Motivos para entupimento de cabeças Epson

As cabeças de impressão da Epson são bem resistentes e quando a impressora é bem cuidada ela pode durar anos. Mas os entupimentos são um assunto recorrente mesmo quando se usa tinta original. Conheça alguns dos motivos pelos quais as cabeças da Epson entopem.

O entupimento de cabeças de impressão é um assunto muito frequente e que gera muitas reclamações e frustrações por parte dos usuários. E com razão: afinal, quem compra uma impressora quer usá-la para trabalhar, não é?

Mesmo quando se usam tintas originais, as cabeças de impressão em geral (não somente as da Epson) podem entupir por um motivo ou outro. Abaixo segue uma lista de motivos que pude identificar através da observação de minhas próprias impressoras ao longo desses anos e de pesquisas com outros usuários na internet. Note que essa não é uma lista extensiva. E se você tem alguma dica, não se esqueça de mandar pra gente.

  • A temperatura do ambiente não é adequada – ela deve estar entre 20 e 40 graus.
  • O ambiente tem umidade excessiva ou não tem umidade suficiente – a umidade relativa do ar deve estar entre 20 e 80%, idealmente em 40% mas isso parece variar de um local para outro.
  • A tinta não é de boa qualidade ou não tem uma boa formulação – esta é a causa mais comum. Evite comprar tintas muito baratas ou de marcas desconhecidas para reduzir as suas chances de problemas.
  • A impressora não está sendo usada com frequência – o ideal é usá-la pelo menos uma vez por semana.
  • Você está usando tinta pigmentada ou sublimática – estas tintas tendem a causar mais entupimentos. Mas para certas atividades, como imprimir transfers, não há outra opção.
  • A impressora já não está mais em condições de operar – ela pode durar alguns anos, mas não vai durar pra sempre. Note também que a vida útil está diretamente relacionada ao volume de trabalho enviado para a impressora – quanto mais se imprime, menos ela tende a durar.
  • O nível de tinta no reservatório do bulk ink está baixo – isso pode causar problemas de pressurização, dificultando a entrada da tinta. Lembre-se que a tinta entra nos cartuchos com a ajuda da gravidade e da pressão atmosférica.
  • O reservatório do bulk ink está desnivelado – ele deve estar posicionado sobre a mesa e na mesma altura da impressora.
  • O sistema de bulk ink, incluindo os cartuchos, está de alguma forma desgastado – para ter certeza, substitua todo o conjunto por um novo.
  • O sistema de bulk ink está despressurizado – para resolver isto você deve retirar os cartuchos, colocar mais tinta e puxá-la através do bico de saída usando uma seringa.

Infelizmente as cabeças de impressão da Epson são difíceis de se substituir pois ela não é vendida separadamente, e quem vende costuma tirar de uma impressora usada e repassar por um preço muito alto. Mas tomando certos cuidados você pode fazer com que sua impressora dure mais.

Lembre-se: Use a seção de comentários somente para discutir o teor deste artigo. Perguntas feitas aqui serão excluídas. Para fazer uma pergunta use a nova seção Perguntas e Respostas do site.