É possível recarregar os cartuchos sem retirá-los da impressora?

Sim, é possível. Continue lendo para saber mais.

É possível recarregar os cartuchos de sua impressora sem retirá-los da impressora – até mesmo com ela imprimindo. Isto é possível porque os sistemas de alimentação contínua (também conhecidos como bulk ink) utilizam reservatórios externos à impressora, ou os cartuchos possuem tampas que podem ser acessadas facilmente, sem que seja necessário retirar o cartucho.

Sistema com reservatório externo

Se você usa um sistema de bulk ink com reservatório externo, basta abrir a tampinha e colocar mais tinta. Você pode fazer isso até mesmo quando a impressora estiver imprimindo.

Você deve evitar que o reservatório fique sem tinta, pois podem aparecer bolhas no sistema de mangueiras (como na foto). Isso causa problemas na qualidade de impressão, mas pode ser resolvido facilmente.

Sistema com cartucho recarregável Epson

Se você comprou um kit sem o reservatório externo (somente o cartucho) também é fácil recarregá-lo sem retirá-lo da impressora.

Observe nos cartuchos acima que existem duas tampinhas de borracha em cada cartucho. Uma delas é usada para conectar um sistema de mangueiras, caso você decida usar um reservatório externo. A outra é usada para encher o cartucho. Quando a impressora acusar falta de tinta, pressione o botão de tinta para movê-los para a área de troca. Em seguida retire as tampinhas (não é necessário retirar os cartuchos) e injete mais tinta usando uma seringa sem agulha.

Sistema com cartucho recarregável HP

O design das impressoras da linha Officejet da HP permitiu a criação do “cartuchão”, que é apenas um cartucho de tinta com um grande reservatório de tinta. O nome se deve ao fato do cartucho estender-se para fora da impressora. Nesses cartuchos basta retirar a tampinha de borracha e injetar mais tinta usando uma seringa sem agulha. Você pode fazer isso até mesmo quando a impressora estiver imprimindo.