Porque as cores ficam diferentes na impressão com o bulk ink?

Uma reclamação comum dos usuários é que as cores ficam um tanto diferentes. Saiba o porquê.

O sistema de alimentação contínua (bulk ink) permite ao usuário utilizar tintas compatíveis ou genéricas em suas impressoras. Isso permite uma redução de até 90% no custo de impressão, e é uma opção muito viável para gráficas rápidas e outras empresas que necessitam de um alto volume de impressões.

No entanto, essas tintas compatíveis ou genéricas têm uma formulação diferente da tinta original, o que faz com que as impressões às vezes tenham cores diferentes – como por exemplo, cinza ou tons de pele mais esverdeados.

Isso acontece porque as impressoras precisam converter as cores exibidas na tela (que são exibidas através de luz) em cores impressas (que são formadas através de tinta). Essa conversão é feita com a ajuda de um perfil de correção de cor, também conhecido como “perfil ICC” ou “calibração”.

Este perfil determina como a conversão de cor deverá ser feita para que a cor impressa seja idêntica ou fique muito próxima à cor exibida na tela. No entanto estes perfis de cor são altamente dependentes da marca da tinta utilizada, do tipo e marca do papel e da configuração/calibração do monitor utilizado.

A utilização do perfil de cor é obrigatória (caso contrário a impressora não poderia funcionar) e por isso os fabricantes fornecem perfis de cores juntamente com os drivers de suas impressoras. E é aí que mora o problema: os perfis fornecidos com a impressora foram desenvolvidos para trabalharem com as tintas dos cartuchos originais e com os papéis vendidos pelos fabricantes de impressoras.

E o que eu posso fazer pra resolver isso? As minhas impressões estão muito esquisitas!

Existem duas formas de se resolver este problema:

  • Adquirir um espectofotômetro e criar perfis de cor específicos para a sua tinta e os seus papéis
  • Utilizar os ajustes de cor disponíveis no driver
A primeira opção (adquirir um espectofotômetro) oferece os melhores resultados pois cria um perfil de cor específico para a sua configuração. No entanto este aparelho é importado e pode facilmente custar mais de R$ 500. Se você deseja adquirir um espectofotômetro, uma das marcas indicadas é a X-Rite.
A segunda opção é mais simples e, enquanto não oferece os melhores resultados, é suficiente para resolver os problemas mais comuns (como o excesso de verde).
Para fazer os ajustes clique em Arquivo > Imprimir e acesse a janela de propriedades ou preferências de sua impressora. Em seguida procure pelas opções de ajuste de cor:
  • Nas impressoras da Epson: clique na aba Avançada e no botão Definições. Em seguida clique na opção Barra Deslizante. Você verá os controles Ciano, Magenta e Amarelo.
  • Nas impressoras da HP: clique na aba Colorido e no botão Mais Opções de Cor. Você verá os controles Ciano, Magenta e Amarelo e Preto.
Mova os controles para aumentar ou reduzir a intensidade de uma tinta. Para eliminar o tom esverdeado, por exemplo, aumente o magenta e o amarelo ou reduza o ciano, por exemplo. Faça impressões de teste com diversos materiais (fotos, desenhos coloridos, etc) para verificar os resultados e vá ajustando até obter o melhor resultado. Lembre-se de que o ajuste de cor também pode variar de um papel para outro, portanto você pode querer fazer testes também com outros papéis.
Compartilhe por aí
  • Aerson josé de paiva

    Boa noite.Tenho uma impressora EPSON L220 sublimática,quando visualizo a foto no computador o azul está claro mais quando imprimo o azul sai escuro quase preto

  • Variação nas cores é meio que normal considerando que estamos usando uma tinta com formulação diferente da originalmente usada pela impressora (e cada fornecedor de tinta também tem uma formulação diferente).

    Mas qual é o resultado das cores no objeto depois da sublimação? É isso que conta.

  • Wilberson Roberto

    Olá tenho uma Epson L800 e estive lendo este artigo e fiz todos os testes indicados mas o tom esverdeado não sai de jeito nenhum. Uso tinta similar porém antes nunca teve este problema, já fiz até varias limpezas no cabeçote, regulei os níveis das cores pra cima e pra baixo e nada… O que eu faço?

  • Troque de marca de tinta. Infelizmente este truque tem suas limitações.

  • Thay Romano

    minha impressora Epson L375 tá com a impressão mt escura, não sei mais o fazer, já fiz limpeza do cabeçote mas não funcionou.

  • Infelizmente a sua descrição é muito vaga. Dê mais detalhes sobre o problema e sobre a arte que você está imprimindo.

  • Olá! Eu não achei outro tópico apropriado então eu vou perguntar aqui mesmo 🙂 : Refil de Tinta Epson T673120, a original, que serve para os modelos L800 e L1800, funcionaria normalmente no Bulk-in da T25? Me disseram que SIM, mas eu queria mais opiniões para ter certeza 🙂

  • Lais Nakashima

    Bom dia, estava fazendo um trabalho para um cliente e notei que o lilas está saindo rosa, ja instalei o perfil icc e ja fiz a limpez, o que pode ser?

  • Imprima um teste de jatos e mande uma foto do resultado.