Posso passar verniz nos meus CDs e DVDs para proteger a impressão?

Você já deve ter ouvido falar dos vernizes que protegem a impressão de impressoras jato de tinta, especialmente para as impressoras que usam tinta corante (que não é resistente a água). Esse verniz também pode ser usado em CDs e DVDs?

Não é recomendável utilizar nenhum tipo de verniz para proteger a impressão de CDs e DVDs.

Tais vernizes em spray foram desenvolvidos para serem utilizados somente em papéis fotográficos (glossy). A composição desses vernizes pode causar problemas na leitura do disco ou ainda afetar negativamente a qualidade da impressão. Além disso a aplicação pode ser difícil já que o verniz pode escorrer por baixo do disco durante a aplicação e sujar o lado dos dados.

Também não é recomendável utilizar serigrafia ou qualquer outro processo para aplicar qualquer tipo de acabamento químico.

Algumas mídias imprimíveis oferecem boa proteção contra água mesmo quando se usa tinta corante. Se mesmo assim você quiser dar um acabamento diferenciado ao seu disco, recomendo utilizar adesivos transparentes (Contact) recortados no formato do disco. Estes adesivos podem ser facilmente encontrados à venda na internet.