Existe alguma impressora capaz de imprimir diretamente em tecido?

Sim, existe. Continue lendo para saber mais.

Existem duas formas de se imprimir em uma camiseta:

  • Usando o processo de termotransferência (transfer sublimático, já discutido amplamente neste site)
  • Usando uma impressora têxtil

Mas o que é essa impressora têxtil?

As impressoras têxteis (garment printer) são apenas impressoras jato de tinta comuns adaptadas para imprimirem diretamente sobre o tecido (ao invés de em folhas). Veja:

Observe que a impressora traz uma base deslizável, onde você pode “vestir” a camiseta de modo que ela fique presa durante a impressão.

Com este tipo de impressora você pode produzir camisetas personalizadas sem a necessidade de usar tinta sublimática, papéis para transfer ou prensas térmicas: basta imprimir e pronto! Existem até modelos de impressoras equipadas com tinta branca para que você possa imprimir em camisetas escuras. Tais impressoras utilizam tinta pigmentada, que oferece excelente resistência ao sol e (possivelmente) boa resistência contra lavagens.

Não tenho muitas informações a respeito deste tipo de equipamento (ainda colocarei as mãos em uma destas!) mas acredito que a qualidade de impressão seja tão boa quanto as camisetas feitas através de transfer, visto que a tinta sublimática também é uma tinta pigmentada – apenas com a característica de termotransferência.

Existem no mercado impressoras têxteis fabricadas especificamente para esta finalidade (Brother, Versajet, ANAJet, etc), e outros equipamentos que são meras adaptações de impressoras existentes, como a Epson 4880. Esta adaptação consiste basicamente da retirada da parte inferior da impressora e instalação de uma mesa que permite prender a camiseta enquanto ela é impressa.

Se você pretende adquirir um equipamento deste tipo para produzir camisetas, aqui vai uma dica: lembre-se de que apesar de serem equipamentos interessantes elas ainda são impressoras jato de tinta, ou seja, um tanto lentas (não que uma impressora com tinta sublimática seja muito mais rápida…). Considere a questão da produtividade antes de investir neste tipo de equipamento.

15 comentários em “Existe alguma impressora capaz de imprimir diretamente em tecido?

  1. eu tenho uma loja aqui em goiania e vendo as epson, so que ultimamente estao intupindo de mais as cabeças e engraçado que sempre comprei do mesmo fornecedor, e outra a tx 730 depois de umas 30 impressao ela trava e pede pra trocar o cartucho so que eu uso o bulk mas ai ela trava ai tem que desligar e ligar novamente tem ideia disso …

  2. Olá Elite Informática. A cabeça de impressão pode entupir por tinta ruim (talvez um lote ruim?) ou por pouco uso (deve-se usar a impressora pelo menos 2x por semana) mas infelizmente é difícil dizer a causa exata do problema. E também pode ser por outros fatores como o ambiente onde a impressora é usada, a maneira como o usuário a usa, qual tinta ele está usando, etc.

    Quanto a TX730, talvez o chip do bulk ink ou do cartucho que você está usando esteja com defeito ou mal encaixado/soltando.

  3. olá amigo, camisetas de time de futebol usam essa maquina ou é outro tipo de impressão para a camisa sair da cor ou cores esperadas e patrocinios, em fim…? grato.

  4. As camisas de futebol são de poliéster e podem ser feitas com transfer (sublimação) usando tinta sublimática e papel sulfite ou papel fosco (matte). Depois de imprimir no papel deve-se usar uma prensa de calor para transferir a imagem para o tecido.

    A camiseta inteira é feita no transfer, portanto normalmente usa-se uma impressora de grande formato (plotter) para obter a impressão.

  5. Eu comprei uma R230 que é assim mesmo mas nao sei qual tinta usar para materiais rigidos e pedi sua ajuda em outro topico. So escrevi aqui pra voce ver como é a maquina.

  6. Olá irei começar neste ramo aqui e Minas e tenho a seguinte duvida. Devo comprar duas impressoras uma para tinta pigmentada e outra para tinta sublimação? A duvida surgiu a partir da observação que a troca de tintas na mesma impressora entupirá a impressora.

  7. É exatamente isto. A tinta pigmentada será usada em camisetas de algodão (apenas) e a tinta sublimática será usada em chinelos, azulejos, canecas, camisetas de poliéster e (quase) qualquer outra coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *