Porque a cor preta fica borrada ou solta na mão quando imprimo no papel glossy em uma impressora da HP?

A explicação é incrivelmente simples. Veja.

Essa pergunta foi enviada por alguns internautas através do e-mail do site. Se você tem dúvidas, envie pra gente: faça o seu cadastro no site e poste a sua pergunta, ou envie para o nosso e-mail.

Se você tem uma impressora da HP e imprime em papel glossy, já deve ter percebido que a cor preta pode ficar borrada ou soltar na mão. A explicação para isso é muito simples: as impressoras da HP utilizam uma tinta preta diferente da tinta colorida, ao contrário do que ocorre em outras impressoras como da Brother ou da Epson. Por esse motivo é necessário configurar a sua impressora para o ‘papel fotográfico’ ou ‘modo fotográfico’ antes de imprimir. Assim, a impressora fará uma pequena modificação para imprimir o preto de outra forma, de forma que seja compatível com o papel glossy. Com isso o preto não borrará ou sairá na mão.

A propósito: essa dica vale para qualquer impressora: sempre escolha o papel certo nas configurações do driver. A escolha do papel certo permite que a impressora utilize a quantidade de tinta adequada para o papel, e ajuste as cores para compensar as características específicas deste e produzir imagens com melhor qualidade e fidelidade de cores.