Qual a diferença entre os adesivos de vinil e de papel?

Existem pelo menos duas opções para se fazer adesivos: de vinil e de papel. Qual é a diferença entre eles?

Os adesivos podem ser usados de inúmeras formas: personalizar brindes e lembrancinhas, decorar paredes, divulgar mensagens em veículos, imprimir fotos e mensagens em canecas, capas de caderno, livros, e muitas outras coisas. E existem pelo menos dois tipos de adesivos: o adesivo de papel e o adesivo de vinil. Mas quais são as diferenças entre eles?

O adesivo de papel, que pode ser encontrado nas versões fosco (sulfite), reciclado e glossy (brilhante) é o mais comum e o mais barato. O adesivo glossy é o mais usado destes, e com ele é possível personalizar lembrancinhas, fazer rótulos, criar capas de livros e agendas, fazer tags, adesivos para fechamentos de envelopes e uma centena de outros produtos. O adesivo de papel glossy ainda tem uma vantagem sobre os demais: a impressão fica resistente a água mesmo com tinta corante. Mas por serem de papel estes adesivos podem não ter a resistência necessária para certas aplicações. Por exemplo: na utilização de rótulos de embalagens que serão lavadas ou que terão contato com umidade. A impressão não irá manchar, mas por ser de papel ele vai enrugar.

A regra geral é bem simples: adesivos de papel são mais recomendados para utilização interna e para pequenos itens que não necessitem de muita resistência mecânica, como os fotoprodutos, presentes ou lembrancinhas.

O adesivo de vinil é composto de um tipo de plástico e por isso possui maior resistência e maleabilidade. Ele está disponível em diversas cores e texturas, e pode ou não ser impresso. Os adesivos decorativos de parede, por exemplo, são adesivos vinílicos não impressos (apenas recortados no formato).

Por serem de um tipo de plástico estes adesivos são impermeáveis e por isso não podem ser impressos em uma impressora comum com tinta pigmentada ou corante. Os adesivos vinílicos à venda em casas de serigrafia e lojas de comunicação visual só podem ser impressos em impressoras de grande formato (plotters) usando tinta solvente, que é capaz de penetrar na superfície impermeável destes adesivos. Também não é possível usar tinta solvente numa impressora comum (isso danificaria as cabeças de impressão).

Portanto, se você precisa usar adesivos vinílicos por algum motivo, procure uma loja especializada em grandes formatos ou alguém que imprima lonas ou banners.

Agora que você já conhece estes tipos de adesivos, escolha o que for mais adequado para o seu projeto e mãos à obra!

38 comentários em “Qual a diferença entre os adesivos de vinil e de papel?”

  1. maria disse:

    Como se faz um adeviso? Gostaria de começar a fazer!

  2. denisgomes disse:

    Não entendi a sua pergunta, Maria. Basicamente é só desenhar no computador e imprimir. Se você tiver uma dúvida específica poste aqui.

  3. Alejandro disse:

    Bom dia Denis,
    que impressora é boa para imprimir adesivos para lembrançinhas e fotos? estou querendo ampliar o negocio com imãs de geladeira e lebrançinhas com adesivos. Eu comprei a HP deskjet 1000 mas é muito basica, não da certo.

    Qual da epson me recomenda? melhor custo beneficio.

    Obrigado

  4. denisgomes disse:

    Essa frase “melhor custo-benefício” deveria ser proibida :D Quanto mais você investe no seu negócio, melhores serão os resultados, e todo mundo parece querer começar um negócio sem gastar quase nada.

    Qualquer impressora da Epson pode ser usada, e você deve usar tinta corante (porque a pigmentada não é compatível com papel fotográfico). Eu particularmente gosto dos modelos com seis cores como a T50, a L800 ou a TX730WD. A qualidade de impressão é melhor por causa das duas cores adicionais.

  5. Fernanda disse:

    Preciso trabalhar com etiquetas de vinil, qual impressora deo comprar? Onde eu encontro?
    Obrigada!

  6. denisgomes disse:

    Presumo que você irá fazer adesivos de vinil para uso externo. Esse tipo de adesivo só pode ser produzido em impressoras de grande formato (plotters) com tinta a base de solvente.

    Existem alguns vendedores oferecendo adesivo vinílico para impressoras jato de tinta comuns, mas nem é necessário dizer que esse adesivo não dura nem um pouco.

  7. quais trabalhos posso fazer com o papal gossy ? papel litografico e papel sofrt ? bjs
    marina

  8. denisgomes disse:

    Dá pra imprimir qualquer coisa com papel glossy. Já o papel litográfico e o papel soft eu não conheço.

  9. Junior Sales disse:

    Fala Dennis blz, queria saber se posso imprimir qualquer imagem no google imagens, ou se tem algum programa especifico para isso ?

  10. denisgomes disse:

    Em primeiro lugar as imagens encontradas no Google Imagens geralmente têm direitos autorais, ou seja, você não pode pegar uma foto ou desenho e sair comercializando por aí. Por outro lado existem sites que comercializam fotos e desenhos com direitos autorais para comercialização, e não é tão caro.

    Mas questões jurídicas à parte, você pode, sim, imprimir imagens encontradas em qualquer lugar. Deve-se apenas prestar atenção à resolução da imagem (em pixels). Quanto maior a imagem, melhor a qualidade de impressão. Imagens pequenas podem parecer boas na tela mas quando ampliadas para impressão tendem a ficar quadriculadas ou borradas e não há nada a se fazer para resolver isso exceto achar imagens grandes.

  11. Monica disse:

    Oi Denis, comprei o kit tinta corante e o papel glossy mesmo assim as cores estao sindo lavadas e depois de impresso o papel fica meio pegajoso…é assim mesmo? um abraço

  12. denisgomes disse:

    Por acaso a sua impressora usava tinta pigmentada antes? E esse papel é glossy mesmo, está escrito isso na embalagem?

  13. Monica disse:

    Denis, usava pigmentada antes …é a tx430w…. comprei recarregavel, coloquei corante….o papel é Papel Adesivo Fotografico Glossy… fica pegajoso assim mesmo?

  14. monica disse:

    Denis, vc tem algum site que venda papel glossy? fica pegajosas as minhas impressoes… extranho….

  15. denisgomes disse:

    Pode ser que você tenha misturado as tintas, e isso nunca deve ser feito. Agora você terá de esvaziar completamente o seu bulk ink (incluindo os cartuchos), jogar essa mistureba de tinta fora e colocar a tinta corante novamente, ou seja, refazer a instalação do bulk ink desde o começo.

  16. denisgomes disse:

    Por favor não poste mensagens parecidas repetidamente. Gosto de ajudar mas isso não vai acelerar as coisas.

  17. Monica disse:

    Desculpa Denis…. =D

  18. Monica disse:

    Oi Denis, mas eu comprei os cartuchos recarregaveis vazios e coloquei a tinta corante… não misturei…. no caso terei que tirar toda a tinta do cartucho recarregavel e enche-los novamente? e a impressao no pale glossy fica pegajosa mesmo?? é assim?? Obrigado pelas suas respostas e me perdoe ter duplicado a pergunta….

  19. denisgomes disse:

    Você tem certeza absoluta de que a tinta é corante? A tinta corante é semi-transparente (como aqueles sucos em pó). Se for isso mesmo, então execute uns dois ciclos de limpeza.

    A impressão no papel glossy não ficará pegajosa, ela deve secar imediatamente. Pode ser também que te venderam um papel errado pois nem todos os papéis com brilho são apropriados para uso com impressoras jato de tinta, mas isso é bem estranho pois você diz que na embalagem está escrito glossy. Faça testes com outra marca de papel glossy.

  20. Monica disse:

    Vou fazer uns ciclos de limpeza como vc me orientou… volto aqui pra te contar o que aconteceu…obrigada Dennis

  21. dai disse:

    ola! preciso de uma ajuda,
    posso usar o papel glossy para adesivar uma caneca? #Urgente

  22. Monica disse:

    Dennis fiz as limpezas… deixa eu te perguntar uma coisa: o papel glossy mesmo sem imprimir nada ele esta pegajoso….é assim mesmo?só se eu comprei um ruim kkk oh Deus..o seu eh pegajoso?

  23. denisgomes disse:

    Se for urgente eu cobro R$ 199 por atendimento ;) Não use #urgente. Faço isso voluntariamente.

    Com relação ao glossy, depende da caneca e de onde ela será usada. Em geral dá pra adesivar qualquer coisa, mas deve-se avaliar onde será usado e como já que o glossy não tem muita resistência por ser um PAPEL.

  24. Monica disse:

    Hum… Dennis, então ai esta o erro… vou comprar outro pra ver… fui observar as tintas e são semi transparentes mesmo…. entao o problema eh o papel mesmo… =D

  25. Magali disse:

    Olá!!! Estou iniciando em adesivos de unha, e gostaria de saber se há uma folha adesiva transparente para este fim?

  26. angela silks e brindes disse:

    Qual a menor impressora a base de solvente para se iniciar um negocio e que nao gaste muito….poderia indicar alguma ?????

  27. denisgomes disse:

    Acredito que seja com largura de 1 metro ou algo próximo disso. Infelizmente não dá pra não gastar muito porque esse tipo de equipamento é bem caro e especializado. Espere gastar pelo menos 50 mil num novo.

  28. Daniel disse:

    Olá Denis vc poderia me dizer qual a melhor tinta para imprenssao em adesivos de unha, que é pro duzido de base de unha e cola branca em pasta l (plastico) tinta pigmentada ou corante? ; pigmentada ou corante?

  29. denisgomes disse:

    Nenhuma das duas. Esse tipo de adesivo é produzido com processos industriais, provavelmente por uma gráfica.

  30. paloma disse:

    Olá, Denis!

    Sei que você disse pra não perguntar qual a melhor impressora, mas procurei aqui no site e não encontrei o que procurava. Quem sabe você pode me ajudar? Eu tenho uma pequena empresa e gostaria de produzir meus próprios adesivos e cartões de visita. Gostaria de fazer adesivos de vinil, que possam ser grudados em carros, por exemplo. Dei uma procurada e vi que impressoras por sublimação seriam perfeitas, mas as que encontrei são bem caras. Assim, você pode me dar uma luz? Pra fazer meus adesivos, realmente preciso de uma impressora por sublimação? E você poderia me dar algumas alternativas que você tenha experiência que possam funcionar no caso da minha empresa – por sublimação ou não?

    Agradeço desde já!

    Paloma

  31. denisgomes disse:

    Paloma, não estou ciente de nenhum processo de produção de adesivos de vinil através de sublimação. E mesmo que houvesse isso seria altamente improdutivo.

    O adesivo vinílico para uso externo só pode ser feito com tinta SOLVENTE, e a tinta solvente só pode ser usada naquelas plotters grandes – Mimaki, Roland, etc. Não há como usar tinta solvente em impressoras menores ou mais baratas pois elas são desenvolvidas para uso com tintas mais simples e não com tinta solvente. É necessário usar isto porque a tinta solvente é a única resistente o suficiente para uso externo (pegando sol, chuva, etc). E o adesivo vinílico, por ser um tipo de plástico, não enruga nem estraga, além de ter uma cola forte. Portanto, se você fizer adesivos de outra forma, o seu produto não durará e o seu cliente irá reclamar.

    Esses equipamentos custam pelo menos 60 mil reais novos, mas o investimento te permite fazer inúmeros outros trabalhos já que uma impressora dessas terá pelo menos 1 metro de largura. Dá pra fazer banners, lonas, fachadas de lojas, adesivos gigantes, adesivos perfurados para carros e inúmeros outros materiais à disposição das empresas de comunicação visual.

    Não encare estes valores como uma despesa e sim como um investimento. Você investe X hoje, e daqui 6, 12, 24 meses terá o retorno, e daí pra frente será só lucro.

    Boa sorte.

  32. nael silva disse:

    olá Denis ,estou com um pequeno plotter de recorte e estou pensando em resinar chaveiros já que trabalho nesta área , qual é o melhor tipo de papel e impressoras para este tipo de procedimento? o papel adesivo normal resolveria isso?
    valeu!

  33. Thomas disse:

    Olá.

    Seria possível me informar uma marca de papel adesivo brilhante que tenha uma cola melhor?

    Muito obrigado. esse post me ajudou muito.

  34. Olá Thomas. Não tenho esta informação, você deve adquirir poucas quantidades de adesivos de fornecedores diferentes e fazer os testes pertinentes, lembrando que muitos dos “fornecedores” nacionais na verdade só empacotam papel glossy proveniente da China, ou seja, duas marcas podem de repente acabar te vendendo o mesmo papel.

    Imagino que você esteja personalizando produtos e esteja tendo problema com material descolando. Dependendo do que você vai personalizar, você pode usar pequenos truques para evitar que esse problema ocorra sem precisar trocar o adesivo.

  35. Não sei lhe informar. Nunca fiz esse tipo de trabalho.

  36. suellen disse:

    Oi denis, aki minha imprenssora e HP 1516 ,esse tipo de imprenssora pode fazer adesivos????

  37. Olá Suellen. Qualquer impressora jato de tinta pode fazer adesivos de papel glossy. No entanto as impressoras da HP não costumam ser apropriadas porque os cartuchos são pequenos (não duram) e não é recomendável usar bulk ink nelas.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo