Como fazer ímãs de geladeira usando uma impressora jato de tinta

Quer fazer seus próprios ímãs para lembrancinhas ou como brinde de sua empresa? Se você tem muito tempo livre (afinal, é um trabalho artesanal) e pouco dinheiro, aprenda aqui a fazer seus próprios ímãs de geladeira.

Para fazer seus próprios ímãs de geladeira você precisará dos seguintes materiais:

  • Estilete, tesoura ou guilhotina de mesa (pessoalmente não recomendo a guilhotina facão, mas se quiser usar faça testes antes)
  • Papel glossy de 180 gramas ou mais
  • Manta magnética adesivada (você pode encontrar este material no Mercado Livre ou em lojas especializadas em serigrafia/silk screen e comunicação visual; este material é vendido por metro linear e tem largura de 64 cm)
  • Impressora jato de tinta (obviamente)
  • Adesivo transparente tipo Contact (opcional)

Este artigo explica como fazer ímãs de geladeira do tipo retangular. Se você deseja fazer ímãs de geladeira com corte especial (redondo, ovalado, cantos redondos, etc) você deverá utilizar equipamentos adicionais para fazer o corte especial.

Primeiro, crie a arte do seu ímã de geladeira no seu aplicativo de criação favorito – Photoshop, CorelDRAW, Illustrator, etc. Até mesmo o Word ou o PowerPoint podem servir – use aquele que você preferir. O tamanho padrão para ímãs de geladeira retangulares é 4,5 x 5 cm (meio cartão de visita).

Em seguida, duplique a sua arte em toda a folha. Não se esqueça de acrescentar uma borda fina na cor cinza ou marcas de corte em volta do ímã para que você saiba onde cortar posteriormente. Numa folha A4 você pode imprimir 24 ímãs de geladeira no tamanho 4,5 x 5 cm.

O próximo passo é configurar a sua impressora para impressão em papel fotográfico. Daí é só fazer a impressão dos ímãs.

Depois de imprimir os ímãs, pegue o rolo de manta magnética e abra sobre uma mesa. Retire o papel protetor para expor o lado adesivado. A manta magnética possui 64 cm de largura, portanto você pode encaixar três folhas em pé lado a lado, ou duas folhas deitadas lado a lado.

Não tente adesivar a folha inteira de uma vez. Prenda somente o topo dela e então termine de adesivar progressivamente usando sua mão. Se você errar não há como retirar a folha (o adesivo é forte), mas com um pouco de prática você pega o jeito.

Depois de adesivar todas as folhas, separe-as usando o estilete ou a tesoura (mas não corte os ímãs ainda).

Se você quiser acrescentar brilho e proteção aos seus ímãs, aplique o adesivo transparente (tipo Contact) sobre as folhas separadas. Lembre-se que a tinta corante não possui proteção contra raios UV, e uma camada adicional de proteção pode ajudar. Você também pode usar laminação BOPP se você tiver uma termolaminadora ou uma plastificadora: apenas tome cuidado com a temperatura pois o ímã pode derreter ou ficar preso dentro da laminadora.

Por fim, basta cortar os seus ímãs individualmente, usando o estilete, a tesoura ou a guilhotina. Você deve cortá-los um a um, especialmente se estiver usando o estilete, pois os ímãs não se alinham tão facilmente quando colocados um sobre o outro. Eu geralmente começo cortando as fileiras de ímãs e termino cortando os ímãs individuais com uma tesoura.

É isso aí. Espero que este artigo tenha sido útil para você. O processo é o mesmo que utilizo para pequenas tiragens de ímãs, abaixo de 500 unidades. Tem alguma dúvida? É só perguntar!

113 comentários em “Como fazer ímãs de geladeira usando uma impressora jato de tinta”

  1. Vel Lemos disse:

    Ótimo site. Parabéns pela sua generosidade em dividir seus conhecimentos e tirar dúvidas.
    Abraços,
    vel Lemos

  2. Obrigado Vel, seus agradecimentos são apreciados.

  3. EDUARDO DE OLIVEIRA disse:

    VALEW MEI AMIGO PELA DICA DE COMO FAZER OS IMÃS,MAS NÃO ABUSANDO DE VOCÊ E DE SEU TEMPO,TEM COMO VOCÊ ME PASSAR COMO EU FARIA PARA COLOCAR CALENDARIOS NOS IMÃS DE GELADEIRA,POIS ALGUMAS PESSOAS ME PEDIRAM JÁ E EU NÃO SEI COMO FAZER E NEM QUEM FAZ AQUI POR PERTO DE MIM.POIS ESTOU NO NORTE DO PARANÁ.EM UMA CIDADE PEQUENA DE 20 MIL HABITANTES.E GOSTARIA DE PEDIR PARA VOCÊ ONDE EU COMPRO ESSES CALENDARIOS PARA OS IMÃS DE GELADEIRAS E AQUELES PLASTICO QUE O IMÃ E O CALENDARIO VEM JUNTO SABE.E PRESCISO TAMBEM DE UMA MAQUINA PARA CORTAR UMA GUILHOTINA QUE NÃO SEJA MANUAL OU UMA MAQUINA DE CORTE QUE POSSA CORTAR REDONDO OVAL DE ACORDO COM O CLIENTE ME PEDIR.
    VOCÊ PODE ME AJUDAR NESSES REQUESITOS,EUM ONDE EU POSSO IR OU UM SITE QUE TENHA TUDO ISSO QUE EU PRESCISO.
    MUITO OBRIGADO DEUS LHE ABENÇÕE.

  4. Você pode comprar os blocos de calendário (é só procurar por esse nome) facilmente pela internet em lojas de fotoprodutos ou gráficas, no entanto esse produto só costuma ser vendido em 500 ou 1.000 unidades. Quanto ao segundo item eu não sei nem qual é o nome disso então não posso lhe indicar, mas tente procurar por “porta ímã” ou “porta calendário”.

    Quanto ao corte, você pode comprar uma máquina de corte e vinco e mandar fazer uma faca específica, ou pode tentar usar uma plotter de recorte. A opção pela faca de corte permite cortar os ímãs mais rapidamente, e a opção pela plotter permite fazer ímãs em qualquer formato já que o corte é feito por você num programa de desenho vetorial.

    Boa sorte com o seu negócio, e se tiver mais dúvidas basta perguntar.

  5. Vania Maria disse:

    Adorei sua dica!! estou fazendo ima de geladeira, por encomenda, para aumentar a minha renda e sua dica ou melhor como foi dito acima seu conhecimento foi de grande ajuda!!

    Beijos,

  6. Olá Vânia. Fico feliz em saber que lhe ajudei. Boa sorte no seu empreendimento, e se precisar de algo conte comigo.

  7. ERICH disse:

    Olá amigo uma pregunta eu posso usar a impressora laser também para ter um melhor acabamento?

  8. Erich, você pode, mas você deve observar o seguinte: 1. o custo da página na laser é maior; 2. as impressoras jato de tinta são melhores para reprodução fotográfica, especialmente em itens pequenos como ímãs; 3. a impressão na laser deve obrigatoriamente ter algum tipo de laminação (Contact, BOPP, etc, como explicado no artigo) pois a impressão da laser pode descascar se passarem a unha e dependendo do material usado na impressão.

  9. Edgard Torres disse:

    Primeiramente, Parabéns pelas matérias aqui publicadas, excelentes informações.
    se eu conhece esse site a mais tempo talvez não tivesse jogado tanto dinheiro fora, mas valeu de aprendizado e comprovo que tudo que escrestes no teu site está corretissimo.
    Mas tenho algumas dúvida ainda, qual a diferença posso observar entre imprimir em papel couche e imprimir em papel glossy com a laser colorida? descascam ao toque ? desbotam com o tempo? e se resistem a umidade? pois estava pensando em comprar uma laser para fazer essas impressões…pois já faço em jato de tinta e realmente só obtive os resultados aqui descrito…. vlw!

  10. Obrigado pelos elogios, Edgar. É realmente gratificante ver que estou ajudando. E só pra você saber, o site existe há quase um ano :D

    Quanto a sua dúvida, não é recomendável nem necessário usar glossy numa laser colorida, embora possa ser que funcione. O couché nessa impressora funcionará melhor, mas também é preciso observar que nem todas as marcas de couché podem funcionar corretamente. Quanto a descascar, não posso dizer de antemão mas aparentemente depende do modelo da impressora e da marca do papel. Se o papel for bom o toner irá fundir-se à superfície do papel de modo que não descasque, assim como acontece com o sulfite. Em todo caso é melhor laminar a impressão se você for fazer ímãs de geladeira.

    As impressões na laser são feitas com pó de toner e por isso não mancham com água nem desbotam. E a laminação também vale para impressões jato de tinta, ela ajuda um pouco a proteger contra desbotamento.

    Espero ter ajudado. Se não, é só postar.

  11. Naty Baroly disse:

    Olá, conheci o site agora, e estou achando o máximo, muitas dicas ótimas, parabéns !!!!
    Eu tenho uma duvida, espero que possa me responder.
    O material BOPP somente é vendido em rolos ? ou tem ele como o poleseal já cortado em tamanhos específicos ?
    E como usa-lo em plastificadoras comuns que trabalham com poleseal, qual seria a temperatura ideal ?
    Obrigada

  12. Olá Naty, obrigado pelos elogios! É bom saber que o site está ajudando muita gente.

    O BOPP só é vendido em rolos, de fato. Mas o preço dele não é muito alto, uma bobina com 23 cm de largura e 250 metros de comprimento deve custar uns 80-100 reais. Não existe BOPP cortado em folhas, mas comprando a bobina na largura certa que você vai usar (a menor que vi tem 23 cm) você pode cortar as folhas e usar sem dificuldade. Já fiz uns testes com BOPP fosco cortado e deu certo.

    Você pode, sim, usá-lo numa plastificadora comum (que usa Polaseal), no entanto se essa plastificadora não tiver controle de temperatura pode ser que você tenha problemas de enrugamento. Se ela tiver ajustes, você deve procurar saber a temperatura ideal com o fabricante da bobina ou então ir tentando e ajustando até achar a temperatura ideal – se enrugar então talvez a temperatura esteja alta demais.

  13. Alexandre Magno disse:

    No mercado vende-se um tal “papel magnético”. O papel magnético da Máxima Impressão tem gramatura 135 g/m², e achei OK: “acredito” que não há problemas em utilizá-lo com impressoras janto de tinta domésticas. Porém, também encontrei um papel magnético Multilaser, com gramatura 660g/m². Suspeito que, para usar esse papel, tenha de ser um impressora especial… ou então ele inabilita (estraga) a impressora para ela imprimir papéis de gramatura menor. Só pode! Deve empenar coisa na impressora, fazer a impressora ficar engolindo papel… algo assim. Pois 660g/m² me parece uma gramatura altíssima. O que me diz?

    Outra dúvida que eu tenho é a respeito do ímã próximo dos componentes eletrônicos internos da impressora. Será que não estraga nada mesmo?!

