Me disseram que o sistema de bulk ink entope a impressora. É verdade?

Não, não é verdade. Um sistema bem montado e que utiliza tintas de qualidade não é capaz de entupir a impressora.

A cabeça de impressão utilizada nas impressoras jato de tinta possui uma série de tubos microscópicos que conduzem a tinta até o orifício de saída, por onde são expelidos conforme orientado pela impressora.

A cabeça de impressão pode entupir por três motivos: fim da vida útil, tinta ressecada, impurezas na tinta. E esses problemas podem surgir tanto com tinta original quanto com a tinta usada nos sistemas de alimentação contínua.

Fim da vida útil: As impressoras jato de tinta normalmente são produtos de uso doméstico e têm uma vida útil predeterminada. Cedo ou tarde elas apresentarão algum problema que exigirá a substituição total da impressora.

Tinta ressecada: Este problema geralmente ocorre quando a impressora não imprime nada por algumas semanas. Ele geralmente pode ser resolvido executando-se alguns ciclos de limpeza, mas o ideal é manter a impressora sempre funcionando mesmo que seja para imprimir algumas folhas e jogá-las fora. Se você não quiser se preocupar com isso, você deverá usar impressoras laser (que são mais robustas e usam pó de toner) ou impressoras com cabeças facilmente substituíveis (como as da HP).

Impurezas na tinta: As tintas mais baratas podem conter impurezas que bloqueiam o fluxo de tinta na cabeça de impressão. Pense nisso como o encanamento entupido da sua cozinha. Por esse motivo, você deve evitar as tintas mais baratas e de qualidade e origem duvidosas.

Em minha experiência pessoal, a maioria das pessoas que tiveram péssimas experiências com o sistema de alimentação contínua o tiveram devido a utilização de tinta ruim ou instalação incorreta do sistema. As instruções devem ser seguidas à risca e nunca deve haver bolhas de ar nas mangueiras do sistema. Leia também este outro artigo sobre o assunto.