olá Denis, posso usar tinta comestivel em bulk na impressora tx135 pois esta saindo falhado
    Ja fiz varias instalações nessa impressora e nunca tive problemas com corante comum
    Ha alguma alternativa para eu imprimir papel de arroz nessa impressora?
    Obrigado….

  80. denisgomes disse:

    Sim, pode usar tinta comestível. Lembre-se apenas de retirar toda a tinta antiga antes de colocar a nova.

  81. LEANDRO disse:

    OLA , estou tendo problemas com a L800 , recentemente a 1 mez atraz comprei éssa impressora , estou tendo problemas , a impressao na qualidade FOTO esta saindo toda listada marcada fóra a fóra , se fosse na qualidade TEXTO eu até entenderia , MAS IMPRIMINDO NA QUALIDADE FOTO OU ATÉ MESMO EM FOTO DE ALTA QUALIDADE A IMPRESSAO SAI TODA LISTADA , muito estranho , nao sei o que fazer , FICAREI AGRADECIDO NA AJUDA E INFORMAÇOES , sempreleandroferreira@hotmail.com , AGRADECIDO .

  82. denisgomes disse:

    Execute o procedimento de limpeza (nozzle cleaning) e veja se ajuda.

  83. Danield disse:

    Olá, Denis comprei uma impressora epson L110 e uma prensa termica para canecas, segui todos os passos, mas não consigo transferir a impressão para as canecas. poderia ser a tinta, pois não sei se essa tinta que veio na impressora é sublimática

  84. denisgomes disse:

    Olá Danield. A primeira linha do quinto parágrafo deste artigo diz:

    “Por usarem apenas tinta corante as impressoras das séries L e M não possuem cabeças de impressão compatíveis com as tintas pigmentada ou sublimática usadas em outros modelos. ”

    Quanto a tinta, você realmente não está usando tinta sublimática.

  85. EDUARDO disse:

    Amigo posso colocar tintas da epson em um bulk na impressora tx730wd?

  86. EDUARDO disse:

    outa vez dsculpe incomodar mas gostaria de esclarecer uma duvida tenho uma impressora CX4700
    gostaria de saber se posso usar tinta pegimentada e como proceder pois estou usando tinta corante

  87. vítor bolado disse:

    pois tenho uma Epson l355 já faz três meses, imprimo media de 2 resmas por semana, uso tinta similar e ele ñ pede nenhum código ea impressão são com uma boa qualidade.

  88. denisgomes disse:

    Retire toda a tinta do bulk ink e dos cartuchos e refaça o procedimento inicial de instalação do bulk ink. É só.

  89. denisgomes disse:

    Parece mesmo que alguns modelos da série L não pedem códigos.

  90. EDUARDO disse:

    cara voce esta de parabéns com sinceridade poucos dividem o que conhece muito obrigado amigo Feliz Pascoa

  91. denisgomes disse:

    Obrigado, e feliz páscoa pra você também!

  92. Acton disse:

    Olá, em primeiro lugar, obrigado pela grande ajuda fornecida com este artigo.Adquiri recentemente uma L355 para utilizá-la na impressão de transfers, contudo, ao ler os posts abaixo percebi que a mesma não é adequada para transfers em algodão, já que a tinta é sublimática, e além disso, não há como colocar outro tipo de tinta no reservatório sem ter algum problema com algum tipo de código que é solicitado. Gostaria de saber de você, por conta do conhecimento sobre o tema, se existe algum possibilidade de burlar esse entrave? Vlw!

  93. denisgomes disse:

    Não se trata de ‘burlar o entrave’. Você pode colocar qualquer tinta que quiser aí dentro. A questão é que a cabeça de impressão não é totalmente compatível com esse tipo de tinta, portanto ela vai funcionar mas pode apresentar mais entupimentos do que o normal, ou a cabeça pode parar de funcionar prematuramente.