  14. Igor, provavelmente a Máxima Impressão está se referindo à gramatura do papel enquanto a Multilaser está se referindo à gramatura do conjunto papel + manta magnética, daí a “gramatura” maior.

    Eu não sei se nesses pacotes o papel vem separado da manta e você deve colá-lo posteriormente. Mas a princípio não haveria qualquer problema em passar a manta magnética pela impressora se conseguir entrar – os ímãs de geladeira tem um magnetismo bem pequeno. Você talvez tenha problemas apenas pelo fato da manta ser um tanto mole.

    Em todos os casos esses produtos são indicados somente para quem quer fazer uma pequena quantia de ímãs já que é muito mais barato comprar a manta adesivada por metro e o papel glossy separadamente. Com o preço desse pacote da Máxima dá pra comprar 1 metro e meio de manta, suficiente para fazer 3 vezes mais ímãs de geladeira.

  15. Alexandre Magno disse:

    Não sou Igor. Sou Alexandre. Mas OK! Sem problemas.

    Preocupo-me com a gramatura e o peso da folha. Ímã é algo bem “pesado”. Se for muito grosso, ou muito pesado, o papel, imagino que pode forçar peças da impressora, inclusive motores. Também pode empenar algo e criar vícios na impressora (tipo: de engolir papel). Já vi gente dizendo que perdeu impressora por causa de atolamento de papel grosso… Imagine um treco desses, de metal!

    Contudo, seu tutorial é muito interessante. Cheguei a me desinteressar por esses papéis do anúncio que postei. Imagina se a pessoa tem de colocar a manta de 660g pra dentro da impressora! Eu é que num arrisco! Mas não estou com intenção de fazer ímas de geladeira. Não tenho aplicação. Pelo menos por enquanto. E não faço ideia de onde adquirir a tal manta aqui na cidade (Natal, RN); principalmente numa quantidade pequena. Se eu conseguisse fácil um pedaço pequeno, da manta, barato, talvez eu inventasse algo para alguns familiares.

    Seu tutorial é muito interessante! Parabéns!

  16. Cassete, aonde foi que eu li Igor? Desculpe-me ;)

    Olha Alexandre, não sabemos como é o pacote desses ímãs – é bem possível que as folhas venham separadas das mantas. Nunca comprei pois eu faço como indiquei, e de um jeito ou de outro esses fabricantes não venderiam esse produto se existisse a possibilidade dele causar problemas numa impressora de um usuário. Se estão vendendo, acredito que não há nenhum problema em usar.

    Quanto a manta você pode adquiri-la no MercadoLivre (pesquisei e só encontrei vendedores em SP, PR, RJ e MG – não que isso faça alguma diferença em se tratando de comércio eletrônico) ou em alguma loja especializada em produtos de serigrafia ou de comunicação visual, como a Serilon, que tem franquia em Natal. Ou se quiser, posso te vender uns pedaços se você for usar pouco. Se quiser entre em contato por e-mail.

  17. Alexandre Magno disse:

    O produto pode estar sendo vendido “para determinado tipo de impressora”. Não quer dizer que seja indicado “para qualquer impressora”. Mas não sei. É possível até que os interessados em usá-lo passem a dedicar sua impressora a ele, ela deixando de prestar para a utilização convencional com papel sulfite e outros de gramatura “normal”. É uma possibilidade.

    Preocupo-me porque acho que uma HP 710C (impressora antiga, aqui) passou a engolir papel depois que usei nela papel cartão. Suponho que a gramatura do papel cartão não passava de 300 g/m². Sei que foram anos alimentando essa impressora de folha em folha. Uso doméstico. Poucas impressões. “Deu pra tolerar”. Essa HP 710C, de alimentação horizontal, simplesmente não sabia mais puxar apenas uma folha. Tenho forte suspeita de que foi o uso do tal papel cartão o que ocasionou esse defeito.

    O ruim de comércio eletrônico é o frete. Para um produto barato assim, geralmente não vale a pena. Até mesmo para eu comprar a você, talvez não valha a pena. A folha viria dentro de uma correspondência “carta simples”? Ainda que sim, pesa.

    Vou procurar ver a Serilon. Não conheço, pois não trabalho no ramo. É a primeira vez que ouço falar dela É possível que lá eu encontre outros produtos que estão me interessando.

    Valeu!

  18. dirce disse:

    olá, gostei muito das dicas. Gostaria de saber se posso usar bulk com tinta pigmentada, ou tem que ser o cartucho original da impressora? A quanto da prá vender os imãs 4,5×5,00? obrigada!

  19. Olá Dirce, obrigado! Os visitantes do site têm relatado que a tinta pigmentada é incompatível com o papel glossy (que dá a melhor qualidade de impressão) portanto não é recomendável a menos que você use outros papéis que não sejam o glossy. A tinta pigmentada original por outro lado parece não apresentar problemas.

    Quanto ao preço, isso depende da média de preços em sua região, do tipo de cliente que você está atendendo e de como você fará os ímãs (corte redondo? corte quadrado? ímã inteiro?). Recomendo que você faça alguns cálculos para determinar o custo dos ímãs (custo da manta + custo dos papéis + fretes + plastificação + consumo de tinta + mão de obra, etc). O resultado será o seu custo mínimo e você deverá cobrar sempre acima disso – ou seja, vender acima desse valor incluindo a sua margem de lucro.

  20. Flavio disse:

    Acabei de conhecer o site, e estarei visitando com frequência, encontrei muita coisa interessante. Parabéns

  21. Olá Flávio, obrigado pela sua visita!

  22. mariana disse:

    Boa tarde Denis e parabéns pelo seu site!!
    Deixa eu lhe fazer uma pergunta, posso fazer imãs com papel A4 e depois jogar o contact transparente para dar brilho? Se a resposta for não, qual papel poderia usar para fazer a impressão do imã e para dar brilho vc me recomendaria o contact?

  23. mariana disse:

    no caso o papel A4 que eu me refiro seria aqueles normais de impressão.

  24. Olá Mariana, obrigado pelos elogios!

    Sim, você pode passar o Contact transparente para dar brilho, no entanto o papel sulfite oferece a menor qualidade de impressão e nenhuma proteção contra água (apesar da impressão estar protegida pelo Contact, a água pode se infiltrar pelas bordas). Se puder, use o papel glossy (com o Contact por cima), mas se não der, o sulfite será suficiente.

  25. Alexandre Magno disse:

    Não creio que valeria a pena o trabalho e o investimento na manta ou no papel magnético, se for para não usar papel de melhor qualidade. O papel é muito importante para a qualidade da impressão e do resultado final.

  26. mariana disse:

    “imã de geladeira no tamanho 4,5 x 5 cm.” como faço para colocar este tamanho na arte que eu fiz no fhotoshop? no caso isto é feito na horta da impreção?

  27. Ao criar um novo arquivo o Photoshop perguntará as dimensões da arte. Mude a unidade de medida para centímetros e digite este tamanho. Na resolução, digite 300 DPI. O Photoshop calculará automaticamente o tamanho da arte em pixels.

    É importante ter certeza de que a resolução é de 300 DPI ou mais para que a arte não fique embaçada na hora de imprimir. Na tela uma arte pode parecer muito bem, mas na impressão são outros quinhentos.

  28. Alexandre Magno disse:

    Você também pode ter o arquivo (em alta resolução) de uma arte que — por acaso — foi criada no Photoshop, e imprimi-la em maior quantidade (replicada e organizada) dentro de um “modelo de página” (tamanho de papel) fornecido por e a partir de outro software. Por exemplo, você pode preferir colocar a imagem várias vezes dentro de um documento Word, ou embuti-la (e duplicá-la sucessivamente) dentro de um SVG (Inkscape) ou CDR (CorelDRAW), e imprimir a partir daquele programa.

  29. Tatiane disse:

    Não sei se está certo ,mas acho que ficaria um pouco transparente a foto ao ser colada na manta?

  30. A manta é de cor escura e o papel sulfite é um tanto fino, então existe a possibilidade dela transparecer, sim. Use um papel mais grosso.

  31. zilda disse:

    Amei as dicas gostaria de estar trabalhando com isto mas tenho uma empressora antiga que e a HP 840c deskjet com 2 cartuchos da para trabalhar com ela ou vou precisar de outra

  32. É melhor atualizar. Impressoras mais modernas são mais rápidas, oferecem melhor qualidade e você ainda tem a possibilidade de usar sistemas de tinta, chamados de ‘bulk ink’ que reduzem o custo da impressão.

  33. daniela campelo disse:

    Olá…adorei o site…tenho uma loja de aniversário…e o pessoal procura muito esses imãs pra usar com a foto tipo, cartão, pra geladeira…essas coisas…
    confesso que nao entendo muito…mas tenho uma impressora com Bulk…em papel de foto ela imprime bem, eu não sei como é a impressão no imã…na verdade não sei nada…kkk
    compra-se essa manta e cola o papel de foto????vc tem um vídeo???aguardo contato se possivel por email
    sonhodefestaslimoeiro@hotmail.com

    parabéns pelo site adoreiiiiiiiiiii

  34. daniela campelo disse:

    Ah queria saber se vc sabe alguma coisa sobre impressão de papel arroz, onde achar o melhor papel ???qual a melhor tinta????são tantas dúvidas né…é que ja fiz tanto investimento errado…aguardo sua colaboração…abração

  35. Olá Daniela. O procedimento é exatamente o que foi explicado no artigo: os ímãs são impressos em papel fotográfico, você cola as folhas em uma manta magnética adesivada e depois corta com estilete. Não tem segredo, é só procurar pela manta magnética adesivada.

  36. Olá Daniela, obrigado pelos elogios. O papel arroz não é difícil de encontrar, procure no MercadoLivre. O que pega são as tintas, que devem ser comestíveis, portanto você deverá ter uma impressora separada só para imprimir esse material, ou pegar uma das suas impressoras e trocar a tinta.

  37. Olga disse:

    Oi, Denis,

    Obrigada por compartilhar isso aqui.
    Uma perguntinha: poderia imprimir um ímã somente, no canto da folha, ou tenho mesmo
    que duplicar a imagem, pra não sair uma impressão preenchendo a A4 toda? Configurei a imagem nas dimensões que queria (8×5 cm), mas ela saiu do tamanho da folha.
    Zero prática em configurações dessa natureza, desperdicei um papel e mta tinta :(
    Se pudesses me ajudar…,
    Grata!

  38. Olá Olga. Sim, você pode imprimir quantos ímãs quiser ocupando qual parte da folha desejar. Não é necessário preencher a folha toda. Quanto ao “impressão preenchendo a A4 toda”, eu acho que você configurou algo errado (não sei que programa usou) pois se a arte mede 8 x 5 cm então ela vai sair com exatamente este tamanho na folha, independente de ter sido duplicada ou não.

  39. Mario disse:

    Muito bom o seu site. Quero aproveitar também e dizer que vendo mini calendários no tamanho 5x5cm vendo em pequenas quantidades.

  40. Olá Mário, obrigado pela sua visita. Essas impressoras são apropriadas para fazer pequenas quantidades de qualquer coisa. Boa sorte com seu negócio!

