Quais são os papéis e tintas corretos para se fazer o transfer?

E as dúvidas sobre o processo de sublimação (ou transfer) continuam. Neste artigo veja quais são os papéis e tintas adequados para cada produto.

O processo de sublimação ainda parece causar certa confusão, especialmente em quem está começando. É importante utilizar a combinação correta de materiais e produtos para que o resultado seja o melhor possível. Caso contrário, a imagem transferida pode ficar opaca, fosca ou sem cor, pode desbotar ou desmanchar ou o seu cliente pode reclamar posteriormente. Por isso é importante fazer o processo correto de acordo com o tipo de produto a ser personalizado, e, se for o caso, informar o seu cliente de eventuais limitações.

Neste artigo exploraremos os tipos de papéis e tintas usados em cada tipo de produto, além dos respectivos tempos e tipos de prensa que devem ser utilizados. Se você tem algum outro tipo de produto que deseja ver nesta lista, deixe nos comentários. Mas lembre-se: a sublimação não é a resposta a todos os seus problemas, nem é a única forma de personalizar produtos – existem outras técnicas como impressão offset ou serigrafia, que podem ser mais adequadas dependendo das suas necessidades.

Atenção: As tintas sublimática e pigmentada são idênticas. Tome cuidado para não misturá-las. Guarde as tintas em suas embalagens originais.

Produto Papel Tinta Prensa Tempo Temperatura
Caneca cilíndrica de cerâmica Sulfite ou matte Sublimática Cilíndrica 160-200 segundos 200ºC
Caneca mágica Sulfite ou matte Sublimática Cilíndrica 160-200 segundos 200ºC
Caneca de vidro Sulfite ou matte Sublimática Cilíndrica 160-200 segundos 200ºC
Caneca cônica de cerâmica Sulfite ou matte Sublimática Cônica 160-200 segundos 200ºC
Caneca de chopp Sulfite ou matte Sublimática Cilíndrica 160-200 segundos 200ºC
Squeeze de alumínio Sulfite ou matte Sublimática Cilíndrica menor² 180 segundos 180ºC
Chinelo de borracha¹ Sulfite ou matte Sublimática Cilíndrica 30 segundos 200ºC
Xícara de cerâmica Sulfite ou matte Sublimática Cilíndrica 160-200 segundos 200ºC
Azulejo de cerâmica Sulfite ou matte Sublimática Plana 180 segundos 180ºC
Prato de cerâmica Sulfite ou matte Sublimática Para pratos 120 segundos 200ºC
Mouse pad sublimático Sulfite ou matte Sublimática Plana 20 segundos 200ºC
Quebra cabeça sublimático Sulfite ou matte Sublimática Plana 20 segundos 200ºC
Quebra cabeça sublimático Sulfite ou matte Sublimática Plana 20 segundos 200ºC
Camiseta de poliéster – cores claras Sulfite ou matte Sublimática Plana 20 segundos 200ºC
Camiseta de poliéster – cores escuras Informação não disponível
Camiseta de algodão, PV ou outros tecidos – cores claras Transfer claro/light para tecidos de algodão Pigmentada³ Plana 25 segundos 175ºC
Camiseta de algodão, PV ou outros tecidos – cores escuras Transfer escuro/dark para tecidos de algodão Pigmentada³ Plana 25 segundos 175ºC
Boné de poliéster – cores claras Sulfite ou matte Sublimática Para bonés 20 segundos 200ºC
Boné de poliéster – cores escuras Informação não disponível

Observações

1. O chinelo deve ser adquirido previamente preparado para este processo. Não se pode usar chinelos convencionais. É possível fazer esta preparação (resinagem) por conta própria mas os resultados podem não ser ideais.

2. Alguns squeezes têm diâmetro menor e podem não encaixar na resistência cilíndrica convencional. Neste caso deve-se adquirir a resistência cilíndrica menor.

3. Pode-se usar também tinta corante, mas não é recomendável pois pode desbotar. Observe sempre as recomendações da embalagem do papel de transfer.

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