Quais são os tipos de tinta usados nos sistemas de bulk ink (alimentação contínua)?

O sistema de alimentação contínua (popularmente conhecido como “bulk ink”) permite utilizar uma variedade de tintas. Para saber mais sobre o bulk ink, leia o artigo específico. Conheça os tipos de tinta usados em sistemas de bulk ink.

Tinta corante

É a tinta mais comum, e geralmente a mais barata. A tinta corante é feita a base de água, e a impressão não é resistente a água nem ao sol, mas alguns papéis fornecem esta proteção. A tinta corante, por outro lado, oferece a melhor qualidade de impressão especialmente em papéis fotográficos, apresentando excelente brilho e contraste.

Se você costuma imprimir em papéis fotográficos (glossy), você pode proteger suas impressões usando um verniz específico, que pode ser encontrado em lojas de informática, de materiais de construção, em papelarias ou lojas de arte.

Tinta pigmentada

Esta é uma tinta feita com pigmentos sólidos suspensos em um veículo (líquido) apropriado. Este tipo de tinta não mancha com água nem desbota com o sol (em qualquer papel, inclusive sulfite) no entanto é mais cara e pode não oferecer a mesma qualidade e vivacidade da tinta corante.

Tinta sublimática

A tinta sublimática é semelhante à pigmentada. Esta tinta possui um componente que permite transferi-la, através de calor, para um objeto. Com este tipo de tinta e com o equipamento apropriado (prensa térmica) você pode personalizar objetos como canecas, azulejos, camisetas, mouse pads, chinelos e qualquer outro produto que seja apropriado ao processo de sublimação. Para saber mais sobre a sublimação leia o artigo específico.

Tinta UltraChrome

A tinta UltraChrome (nome comercial usado pela Epson) é um tipo especial de tinta pigmentada. Ela oferece o mesmo brilho e contraste encontrados em tintas corante, e a proteção contra água e sol encontrada em tintas pigmentadas. As impressoras que utilizam este tipo de tinta estão devidamente marcadas com o nome UltraChrome, e normalmente são impressoras de maior tamanho (grande formato) voltadas ao mercado profissional.