  41. Edilberto disse:

    olá?,como faço para deixar uma imagem com 4 cm no papél?,são circulos com imagens que quero imprimir mas não consigo deixar do tamanho que quero,minha impressora e HP photosmart d 110,vou usar papél foto adesivo A4 210mm-297mm de altura,fico grato se puder me ajudar,obrigado..parabéns pelo site..

  42. Olá Ediberto, agradeço pelos elogios. Você deve usar algum programa de desenho que permita especificar o tamanho dos objetos em centímetros e permita trabalhar com uma página também definida em centímetros. O Word é capaz de fazer isso, e eu pessoalmente gosto do CorelDRAW que é um programa de desenho vetorial. É possível fazer também com o Photoshop, mas deve-se tomar certo cuidado para que as impressões sejam feitas no tamanho desejado. Existem diversos programas de desenho à disposição, procure usar aquele que oferece os recursos que você mais precisa.

  43. Filipe disse:

    Boa noite Denis!
    Parabéns pelo site.
    Como faço para fazer calendários qual papel devo usar?
    E aqueles papeis que são tipo plastico como o vinil e power film como se faz impressões neles?

  44. Olá Filipe. Se você for usar uma impressora jato de tinta, o único papel disponível e ideal para isso é o glossy. Mas você deve plastificá-lo ou laminá-lo para proteger um pouco mais a impressão, pois ela tende a desbotar. O vinil e o power film só podem ser impressos através de serigrafia ou com uma impressora grande (plotter) com tinta solvente.

  45. Maria disse:

    Oi Denis, parabéns pelo trabalho de ajudar pessoas que procuram por fazer coisas e precisamos de outros que conhecem da arte.
    Estou querendo fazer etiquetas que no começo achei eram de vinil plastico impresso com ribbon resina em impressora de termotransferencia. Mas vc comenta nas respostas acima que o vinil SOMENTE E UNICAMENTE se imprime por serigrafia ou plotter com solvente.
    Entao, cómo fazer etiquetas para personalizar e colar em mamadeiras, poters e outros que vao ao microondas e freezer e sao lavados?????
    Serão etiquetas de BLOPP impresso ou de vinil em impress jato de tinta e depois ele é laminado? OU SERA QUE SERVE O MESMO PROCESO QUE PARA IMAS DE GELADEIRA?????
    Fico agradecida pela sua atençao.

  46. Olá Maria. Produtos como estes, como mamadeiras, potes e outros, definitivamente não devem receber etiquetas feitas em vinil, feitas em serigrafia ou com plotter, por uma questão de segurança (não que eu entenda dessas coisas).

    As etiquetas para esse tipo de produto geralmente são feitas de papel comum mesmo, e você pode ou fazer isso em uma gráfica (pois o custo seria bem baixo se você precisar de grande quantidade) ou pode fazer com uma impressora comum e laminar com BOPP. Neste caso seria, sim, o mesmo processo dos ímãs de geladeira. Mas lembre que na impressora o seu volume de produção será bem pequeno e apropriado somente para pequenas quantidades.

  47. Raphaela disse:

    Parabéns pelas Dicas.
    Gostaria de uma informação, quantos imas consigo fazer com 1 metro de manta?
    sendo imas com manta parcial e manta total para imas de 4,5 x 5

    Desde já agradeço!

    Att,
    Raphaela Seixas

  48. Olá Raphaela. Cabem de 230 a 260 ímãs dependendo da distância entre eles, das margens das folhas impressas, etc. E isso sem considerar erros de colagem, perda de material, etc. Esse cálculo considera manta total.

    Eu não acho legal fazer ímãs com manta parcial, mas aí fica a seu critério… Tenha em mente apenas que ao fazer com manta total você além de dar um melhor acabamento aos ímãs tem um argumento para cobrar a mais (e com toda razão).

  49. Ana Cláudia disse:

    Boa noite, qual a impressora utilizo para imprimir em vinil. Na realidade quero fazer rótulos que não saiam na água, pois jato de tinta molhou acabou.

  50. Vinil só pode ser impresso em impressoras de grande formato com tinta solvente (plotters). Existe vinil para jato de tinta comum, mas ele é bem vagabundo e não serve para a sua finalidade na minha opinião. O papel glossy adesivo não é lá um vinil, mas ele serve sim para rótulos e a impressão não mancha com água – o papel pode até enrugar mas a impressão não sai, mesmo com tinta corante.

    E antes que você pergunte, não, não dá pra enfiar tinta solvente numa impressora comum.

  51. Alexandre Magno disse:

    Imagino que reutilizar uma impressora que antes não usava tinta comestível pode ser perigoso. Como garantir que ficou tudo “lavado”? Não vejo como. Alguns produtos tóxicos vem com a instrução “não reutilizar a embalagem”. Penso que essas tintas corantes/pigmentadas são tóxicas; mesmo sabendo que são a base de água.

  52. Eu imagino que não haveria problema, até porque a tinta comestível é do tipo corante e a diferença dela para a corante comum de impressora é apenas que a corante comestível é aprovada pelo governo para consumo pelas pessoas. Deve-se apenas lembrar de imprimir dezenas de folhas coloridas para remover totalmente os restos da tinta anterior.

  53. Alexandre Magno disse:

    Não creio que tinta comestível ser do tipo corante seja algo que determine segurança. Quais seriam os critérios para o governo aprovar uma tinta comestível? Algo me diz que começa pela fórmula dessa tinta.

    Para essa finalidade, eu não concordo com o método de limpeza proposto. Repito: alguns produtos tóxicos vem com a instrução “não reutilizar a embalagem”.

  54. Daniele Porto disse:

    Olá bom dia Denis !Gostaria de eu mesma fazer os imãs de geladeira para dar de lembrança no aniversário de 1 ano do meu filho. Tenho uma impressora HP PHOTOSMART C3180 ALL-IN-ONE( que nunca usei). FICAM AS PERGUNTAS: Posso imprimir com o cartucho normal dela?Qual o melhor papel para esse tipo de arte? Primeiro imprimo no papel e depois colo na manta ou o papel é adesivo? onde compro essa manta ? A manta é vendida por metro ? Quantos metros ou folhas de manta magnética preciso para colar no tamanho 4,5 x 5 ,200 fotos imãs ?

    Desde já, agradeço a sua ajuda!

  55. Beto Veras disse:

    Desculpe-me, me intrometer assim.
    Caro Alexandre, geralmente as impressoras constam em seus manuais, os tipos de papeis e as gramaturas máximas que elas suportam.
    As impressoras domésticas geralmente aceitam papeis de no máximo 220 de gramatura (ex. uma laser como a Xerox Phaser 6010n).
    Impressoras mais antigas, provavelmente, trabalhavam nessa faixa ou um pouco menos, por isso a sua deu problema.
    Para papeis ou materiais mais grossos, como esse de 600, seria necessário uma impressora “profissional” usada em empresas de médio e grande porte que aceitam gramaturas até maiores que esta (levando-se em conta, q esta seja a gramatura do material único, e não final como já foi mencionado).

    E Denis, parabéns pelo site e sucesso.

  56. Obrigado pelos elogios, Beto. Quanto a gramatura, de fato as impressoras domésticas vão até mais ou menos 220 gramas. Eu imprimo glossy 240 na Epson sem dificuldade. Quando preciso fazer alguma coisa com papel muito mais grosso do que isso (como por exemplo o 600 gramas que você citou) então eu faço uma ‘gambiarra’ usando adesivo glossy – imprimo o adesivo e colo por cima do papel. Fica incrível, já fiz até agendas de capa dura assim.

  57. Olá Daniele. Sim, você pode imprimir com os cartuchos dela, sem problema. Mas lembre-se que os cartuchos dessa impressora são pequenos e a impressão desse tipo de material costuma consumir muita tinta. Todo o procedimento para fazer os ímãs está detalhado neste mesmo artigo, e conforme escrito nele o papel ideal é o glossy 180 gramas. Quanto a metragem de manta magnética, você deverá usar uma calculadora. A bobina de manta tem 64 centímetros de largura.

    Se tiver mais alguma dúvida é só postar.

  58. Daniele Porto disse:

    Olá Denis bom dia !
    você sabe me informar quantos imãs consigo fazer com os cartuchos dela? só para eu ter uma base.

  59. Daniele Porto disse:

    onde consigo comprar esta bobina da manta num preço mais em conta ?

  60. ataliba moraes disse:

    no mercado livre vc encontra as folhas de imãs, já pronta para imprimir(folha a4) e elas ja vem com folhas de laminação(tambem formato a4)abrs.

  61. cidinha disse:

    eu trabalho com sublimação e gostaria de fazer ima de geladeira, pesquisando na net acabei achando sua pagina e amei. Tenho uma pergunta, posso imprimir a fotografia para o ima de geladeira, tamanho 10×15 com a tinta corante de uma impressora que esta usando bulk ink?

  62. cidinha disse:

    aproveitando o assunto gostaria também de saber como fazer a “lousa mágica”

  63. Olá Cidinha. Sim, você pode usar a tinta corante, mas ela costuma desbotar depois de algumas semanas ou meses. Como essa tinta é a única compatível com o papel fotográfico (glossy) você deverá então aplicar um adesivo transparente (contact) para ajudar a proteger a impressão.

  64. Não sei a que você se refere… Que eu saiba a lousa mágica é aquele brinquedo que se pode desenhar usando uma caneta especial, e apagar apenas chacoalhando-o… Não sei o que você faria com isso e uma impressora.

  65. vanessa souza disse:

    Olá Denis bom dia!
    Eu resolvi fazer etiquetas personalizadas para copos em papel glossy adesivado, como seria para copos em que os convidados pudessem utilizá-los durante a festa, fiz o teste com água para ver se iria borrar, e para a minha infelicidade, a tinta saiu!
    Você tem alguma sugestão para eu aproveitar as etiquetas que já foram impressas, utilizando algum produto…
    O papel utilizado foi da marca sistem para impressão a jato de tinta.

  66. Olá Vanessa. Que marca de papel glossy você adquiriu, e onde? Os papéis glossy que uso, adesivos ou não, não deixam a impressão borrar. O papel apenas fica levemente enrugado, mas isso é normal já que se trata de papel.

    Se você não quiser imprimir de novo, talvez seja possível salvar essas impressões. Experimente em apenas uma folha passar spray de proteção para fotos ou spray envernizante (encontrados em papelarias). Dá um pouco de trabalho passar o spray mas ele protege a impressão.

  67. Raquel disse:

    Que verniz é esse?Não encontrei… tem o nome ou alguma outra referencia de marca?

  68. É apenas ‘spray verniz’ ou ‘spray envernizante’. Serve para dar acabamento em pinturas, artesanatos, etc.

