Quanto rende uma fita de impressora matricial?

Mais uma pergunta curiosa que surgiu no sistema de estatísticas do site. Se você tem uma dúvida, envie pra nós!

As impressoras matriciais utilizam fitas (cintas) embebidas em tinta para fazer a impressão. Apesar de não ter qualidade suficiente para imprimir materiais gráficos ou ainda imprimir em cores, este tipo de impressora é extremamente robusta e rápida para documentos comuns de escritório e é a única que permite imprimir em múltiplas vias usando papel carbono ou papel auto-copiativo.

O rendimento de uma fita para impressoras matriciais de mesa fica em torno de 7 milhões de caracteres (o rendimento real pode ser encontrado nas lojas virtuais que vendem esse produto, ou nos sites dos fabricantes das fitas). Isso corresponde a 2.135 páginas tamanho A4 completamente preenchidas com texto (cerca de 3.278 caracteres). Documentos comuns de escritório como notas fiscais, recibos e declarações utilizam muito menos caracteres, e por isso o rendimento em páginas será bem maior.

Se você procura uma impressora extremamente robusta, de pouquíssima manutenção, com custo por página incrivelmente baixo (as fitas mais baratas custam em torno de R$ 5, o que daria algo em torno de R$ 0,01 ou menos a cada 5 páginas) e não necessita de impressões de alta qualidade, as impressoras matriciais são uma excelente escolha.