Dica rápida: Falhas na impressão? Tente mudar a altura do bulk ink

As impressoras da Epson são as mais comumente adaptadas para utilizar o famoso sistema de alimentação contínua – o bulk ink. Mas quem usa sabe que isso pode ser uma fonte constante de problemas, especialmente quando se usam tintas de baixa qualidade. Mas há um pequeno truque pouco conhecido e que pode ajudar a resolver falhas na impressão.

O sistema de alimentação contínua com reservatório externo, como os usados em impressoras da Epson, consiste de um reservatório externo conectado à mangueiras que se ligam a cartuchos especialmente preparados. A tinta é então retirada dos cartuchos através de uma pequena bomba localizada na impressora e conectada à cabeça de impressão.

Como você já deve ter notado, a impressora não está preparada para lidar com esse tipo de adaptação, ou seja, a bomba que puxa a tinta só é capaz de fazê-lo a partir do cartucho, e não de um reservatório localizado fora da impressora. Mas e aí, como é que o bulk ink com reservatório funciona?

Simples: gravidade e pressão atmosférica. O cartucho possui um pequeno vácuo que acaba puxando a tinta das mangueiras à medida que ela é utilizada. Porém esse sistema deve estar balanceado, ou seja, não pode haver ar nas mangueiras, e o bulk ink deve estar localizado em uma altura adequada – próximo ou um pouco acima da cabeça de impressão – para que a tinta não entre demais e nem de menos. Na maioria dos casos a simples colocação do bulk ink ao lado da impressora na mesma altura é suficiente para fazer com que o sistema funcione. Mas se você notar falhas constantes na impressão, ou que as impressões ficam piores a cada folha, pode ser que os níveis de tinta estejam baixos demais ou que o bulk ink precisa ser elevado para que a tinta flua melhor.

E essa é a nossa dica: sempre deixe os reservatórios cheios de tinta ou eleve-os usando algum suporte simples como um bloco de anotações ou uma pequena caixa – mas não muito, caso contrário a tinta pode pingar nas impressões.

E é claro, lembre-se sempre de usar tintas da mais alta qualidade.