    Não é proibido usar outros tipos de tintas. Apenas a tinta não é totalmente compatível com a cabeça assim como um carro a etanol não aceita gasolina.

  94. Marcio Veron disse:

    Ola Denis blz?

    Cara comprei faz 20 dias um Epson L355 e comprei folhas Glossy Adessiva, para imprimir personalizados de festa infantil… só que as cores impressas e não esta correspondendo ao que estou fazendo no photoshop, por exemplo a cor AMARELA sai Mostarda, não sai com aquele AMARELO vivo sabe gostaria de saber se tem que regular ou escolher ao mudo especifico na hora de imprimir para sair as cores que realmente eu fiz.
    muito obrigado por enquanto.

  95. denisgomes disse:

    Parece ser configuração de cores no Photoshop mas é difícil falar sobre isso. Experimente fuçar nas opções de perfil de cor, ou use outro programa pra criar e imprimir suas artes.

  96. Marcio Veron disse:

    Denis,
    eu faço as artes pelo photoshop, só que salvo em pdf e imprimo no adobe reader, fiquei fazendo testes como mudar a quantidade de magenta e amarelo só que não vi nenhuma melhora.

  97. denisgomes disse:

    É possível que seja alguma configuração do Photoshop ou do arquivo PDF. Experimente colocar apenas a cor em um quadrado no Word e imprimir, só pra ver o que acontece.

    Se ficar boa, definitivamente é um problema de configuração de cor no Photoshop.

  98. Marcelo disse:

    Olá! Excelente fórum! Já aprendí muitos detalhes importantes aqui só lendo os artigos e o que perguntam. Desculpem-me se posto a dúvida na sessão errada. Eu gostaria de saber por gentileza porque minha Epson L110 (sublimática) recém comprada, imprime marrom no lugar do preto. A tinta que o fornecedor me enviou percebí que não é original. Nos tubos consta o código de ativação das cores, entretanto isso não me foi exigido no momento da instalação da impressora. Até agora, a cor preta é a única que apresenta problemas. Obrigado!

  99. denisgomes disse:

    Olá Marcelo.

    Não existe “tinta sublimática original”, todas elas são não originais, mas isso não chega a ser um problema.

    Você já tentou fazer algum tipo de sublimação? A tinta sublimática parece ter cores esquisitas no papel mas depois de fazer o transfer a cor deve aparecer corretamente. É por esse motivo que essa tinta não deve ser usada para o dia-a-dia.

  100. Emerson disse:

    Oi! Tenho uma T25 e noto que ela imprime NORALMENTE quando coloco cartucho ORIGINAL e quando coloco cartuchos RECARREGÁVEIS, ela IMPRIME NORMALMENTE mas DEPOIS de algumas impressões, ela IMPRIME RISCADO. Isso acontece apenas com a tinta preta. Você tem ideia do que eu posso fazer para os cartuchos recarregáveis pretos imprimam normalmente? Obrigado.

  101. Emerson disse:

    Quando eu disse que imprime riscado, na verdade é a falta de tinta. As palavras só aparecem pela metade e as vezes a linha toda não aparece…

  102. denisgomes disse:

    Tente usar outra marca de tinta. Tintas de baixa qualidade podem causar todo tipo de problema.

  103. denisgomes disse:

    Pode ser mesmo falta de tinta mas o mais comum é entupimento mesmo, e os dois problemas são causados… por tinta ruim.

  104. Emerson disse:

    Olá, Denis. Obrigado pelas dicas abaixo, vou tentar trocar de tinta!
    Na mesma T25 estou agora com outro problema: Apenas o encaixe do cartucho amarelo não está reconhecendo os cartuchos recarregáveis. Inverti o chip azul e amarelo, o chip amarelo no azul reconhece, mas o chip azul no amarelo não reconhece. Inverti o chip vermelho e amarelo, o chip amarelo no vermelho reconhece, mas o chip vermelho no amarelo não reconhece. Deduzi que provavelmente os chips amarelos não estão queimados, e deve ser “problema” no espaço do cartucho amarelo. Outra coisa é que o cartucho original amarelo reconhece normalmente. Você tem alguma ideia do que eu possa fazer, para a impressora reconhecer o cartucho amarelo, ou nesse caso só levando na assistência para resolver?

  105. denisgomes disse:

    Acho que só na assistência mesmo. A única coisa que você poderia tentar é trocar o bulk ink inteiro ou pelo menos os chips.

  106. Olá,

    Minha impressora Epson L355 está com tinta pigmentada original Epson porém sai com listras brancas claras quase imperceptíveis.

    Porque isso ocorre?

    Desde já agradeço.

  107. denisgomes disse:

    Isso é estranho, a L355 vem com tinta corante originalmente, e a Epson não vende tinta pigmentada solta (só em cartuchos). Essa tinta pigmentada não deve ser original da Epson.

    Tente fazer uma limpeza.

  108. MELLO disse:

    BOA TARDE DENIS! VOCÊ SABE ME DIZER SE A EPSON L800 PUXA PAPEL TRANSPARÊNCIA? POIS 70% DO MEU SERVIÇO É FEITO NESSE PAPEL.

  109. denisgomes disse:

    Não há problema nenhum em usar transparências em nenhuma impressora.

  110. MELLO disse:

    DENIS, AS ÚLTIMAS EPSON QUE FABRICARAM NÃO IMPRIME TRANSPARÊNCIA, ENTRE ELAS A TX720WD, ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA L800 COM BULK DE FÁBRICA, MAS ESTOU COM MEDO DE NÃO PUXAR, POR ISSO FIZ A PERGUNTA, VOCÊ JÁ PASSOU POR ESTA EXPERIÊNCIA?

  111. Emerson disse:

    Olá Denis! Obrigado, novamente, pelas respostas. Entrei em contato com o vendedor dos cartuchos recarregáveis. Ele me indicou um vídeo para realizar a limpeza dos cabeçotes. Ficou 95% bom. Até+.

  112. Camilla disse:

    olá Denis!
    Estou trabalhando com personalizados, estou querendo comprar uma impressora com Bulk ink instalado.
    o modelo Epson L800 e uma boa impressora para o meu trabalho (papel fotográfico).

  113. Marcelo Neri disse:

    Olá Denis!

    Sim, fiz algumas sublimações, relatei o problema ao
    vendedor da impressora que irá trocá-la. Obrigado. É verdade que o papel
    sulfite 90 gr também serve para sublimação?

  114. denisgomes disse:

    Isso não é verdade, qualquer impressora pode imprimir transparência. Se a impressora acusar que não há papel, pode ser que a transparência seja transparente demais e esteja enganando o sensor de papel. Neste caso, basta comprar transparências com tarja (que podem ser removidas posteriormente) ou colar alguma fita branca e fina no topo da folha para que a impressora reconheça a folha.

  115. denisgomes disse:

    Qualquer gramatura de papel serve para isso.

  116. MELLO disse:

    VLW DENIS!
    MUITO OBRIGADO, ESSA SEMANA VOU COMPRAR UMA, LOGO ENTRAREI EM CONTATO PARA COMENTAR.

  117. Sousa disse:

    Oi. Tenho a impressora Epson L355 e só estou comprando o refil original (70m) da Epson, mas a impressão desbota com qualquer umidade. Sabe dizer porque?

  118. denisgomes disse:

    Com a umidade não é desbotar, é manchar. Isso é o normal da tinta corante mesmo sendo original. Para evitar isso você deve usar papéis especiais. O papel glossy (fotográfico) por exemplo não mancharia. Mas se você quer imprimir trabalhos ou relatórios em papel sulfite, aí complicou…

  119. Sousa disse:

    Fiquei surpreso com a tinta original manchar, pois o refil que veio dentro da caixa da impressora não mancha. Inclusive também comprei uma Epson M105 e depois de imprimir uma folha, mergulhei na água por alguns minutos e não aconteceu nada, ficou perfeito, só esta manchando com o refil da Epson que compro separado.

