Porque a cor preta fica borrada ou solta na mão quando imprimo no papel glossy em uma impressora da HP?

A explicação é incrivelmente simples. Veja.

Essa pergunta foi enviada por alguns internautas através do e-mail do site. Se você tem dúvidas, envie pra gente: faça o seu cadastro no site e poste a sua pergunta, ou envie para o nosso e-mail.

Se você tem uma impressora da HP e imprime em papel glossy, já deve ter percebido que a cor preta pode ficar borrada ou soltar na mão. A explicação para isso é muito simples: as impressoras da HP utilizam uma tinta preta diferente da tinta colorida, ao contrário do que ocorre em outras impressoras como da Brother ou da Epson. Por esse motivo é necessário configurar a sua impressora para o ‘papel fotográfico’ ou ‘modo fotográfico’ antes de imprimir. Assim, a impressora fará uma pequena modificação para imprimir o preto de outra forma, de forma que seja compatível com o papel glossy. Com isso o preto não borrará ou sairá na mão.

A propósito: essa dica vale para qualquer impressora: sempre escolha o papel certo nas configurações do driver. A escolha do papel certo permite que a impressora utilize a quantidade de tinta adequada para o papel, e ajuste as cores para compensar as características específicas deste e produzir imagens com melhor qualidade e fidelidade de cores.

Compartilhe por aí
  • Thiago Veigga

    Bom dia Denis tudo bem? Então o alinhamento que estou falando é quando imprimo por exemplo em uma folha sulfite qualquer documento que seja as letras saem desalinhas e embaraçadas, e se utilizo um pape fotográfico por exemplo e imprimo algum circulo que dentro seja preto e sua borda sei lá amarelo o preto ultrapassa a borda, isso só acontece quando a impressora está em configuração imprimir em papel ou folha comum .

  • Leve a impressora a uma oficina.

  • Darlon

    Boa noite, comprei uma hp 7110 e li varios foruns que nao funciona a tinta pigmentada nos papeis glossy!
    o que to encabulado é que quando comprei ja mandei logo imprimir uns testes para ver se imprimia mesmo sem as bordas no papel glossy e imprimiu perfeitamente sem borrar! mais depois começou a sair a tinta em outras tentativas! ps: uso o bulk! nao sei se o motivo é pq quando fui instalar coloquei os cartuchos originais e depois coloquei o bulk! ai pode ter usado no começo a tinta original…

  • Olá Darlon. A aderência dessa tinta nesse papel depende bastante da formulação da mesma. Quando comprei uma HP e usei os cartuchos de setup com tintas originais eu fiz testes em papel glossy e a aderência até que foi boa, porém ao passar o dedo ocorreram manchas, embora em pequena quantidade. E sim, pode mesmo ter sido que no começo era a tinta original que aderia melhor.

    O ideal é usar tinta corante (até por outros motivos) mas se você deseja continuar com pigmentada então procure outra marca melhor (ou menos ruim).