Existe mesmo diferença entre a impressão de 4 cores e a de 6 cores?

As impressoras – seja de mesa ou de grande formato – destinadas a impressão de fotos e materiais artísticos quase sempre operam com mais do que as 4 cores básicas (ciano, magenta, amarelo e preto). Na verdade, existem impressoras com até 12 cores diferentes. Mas isso causa alguma diferença na impressão?

A resposta é sim.

As impressoras não são capazes de realizar a mistura de cores, assim como fazemos quando vamos pintar uma parede, por exemplo. Além disso, as impressoras não trazem um cartucho com tinta branca. Para que seja possível reproduzir tonalidades diferentes, como rosa ou azul bebê, as impressoras utilizam uma velha técnica conhecida como retícula (dithering) ou “pontilhamento”.

Para criar tonalidades mais claras a impressora simplesmente deixa a cor “mais pontilhada” e os pontos “mais espaçados”. Dessa forma a cor parece mais clara aos nossos olhos por causa da mistura com o fundo branco do papel. Se você observar bem de perto uma impressão feita por uma impressora jato de tinta, você verá o efeito.

As impressoras com mais de 4 cores utilizam estas cores adicionais para reduzir o efeito de “pontilhamento” – gerando uma imagem com variações de tonalidade mais suaves e com menos “cara de impressora”. As impressoras com 6 cores, por exemplo, adicionam o ciano light e magenta light, e dessa forma essas impressoras conseguem reproduzir tons de pele com muito mais qualidade. Com estas 6 cores é possível obter impressões com qualidade praticamente idêntica a de um minilab.

Também existem modelos de impressoras com 8, 10 e até 12 cores. Estas cores incluem: vermelho (não é o mesmo que magenta), azul (não é o mesmo que ciano), preto light (cinza) e preto light light (cinza ainda mais claro; ambos são usados para ajudar na reprodução de fotos em preto e branco) e preto fosco (diferente do preto comum e usado para impressão em papéis foscos). A 12ª cor geralmente corresponde a um verniz (chamado de ‘gloss enhancer’) usado para reduzir a aparência semi-fosca que surge quando a foto é impressa em papel glossy.