  120. denisgomes disse:

    A tinta pigmentada (original ou não) NÃO BORRA se você imprimir em papel sulfite, mas esta tinta não é compatível com o papel fotográfico.

    A tinta corante (original ou não) BORRA se você imprimir em papel sulfite ou quase qualquer outro papel. Ela é compatível com o papel fotográfico e NÃO BORRA se você imprimir nele ou em outros papéis que tenham proteção contra água.

    Entendeu?

  121. Marcelo Neri disse:

    Olá Denis!
    Tenho sublimado canecas com sucesso quando a imagem é relativamente pequena, mas quando a imagem toma a área desde a base até o topo, a caneca acaba ficando esbranquiçada em sua base, ou seja, eu vejo que a tinta não sai totalmente do papel. Já aumentei o tempo de sublimação em 15 segundos, mas este problema persiste. Alguma dica para evitar isso? Obrigado!

  122. Olá, comprei uma l355, coloquei a tinta sublimática mas ainda não consegui imprimir. A impressora começa a trabalhar como se tivesse imprimindo, mas o palel sai em branco

  123. denisgomes disse:

    Aconteceu comigo e eu não encontrei solução definitiva, portanto eu não faço canecas de borda a borda. Eu reduzo a imagem para deixar um espaço em branco, e também corto o papel maior que a imagem impressa.

  124. Kadu Lopes disse:

    As tintas sublimáticas servem para qualquer modelo de cartucho e impressora? Eu vi um site vendendo cartuchos recarregáveis para tinta sublimáticas, e o mesmo modelo também para tinta pigmentada.

  125. denisgomes disse:

    Servem para qualquer cartucho e quase qualquer impressora.

  126. Sousa disse:

    Ok Denis, entendi. Neste caso fiquei triste com a situação, pois achei que a Epson venderia o refil de tinta com a mesma química e qualidade do refil que vem junto com a impressora. Obrigado por tudo amigão.

  127. denisgomes disse:

    Sousa, acho que está havendo uma confusão. Verifiquei este modelo (não a conhecia) e vi que a tinta original dela da Epson é pigmentada, portanto não borra com água em papel sulfite. O refil de tintas original da Epson também é pigmentado, portanto se borrou com este seu último refil então é provável que você tenha usado a tinta errada. Você deve usar a tinta específica para este modelo, e não a tinta destinada a outros modelos da Epson com tanque de tinta que usam tinta corante.

  128. Marcelo Neri disse:

    Denis, obrigado mesmo por me responder!

  129. Marcelo Neri disse:

    Olá de novo Denis!

    Em primeiro lugar, obrigado por me ajudar. Todas as vezes que escreví aqui vc sempre me estendeu a mão. Desta vez venho relatar na íntegra um problema que acontece comigo desde que comprei a impressora sublimática pela rede. Na embalagem que deveria vir a tinta preta, veio uma amarronzada. Informei ao vendedor que me despachou um novo frasco de tinta, e procedí retirando a tinta velha, e inserindo a nova fazendo a limpeza de cartucho conforme ele havia orientado. Não adiantou absolutamente nada, no lugar de preto, a impressora continuava aplicando a cor marrom. O vendedor então providenciou um sedex reverso para que eu lhe enviasse a impressora e ele então depois disso me enviou uma nova impressora, mas adivinhe… O que deveria ser preto continua marrom. Ja ví que não adianta mais recorrer ao vendedor que até demonstrou boa vontade em tentar resolver a questão. O problema é mesmo a qualidade da tinta dele que deixa a desejar. A pergunta que te faço é a seguinte:

    Posso comprar uma tinta sublimática preta de outro vendedor/fabricante e injetar no bulk da minha impressora?
    Obs: Epson L110

    Obrigado novamente.

