Porque a impressão no papel glossy fica melhor do que no papel sulfite?

Você talvez já tenha se perguntado porque as impressões ficam melhores no papel glossy para impressoras jato de tinta. É uma pergunta interessante, afinal a impressora é a mesma e a tinta é a mesma – a única diferença é o papel. Por quê? O que ele tem de especial?

Todos os papéis desenvolvidos especificamente para impressoras jato de tinta – papéis glossy, transparências, papéis metalizados, adesivos e outros – possuem um tratamento em sua superfície, uma película invisível que é capaz de segurar a tinta à base de água utilizada em impressoras jato de tinta.

Essa película funciona como uma cola, e ela é capaz de manter as gotas de tinta exatamente no mesmo lugar em que foram depositadas – diferente do papel sulfite, por exemplo, em que as fibras do papel fazem com que a tinta penetre e acabe se deslocando ligeiramente, fazendo com que a impressão tenha menos definição. Ou do papel couché, que possui uma superfície muito lisa e nenhum tratamento para utilização em impressoras jato de tinta, o que o impede de ser usado nessas impressoras (a impressão borra e mancha demasiadamente).

Portanto, para obter a melhor qualidade de impressão com sua impressora jato de tinta, procure sempre utilizar papéis específicos para este tipo de impressora (com a denominação “para jato de tinta” ou “para inkjet”), ou papéis compostos de fibras capazes de absorver a tinta (como sulfite, reciclado, vergê, opaline, casca de ovo, linho, etc).