Qual a diferença entre os adesivos de vinil e de papel?

Existem pelo menos duas opções para se fazer adesivos: de vinil e de papel. Qual é a diferença entre eles?

Os adesivos podem ser usados de inúmeras formas: personalizar brindes e lembrancinhas, decorar paredes, divulgar mensagens em veículos, imprimir fotos e mensagens em canecas, capas de caderno, livros, e muitas outras coisas. E existem pelo menos dois tipos de adesivos: o adesivo de papel e o adesivo de vinil. Mas quais são as diferenças entre eles?

O adesivo de papel, que pode ser encontrado nas versões fosco (sulfite), reciclado e glossy (brilhante) é o mais comum e o mais barato. O adesivo glossy é o mais usado destes, e com ele é possível personalizar lembrancinhas, fazer rótulos, criar capas de livros e agendas, fazer tags, adesivos para fechamentos de envelopes e uma centena de outros produtos. O adesivo de papel glossy ainda tem uma vantagem sobre os demais: a impressão fica resistente a água mesmo com tinta corante. Mas por serem de papel estes adesivos podem não ter a resistência necessária para certas aplicações. Por exemplo: na utilização de rótulos de embalagens que serão lavadas ou que terão contato com umidade. A impressão não irá manchar, mas por ser de papel ele vai enrugar.

A regra geral é bem simples: adesivos de papel são mais recomendados para utilização interna e para pequenos itens que não necessitem de muita resistência mecânica, como os fotoprodutos, presentes ou lembrancinhas.

O adesivo de vinil é composto de um tipo de plástico e por isso possui maior resistência e maleabilidade. Ele está disponível em diversas cores e texturas, e pode ou não ser impresso. Os adesivos decorativos de parede, por exemplo, são adesivos vinílicos não impressos (apenas recortados no formato).

Por serem de um tipo de plástico estes adesivos são impermeáveis e por isso não podem ser impressos em uma impressora comum com tinta pigmentada ou corante. Os adesivos vinílicos à venda em casas de serigrafia e lojas de comunicação visual só podem ser impressos em impressoras de grande formato (plotters) usando tinta solvente, que é capaz de penetrar na superfície impermeável destes adesivos. Também não é possível usar tinta solvente numa impressora comum (isso danificaria as cabeças de impressão).

Portanto, se você precisa usar adesivos vinílicos por algum motivo, procure uma loja especializada em grandes formatos ou alguém que imprima lonas ou banners.

Agora que você já conhece estes tipos de adesivos, escolha o que for mais adequado para o seu projeto e mãos à obra!

91 comentários em “Qual a diferença entre os adesivos de vinil e de papel?

  1. Não entendi a sua pergunta, Maria. Basicamente é só desenhar no computador e imprimir. Se você tiver uma dúvida específica poste aqui.

  2. Bom dia Denis,
    que impressora é boa para imprimir adesivos para lembrançinhas e fotos? estou querendo ampliar o negocio com imãs de geladeira e lebrançinhas com adesivos. Eu comprei a HP deskjet 1000 mas é muito basica, não da certo.

    Qual da epson me recomenda? melhor custo beneficio.

    Obrigado

  3. Essa frase “melhor custo-benefício” deveria ser proibida 😀 Quanto mais você investe no seu negócio, melhores serão os resultados, e todo mundo parece querer começar um negócio sem gastar quase nada.

    Qualquer impressora da Epson pode ser usada, e você deve usar tinta corante (porque a pigmentada não é compatível com papel fotográfico). Eu particularmente gosto dos modelos com seis cores como a T50, a L800 ou a TX730WD. A qualidade de impressão é melhor por causa das duas cores adicionais.

  4. Preciso trabalhar com etiquetas de vinil, qual impressora deo comprar? Onde eu encontro?
    Obrigada!

  5. Presumo que você irá fazer adesivos de vinil para uso externo. Esse tipo de adesivo só pode ser produzido em impressoras de grande formato (plotters) com tinta a base de solvente.

    Existem alguns vendedores oferecendo adesivo vinílico para impressoras jato de tinta comuns, mas nem é necessário dizer que esse adesivo não dura nem um pouco.

  6. Fala Dennis blz, queria saber se posso imprimir qualquer imagem no google imagens, ou se tem algum programa especifico para isso ?

  7. Em primeiro lugar as imagens encontradas no Google Imagens geralmente têm direitos autorais, ou seja, você não pode pegar uma foto ou desenho e sair comercializando por aí. Por outro lado existem sites que comercializam fotos e desenhos com direitos autorais para comercialização, e não é tão caro.

    Mas questões jurídicas à parte, você pode, sim, imprimir imagens encontradas em qualquer lugar. Deve-se apenas prestar atenção à resolução da imagem (em pixels). Quanto maior a imagem, melhor a qualidade de impressão. Imagens pequenas podem parecer boas na tela mas quando ampliadas para impressão tendem a ficar quadriculadas ou borradas e não há nada a se fazer para resolver isso exceto achar imagens grandes.

  8. Oi Denis, comprei o kit tinta corante e o papel glossy mesmo assim as cores estao sindo lavadas e depois de impresso o papel fica meio pegajoso…é assim mesmo? um abraço

  9. Por acaso a sua impressora usava tinta pigmentada antes? E esse papel é glossy mesmo, está escrito isso na embalagem?

  10. Denis, usava pigmentada antes …é a tx430w…. comprei recarregavel, coloquei corante….o papel é Papel Adesivo Fotografico Glossy… fica pegajoso assim mesmo?

  11. Denis, vc tem algum site que venda papel glossy? fica pegajosas as minhas impressoes… extranho….

  12. Pode ser que você tenha misturado as tintas, e isso nunca deve ser feito. Agora você terá de esvaziar completamente o seu bulk ink (incluindo os cartuchos), jogar essa mistureba de tinta fora e colocar a tinta corante novamente, ou seja, refazer a instalação do bulk ink desde o começo.

  13. Oi Denis, mas eu comprei os cartuchos recarregaveis vazios e coloquei a tinta corante… não misturei…. no caso terei que tirar toda a tinta do cartucho recarregavel e enche-los novamente? e a impressao no pale glossy fica pegajosa mesmo?? é assim?? Obrigado pelas suas respostas e me perdoe ter duplicado a pergunta….

  14. Você tem certeza absoluta de que a tinta é corante? A tinta corante é semi-transparente (como aqueles sucos em pó). Se for isso mesmo, então execute uns dois ciclos de limpeza.

    A impressão no papel glossy não ficará pegajosa, ela deve secar imediatamente. Pode ser também que te venderam um papel errado pois nem todos os papéis com brilho são apropriados para uso com impressoras jato de tinta, mas isso é bem estranho pois você diz que na embalagem está escrito glossy. Faça testes com outra marca de papel glossy.

  15. Vou fazer uns ciclos de limpeza como vc me orientou… volto aqui pra te contar o que aconteceu…obrigada Dennis

  16. ola! preciso de uma ajuda,
    posso usar o papel glossy para adesivar uma caneca? #Urgente

  17. Dennis fiz as limpezas… deixa eu te perguntar uma coisa: o papel glossy mesmo sem imprimir nada ele esta pegajoso….é assim mesmo?só se eu comprei um ruim kkk oh Deus..o seu eh pegajoso?

  18. Se for urgente eu cobro R$ 199 por atendimento 😉 Não use #urgente. Faço isso voluntariamente.

    Com relação ao glossy, depende da caneca e de onde ela será usada. Em geral dá pra adesivar qualquer coisa, mas deve-se avaliar onde será usado e como já que o glossy não tem muita resistência por ser um PAPEL.

  19. Hum… Dennis, então ai esta o erro… vou comprar outro pra ver… fui observar as tintas e são semi transparentes mesmo…. entao o problema eh o papel mesmo… =D

  20. Olá!!! Estou iniciando em adesivos de unha, e gostaria de saber se há uma folha adesiva transparente para este fim?

  21. Qual a menor impressora a base de solvente para se iniciar um negocio e que nao gaste muito….poderia indicar alguma ?????

  22. Acredito que seja com largura de 1 metro ou algo próximo disso. Infelizmente não dá pra não gastar muito porque esse tipo de equipamento é bem caro e especializado. Espere gastar pelo menos 50 mil num novo.

  23. Olá Denis vc poderia me dizer qual a melhor tinta para imprenssao em adesivos de unha, que é pro duzido de base de unha e cola branca em pasta l (plastico) tinta pigmentada ou corante? ; pigmentada ou corante?

  24. Olá, Denis!

    Sei que você disse pra não perguntar qual a melhor impressora, mas procurei aqui no site e não encontrei o que procurava. Quem sabe você pode me ajudar? Eu tenho uma pequena empresa e gostaria de produzir meus próprios adesivos e cartões de visita. Gostaria de fazer adesivos de vinil, que possam ser grudados em carros, por exemplo. Dei uma procurada e vi que impressoras por sublimação seriam perfeitas, mas as que encontrei são bem caras. Assim, você pode me dar uma luz? Pra fazer meus adesivos, realmente preciso de uma impressora por sublimação? E você poderia me dar algumas alternativas que você tenha experiência que possam funcionar no caso da minha empresa – por sublimação ou não?

    Agradeço desde já!

    Paloma

  25. Paloma, não estou ciente de nenhum processo de produção de adesivos de vinil através de sublimação. E mesmo que houvesse isso seria altamente improdutivo.

    O adesivo vinílico para uso externo só pode ser feito com tinta SOLVENTE, e a tinta solvente só pode ser usada naquelas plotters grandes – Mimaki, Roland, etc. Não há como usar tinta solvente em impressoras menores ou mais baratas pois elas são desenvolvidas para uso com tintas mais simples e não com tinta solvente. É necessário usar isto porque a tinta solvente é a única resistente o suficiente para uso externo (pegando sol, chuva, etc). E o adesivo vinílico, por ser um tipo de plástico, não enruga nem estraga, além de ter uma cola forte. Portanto, se você fizer adesivos de outra forma, o seu produto não durará e o seu cliente irá reclamar.

    Esses equipamentos custam pelo menos 60 mil reais novos, mas o investimento te permite fazer inúmeros outros trabalhos já que uma impressora dessas terá pelo menos 1 metro de largura. Dá pra fazer banners, lonas, fachadas de lojas, adesivos gigantes, adesivos perfurados para carros e inúmeros outros materiais à disposição das empresas de comunicação visual.

    Não encare estes valores como uma despesa e sim como um investimento. Você investe X hoje, e daqui 6, 12, 24 meses terá o retorno, e daí pra frente será só lucro.

    Boa sorte.

  26. olá Denis ,estou com um pequeno plotter de recorte e estou pensando em resinar chaveiros já que trabalho nesta área , qual é o melhor tipo de papel e impressoras para este tipo de procedimento? o papel adesivo normal resolveria isso?
    valeu!

  27. Olá.

    Seria possível me informar uma marca de papel adesivo brilhante que tenha uma cola melhor?

    Muito obrigado. esse post me ajudou muito.

  28. Olá Thomas. Não tenho esta informação, você deve adquirir poucas quantidades de adesivos de fornecedores diferentes e fazer os testes pertinentes, lembrando que muitos dos “fornecedores” nacionais na verdade só empacotam papel glossy proveniente da China, ou seja, duas marcas podem de repente acabar te vendendo o mesmo papel.

    Imagino que você esteja personalizando produtos e esteja tendo problema com material descolando. Dependendo do que você vai personalizar, você pode usar pequenos truques para evitar que esse problema ocorra sem precisar trocar o adesivo.

  29. Olá Suellen. Qualquer impressora jato de tinta pode fazer adesivos de papel glossy. No entanto as impressoras da HP não costumam ser apropriadas porque os cartuchos são pequenos (não duram) e não é recomendável usar bulk ink nelas.

  30. olá, Denis gostaria de fazer algumas perguntas a vc cara, olha estou iniciando uma mini empresa de camisetas personalizadas mas não entendo nada sobre o ramo, estou assistindo umas aulas no youtube. Bom tenho uma impressora hp c4480 e gostaria de saber se colocando o bukin ink ficara boa e não terá problemas? E tbm gostaria de saber qual o papel ideal para se usar na personalização da camisetas tipos aquelas do site camisetas da hora.
    qual o tipo de papel ideal devo usar e que tinta?

    obrigado.

  31. Olá chiquinho. Não é recomendável instalar bulk ink em HP, alguns modelos menores usam cartuchos com cabeças de impressão descartáveis que não duram muito tempo. Eu normalmente recomendo Epson pois as cabeças de impressão da Epson são muito mais duráveis e realmente aguentam o tranco.

    Agora, note que o tipo de transfer que você está querendo fazer é basicamente um adesivo sobre o tecido, o que significa que ele vai soltar da camiseta com certa facilidade. Esses sites de vendas de camisetas normalmente usam outros processos, incluindo a serigrafia (que é completamente diferente), para produzir camisetas mais duráveis.

  32. denisgomes disse:
    30 de janeiro de 2013 às 0:33

    Existem alguns vendedores oferecendo adesivo vinílico para impressoras jato de tinta comuns, mas nem é necessário dizer que esse adesivo não dura nem um pouco.

    Olá, é possível imprimir com tinta corante (base de água) em vinil?
    Uso interno, porem tem que ser a prova de água, pois recebe uma camada de resina.

    O Adesivo Glossy a prova de água atende minhas necessidades, porem não estou conseguindo encontrar.
    Gramagem 150g à 180g (só achei com gramagem 130g)
    Preciso de bobinas – 60 cm x 20 metros ou 1m x 20m (algo parecido com isso)
    Pode me indicar algum vendedor?

  33. Olá Michel.

    Tinta a base de água em vinil = não. Somente tinta a base de solvente (plotters) funciona com este adesivo. Se você encontrar alguém vendendo vinil que diz ser compatível, provavelmente é outro material diferente, ou então não será tão bom quanto o vinil original.

    O adesivo glossy é fácil de achar em várias papelarias, mas se não achar tente o MercadoLivre. Só que geralmente é folhas A4, e ele só serve mesmo pra uso interno. Quanto a gramagem (gramatura?) não vejo porque comprar um mais grosso, mas fica a seu critério.

    Já bobinas… vai ser complicado.

  34. Pessoal alguém aí sabe me dizer se conhece algum tipo de adesivo transparente q possa ser riscado com pincel permanente e possa ser apagado com alcool

  35. Amigo, acho que você mesmo respondeu à sua pergunta. Se o pincel é permanente, como é que você espera apagá-lo com qualquer coisa? 😉
    Se você quer fazer algo como, por exemplo, um banner com tabela de preços e poder atualizá-los quando quiser, a ideia é sim aplicar um adesivo transparente e escrever com qualquer caneta ou pincel. Daí quando quiser trocar os preços basta arrancar esse adesivo transparente (e eu espero que com isso a impressão não seja arrancada junto) e colocar outro.

  36. já desenrolei kkkkkkkk tem sim um material transparente q não segura tinta do pincel transparente WMP-TAC

  37. Denis, adoro seus comentários, sigo muito e sou sua fã. Obrigada por ajudar a tantas duvidas que nó temos.
    Eu tenho uma dúvida em relação ao adesivo vinil, vc disse que adesivos vinílicos à venda em casas de serigrafia e lojas de comunicação visual só podem ser impressos em impressoras de grande formato (plotters) usando tinta solvente, porém tenho visto no mercado livre alguns fornecedores vendendo adesivo vinil para impressora jato de tinta, é verdadeiro??? Existe mesmo ou é mentira de vendedor?
    Estou iniciando trabalho com rotulos e etiquetas escolares, porém elas costumam ser molhadas pois são aplicadas em mamadeiras e copos, por isso minha pergunta.
    Obrigada
    Renata

  38. Olá Renata, que bom que gosta do meu trabalho 😀 Curti o “sou sua fã” 😉

    Quanto a sua dúvida, os produtos que você viu provavelmente se encaixam em uma dessas duas categorias: 1. adesivo vinil com tratamento para ser usado com tinta a base de água, o que o deixa com uma aparência fosca; 2. adesivo que não é o vinil verdadeiro, mas devido a sua formulação funciona com tintas a base de água.

    Uma coisa que eu sempre faço quando vou preparar um novo produto é testá-lo bastante. Você disse que pretende fazer rótulos e etiquetas escolares para uso em mamadeiras e copos, então se quiser usar esses materiais diferentes fique a vontade, mas faça testes replicando as condições de uso dos seus clientes antes de sair vendendo por aí. Nada pior do que cliente voltando pra reclamar de um produto que não funciona como o esperado.

    Honestamente eu não acho que esses adesivos para impressoras jato de tinta comuns sejam apropriados para essa finalidade considerando o abuso a que essas mamadeiras e copos estarão sujeitas 😀 Eu particularmente gosto de criar produtos duráveis, ou que pelo menos sejam apropriados para o que o cliente quer fazer com eles – com isso, posso mostrar em uma conversa com um cliente que eu estou me preocupando com ele, e justificando o preço maior que ele eventualmente acabará pagando ao fazer comigo.

  39. Olá, tenho uma impressora HP CP1025 laser, preciso fazer rótulos para sabonete liquido, poderia me indicar algum papel adesivo a prova dàgua.

  40. Olá Luciane. Não creio que isso vá dar certo. Em se tratando de rótulos plásticos (que são a prova d’água) o primeiro material que me vem à mente é o vinil, mas o adesivo vinil não pode ser impresso com impressoras laser. Se você precisa mesmo fazer rótulos adesivos de vinil, recomendo então que procure uma empresa especializada na impressão deste material, ou ainda uma especializada em rótulos plásticos.

  41. A menos, é claro, que você não ligue de fazer seus rótulos em papel. A impressão a laser é a prova d’água, o máximo que vai acontecer é o papel enrugar se pegar muita água. Isto pode funcionar se esses sabonetes líquidos forem usados como brindes de festas.

  42. Olá Denis, tenho uma Epson L1800 6 cores, tinta original, com bulk. Tenho uma plotter silhouette cameo e uso para corte de pequenos adesivos usados em adesivos e brindes em geral. Uso vinil perolado e outros que aceitam resina. A tinta da Epson original é em água, ou seja, não posso usar externamente. Qual a possibilidade de adaptar esta impressora para “solvente” e então fazer adesivos externos (que não saia a tinta/com ou sem resina) para carros?
    Se possível, sabe qual seria o melhor método? Trocar bulk? Ou somente com Roland, mimaki, gafitec?

    Obrigado!

    Att.
    Ricardo

  43. Olá Ricardo. As cabeças de impressão destes modelos de Epson são voltadas para uso com tintas a base de água como a corante e a pigmentada. Se você tentar usar tinta solvente, muito provavelmente você reduzirá a vida útil do bulk ink e da própria cabeça de impressão, além do que essa tinta exige maiores cuidados inclusive por parte do operador (a tinta é nociva).

    Impressoras específicas para tinta solvente já são totalmente preparadas para isso. Então se você puder investir em uma, isso seria o ideal a longo prazo em termos de durabilidade do equipamento e retorno do investimento. Inclusive a Roland tem um modelo específico para quem faz pequenas tiragens de adesivos – é uma impressora a base de solvente com recorte embutido e que é pequena o bastante para colocar em cima da mesa.

  44. Denis, boa noite.
    Tenho 64 anos e estou passando por necessidades financeira.
    Gostaria de começar algo para a minha sobrevivência.
    Pesquisei e vi um que me interessou, fazer etiquetas para grudar em mamadeiras e roupas infantis que fossem capaz de suportar temperaturas altas.
    Mais não sei que matérial é esse e onde encontrar.
    Você poderia me ajudar?

  45. Olá Helena. Temos aí um problema.

    Eu não tenho tantas informações sobre adesivos, vou te passar o que sei no momento. Acredito que pra mamadeiras seria ideal as etiquetas de vinil, pois o vinil é plástico e portanto resistente a lavagem. Porém há duas coisas: eu não sei como ele se comporta em casos de repetidas lavagens, e ele só pode ser impresso em plotters com tinta a base de solvente, ou seja, você teria de desembolsar pelo menos 50 mil reais só na impressora (não dá pra imprimir vinil com impressoras pequenas pois essa tinta exige uma estrutura diferente no equipamento).

    Já quanto às roupas infantis TALVEZ isso possa ser feito com papel de transfer. Eu ainda não pesquisei a fundo só sei que isso pode ser feito usando impressoras jato de tinta comuns e coladas com ferro de passar. O papel também não é muito caro. Mas eu realmente não sei com relação a durabilidade quando da lavagem da roupa.

    O que posso te dizer com certeza no momento, tendo em vista que você diz ter dificuldades financeiras, é para IR COM CALMA e não seguir o embalo de NINGUÉM. De nada vai adiantar você investir aí 2, 3, 5 mil reais ou todas as economias da sua vida em uma estrutura que pode acabar não fazendo as coisas do jeito que você precisa. Vendedores estão sempre muito afoitos para prometerem mil coisas e empurrarem todo tipo de equipamento como sendo a ‘solução para todos os seus problemas’ (lembre-se: eles são VENDEDORES) mas não é assim que funciona na prática. Digo para você ter muita cautela pois acredito que eles possam se aproveitar de pessoas que possam estar desesperadas como você. E se você fizer um investimento errado, não haverá volta.

    Então vá com calma, busque informações, pesquise com amigos e faça testes ANTES DE INVESTIR QUALQUER QUANTIA EM QUALQUER EQUIPAMENTO. Só tome uma decisão de gastar DEPOIS DE TER AVALIADO TUDO EM DETALHES. Não tenha medo de pedir amostras, de pedir favores ou de pedir coisas emprestadas.

    E se você precisa de uma solução mais urgente para suas dificuldades financeiras, comece com coisas bem mais simples. Por exemplo: com o computador e a impressora que talvez você já tenha aí você já pode sair vendendo panfletos em papel sulfite e cartões de visita em papel fotográfico para os negócios aí no seu bairro. Sempre tem alguma lanchonete ou pizzaria precisando de panfletos de promoção, ou um salão de beleza precisando de cartões. Comece com essas coisas simples, vá usando isso pra gerar caixa e depois evolua para coisas mais avançadas.

    Boa sorte, e se precisar de mais ajuda estou a disposição.

  46. Boa noite Denis,
    Será que posso pedir para uma gráfica fazer uma imagem pequena com adesivo vinil e ultiliza-lo em uma capa de celular de silicone transparente?
    E o custo será alto para fazer um adesivo desse?
    Este adesivo vinil adere ao silicone de capinhas? Ele não descasca?
    A ideia não é só uma e sim várias imagens para usar em várias capinhas, caso funcione, sou comerciante de acessórios de celular e por isso pensei nesta idéia.

  47. Olá Johnny. Pode sim, mas quem geralmente imprime adesivos de vinil são empresas de comunicação visual, ou quem imprime aqueles banners. Apenas antes de imprimir peça pra ver uma amostra de outros trabalhos que eles fizeram, pois equipamentos grandes nem sempre dão qualidade em impressões pequenas (já que impressões grandes são feitas para serem vistas de longe). Você pode, sim, usar em uma capinha de celular. A impressão não vai descascar, porém o atrito da mão com o adesivo pode lentamente retirar a tinta e esbranquiçar o adesivo.

  48. Boa tarde Denis,
    Obrigado.
    Mas tenho uma dúvida; o adesivo na capinha de celular ficará com o aspecto de um adesivo liso ou ficara como uma estampa?
    E se eu quiser consigo retirar esse adesivo, ou uma vez que ele adere não solta mais?

  49. Fala Denis tudo bem? Hoje cotei com 4 empresas distintas uma aplicação em vinil adesivo, para um painel para parede em minha residência. Cada uma usa um vinil diferente (os citados foram Interflex, Imprimax, Stargloss e Starpac). Cada um falou que o seu é o melhor, e todos dizem que são melhores que o vinil da 3M. Parece Mantra. Enfim, sabe dizer qual das marcas de vinil adesivo é melhor ou pelo menos se as marcas apresentadas possuem boa referência no mercadol? Obrigado.

  50. Olá Sérgio. Infelizmente eu não sou da área de impressão em grandes formatos e por isso não tenho experiência prática nisso. Mas já ouvi outros comentando que realmente a 3M não está tão boa assim. Se todos os 4 fornecedores falaram mal da 3M, é bem provável que realmente ela esteja tendo problemas – afinal eles terão de dar garantia do produto que vão lhe entregar, então naturalmente eles não usariam um material ruim.

    Acredito que você possa deixar a escolha do material para os respectivos profissionais e não se preocupar tanto. Mas se você quer ter um pouco mais de tranquilidade, pergunte então sobre a garantia do material. Explique onde você vai usar e como, e pergunte quanto tempo ele irá durar depois de aplicado, e aí tome uma decisão. Um fornecedor que usa um material ruim e sabe disso (pra tentar puxar clientes pelo preço mais barato) provavelmente irá desconversar sobre garantias.

  51. Olá estou querendo fazer rotulos para frasco de plasticos para shampo… qual papel vc indica e a impressora pode ser uma simples mesmo com a Canon 2410?

  52. Olá Fábio. Você poderia usar uma impressora jato de tinta qualquer e papel glossy adesivo, porém por se tratar de shampoo, que vai ficar no banheiro e vai pegar umidade, esse adesivo não vai durar. Pessoas tendem a usar frascos de shampoo embaixo do chuveiro, sabe? 😉

    Se você pretende comercializar este produto a melhor coisa é investir em embalagens apropriadas. Então, você pode encontrar uma empresa de comunicação visual que imprima adesivos vinílicos (que são um tipo de plástico). Esses adesivos serão apropriados para o que você pretende fazer, e o custo deles pode ser facilmente embutido no preço do seu produto. E antes de pedir uma grande quantidade, solicite algumas amostras para conferir a qualidade da impressão.

  53. Boa noite Denis,
    Gostaria de uma informação; você conhece alguma máquina que estamos capinhas mas de material de silicone. Pois, as máquinas que vejo estampam capas rígidas; ou será que essas mesmas máquinas de sublimação, utilizando uma temperatura menor pode se transferir para uma capa mais flexível?
    Obrigado

  54. Olá Johnny. Até onde eu sei o único meio de fazer as capinhas de silicone seria usando um equipamento de impressão direta, como por exemplo a Roland VersaUV, que é capaz de imprimir diretamente em muitas superfícies, inclusive com formatos irregulares. Creio que não há como fazer com transfer pois devido ao calor esse processo só funciona com materiais rígidos que suportariam as temperaturas.

  55. Oi adorei a matéria esclareceu várias coisas… Mas tenho uma dúvida. Essas impressora comuns deskjet tentei fazer adesivo pra notebook mas a tinta não seca o problema é com minha tinta ou o papel (aqueles de gráfica- não sei exatamente).. Desde já obrigada.

  56. Olá Tynara. Conforme bem explicado no artigo, os adesivos de vinil (esses a que você se refere) não podem ser impressos em impressoras jato de tinta comuns, nem em impressoras laser.

  57. Olá, estou com dúvida em qual papel usar para fazer um rotulo para adesivo de unha que tenha um custo barato, pq eu so uso papel adesivo fotográfico. Obrigada

  58. Olá Luana. Creio que se você quer imprimir por conta própria a opção é mesmo papel fotográfico, adesivo ou não. Para baixar mais o custo só se você rodar em grande quantidade em alguma gráfica.

  59. Olá,

    qual a diferença do papel contact para o vinil adesivo ? Existe ou é tudo a mesma coisa?

    Obrigada

  60. Olá Priscyla. O Contact é um tipo de adesivo vinílico. Não sei se existe diferença dele para o adesivo vinílico tradicionalmente usado por empresas de comunicação visual. O que posso te dizer a respeito disso é que todos os materiais fornecidos para tais empresas (adesivos, lonas, etc) possuem aplicações recomendadas – por exemplo, um tipo de adesivo indicado para uso interno não deve ser usado externamente ou ele pode apresentar problemas como rachaduras – uma vez vi uma Kombi toda impressa e adesivada, mas acho que usaram um adesivo incorreto e ela ficou assim, como se parecesse o chão de uma região muito seca e toda rachada.

  61. Oi, fiz umas etiquetas na semana passada utilizando o papel Glossy auto adesivo 220g da marca Data jet, elas sao brancas com escrito em dourado porem uma semana após a impressão as bordas amarelaram e alguns outros adesivos que sao em vermelho e uma pequena parte amarela tbm amarelaram mais bem pouco, mais de 200 adesivos apenas 10 amarelaram.. sabe me dizer o que pode ter sido?

  62. Olá Larissa. Os papéis e as impressões feitas em jato de tinta tendem a desbotar e/ou serem afetadas pela luz ambiente e pelas lâmpadas fluorescentes. Mas não lembro de ter visto o papel em si, sem impressão, apresentar problemas se ele ficar exposto – a menos é claro que você o tenha deixado no sol 😀

    O ideal é deixar isso, impresso ou não, guardado em algum envelope até utilizá-lo. E lembre-se que existem outras marcas de papéis a disposição, caso este não lhe atenda adequadamente.

  63. Denis, qual impressora ideal para adesivos de lembrancinhas que imprime em papel A3 ? Você recomenda impressora com Bulk in ou com cartucho?
    A melhor marca seria Epson ou HP?

  64. Olá Rodrigo. O ideal é com bulk ink, claro, para economizar no custo das impressões. Ninguém merece comprar cartuchos 😀

    Eu particularmente gosto muito de Epson. São impressoras caras, mas são equipamentos de alta qualidade e muito duráveis. Os técnicos a odeiam, mas talvez seja porque elas não dão tantos problemas quanto as da HP (e só pra esclarecer, eu tenho tanto Epson quanto HP 😀 ).

  65. Olá Denis, boa tarde. Primeiramente, parabéns pelo site, naveguei em quase todas as opções… realmente muito completo!Estou há um certo tempo, pesquisando e procurando respostas, porém, foi apenas no seu site que descobri uma ‘luz no fim do túnel’. Vamos lá. Estou querendo entrar no ramo de impressão de etiquetas para identificação de utensílios infantis, como por exemplo, etiquetas para mamadeiras, escova de dentes, pasta de dente, uniformes, sapatos. Tenho um filho, que hoje está com 4 anos de idade e ainda utilizo este tipo de etiqueta nos tênis, material escolar, copos, enfim. Sei que as etiquetas que compro já prontas e personalizadas, são em vinil, mas estou querendo lançar este serviço na minha cidade, pois onde moro existe um mercado carente por este tipo de serviço, porém ninguém o faz. Neste ponto pergunto a você, por onde começar? Qual tipo de impressora seria a mais adequada? É vinil mesmo? As vezes tenho a impressão de que as etiquetas são impressas com impressora térmica, isso é possível? Falo isso porque nem raspando forte a etiqueta a impressão borra ou fica rasgada ou arranhada. Você teria como me orientar quanto a estes pontos? Impressora, tipo de etiqueta… se conhece algum fornecedor para etiquetas… sobre este último ponto, também não sei se tenho feito a pesquisa correta, porque só encontro etiqueta vínilica branca ou transparente e somente em um formato. Por exemplo, as etiquetas as quais comprei personalizadas e que tenho aqui em casa, são com fundo azul, letra branca e tem etiqueta redonda, outras retangulares, outras retangulares pequenas para colocar em escovas de dente e tem também as de roupa.
    Denis, sei que são muitas dúvidas, mas acredito ser você minha última esperança em conseguir entrar neste mercado de etiquetas personalizadas para utensílios e roupas (uniformes) infantis. Já entrei em contato com alguns sites que vendem este tipo de produto (i.e: ‘grudadoemvoce’,), mas claro, por medo da concorrência eles não falam nada.
    Você poderia me ajudar?
    Forte abraço e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
    Rodrigo

  66. Olá Rodrigo, fico feliz em ver que gostou do conteúdo do site. Ele é feito com a ajuda de vocês que mandam dúvidas 😀

    Com relação à sua pergunta, eu não cheguei a ver essas etiquetas de perto, mas faz sentido que elas sejam de vinil pois esse material é bem resistente a manuseio e lavagem e a cola tende a ser forte. Mas o problema está justamente no equipamento a ser utilizado para isso. O vinil tradicional precisaria ser impresso com tinta a base de solvente, e isso só deve ser usado em equipamentos próprios – normalmente plotters, ou impressoras de grande formato (é apenas um nome, pois existem impressoras menores). Com relação a impressão térmica que você citou, eu pesquisei rapidamente e parece que não existe vinil para uso com impressoras térmicas mas existem etiquetas térmicas de BOPP, que é um tipo de plástico. Então, imagino que seja possível produzir essas etiquetas de identificação usando essas impressoras térmicas e bobinas de BOPP. Mas aí acho que se perderia um pouco na flexibilidade pois essas etiquetas são fornecidas em tamanhos padrão – com vinil você teria mais liberdade nos tamanhos.

    Com relação a raspar ou arranhar, a impressão no vinil pode se desgastar e com o tempo vai ficar esbranquiçada. Já o BOPP, dependendo do processo de impressão, poderia não ter esse problema.

    Infelizmente eu não tenho muito mais informações a respeito desse assunto de produção de etiquetas para identificação (apesar de algumas perguntas desse tipo já terem surgido aqui) mas se quiser me enviar pelo correio algumas dessas etiquetas eu terei prazer em analisar o material, buscar mais informações e lhe dar um retorno. Analisar o material é a melhor opção para chegarmos a uma conclusão, pois como você mesmo disse, obviamente, os concorrentes não vão falar nada pra você 😀

  67. Oi! Gostaria de saber se as etiquetas de vinil serviriam para personalizar minha marca em uma haste de óculos de sol! Estou com dificuldades em achar o tipo de material certo para esse tipo de personalização!

  68. Olá Gabi. Eu imagino que sim, já que a cola do adesivo vinílico tende a ser mais forte. Mas haverá outro problema: a impressão. Se você rodar em alguma gráfica que roda banners (que usa aquelas plotters) a qualidade da impressão vai deixar a desejar pois esses equipamentos são para impressão de grandes formatos e impressões pequenas não ficam com boa qualidade. Para resolver isso você poderia rodar adesivos de vinil usando o processo offset. Se quiser, posso fornecer cotação deste material, é só entrar em contato.

  69. Obrigada Denis! Quero entrar sim em contato com você para um orçamento! Teria algum telefone de contato ou email?

  70. Boa tarde, por gentileza, gostaria de uma sugestão, vou começar a fazer chaveiros personalizados nele irá adesivos, qual a melhor impressora para este tipo de trabalho? Que fique uma imagem bem nítida e bonita e com boa durabilidade. Mandei fazer uma vez em uma gráfica e a impressão não ficou muito boa. Obrigado pela atenção

  71. Gostaria de saber qual tipo de adesivo posso usar na lataria de um carro porem desejo apenas pra exposicao de 1 dia e depois remover ( grande o adesivo ) sem causar danos na lataria

    qual tipo de adesivo voces me recomentariam ?

  72. Olá Anderson. Acredito que sendo uso externo seria vinil (que deve ser impresso em plotter), porém o vinil convencional tem uma cola forte que poderia marcar a lataria. Já ouvi falar de um vinil com cola mais fraca, que acho que poderia servir, mas não tenho mais informações.

    Outra opção seria fazer o adesivo vinil e colá-lo em uma manta magnética, formando um “ímã gigante”. Dependendo da força do ímã e do tamanho total do material, isso pode não funcionar, mas ainda assim é uma boa opção para algo temporário.

  73. Não sei se estamos falando do mesmo chaveiro mas os de acrílico que eu vi a arte é encaixada e o chaveiro então é fechado, sendo assim não seria necessário o uso de adesivo.

    Mas se você realmente for fazer um adesivo para colar por fora do chaveiro, então… o problema nem é o tipo de adesivo, mas como fazer para protege-lo do manuseio frequente. Uma forma muito comum usada para produzir chaveiros seria fazer o adesivo resinado – aquele que fica bem grosso, levantado: https://tse4.mm.bing.net/th?id=OIP.M8783c747e2b2a5d9c3475830c1873136o0&pid=15.1

    Porém é difícil produzir isso artesanalmente, é preciso aprender as técnicas, ter alguns equipamentos e “pegar a manha”. Pode ser interessante terceirizar a produção desses adesivos caso opte por usá-los.

  74. Amigo, boa noite, mecho com sublimação. Porem agora comprei uma mini plotter silhouette cameo 2, pois quero começar a estampar em camisas coloridas. Gostaria de saber o nome dos papeis coloridos exemplos dourados, prateados usados para recortar letras e prensarem em camisas?

  75. Olá Alexandre. Não sei o nome ao certo, mas você fez bem em adquirir tal equipamento. Recortar papéis para sublimação para personalizar camisetas também é uma ótima forma de produzir efeitos diferenciados.

    Procure em lojas de comunicação visual como a Serilon, ou em fornecedores de sublimação como a Inkmixx, ou mesmo o MercadoLivre.

  76. Olá Denis,

    Posso usar o adesivo de vinil como lousa branca? Usando o pincel apropriado apaga igual?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *