Dica rápida: Transfer manchando a prensa? Use papel mais grosso

Essa é uma dica para uma dúvida que já rolou aqui no site, principalmente para quem faz camisetas. O transfer mancha a resistência da prensa, que por sua vez mancha as camisetas subsequentes. Saiba o que fazer.

A explicação para este problema é bem simples. No processo de personalização sublimática o trabalho de personalização é realizado pela tinta sublimática ao reagir ao calor da prensa. Por esse motivo o transfer pode ser impresso em qualquer papel, até mesmo o sulfite comum.

Ocorre que o calor faz com que a tinta se evapore, e se o papel for fino demais – como o sulfite 75g – ele pode acabar ‘vazando’ para o outro lado, contaminando assim a parte de cima (ou de baixo) da sua prensa térmica.

Portanto para evitar que isto ocorra procure utilizar papéis mais grossos. Eu costumo recomendar o papel matte (fosco) de alta resolução, que possui espessura de 110 gramas, mas você também pode usar papel sulfite, de preferência com 120 gramas ou mais. A espessura do papel cuidará para que a tinta não contamine a sua prensa e cause manchas nos próximos produtos.

Se a sua prensa ficou suja por este motivo, você pode limpá-la de uma maneira simples. Basta ligá-la em temperatura alta e prensar algumas folhas de papel em branco ou algum pedaço de tecido de poliéster, como se você estivesse personalizando algum produto. Isso vai fazer com que todo o resto de tinta saia da prensa, já que ela reage somente ao calor. Evite limpar a prensa usando produtos de limpeza.

Compartilhe por aí