  130. denisgomes disse:

    Marcelo, eu não sei se é o seu caso mas a tinta sublimática pode apresentar cores levemente ‘esquisitas’ no papel mas que ficam normais depois de prensadas. Já fiz várias canecas e em todas a impressão no papel fica bem ruim, meio apagada, mas depois na caneca fica excelente.

    Também pode ser o caso do seu sistema (Windows, Photoshop, etc) estar mal configurado ou você ter escolhido opções erradas no driver da impressora.

    Infelizmente o único jeito de saber o que está errado é testando. Você podia fazer uma prensagem de teste, e depois trocar a tinta por uma de outro vendedor se não der certo.

  131. Walter disse:

    Denis, a L355 não pede o código de tintas. Acabei de comprar uma. Lendo os artigos vou continuar comprando as tintas originais de 70 ml da epson, não vou arriscar de colocar outra marca. A minha dúvida é, preciso fazer limpeza mesmo não entupindo as cabeças de impressão? Obs. utilizo diariamente a impressora, e até agora não deu nenhum problema.

  132. lealopes13 disse:

    Olá Denis, parabéns e obrigada pelo artigo. Estou precisando trocar minha tx135 sublimática, pois como é uma impressora bem básica e com o aumento do trabalho ela já tem apresentado dor de cabeça pra mim. Li que vc disse que com o tempo as impressoras da linha “L” tende a pedir o código dos cartuchos, agora não sei se da época que vc escreveu o artigo pra hj tenha mudado isso, pois, nas minhas pesquisas a linha “L” é a que mais está sendo divulgada pra venda e também com um valor mais em conta. Por conta dessas dúvidas estou querendo saber se compensa mais uma WF-3012, vc conhece?

  133. Luis Meneses disse:

    Tenho uma L355 já a uns 3 meses já repus tinta nunca pediu código nenhum, uso 3 cores pigmentado e o preto é corante, uso mais em foto, já que o preto pigmentado sai em passar o dedo e o meu uso é exclusivo pra foto este foi o jeito melhor que achei, é claro que não é em qualquer papel, tem que aceitar tinta pigmentada. Agora esta chegando pra mim uma 1430w da epson, vou tentar fazer o mesmo corante só a preta e o restante pigmentada e quero usar um bulk da t50 será que da certo?

  134. A tinta pigmentada definitivamente não é recomendada para certos modelos de Epson e certamente não é recomendada para uso em fotos.

  135. Vivian Arantes disse:

    Olá Denis, novamente quero parabenizá-lo pelo seu trabalho. Graças a seu canal muitas das minhas dúvidas são sanadas antes mesmo de pensar em perguntar.
    Eu comprei uma epson xp214 e me arrependi de ter pedido garantia estendida de 3 anos. Saiu por menos de 50,00 a garantia estendida, mas tenho um certo receio que para o meu uso ela não sirva de nada.
    Isso porque qualquer uso que eu queira fazer da impressora será com alguma tinta que não poderá ser a original, logo, estou numa baita dúvida pq quero fazer “n” coisas diferentes com ela. E preciso decidir uma! A menos prejudicial, se for o caso! rs
    Não sei se a uso para tinta corante comestível, tinta sublimática, tinta pigmentada ou tinta corante comum, neste caso mais barata que a original (aqui eu gostaria de um conselho, caso saiba de alguma tinta que tenha excelente qualidade e melhor preço que as originais – ou neste caso ainda, será que posso usar as originais para bulk da epson mesmo?)
    Pretendo colocar cartuchos recarregáveis e auto-resetáveis. A minha principal dúvida é na verdade se eu perderei a garantia da impressora. Os vendedores de cartuchos recarregáveis garantem que a principal vantagem do produto é não perder a garantia do equipamento, mas tenho minhas dúvidas ainda. Se acontecer algo e eu precisar levar na assistência é possível que percebam que eu estava usando outro tipo de tinta e negarem o serviço? Isso contando, claro, que antes eu substitua os cartuchos regarregáveis pelos originais. Essas tintas irão agredir minha impressora num curto espaço de tempo? É possível que eu passe alguns anos sem ter graves problemas caso escolha tintas com boa qualidade?
    São tantas dúvidas. Agradeceria demais se pudesse me dar mais uma vez aquela luz!
    Grande abraço!

  136. Douglas Carvalho disse:

    Prezado,

    Estou para comprar uma EPSON L800 sabe me informar se posso usar tinta pigmentada na mesma sem que me gere problemas futuros? Caso seja contra indicado, qual seria o melhor modelo para usar com a tinta pigmentada.

    Abração.

  137. Olá Douglas. A tinta pigmentada tem uma tendência natural a causar mais entupimentos, então não é recomendada. Além disso há mais dois problemas: a tinta pigmentada pode ser difícil ou impossível de se achar nas cores ciano light e magenta light, que são as duas cores adicionais usadas na L800 para melhorar a qualidade das impressões, e a tinta pigmentada é incompatível com papel glossy – a impressão borra com facilidade ao passar o dedo, ou não fica com o mesmo brilho e contraste da tinta corante.

    Se você está preocupado com desbotamento, então use somente a tinta corante original da Epson para esta impressora. A tinta corante original tem maior qualidade e durabilidade do que as tintas corantes genéricas.

  138. Vivian, as cabeças de impressão da Epson tendem a ser mais duráveis, então você pode usar outros tipos de tinta. Só se deve atentar ao fato de que tintas não tão boas podem causar entupimentos com mais frequência.

    Se você usar cartuchos recarregáveis você terá de colocar tinta com frequência. No entanto a utilização desses cartuchos não exige que você remova a tampa dos cartuchos, que é uma forma de denunciar que você está usando tintas não originais. A princípio eles não poderiam se recusar a dar garantia por você usar tintas ou cartuchos genéricos, mas se você não remover nenhuma peça da impressora nem modificar nada, apenas usar cartuchos diferentes, eles não terão como saber.

    Em todo caso as impressoras da Epson são mesmo muito duráveis e usando tintas de alta qualidade você dificilmente terá problemas. E quando tiver, eles serão causados por desgaste natural que não é coberto por nenhuma garantia.

    A tinta que eu uso é a corante da Inktec, e é a que tem funcionado comigo com perfeição.

  139. Rogério Orbetelli disse:

    Boa tarde!
    Tenho uma impressora Epson 1430w com bulk ink sublimático.
    Quanto faço impressão em cores cinza, no papel ela sai a tonalidade correta, porém quanto eu transfiro para tecido ela fica no tom esverdiado.
    Alguém pode me ajudar a solucionar este problema.
    Obrigado, Rogério

  140. Olá Rogério. Imprimir a cor cinza, sublimando ou não, é sempre muito complicado. A impressora utiliza outras cores para tentar deixar o cinza menos pontilhado e isso faz com que ele fique azulado ou esverdeado. Não há como resolver isso.

    Por outro lado se a sua arte for inteiramente em tons de cinza (sem cor) você pode configurar a impressora para o modo Ótimo no Papel Normal e ativar a opção Somente Preto. Isso fará com que a impressora use somente o cartucho preto, produzindo um cinza neutro, mas a imagem ficará bem mais pontilhada. Note que isso só funciona no modo Ótimo no Papel Normal, nos modos fotográficos ou de alta qualidade essa opção não produz este efeito.

  141. Leandro Martins disse:

    Olá amigo boa tarde!! Tenho uma impressora L210 Epson e ela de uma hora para outra, principalmente com imagens, começou a impremir meio avermelhadas, magentas. Uma caneca que seria preto e branco acabou saindo, parte dela, avermelhada. O que fazer?

  142. Olá Leandro. Execute o procedimento de limpeza disponível no driver da impressora, e depois faça um teste de jatos (nozzle check) para ver se as 4 cores estão saindo corretamente.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo