O que devo fazer se aparecerem bolhas de ar nas mangueiras?

O sistema de alimentação contínua (bulk ink) necessita da pressão e do fluxo corretos para que a tinta possa chegar aos cartuchos sem dificuldades.

Isso exige que as mangueiras não apresentem qualquer tipo de bolha de ar e que os cartuchos estejam devidamente preenchidos com tinta. Se isto não acontecer, a tinta pode não conseguir chegar à cabeça de impressão, causando falhas e possivelmente danos à cabeça.

As bolhas de ar podem surgir por peças mal encaixadas no sistema (mangueiras, conectores, etc), tampas frouxas no cartucho ou falta de tinta.

Remover as bolhas de ar é muito simples. Se você usa impressoras da Epson faça o seguinte:

  • Certifique-se de colocar tinta nos reservatórios.
  • Remova os cartuchos.
  • Com os cartuchos virados para cima, encaixe com cuidado uma seringa sem agulha no bico de saída.
  • Puxe a seringa para puxar a tinta. Se a tinta não fluir, vire ligeiramente a seringa – os cartuchos da Epson possuem um sistema de mola que só permite que a tinta saia quando o mesmo é empurrado com o bico da seringa.
  • Coloque a tinta de volta no reservatório e repita o procedimento até que não hajam mais bolhas de ar.

Alguns sistemas de alimentação contínua vêm com cartuchos que possuem tampas removíveis na parte superior. Nestes cartuchos você pode remover as bolhas de ar apenas retirando a tampa e puxando a tinta com uma seringa, sem precisar remover os cartuchos da impressora.

E lembre-se: nunca deixe a sua impressora sem tinta. A tinta é usada para lubrificar as cabeças de impressão, evitando que elas fiquem entupidas, e em alguns modelos de impressora ela é usada para resfriar a cabeça de impressão – sem tinta, a cabeça de impressão pode “queimar”.