Dica rápida: Imprimindo em papéis muito grossos

Todos sabemos que as impressoras jato de tinta ou laser possuem limitações na espessura máxima de papel que podemos utilizar. As impressoras jato de tinta da Epson, por exemplo, costumam imprimir somente em papéis com até 260 gramas. Já as impressoras jato de tinta da HP têm uma certa dificuldade com papéis acima de 180 gramas. E as impressoras laser em geral não aceitam muito mais do que 160 gramas.

Mas existe um pequeno truque para obter impressões em papéis muito grossos: o adesivo. Basta imprimir a sua arte em papel glossy (se for jato de tinta) ou papel couché (se for laser), ambos na versão adesiva. Você pode usar adesivo de qualquer espessura disponível. Depois é só aplicar sobre o papel mais grosso que você quiser usar e que esteja disponível em uma papelaria ou gráfica: papel cartão, papel sulfite extra grosso, papelão paraná e até mesmo MDF. Se precisar imprimir em ambos os lados, basta imprimir dois adesivos.

Essa não é uma solução muito elegante mas permite a você criar trabalhos com papéis bem grossos e até mesmo fazer capas duras para cadernos, agendas, caixinhas, etc. Mas atenção: se você for dobrar o material montado, não se esqueça de vincá-lo antes usando uma caneta esferográfica vazia ou algum objeto metálico com ponta arredondada. O vinco ajuda a evitar que o papel e a impressão estraguem no local onde será dobrado.