Eu uso chip full, porque a impressora acusa falta de tinta? (Minha impressora é da Epson)

Os sistemas de alimentação contínua para impressoras da Epson costumam trazer o chamado “chip full”, que sempre relata que o cartucho está cheio. No entanto, mesmo com estes chips a impressora continua acusando falta de tinta de tempos em tempos – alguns modelos, inclusive, trazem um botão de reset. Porque isso acontece?

Eu não tenho uma resposta certa para isso, mas pelo que pude observar o chip armazena a quantidade de tinta disponível no cartucho e a impressora faz a leitura deste chip somente em determinados momentos (quando ele é inserido na impressora, por exemplo). Depois desta leitura, o nível de tinta vai sendo atualizado durante as impressões, e possivelmente é armazenado na própria impressora ou no driver.

Por esse motivo mesmo com o chip full a impressora mostra o nível de tinta sendo reduzido e, eventualmente, o aviso de pouca tinta (geralmente no meio de alguma impressão…). O botão de reset presente nestes chips serve apenas para simular a ação de retirar e recolocar o cartucho (sem ter de retirá-lo de fato) e isso faz com que o chip volte a indicar que o cartucho está cheio.

Até o momento não consegui localizar nenhum chip para Epson que verdadeiramente consiga mostrar o nível de tinta como sempre cheio.

As impressoras da linha Officejet da HP, por outro lado, utilizam chip em seus cartuchos mas o nível de tinta pode ser ignorado no próprio painel da impressora e a impressão não é interrompida por isso. Se você quer imprimir ininterruptamente, esta linha de impressoras pode ser a melhor escolha.