Comparando a velocidade de impressão

Ao comprar uma nova impressora uma das informações que você poderá querer obter é a velocidade de impressão, medida em páginas por minuto.

Como sabemos, o mercado de informática é muito competitivo e os fabricantes estão tentando constantemente mostrarem que são melhores que seus concorrentes. Alguns fazem isso honestamente e outros, nem tanto. Somos facilmente impressionáveis por números grandes, e é por esse motivo que vários fabricantes oferecem multifuncionais que escaneiam a “inacreditáveis” 2400 DPI e impressoras jato de tinta que imprimem a “impressionantes” 35 páginas por minuto.

Ao usar a impressora na prática vemos que a coisa não é bem por aí. Se uma impressora laser dos modelos mais simples mal chega a 20 páginas por minuto, como uma impressora jato de tinta, que precisa fazer movimentos mais demorados, consegue atingir 35 páginas por minuto? Como eles chegaram a este número? Oras, é muito simples: usando páginas de teste que não correspondem à realidade ou configurando a impressora para um modo de impressão que produz uma página basicamente inutilizável para qualquer fim prático.

E essa é a origem da frustração que surge quando vemos que a impressora que promete “35 páginas por minuto” na verdade só consegue imprimir 3, 4 ou 5 páginas por minuto.

Ao comprar uma nova impressora, não se deixe levar pelas alegações mirabolantes dos vendedores ou dos fabricantes. Procure obter opiniões de quem já usou o produto, ou então faça o vendedor demonstrar o produto pra você. Diga para ele que “afinal, se eu não gostar eu não poderei devolver” (ao adquirir um produto pela internet você pode devolvê-lo em até sete dias se não gostar, mas o mesmo não pode ser feito se você adquirir o produto numa loja física). Procure também por vídeos do equipamento sendo utilizado – isso pode te dar uma boa ideia de como a impressora opera.

Por fim, você também pode pedir para o fabricante indicar a velocidade em “páginas ISO por minuto” ou ISO-PPM. A ISO-PPM é uma medida padronizada e que reflete melhor a realidade do funcionamento de um equipamento. Com ela você pode comparar melhor os diferentes modelos e os diferentes fabricantes de impressoras.