Quantas impressões consigo fazer com um bulk ink?

O sistema de alimentação contínua (bulk ink) permite que você imprima sem se preocupar com cartuchos, pois a tinta é colocada através de um reservatório no lado de fora da impressora. Mas quantas impressões é possível obter com esse sistema?

As impressoras jato de tinta são famosas por serem equipadas com cartuchos que custam uma pequena fortuna (mais caro que muitas coisas caras como vinhos importados, peixes exóticos ou até mesmo petróleo) e que consequentemente imprimem pouco – pouco mesmo.

E aí você decide instalar um sistema de alimentação contínua – o famoso bulk ink – para acabar com todos os seus problemas. Agora você pode comprar tinta a preços muito atraentes e em volumes grandes, como meio litro, 1 litro, etc.

Mas quantas impressões dá pra fazer com toda essa tinta?

É difícil calcular a quantidade de páginas que podem ser impressas, pois cada trabalho de impressão apresenta um consumo diferente. Imprimir um encarte de DVD em papel fotográfico, por exemplo, consome muito mais tinta (não que isso seja um problema pra quem tem bulk ink) do que uma página de um trabalho escolar com várias fotos.

Depois de trabalhar por muitos anos com diversos modelos de impressoras da Epson (R200, R220, R270, T50) e da HP (Photosmart, Officejet), todas equipadas com sistema de alimentação contínua, consegui chegar a alguns números que podem dar uma ideia sobre o quanto você pode imprimir – ou, qual é o custo por página.

Primeiro você deve acessar o site de alguma loja que venda cartuchos para sua impressora. Encontre o cartucho e na descrição do produto você encontrará o rendimento médio dele – por exemplo, 500 páginas a 5%.

Este %5 indica a quantidade de tinta usada na página em relação ao tamanho da mesma, ou seja, 5% da página está coberta de tinta. Este 5% corresponde aproximadamente a uma página de texto com uma foto pequena do lado.

Em seguida procure pela indicação da quantidade de tinta no cartucho em ML. Digamos que o cartucho venha com 7 ml de tinta. Agora, basta dividir a quantidade de páginas pela quantidade de mililitros: 500 páginas / 7 ml = 71 páginas. Isso significa que sua impressora é capaz de imprimir, em média, 71 páginas com cada mililitro de tinta.

Se você comprou 250 ml de tinta, então será capaz de imprimir aproximadamente 17.750 páginas com um rendimento de 5%.

Mas tenha sempre em mente que esses números servem apenas como referência e variam muito. O rendimento de sua impressora dependerá do tipo de trabalho sendo impresso e da qualidade de impressão selecionada (rascunho, normal, fino, foto, etc).

Para trabalhos mais pesados, como impressão de fotos, cartões e convites, onde o consumo de tinta é maior, percebi que os números devem ser divididos por cinco, ou seja:

  • Rendimento original do cartucho: 500 páginas / 5 = 100 páginas
  • Impressões com 250 ml de tinta: 17.750 / 5 = 3.550 páginas

Novamente, tenha em mente que esses números servem apenas como referência. E eu espero que sejam úteis a alguém.