  69. Bel disse:

    Olá, tenho uma parede forrada de painéis de madeira (tipo aglomerado, dessas que se faz painel para TV) e queria colocar um mural para fotos e recados mas não queria furar para colocar o painel tradicional. Pensei na manta magnética adesivada, usando o lado adesivado para fixação. Vc acha que funciona? Obrigada,

  70. Olá Bel. Parece uma boa ideia, sim, mas isso pode causar problemas posteriormente caso você queira retirá-la da parede. Talvez fosse melhor fixar algum painel metálico usando fita banana (fita de espuma dupla face) ou aquele gancho Command da 3M? A fita banana é muito forte e inclusive é difícil de retirar da parede, mas como você só vai precisar de um pequeno pedaço isso pode não ser um problema, e ela é capaz de segurar bastante peso.

  71. Bel disse:

    Obrigada, Denis.

  72. keke disse:

    olá, tem outro produto que de proteção e brilho alem do contatic ?

  73. denisgomes disse:

    Você pode usar o BOPP brilho ou fosco, que é o mesmo usado nas gráficas para dar brilho e proteção aos cartões de visita, mas para isso é necessário ter uma plastificadora ou uma laminadora.

  74. Ola . Gostaria de deixar uma sugestão . Aqui na cidade onde moro eu encontrei papel fotográfico já imantado tamanho A4 . È só colocar na impressora e pronto . Não precisa ficar colando na manta é muito mais pratico.

  75. denisgomes disse:

    Olá Raquel, obrigado pela sua dica. É muito fácil encontrar esse tipo de material à venda também na internet. Eu apenas não recomendo porque acaba custando muito mais caro do que comprar manta magnética adesivada. Em uma das lojas que vi, com o preço de um pacote com cinco folhas imantadas dá pra comprar dois ou três metros de manta magnética, suficiente pra imprimir 18 ou 27 folhas de ímãs. Certamente que dá mais trabalho, mas não parece ser tanto assim, ainda mais para quem quer atacar também com ímãs promocionais em pequenas quantidades, já que as gráficas costumam fazer somente 1.000 ou mais.

  76. Robson disse:

    Qtos imãs desse consigo imprimir +/- com o cartucho cheio? Arte final +/- igual essas cormecializadas. Tenho uma HP C4480

  77. denisgomes disse:

    Depende muito de como é a arte e de qual é a qualidade de impressão. Eu acredito que esses cartuchos pequenos da HP irão render de 20 a 40 folhas tamanho A4 no modo de impressão fotográfico.

  78. Sidney Poubel disse:

    Como posso protejer a manta (imã) de chuva, quero colocar no carro (porta) e retirar quando for preciso…posso sublimar direto na folha imantada ? qual o grau e tempo da prensa ? Obrigado.

  79. Rafaela disse:

    Ola, tenho uma impressora epson stylus tx105, se puder e souber me informar, gostaria de saber se ela tem capacidade para imprimir papel “dupla face canson 300g/m² A4 210mmX297mm” me disseram q é só configurar mas não descobri ainda como faço isso. desde já agradecida!

  80. denisgomes disse:

    Olá Rafaela. Não é necessário usar nenhuma configuração especial, nem mesmo a de envelope. É só mandar imprimir na qualidade desejada (Rascunho, Normal, Ótimo). As impressoras jato de tinta da Epson conseguem aceitar sem problema papéis com 300 gramas de espessura.

  81. Michelle disse:

    Olá… porque vc não recomenda o uso de uma guilhotina facão? Comprei uma da Lassane, 30 cm, especialmente pra fazer coisas pras festinhas do meu filho e sobrinhas mas depois de cortar papel adesivado a lâmina está grudando e perdendo o corte e não sei o que fazer. Tem alguma sugestão?

  82. denisgomes disse:

    Olá Michelle. Não tive boa experiência com uma guilhotina facão. Com o tempo o corte tende a ficar torto e/ou o material se desloca, além do desgaste que você mesma apontou. Prefiro então usar alguma guilhotina em que a lâmina faça um movimento em linha reta. Você pode portanto usar estilete e régua, ou uma refiladora, ou ainda uma guilhotina grande (para 300 ou mais folhas).

    Você também pode usar uma plotter de recorte (e com isso ainda existe a vantagem de se fazer ímãs em formatos diferenciados) ou pode ainda imprimir os ímãs em papel fotográfico não adesivo e cortá-los antes de aplicar à manta magnética adesivada. A manta magnética é fácil de rasgar e os ímãs já cortados permitirão que você “destaque” a manta muito facilmente.

  83. Rafaela disse:

    ah, muito obrigada!
    hoje vou ver se acho o material para fazer os ímãs
    então se eu imprimi os cartões em folha fotográfica então não preciso colocar o adesivo transparente?

  84. Rafaela disse:

    ah, muito obrigada!
    hoje vou ver se acho o material para fazer os ímãs
    então se eu imprimi os cartões em folha fotográfica então não preciso colocar o adesivo transparente?

  85. denisgomes disse:

    Não é obrigatório, mas eu recomendo que você passe um adesivo transparente depois para proteger a impressão ainda mais.

  86. Gracy Santos disse:

    Ola. Eu estou começando a fazer canecas de acrílico e eu
    gostaria de saber qual e o melhor papel que eu posso usar e que possa lavar a
    caneca sem sair o adesivo..Tenho uma impressora jato de tinta será que da pra
    imprimir.Obrigado.

  87. denisgomes disse:

    Olá Gracy. Não sei que tipo de caneca você pretende fazer, mas as canecas de acrílico que eu faço são aquelas em que a impressão fica por dentro (a caneca é de rosquear).

    Se você vai adesivá-las por fora então não será possível fazer isso com a sua impressora jato de tinta porque essas impressoras só podem imprimir adesivos de papel (glossy ou não) e esses adesivos enrugam com água e são destruídos facilmente. A melhor opção é imprimir adesivos de vinil, mas eles só podem ser feitos em impressoras grandes (plotters) com tinta solvente.

  88. Claudio disse:

    Boa noite! Estou começando a fazer adeviso para festa: (pirulito, bala, baton, clicheta, palhaca etc). gostaria de saber se vc poderia mim forma uma máquina de baixo custo para corta redondo principalmente. Obrigado. (Em imprimo em papel adeviso COLACRIL)

  89. denisgomes disse:

    Para imprimir use papel adesivo glossy (brilhante) de qualquer marca. O papel que você usa é sulfite adesivo e por isso a qualidade não é a ideal.

    Com relação a máquina de corte, receio que não exista um equipamento de baixo custo. As máquinas de recorte (plotter de recorte) custam pelo menos 1.400 reais. Mas há uma vantagem: elas cortam qualquer formato que você desenhar no computador, desde pequenas lembrancinhas em adesivo até caixas em papel impresso.

  90. Claudio disse:

    Boa noite!
    Vc poderia mim informar onde posso compra-la, pode mim sugerir nome? Obrigado!

  91. denisgomes disse:

    Acabei de dizer na mensagem anterior, o nome é ‘glossy adesivo’. Procure no MercadoLivre ou em lojas online.

  92. fagnerabencoado disse:

    bom dia eu estou começando a imprimir carinhas de aniversário mas elas estão desbotando rapidamente vc teria uma dica eu estou usando papel fotografico nomomento da impresão elas ficam ótimas mas depois vão perdendo a cor se ficarem espostas como porta de geladeira ,murais de fotos etc. desde já obrigado

  93. fagnerabencoado disse:

    eu fiz essapergunta uns minutos antes e já agradeço pela ajuda a cidinha pois já responde a minha valeu mesmo DEUS te abençoe

  94. denisgomes disse:

    A tinta de impressora tem essa tendência, especialmente se for uma tinta não original do fabricante da impressora.

    Você tem duas opções: usar tinta original ou imprimir seus trabalhos em um laboratório fotográfico. Alguns vendedores recomendam tinta pigmentada para acabar com esse problema mas essa tinta não é compatível com o papel fotográfico.

  95. Alexandre Magno disse:

    Qual Sistem?

  96. Alexandre Magno disse:

    Sabe dizer a gramatura e quanto custou?

  97. Alexandre Magno disse:

    Se você precisar limpar os bicos impressores por causa de riscado, as estimativas mudam complemente. Lembre-se de disso.

  98. Alexandre Magno disse:

    O sol poderá ser um problema.

  99. Alexandre Magno disse:

    Para não ficar omisso: tenho quase certeza que foi assim que danifiquei a antiga HP 710C.

  100. Alexandre Magno disse:

    Não seria o caso de mandar amolar, se é que o serviço existe?

    O que vi sobre esse tipo de guilhotina é que não é preciso.

    A propósito, denis, você sabe como busco (no comércio) alguém que corte A4 em A5 com precisão? Esse serviço existe, ou cada gráfica com guilhotina eletrônica trabalha só para si?

    Tenho impressão de que encontrar A5 já cortado não é fácil. Gostaria de ter A5 de boa qualidade.

  101. Alexandre Magno disse:

    Imprimi um mapa (verde, mata etc) em papel matte meses atrás. Imprimi usando tinta DuraBRITE original, numa Epson TX235W com cartuchos originais. Em pouco tempo desbotou ou largou, tendo o tal mapa sido guardado num envelope plástico, protegido de luz e umidade. Especialmente uns vermelhos e azuis fortes que faziam marcações no mapa (militar), “sumiram” ou viraram cinza; não sei descrever ao certo, hoje.

  102. denisgomes disse:

    Os materiais da Sistem não prestam. Os da Masterprint e os glossy genéricos (sem marca) funcionam muito melhor.

  103. denisgomes disse:

    Até poderia mandar amolar ou trocar a lâmina, mas honestamente uma guilhotina para 300 folhas (que já comprei) permite maior produtividade. As guilhotinas facão não fazem mais do que 5 folhas de sulfite e têm muita dificuldade com materiais mais grossos.

    As gráficas compram papéis em tamanhos grandes (66 x 96 cm geralmente) e depois cortam nos tamanhos que precisarem: A2, A3, A4, A5, etc. O mais fácil pra você é comprar folhas A4 e levar numa gráfica para cortar em duas, ou então comprar uma guilhotina que não seja de facão.

  104. Alexandre Magno disse:

    Como seria uma guilhotina dessas? Tem foto? Quanto custaria? Cortando até 300 folhas, que nem a sua? Com precisão?

  105. Vanessa Marcolino da Silva disse:

    A minha impressora é a jato de tinta, consigo trabalhar com papel glossy adesivo?

  106. Alexandre Magno disse:

    Sim. Não é essa uma das coisas que o Denis tem proposto?

  107. denisgomes disse:

    Sim, qualquer jato de tinta pode.

  108. jessy disse:

    Quero fazer personagens de desenho animado, é fácil de cortar a manta? Precisaria fazer todo o contorno dos bichos, é possível?

  109. Somente com uma plotter de recorte caso não queira fazer isso manualmente. Se for usar uma dessas, será necessário sim desenhar o contorno do que você quer cortar.

  110. Leonardo disse:

    Onde eu compro essa manta magnética?

    Obrigado.

  111. No MercadoLivre ou em lojas de materiais para comunicação visual – aquelas lojas que vendem adesivos vinílicos, materiais para serigrafia, etc.

  112. Albenia disse:

    Olá obrigada por sua generosidade, é muito bom quando a gente encontra um artigo tão valioso como este. Deus te abençoe!

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo